Receita de pão caseiro!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 14, 2010 9:06 pm

piccolavolpe Escreveu:Sai uma fornada de pão de milho! :P

Imagem
Ah pois....
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo nov 14, 2010 10:02 pm

perapado Escreveu:
sobaka Escreveu:e se adicionar 3 ovos, leite e alguma manteiga, sairá um brioche de engolir a língua

... junta umas sementes de papoila e pincela por cima, com ovo batido :D
Oh! Vou experimentar :D
ViveAprende
Membro Júnior
Registado: quinta jun 25, 2009 1:47 pm

segunda dez 06, 2010 1:42 pm

Não deixem fugir esta maravilha de tópico, senão já não o apanho!!

:arrow:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta mar 09, 2011 4:40 pm

Ninguém tem mais umas receititas para pôr aqui?
Já agora, alguém sabe como se faz ma MFP o folar da pascoa salgado?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

domingo abr 03, 2011 9:38 pm

Ora cá vai o pãozinho integral com sementes :

Ingredientes:

3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de farinha integral
350 ml de água
1 cubinho de fermento de padeiro (25g)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de chá de sal

Margarina e farinha q.b. para untar a forma

Preparação
Desfaz-se o fermento na água fria.
Num recipiente à parte, misturam-se as farinhas com as sementes e o sal.
Junta-se a água em que se desfez o fermento e mexe-se muito bem até a massa começar a soltar-se das mãos.

Tapar e deixar 30 minutos em repouso.

Untar a forma e moldar o pão que posteriormente lá será colocado.
Deixar repousar 2 horas coberto com um pano.

Levar ao forno a 90ºgraus durante 40 minutos et voilá! Bon Apetit!

Para quem gostar de sementes pode guiar-se pelas quantidades que indiquei, quem não gostar basta 1 colher.
Este pão faz bem ao trânsito intestinal :wink:

O meu forno é eléctrico e aquece muito, por isso a temperatura e o tempo que indiquei não sei se será a mesma para outros fornos.
Quando sai do forno, se houver manteiga à mão, lá se vai meio pão num ápice :roll:

Antes que perguntem, dá para fazer na máquina, mas fica demasiado seco. Quando faço, faço 2 pães grandes, dobro a receita mas faço a massa em separado para aproveitar o forno.

Sugestão: com uns pedaços de chouriço no meio da massa, fica divinal :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

quarta out 19, 2011 4:31 pm

hum... 1 hora no forno a 200 graus e la se vai a conta da luz lool.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 25, 2011 1:34 pm

A máquina de fazer pão foi das melhores coisas que comprei nos últimos tempos, nunca mais comprei pão.

Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.

O pão que faço sempre, diariamente, é com os seguintes ingredientes:

200 ml leite
40 ml de óleo/margarina derretida (eu uso óleo, é mais prático)
1 c. chá de sal
2 c. sopa açúcar
310 gr. farinha
1 c. chá fermento

Tudo na máquina et voilá, pão de leite sem a gordura do brioche :wink:

Já agora, alguém sabe o truque para o pão ficar mais fofo, não tanto como a carcaça de compra, mas com mais ar do que o que fica normalmente o pão branco feito na máquina? Será que diminuindo a dose de ingredientes e mantendo a de fermento, ele cresce mais? :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça out 25, 2011 3:12 pm

Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça out 25, 2011 3:17 pm

TheOne Escreveu:Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.
Tem? Hummm então era isso :oops:
Minuxa
Membro Veterano

terça out 25, 2011 3:23 pm

Acena Escreveu:
TheOne Escreveu:Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.
Mas tem que ser farinha especifica para pão, ou pode ser farinha do genero da usada nos bolos, mas sem fermento?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça out 25, 2011 3:33 pm

Acho que a dos bolos é a mais fina, para o pão acho que se usa a normal, a 65.
TheOne
Membro Veterano

terça out 25, 2011 4:04 pm

Minuxa Escreveu:
Acena Escreveu:
Mas tem que ser farinha especifica para pão, ou pode ser farinha do genero da usada nos bolos, mas sem fermento?
Se se usar daquelas já preparadas para pão, sigam as instruções, ou seja, é só juntar água. :wink:

A farinha normal, sem fermento, é a que eu uso, que custa em média 0,33€ e dá para 3 pães e mais um bocadinho :wink:
Última edição por TheOne em terça out 25, 2011 4:06 pm, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

terça out 25, 2011 4:05 pm

Acena Escreveu:Acho que a dos bolos é a mais fina, para o pão acho que se usa a normal, a 65.
Sim a normal sem fermento. (65, 55, tanto faz desde que seja sem fermento)

A explicação é simples, é que um é fermento químico e outro biológico, e um anula o outro. :wink:

TheOne
Membro Veterano

terça out 25, 2011 4:09 pm

perapado Escreveu:Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.
Pois mas eu faço quase sempre na máquina, e quando não coze na máquina, é amassado e levedado na máquina, depois tiro para fora, recheio com chouriço e vai ao forno... é de babar!

Imagem

Minuxa
Membro Veterano

terça out 25, 2011 4:13 pm

TheOne Escreveu:
perapado Escreveu:Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.
Pois mas eu faço quase sempre na máquina, e quando não coze na máquina, é amassado e levedado na máquina, depois tiro para fora, recheio com chouriço e vai ao forno... é de babar!

Imagem
Que bom aspecto!!!! Quero meia duzia para mim:oops:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”