As suas histórias davam um livro

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.

Gostas de Ler?

Sim, muuuito
43
68%
Às vezes...nas férias!
10
16%
Só por obrigação (para a escola)
2
3%
Tento fazer um (grande) esforço
2
3%
Fugo dos Livros como o diabo da cruz
1
2%
Não tenho a miníma pachorra
5
8%

Total de votos: 63
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

sábado mai 10, 2008 11:16 am

Fico feliz por ver que o tópico está a ter adesão. Bem...já tenho aqui uma lista infindável acho que este verão não me vou aborrecer :D
Gostei da ideia de U206 de fazer uma lista como os que já leu, e uma pequena discrição. Acho que funciona como uma boa "base de dados". Vou copiar-lhe a ideia :)
Não sei se me lembro de todos (vou perder a modéstia e considerar-me eu própria uma biblioteca andante). Começo pelos meus preferidos, a literatura fantástica pela qual sou absolutamente fanática:
"Lirael: A Rapariga do Glaciar", Garth Nix - a aventura de uma rapariga com mais poderes do que imagina que parte em busca do seu destino. Não sem antes se aventurar pelo próprio Glaciar das Clayr. Viagem ao mundo dos mortos, batalhas com seres incríveis e a força de uma amizade fazem parte desta delícia que me "abriu os olhos" para a literatura fantástica e que, por isso, estará-sempre no top. Faz parte de uma trilogia, só me apercebi depois do ler, não li o primeiro mas do que me contaram não tem bem haver com esta história explica apenas o que é um Abhorsen - sempre presente neste livro. Acho que não saí lesada por não o ter lido - também não o encontrei - no entanto é fundamental ler Abhorsen e os Hemisférios de Prata, que esse sim é o terceiro e a continuação lógica da história.

"Os Corvos de Avalon" Marion Zimmer Bradley; Diana L. Paxson: Baseados na figura verídica de Boudicéia rainha da Bretanha na altura das invasões Romanas, este livro reescreve a sua história, introduz umas magias pelo meio e retrata a luta de uma mulher pela sobrevivência do seu povo, da sua cultura. Conseguirá resistir aos Romanos?

"Leonor de Aquitânia" Mireille Calmel: Mais um inspirado numa mulher real, Leonor filha do Rei da Aquitânia destinada a casar com o rei de França. Este livro fala-nos de uma feiticeira (boa) que se torna a melhor amiga de Leonor e tudo faz para acabar com o seu casamento - infeliz - para que ela se case com Ricardo, rei Bretão, de modo a restituir à Bretanha as suas terras. Repito a pergunta: será bem sucedida?

"A última Feiticeira - A Saga das Pedras Mágicas" Sandra Carvalho: uma rapariga é surpreendentemente feliz até ao dia em que o seu mundo começa a ruir. Ás escondidas treina os seus poderes para poder combater o mal que a rodeia. Os "azares" continuam, mas a perda de um amor leva-a a conhecer outro mundo onde - ai sim - a sua presença é pedida e terá que levar a cabo a mais dura das missões.

Livros da Nora Roberts, romances portanto, mas que na minha opinião não se limitam ao simples romance ela acrescenta sempre algo de mágico e valem a pena só pela deliciosas descrições que ela faz da Irlanda - esse país idílico.
"Jóias do Sol", "Lágrimas da Lua", é uma trilogia, não li o terceiro. "Herança de Fogo", "Herança de Gelo", "Herança de Vergonha" (trilogia), "A Dália Azul", "O Lírio Vermelho", " A Rosa Negra" (trilogia no Jardim)

Outros Livros que vivamente sugiro:
"A Relíquia" Eça de Queirós
"O Leopardo" Giuseppe Tomasi di Lampedusa
"Madame Bovary"Gustave Flaubert
"As Minas de Salomão" Eça de Queirós
"A Ilha do Tesouro" Robert Louis Stevenson
"Rónia, Filha de Ladrão" Astrid Lindgren
"A Sangue Frio" Truman Capote
"A Dália Negra" James Ellroy
"A Lua de Joana" Maria Teresa Maia Gonzalez
"O Guarda da Praia" Maria Teresa Maia Gonzalez
"Eragon" Christopher Paolini
"Os Reinos do Norte", "A Torre dos Anjos" e "O Telescópio de Âmbar", Trilogia de Phillip Phullman

Gostei também de todos os de Harry Potter, embora tenha um carinho especial pelo 3º que foi o primeiro que me ofereceram.

Para quem (acha que) não gosta de ler sugiro as colecções Uma Aventura e Os Cinco. Não estou a gozar não são livros para crianças, aliás sugiro-os a todos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mai 10, 2008 9:34 pm

"A Ilha do Tesouro" Robert Louis Stevenson
Um clássico! :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

domingo mai 11, 2008 5:06 pm

Literatura Sul Americana, sobretudo qualquer coisa que venha da pena do Luis Sepulveda (um grande amante de animais, "former Greenpeace" :) ) e do Garcia Marquez e exceptuando qualquer coisa que venha da pena da Allende (é uma questão de pele, chamemos-lhe assim ...)

Livros que me ensinaram a gostar de Ler:
- Hobbit e a trilogia que se lhe segue (antes de ter virado moda)
- Admirável Mundo Novo
- Os Maias
- Capitães de Areia
- Exortação aos Crocodilos
- Revista Gina (just kidding !!!!)

Agora practicamente só leio literatura técnica e informação, blogs, foruns e afins... Mas tenho saudades das pachorrentas tardes de Verão com livros como única companhia.

"Alergias" de estimação:
Paulo Coelho (destacadissimo - e ainda consegui ler tres ou qatro livros dele sem vomitar)
Richard Bach (só li o "Ponte para a Eternidade", se calhar é uma alergia um bocado injusta, mas para mim aquilo define um género que não me diz nada)
Margarida Rebelo Pinto (eu sei que é quase clichê bater neste ceguinho, mas realmente aquilo é muito fraquinho e muito vazio)
Dan Brown e o seu clone português (vocês sabem quem é! Pisc! Pisc!)
"Literatura" de Auto-Ajuda (na onda do"enriqueça agora pergunte-me como" ou "como encontrar a felicidade eterna em 10 lições fáceis")

A minha opinião é que para ler qualquer coisa desta lista, mais vale ocupar essas horinhas com algo mais produtivo. Não concordo nada com a onda "bom ou mau o que interessa é ler".
Boa Literatura ajuda a formar consciências, abrir horizontes, estimula a imaginação, melhora a capacidade de abstração, de conceptualização, etc. Má faz precisamente o inverso.

Cumprimentos Cordiais
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

domingo mai 11, 2008 5:10 pm

Esqueci-me de mencionar um outro livro que li há relativamente pouco tempo, pois é uma obra que se estuda no 12º ano na disciplina de Português. É muito interessante e de fácil leitura, cá vai...

- Felizmente Há Luar, de Luís de Sttau Monteiro

Foi escrito na época da ditadura Salazarista, mas como não podiam ser publicados artigos/notícias/livros que fossem contra este regime, a obra só foi publicada depois do 25 de Abril. O autor teve que criar um "efeito de distanciação" na obra, isto é, não pode falar claramente do regime Salazarista e a sua opinião acerca do mesmo, como tal teve recuar uns bons anos atrás, ao reinado de D. João VI. Criticou o reinado de D. João VI, pois este estava no Brasil, deixando o povo de Portugal (vítima de miséria) sob a guarda de um Conselho de Regência que actuava como a antiga PIDE, condenando todos aqueles que se opusessem a este regime à fogueira. O título da obra "Felizmente Há Luar", pode ter duas interpretações, conforme duas personagens também, para Matilde (pertencia ao povo), era símbolo de esperança e alcance da liberdade, pelo contrário para D. Miguel (um dos membros do Conselho de Regência) era símbolo da fogueira, que matava todos aqueles que fossem contra o regime da época, que não concordassem com as suas leis. Como podem ver, é possível establecer um paralelismo entre o regime Salazarista e o de D. João VI. :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mai 11, 2008 5:27 pm

U206. Há tanto tempo que não ouvia falar neste livro. Li-o há cerca de 20 anos, no meu tempo não fazia parte do programa de Língua Portuguesa. Muito bom mesmo :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
U206
Membro Veterano

domingo mai 11, 2008 5:40 pm

marijonscp Escreveu:U206. Há tanto tempo que não ouvia falar neste livro. Li-o há cerca de 20 anos, no meu tempo não fazia parte do programa de Língua Portuguesa. Muito bom mesmo :wink:
O meu professor também referiu isso, que antigamente não fazia parte do programa, mas hoje em dia faz e sai em exame nacional! :P

É um livro, que além de interessante, dá para subir a nota! :P
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano

domingo mai 11, 2008 5:42 pm

U206 Escreveu:
marijonscp Escreveu:U206. Há tanto tempo que não ouvia falar neste livro. Li-o há cerca de 20 anos, no meu tempo não fazia parte do programa de Língua Portuguesa. Muito bom mesmo :wink:
O meu professor também referiu isso, que antigamente não fazia parte do programa, mas hoje em dia faz e sai em exame nacional! :P

É um livro, que além de interessante, dá para subir a nota! :P
Tenho a certeza que vai subir e bem a nota :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
U206
Membro Veterano

domingo mai 11, 2008 5:44 pm

marijonscp Escreveu:Tenho a certeza que vai subir e bem a nota :wink:
Obrigado! :wink:
<p>&nbsp;</p>
ManuGo
Membro
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

domingo mai 11, 2008 10:51 pm

Adoro ler e 'tudo o que vem à rede é peixe', mas livros com animais, não me recordo propriamente de nenhum... mas sou assinante de revistas de especialidade, que não dispenso.
marijonscp
Membro Veterano

sexta mai 16, 2008 11:39 pm

"Parece" que está mais ou menos confirmada a abertura da Feira do Livro na próxima 4ª feira. A ver vamos....
mfilipinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 5:55 pm

sábado mai 17, 2008 10:22 am

TitvsLivivs Escreveu:E quem lê uns livrozinhos filosóficos? Um Nietzschezinho, um Aristóteleszinho, um Platãozinho, hem? Gostam? Estes são mais difíceis que os do Tio Patinhas. :lol:

Estou a ler um bem filosófico que se chama "O cão do filósofo",é escrito por um filosofo e embora eu não comprienda nada pelo menos aprendo alguma coisa!
mfilipinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 5:55 pm

sábado mai 17, 2008 10:24 am

-Os maias

Já li :wink:
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado mai 17, 2008 12:15 pm

mfilipinha Escreveu:embora eu não comprienda nada pelo menos aprendo alguma coisa!
Esta foi do caraças, até assustei um dos meus cães com a gargalhada que soltei a ler isto.

Porque não lê Mandarim ? Não compreenderá nada...mas lá percebe alguma coisa. :lol:
bx1nho
Membro Veterano
Registado: domingo jul 15, 2007 9:46 pm
Localização: 2 Cães (Teco e Snopy); 1 Tartaruga de Faces Rosadas (Xena)

sábado mai 17, 2008 2:40 pm

Livros com personagens animais só mesmo o do Luis Sepulveda, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar... ficam aqui mais uns que já li..

:arrow: Crónicas de Allaryia (A Manopla De Karashtan, Os Filhos Do Flagelo, Marés Negras, A Essência da Lâmina, Vagas de Fogo) [tou à espera que saia o 6º, já tem nome, será O Fado da Sombra...] - Filipe Faria :!: :!:

:arrow: Mundos Paralelos (Os Reinos Do Norte, A Torre Dos Anjos, Telescópio De Âmbar) - Philip Pullman

:arrow: O Poder dos Guardiães (O Portão do Corvo, A Estrela Maldita) [ainda faltam 2 em português] - Anthony Horowitz

:arrow: O Homem da Estrela Branca - James Thayer

:arrow: Contacto - Carl Sagan

:arrow: O Codex 632 - José Rodrigues dos Santos

:arrow: Na margem do rio piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

:arrow: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

:arrow: O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry

:arrow: Os Maias - Eça de Quierós

:arrow: Charlie e a fábrica de chocolates - Roald Dahl

:arrow: Harry Potter - do 1º ao 4º

e os primeiros livros que me lembro de ler, varios da colecção "Uma Aventura", "Os Cinco", "Arrepios"... muita BD, Tio Patinhas, Os Metralha, Donald, Mickey, Duck Tales... os heróis da Marvel, o Homem-Aranha, o Super-Homem, o Batman, Capitão América, DareDevil, Fantastic4, X-men...

e claro o grande herói Gaulês: Astérix!!! haha :lol:
<p><strong>Os poderosos podem matar uma, duas ou mais rosas, mas jamais poder&atilde;o deter a primavera. - Che Guevara</strong></p>
<p><strong>N&atilde;o sei como ser&aacute; a Terceira Guerra Mundial, mas a quarta ser&aacute; travada com paus e pedras. - Albert Einstein</strong></p>
U206
Membro Veterano

sábado mai 17, 2008 8:26 pm

mfilipinha Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:E quem lê uns livrozinhos filosóficos? Um Nietzschezinho, um Aristóteleszinho, um Platãozinho, hem? Gostam? Estes são mais difíceis que os do Tio Patinhas. :lol:

Estou a ler um bem filosófico que se chama "O cão do filósofo",é escrito por um filosofo e embora eu não comprienda nada pelo menos aprendo alguma coisa!
Desculpe, mas se não compreende nada, como vai aprender alguma coisa? :wink:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”