Gostei da ideia de U206 de fazer uma lista como os que já leu, e uma pequena discrição. Acho que funciona como uma boa "base de dados". Vou copiar-lhe a ideia

Não sei se me lembro de todos (vou perder a modéstia e considerar-me eu própria uma biblioteca andante). Começo pelos meus preferidos, a literatura fantástica pela qual sou absolutamente fanática:
"Lirael: A Rapariga do Glaciar", Garth Nix - a aventura de uma rapariga com mais poderes do que imagina que parte em busca do seu destino. Não sem antes se aventurar pelo próprio Glaciar das Clayr. Viagem ao mundo dos mortos, batalhas com seres incríveis e a força de uma amizade fazem parte desta delícia que me "abriu os olhos" para a literatura fantástica e que, por isso, estará-sempre no top. Faz parte de uma trilogia, só me apercebi depois do ler, não li o primeiro mas do que me contaram não tem bem haver com esta história explica apenas o que é um Abhorsen - sempre presente neste livro. Acho que não saí lesada por não o ter lido - também não o encontrei - no entanto é fundamental ler Abhorsen e os Hemisférios de Prata, que esse sim é o terceiro e a continuação lógica da história.
"Os Corvos de Avalon" Marion Zimmer Bradley; Diana L. Paxson: Baseados na figura verídica de Boudicéia rainha da Bretanha na altura das invasões Romanas, este livro reescreve a sua história, introduz umas magias pelo meio e retrata a luta de uma mulher pela sobrevivência do seu povo, da sua cultura. Conseguirá resistir aos Romanos?
"Leonor de Aquitânia" Mireille Calmel: Mais um inspirado numa mulher real, Leonor filha do Rei da Aquitânia destinada a casar com o rei de França. Este livro fala-nos de uma feiticeira (boa) que se torna a melhor amiga de Leonor e tudo faz para acabar com o seu casamento - infeliz - para que ela se case com Ricardo, rei Bretão, de modo a restituir à Bretanha as suas terras. Repito a pergunta: será bem sucedida?
"A última Feiticeira - A Saga das Pedras Mágicas" Sandra Carvalho: uma rapariga é surpreendentemente feliz até ao dia em que o seu mundo começa a ruir. Ás escondidas treina os seus poderes para poder combater o mal que a rodeia. Os "azares" continuam, mas a perda de um amor leva-a a conhecer outro mundo onde - ai sim - a sua presença é pedida e terá que levar a cabo a mais dura das missões.
Livros da Nora Roberts, romances portanto, mas que na minha opinião não se limitam ao simples romance ela acrescenta sempre algo de mágico e valem a pena só pela deliciosas descrições que ela faz da Irlanda - esse país idílico.
"Jóias do Sol", "Lágrimas da Lua", é uma trilogia, não li o terceiro. "Herança de Fogo", "Herança de Gelo", "Herança de Vergonha" (trilogia), "A Dália Azul", "O Lírio Vermelho", " A Rosa Negra" (trilogia no Jardim)
Outros Livros que vivamente sugiro:
"A Relíquia" Eça de Queirós
"O Leopardo" Giuseppe Tomasi di Lampedusa
"Madame Bovary"Gustave Flaubert
"As Minas de Salomão" Eça de Queirós
"A Ilha do Tesouro" Robert Louis Stevenson
"Rónia, Filha de Ladrão" Astrid Lindgren
"A Sangue Frio" Truman Capote
"A Dália Negra" James Ellroy
"A Lua de Joana" Maria Teresa Maia Gonzalez
"O Guarda da Praia" Maria Teresa Maia Gonzalez
"Eragon" Christopher Paolini
"Os Reinos do Norte", "A Torre dos Anjos" e "O Telescópio de Âmbar", Trilogia de Phillip Phullman
Gostei também de todos os de Harry Potter, embora tenha um carinho especial pelo 3º que foi o primeiro que me ofereceram.
Para quem (acha que) não gosta de ler sugiro as colecções Uma Aventura e Os Cinco. Não estou a gozar não são livros para crianças, aliás sugiro-os a todos.