Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda jan 30, 2006 10:43 am

Olá Malta!

Só para vos dizer que este fim de semana experimentei o doce da Xuga...
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Fácil e rápido de fazer (sem sujar muita loiça)... Óptimo de comer (bom para sujar a boca e os dedos!!!). E uma verdadeira DELÌCIA!!! Acho que vou ao supermercado comprar mais mantimentos... Para repetir a dose!!! :lol:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda jan 30, 2006 11:37 am

Olá bom dia

Eu ainda não fiz nada, mas queria experimentar o doce da Xuga e o bacalhau à lagareiro, mas havia aqui alguém que ía experimentar este fim de semana e então sempre fizeram? ficou bom?
Beijocas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 30, 2006 2:41 pm

XenaBastet Escreveu: Bom dia,
Leo, eu já comi dessa filhoses,
Xena,

Não são filhoses...
As filhoses são feitas com base em farinha... e estes doces, Bilharacos são com base em abóbora. Pouca farinha leva. É só mesmo um pouquinho para ligar a massa...
Nas filhoses a massa tem de ser bem batida. Nos bilharacos é só bem misturada!
As filhoses são secas, embora que se bem feitas fiquem fofas, e os bilharacos são tenros, soculentos e húmidos. Totalmente diferente das filhoses.

Muita gente se confunde entre bilharacos e filhoses porque ambos levem farinha e abóbora, mas são bem diferentes. Tá? ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda jan 30, 2006 2:57 pm

Olá Leo,
As filhoses da minha mãe até não são secas e ficam tipo bolas de berlim pekenas, não sei a receita k eu não sou mt de fazer doces. Só se for alguém lá a casa, de resto... mas, eu já vi a minha mãe a desfazer a abobora e a misturar akilo com farinha... e mais não sei :oops:
Este FDS vou a casa dos meus pais esclarecer... mas se as da minha mãe forem filhoses e se os bilharacos são ainda mais suculentos, troco logo as receitas.
Nham, nham
;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 30, 2006 3:24 pm

Sim, as filhoses ficam com a massa parecida como a das bolas de Berlim ;) .
Os bilharacos são muito mais consistentes e pesados além de que por dentro fica como se fosse um recheio de doce de abóbora ;) muito macio, aveludado e cremoso.

Leo

PS-editado por engano onde dizia: "sim, os bilharacos ficam..."
Última edição por leonildecarvalho em terça jan 31, 2006 12:46 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

segunda jan 30, 2006 9:37 pm

Malta, lamento desiludir, é que eu sou mt nova para cozinhar, e a minha mãe na gosta nada de fazer doces! :(
Mas eu vou guardar tudo nos meus documentos, e vou por o nome de quem pôs aqui a receita, para serem famosos nos meus documentos. :p :p
8) 8) 8) 8) 8) 8)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jan 30, 2006 9:50 pm

Oh Ines pegas numa receita facil , a da xuga parece-me ser uma boa forma de começares, pedes á tua mãe que te supervisione e fazes tu uma bela de uma sobremesa.
A primeira vez que me aventurei na cozinha devia ter uns 12 anos, errei muitas vezes, acertei outras e descubri o gosto de cozinhar.
Nada como tentar e vais ver que depois tomas o gosto e viras uma mini cozinheira de mão cheia ;)
inescarmo
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 9:55 pm

Tú tinhas 12, eu tenho 10, a minha mãe passava-se!!! :lol:
Ela diz que só posso cozinhar aos 15 anos! :roll: :roll:

Quando tiver 13 anos, tenho aqui guardadinho, ainda estou a passar as receitas da LuMaria, aseguir vou passar as receitas da Trucas, parecem ser TODAS apetitosas!!!!! :p
inescarmo
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 10:29 pm

People!!
Não sei cozinhar, mas sei receitas ( tiradas do livro: "Anita na cozinha" )

Mousse de chocolate:

Ingredientes:

Para cada pessoa são necessárias:
Uma barra de chocolate.
Um ovo.
Meia colher de sopa de açúcar.
Uma colher de café de manteiga.

Preparação:

1- Deixar que o chocolate derreta com um pouco de água, em lume brando.
2- Noutro prato, separar a clara da gema.
3- Juntar à gema o açúcar e bater até obter um creme.
4- Juntar o chocolate derretido, a manteiga amolecida e a clara batida em castelo.
5- Deitar em tacinhas e servir muito fresca, acompanhada de uns biscoitos chamados línguas-de-gato.

Bom apetit! 8)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 30, 2006 10:33 pm

Boa Inés ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jan 30, 2006 10:38 pm

Com essa vontade toda Ines não me acredito que aguentes mais 5 anos ate deitares mãos aos tachos ;)
Que saudades de ler os livros da Anita, boas recordações que veem é memoria do tempo dessa literatura :D

Amanha (se tiver net :evil: ) posto aqui uma receita maravilhosa de rojões.
Hoje não me apatece , estou de regime.
susanamurteira
Membro
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am

terça jan 31, 2006 9:51 am

Doce de leite condensado e café

ingredientes:

bolacha maria
150ml de café bem forte
8 folhas de gelatina branca
400ml de natas
1 lata de leite condensado

primeiro forra-se uma forma ou um pirex com pelicula aderente

passar as bolachas pelo café e colocam se a volta da forma

deita-se a gelatina em agua fria para amolecer

batem se as natas muito bem(tem de ficar bem consistente) e junta se o leite condensado

tira se a gelatina da agua fria e dissolve-se numa parte do café, conforme o gosto de cada um por café, e junta-se tambem as natas batidas

depois coloca-se na forma em camadas, as bolachas devem de ser sempre passadas primeiro no café

a ultima camada deve ser de bolacha e pode se povilhar com um bocadinho de café soluvel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 31, 2006 12:24 pm

inescarmo Escreveu: People!!
Não sei cozinhar, mas sei receitas ( tiradas do livro: "Anita na cozinha" )
:D Ganda Inês! Obrigado por me lembrares a Anita, ainda guardo a colecção toda!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta fev 01, 2006 3:59 am

Doce de colher para gulosos, que adaptei/inventei. Servi este Natal e foi um ar que lhe deu:

4 gemas
4 claras
1 e ½ chávena de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de Maltesers
9 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 pacote de natas
Leva-se ao lume o leite condensado, as gemas e o leite, mexer tudo muito bem até ficar tipo um creme. Batem-se as claras em castelo firme e juntam-se 8 colheres de açúcar e misturar as natas bem batidas.
Numa travessa funda, tipo pirex, coloca-se
1º - uma camada do 1º creme amarelo.
2º - os maltesers esmagados grosseiramente e as 3 colheres de chocolate misturado com 1 colher de açúcar.
3º - o creme branco (claras com as natas)
Vai ao frigorífico.

Fica bem doce. Os menos gulosos podem reduzir ao açúcar.
Mas não se queixem se não emagrecerem…

Nota: Editei porque a quantidade de leite estava errada.
Última edição por MHZ em sexta fev 03, 2006 1:21 am, editado 1 vez no total.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta fev 01, 2006 11:19 am

Antes de mais...

Leo, a receita da minha Mãe é muitissimo parecida com a sua, nós é k as apelidamos de Fihoses à moda da Mãe... e garanto a kem kiser experimentar k são de comer e chorar por mais.

Agora uma receita meio inventada por mim, já não basta o olhometro ainda vem a invenção.

Vou chamar-lhe "Massada de marisco à moda da Ana"

Ingredientes:
1 embalagem de cocktail de marisco
2 cebolas
3 dentes de alho
1 embalagem de polpa de tomate (0,5 L)
1 cubo knorr de sopa de marisco (facultativo)
Coentros secos q.b.
Massa fushili colorida (como não sei se escrevi bem e se o nome é mesmo este, a massa é dakela trocidinha, tipo espiral)

Preparação:
2Cozer" o marisco, ou seja, kd levantar fervura, deixa-los apenas em lume durante 2 min. Escorrer logo e guardar a água p/ cozer a massa e p/ apurar a preparado de marisco.
Picar a cebola e o alho, dp de aloirados deitar a polpa de tomate, mexer um pouco, adicionar o cubo de marisco e os coentros secos. Em seguida adicionar o marisco. Como nesta altura o molho deve estar mt espesso, adicionar um pouco da agua onde o marisco cozeu.
Cozer a massa na água onde cozeu o marisco e adicionar mais se necessario.
Dp da massa estar cozida e escorrida, envolve-la no preparado de marisco.
e está pronto a servir.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”