Os animais vão para o Céu?!!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sábado nov 13, 2010 6:00 pm

dinodane Escreveu:Se há coisas que eu acho abominável discutir são crenças religiosas e política, há sempre alguém cujo objectivo não é o debate e sim a "conversão". :?
também acho deprimente querer forçar seja o que for... liberdade de pensamento... essa é o último refugio do ser ... essa ninguem pode querer sequer tocar.

Já bastam todas as limitações impostas no plano concreto... mas a liberdade de pensar é sagrada ( passo a expressão).

Cada cabeça.... sua sentença.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sábado nov 13, 2010 6:03 pm

dinodane Escreveu:
Mas ser ateu... é acreditar no nada.
E por definição o nada nem pode sequer existir... a propria Natureza abomina o vácuo.
O que existe mais no Universo é vácuo, espaço vazio sem um único átomo de matéria.
e o que subsiste lá dentro?
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado nov 13, 2010 7:18 pm

Ser ateu é negar a existência de Deus (seja o de que religião for), é não conceber a existência de um ser supremo que nos transcende, que de alguma forma regula a ordem das coisas.

Ser agnóstico é dizer «não sei se Deus existe nem se não». É mais o meu caso. Não consigo afirmar nem uma coisa nem o seu contrário.

Mas penso na forte possibilidade de Deus ser uma criação humana, por necessidade de darmos um sentido à existência. As narrativas da criação são todas semelhantes. Claro que poderão dizer, «porque são de inspiração divina», e podem ser, mas também podem partir de mecanismos de observação e raciocínio e de «dar sentido» comuns a todos os seres humanos, da sociedade mais primitiva à mais avançada. Duas coisas são comuns e exclusivas de todas as sociedades humanas: a arte e a religião.

Dava-me imenso jeito acreditar que existe alguma coisa para além disto, que vou reencontrar pessoas e animais queridos numa vida a seguir a esta, mas desconfio que não, lamento dizê-lo.

Também não acredito em energias, nem em justiça neste mundo (lembremo-nos das injustiças que vemos todos os dias, pequenas ou grandes, e das muitas que ficaram registadas na história). Acredito, sim, que se sorrir a alguém é pouco provável levar uma lambada, e que se sacanear alguém é natural que essa pessoa me queira fazer o mesmo, para pior.

Mas sinto uma falta tremenda de alguém, superior a mim, que me proteja e a quem eu quero bem, lá isso sinto. É a solidão e o desamparo do homem pós-moderno.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 13, 2010 7:34 pm

Está-se a falar de Deus, o deus dos cristãos, referindo de passagem os de outras religiões, mas com o pensamento posto em duas ou três bem definidas.

Mas antes de existirem estas, existiram muitas outras, as religiões eram todas panteístas. Havia um deus para cada coisa, e o que é curioso é verificar como esses deuses eram tão humanos, como faziam tudo como os humanos, mas ajudados pela sua condição de seres divinos, acima da massa dos Homens.

E nas religiões animistas, que ainda hoje subsistem em algumas partes do globo, os deuses são representações dos animais e dos seres vivos mortais.

O Homem sempre teve necessidade de procurar conforto moral e espiritual em seres que foi criando à medida das suas necessidades psicológicas: para explicarem os fenómenos da Natureza, ou para arranjarem uma razão para a sua própria existência - o que não é de todo criação do Homem moderno ou pós-moderno, sempre existiu desde que o macaco nu começou a pensar e a raciocinar.

E nem sequer os ateus mais empedernidos escapam a isto, daí a necessidade que sentem de procurar explicações para a sua falta de fé no divino, no Ente Superior que por aqui e ali se vai arranjando.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado nov 13, 2010 8:56 pm

LuluB, eu não disse que Deus era uma criação do homem moderno ou pós-moderno (muito pelo contrário, Deus deve ter nascido com o homem). A falta de Deus é que é um problema do homem de hoje -- para além de outros: a crise de valores, a falta de referências, a morte das ideologias, o fim da história... a falta, no fundo, de algo em que acreditar.
Como dizia um amigo meu, estamos cheios de falta de carências...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 13, 2010 9:12 pm

E se Deus fôr uma memória genética?
Mesmo o mais profundo dos ateus perde tempo e energia a pensar nele.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado nov 13, 2010 9:13 pm

Chamarrita Escreveu: Só um aparte: Apesar de o budismo ser considerado uma religião, uma vez que existem "escrituras" - isto é, são indicados caminhos a seguir, nomeadamente o caminho óctuplo - , Buda não é um deus e não é concebida a existência de um criador.

Segundo os budistas o " ooooooooooooom " é precisamente a silaba que deu origem ao universo.
O som ( mantra) sagrado OM é " o que tenha existido, o que exista , o que venha a existir é OM. E o que transcende o passado, o presente e o futuro tambem é OM "

E , tambem segundo estes seguidores ; Buda não é um deus. Buda é o " Iluminado" . O tal ser que tudo sabe , tudo compreende, por isso é iluminado, ou seja a Luz " abriu-se" para ele.

Desculpem o àparte , mas já agora juntei mais um bocadinho .... :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 13, 2010 9:20 pm

Por falar em panteísmo e "conversões", tem piada a forma como as culturas panteístas e/ou animistas encaram a evangelização. Índios brasilieiros fartaram-se de comer padres jesuítas, por exemplo. Na prática do canibalismo, apenas são comidos os seres humanos que valem a pena: os sábios, os corajosos, etc. para um destes índios, fazia mais sentido a evangelização passar pelo estômago: que melhor forma de interiorizar o cristianismo? os ritos, símbolos e rituais não faziam qualquer sentido para eles... E, pelos anos 50, julgo eu, foi descoberta uma tribo de "caçadores de cabeças" na Nova Guiné; claro que os missionários trataram logo de os evangelizar. Ao perguntarem a um desses (ex) caçadores de cabeças o que achavam do cristianismo e de Deus, ele respondeu que dava sempre jeito mais um para ajudar às colheitas! :lol:

Creio na predestinação, mas como uma mão cheia de possibilidades, conforme as circunstâncias e as nossas escolhas a cada momento. Tal como explica a teoria do Caos, há sempre variáveis, ínfimas, que alteram tudo; é por isso que a meteorologia não acerta, que a natureza não se comporta de modo previsível para o ser humano, que, a par com as decisões e o livre arbítrio, existe a Sorte, Fortuna, Destino, Fado. Há muitas coisas que nos deixam a pensar, como a história de um pintainho que nasceu com o papo "roto" e não conseguia reter os alimentos, estando, portanto, condenado a uma curta existência; no entanto, o pintainho foi salvo, o papo cosido e previa-se uma existência mais ou menos longa (pelo menos até acabar na panela ou numa grelha qualquer...), mas acontece que pouco tempo depois um tronco deslizou de um molho de lenha, caindo em cima do pintainho e tirando-lhe a vida.

Sorte ou infortúnio, é sempre uma questão de pontos de vista, tal como as moedas, tudo tem duas faces, é escolha nossa encarar a face que menos sofrimento nos provoca. Porque todos os nossos actos se baseiam, fundamentalmente, na obtenção de prazer (satisfação) e na fuga ao sofrimento (dor), e isto partilhamos nós com todos os seres vivos deste planeta e arredores.

Eu costumo dizer, mais por brincadeira do que outra coisa qualquer, que os seres humanos são deuses imortais aprisionados no seu corpo. Toda a matéria perece, e é complicado manter a eternidade num suporte material e finito - daí as grandes angústias da humanidade e a necessidade da religião. No que respeita à Arte, ela mesma fez parte da religião até se emancipar, com o Renascimento; até lá, nenhum artista assinava o seu nome numa obra, porque se considerava apenas o veículo para a mensagem divina.

Como Deus e/ou a Natureza, somos criadores; e, como animais, como seres materiais e perecíveis, somos criaturas. As mensagens contidas nas escrituras sagradas, em quase todas, apontam para o crescimento e a multiplicação dos seres, enquanto continentes e conteúdos. No ser humano, tudo se confunde: precisamos tanto da satisfação das necessidades materiais (animais) como das estéticas e religiosas...

Há poucos seres que infligem mal a si mesmos, e ainda mais raros os que daí obtêm satisfação e prazer. Entre os outros animais, podemos encontrar o suicídio, por exemplo, mas os humanos vão mais além, com práticas de sadismo/ masoquismo que não visam apenas a obtenção do prazer sexual... É como se reuníssemos em nós todos os animais e um pouco mais - essa "centelha", essa alegórica chama que cozeu o barro, o pó e a água de que somos feitos, e que nos permite (ou nos tenta) a igualarmo-nos a Deus ou aos Deuses, ou deuses. Esse fogo, que dominamos e que usamos para construir e destruir, o mesmo fogo que constitui o Inferno judaico-cristão e já existia no subsolo, mesmo muito antes de se (re)saber que a Terra é redonda e o seu interior é fogo puro.

(pergunto-me quem terá dado o nome Terra ao planeta, e porquê, se ainda por cima, aparentemente, há muito mais água do que terra...)
Houve um artista, Hundertwasser, que afirmava que "a linha recta é coisa do Demo". Demo, em termos linguísticos, significa "o que está em baixo". Geometricamente, é o que pertence à horizontalidade e ao que está abaixo dela: a Terra.

E Pitágoras, oh, Pitágoras sabia muitas coisas... :) que a Música, a Matemática, a Geometria, são atributos divinos presentes no Homem; e podemos até falar da sabedoria intuitiva dos egípcios e da construção de pirâmides de base quadrada num local onde não havia montanhas...

A linguagem geométrica explica muita coisa. E os números também. Basta olhar para um desenho de Leonardo da Vinci, com um ser humano inscrito numa circunferência, por sua vez inscrita num quadrado, e saber desenhar o pentágono. O nº 5 é o número do Homem.

Eu perdia-me horas aqui... :oops:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 13, 2010 9:23 pm

LuMaria Escreveu:E se Deus fôr uma memória genética?
Pois que aqui faltava Carl Jung, sim senhora, e o Inconsciente colectivo! :D
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 13, 2010 9:29 pm

Chamarrita Escreveu:
Eu falo por mim. Com o devido respeito ao Sr. Jung evidentemente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado nov 13, 2010 9:32 pm

LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Olha que vais na senda destes senhores todos.... Pelo menos citada muitas vezes, já és ! :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 13, 2010 9:44 pm

nicasxi Escreveu:

Segundo os budistas o " ooooooooooooom " é precisamente a silaba que deu origem ao universo.
O som ( mantra) sagrado OM é " o que tenha existido, o que exista , o que venha a existir é OM. E o que transcende o passado, o presente e o futuro tambem é OM "

E , tambem segundo estes seguidores ; Buda não é um deus. Buda é o " Iluminado" . O tal ser que tudo sabe , tudo compreende, por isso é iluminado, ou seja a Luz " abriu-se" para ele.

Desculpem o àparte , mas já agora juntei mais um bocadinho .... :oops:
Juntou um bocadinho importante, afinal é de retalhos (e da forma como os juntamos) que se faz o Saber. :)

dar origem não é o mesmo que criar. Originar é conceber, criar é realizar. Acção- reacção, causa-efeito, pensamento-matéria. E a popular sabedoria que diz que "parir é dor, criar é amor".

O tempo, também o demonstrou Einstein, não é linear, mas curvo. tal como o Espaço, que afinal é o mesmo que Tempo. Sendo assim, falar em passado, presente e futuro é algo que pertence ao ciclo de existência terrena (ou material), e a transcendência é justamente ir além disto. Uma vez que espaço e Tempo são uma e a mesma coisa e não existem realmente, tudo é ilusão. Existir para além da matéria - uma meta-existência, digamos assim... - é sair desta ilusão, deste plano de existência, daquilo a que os budistas e outros religiosos orientais chamam o Samsara...

Não há um Buda, há Budas: Jesus Cristo é um deles, Siddhartha Gautama terá sido apenas o primeiro. E, também segundo o budismo, todos nós somos Budas em potência, e a transcendência está acessível a quem pretenda libertar-se deste eterno "vai e volta". Porque precisamos de um corpo para começar a existir, somos concebidos, gerados e criados de forma material. Por isso o cristianismo (leiam sempre judaísmo neste conceito) e outras religiões falam do nascimento "em pecado", porque é precisa a matéria para que possamos existir, mas este corpo não suporta toda uma existência, se esta for construída no sentido da imortalidade que nos anima...

E, além dos Budas, existem também os Boddhisatvas, aqueles que saem do Samsara, que trnascendem, que se iluminam, mas optam por permanecer terrenos a fim de libertar os outros seres. Nem todos desejam o Nirvana. ;)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 13, 2010 9:48 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Olha que vais na senda destes senhores todos.... Pelo menos citada muitas vezes, já és ! :lol:
Já o sábio Rei Salomão dizia que não há nada de novo debaixo do Sol! :lol: mas é verdade, que acho que a LuMaria tem umas tiradas, umas epifanias, que muito se aproximam da imagem do perú luminoso em testes de corrente... 8) :lol: :lol: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 13, 2010 9:50 pm

Tassebem Escreveu:
Ser agnóstico é dizer «não sei se Deus existe nem se não». É mais o meu caso. Não consigo afirmar nem uma coisa nem o seu contrário.
ser agnóstico é negar a Gnose, ou a possibilidade de acesso à dita... eu não acho nada que a Tasebem seja agnóstica! :D
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 12:04 am

Depende do que se entende por gnose... se for a possibilidade do conhecimento de Deus, sou mesmo agnóstica. Deus não é conhecível nem demonstrável. :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”