Ah pois....piccolavolpe Escreveu:Sai uma fornada de pão de milho!
Receita de pão caseiro!
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jun 25, 2009 1:47 pm
Não deixem fugir esta maravilha de tópico, senão já não o apanho!!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Ninguém tem mais umas receititas para pôr aqui?
Já agora, alguém sabe como se faz ma MFP o folar da pascoa salgado?
Já agora, alguém sabe como se faz ma MFP o folar da pascoa salgado?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Ora cá vai o pãozinho integral com sementes :
Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de farinha integral
350 ml de água
1 cubinho de fermento de padeiro (25g)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de chá de sal
Margarina e farinha q.b. para untar a forma
Preparação
Desfaz-se o fermento na água fria.
Num recipiente à parte, misturam-se as farinhas com as sementes e o sal.
Junta-se a água em que se desfez o fermento e mexe-se muito bem até a massa começar a soltar-se das mãos.
Tapar e deixar 30 minutos em repouso.
Untar a forma e moldar o pão que posteriormente lá será colocado.
Deixar repousar 2 horas coberto com um pano.
Levar ao forno a 90ºgraus durante 40 minutos et voilá! Bon Apetit!
Para quem gostar de sementes pode guiar-se pelas quantidades que indiquei, quem não gostar basta 1 colher.
Este pão faz bem ao trânsito intestinal
O meu forno é eléctrico e aquece muito, por isso a temperatura e o tempo que indiquei não sei se será a mesma para outros fornos.
Quando sai do forno, se houver manteiga à mão, lá se vai meio pão num ápice
Antes que perguntem, dá para fazer na máquina, mas fica demasiado seco. Quando faço, faço 2 pães grandes, dobro a receita mas faço a massa em separado para aproveitar o forno.
Sugestão: com uns pedaços de chouriço no meio da massa, fica divinal
Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de farinha integral
350 ml de água
1 cubinho de fermento de padeiro (25g)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de chá de sal
Margarina e farinha q.b. para untar a forma
Preparação
Desfaz-se o fermento na água fria.
Num recipiente à parte, misturam-se as farinhas com as sementes e o sal.
Junta-se a água em que se desfez o fermento e mexe-se muito bem até a massa começar a soltar-se das mãos.
Tapar e deixar 30 minutos em repouso.
Untar a forma e moldar o pão que posteriormente lá será colocado.
Deixar repousar 2 horas coberto com um pano.
Levar ao forno a 90ºgraus durante 40 minutos et voilá! Bon Apetit!
Para quem gostar de sementes pode guiar-se pelas quantidades que indiquei, quem não gostar basta 1 colher.
Este pão faz bem ao trânsito intestinal

O meu forno é eléctrico e aquece muito, por isso a temperatura e o tempo que indiquei não sei se será a mesma para outros fornos.
Quando sai do forno, se houver manteiga à mão, lá se vai meio pão num ápice

Antes que perguntem, dá para fazer na máquina, mas fica demasiado seco. Quando faço, faço 2 pães grandes, dobro a receita mas faço a massa em separado para aproveitar o forno.
Sugestão: com uns pedaços de chouriço no meio da massa, fica divinal

"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil
A máquina de fazer pão foi das melhores coisas que comprei nos últimos tempos, nunca mais comprei pão.
Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.
O pão que faço sempre, diariamente, é com os seguintes ingredientes:
200 ml leite
40 ml de óleo/margarina derretida (eu uso óleo, é mais prático)
1 c. chá de sal
2 c. sopa açúcar
310 gr. farinha
1 c. chá fermento
Tudo na máquina et voilá, pão de leite sem a gordura do brioche
Já agora, alguém sabe o truque para o pão ficar mais fofo, não tanto como a carcaça de compra, mas com mais ar do que o que fica normalmente o pão branco feito na máquina? Será que diminuindo a dose de ingredientes e mantendo a de fermento, ele cresce mais?
Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.
O pão que faço sempre, diariamente, é com os seguintes ingredientes:
200 ml leite
40 ml de óleo/margarina derretida (eu uso óleo, é mais prático)
1 c. chá de sal
2 c. sopa açúcar
310 gr. farinha
1 c. chá fermento
Tudo na máquina et voilá, pão de leite sem a gordura do brioche

Já agora, alguém sabe o truque para o pão ficar mais fofo, não tanto como a carcaça de compra, mas com mais ar do que o que fica normalmente o pão branco feito na máquina? Será que diminuindo a dose de ingredientes e mantendo a de fermento, ele cresce mais?

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
Mas tem que ser farinha especifica para pão, ou pode ser farinha do genero da usada nos bolos, mas sem fermento?Acena Escreveu:Tem? Hummm então era issoTheOne Escreveu:Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Se se usar daquelas já preparadas para pão, sigam as instruções, ou seja, é só juntar água.Minuxa Escreveu:Mas tem que ser farinha especifica para pão, ou pode ser farinha do genero da usada nos bolos, mas sem fermento?Acena Escreveu:Tem? Hummm então era issoTheOne Escreveu:Atenção que a farinha que se usa para fazer pão, à mão ou à máquina, tem OBRIGATORIAMENTE de ser SEM FERMENTO.

A farinha normal, sem fermento, é a que eu uso, que custa em média 0,33€ e dá para 3 pães e mais um bocadinho

Última edição por TheOne em terça out 25, 2011 4:06 pm, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Sim a normal sem fermento. (65, 55, tanto faz desde que seja sem fermento)Acena Escreveu:Acho que a dos bolos é a mais fina, para o pão acho que se usa a normal, a 65.
A explicação é simples, é que um é fermento químico e outro biológico, e um anula o outro.

Pois mas eu faço quase sempre na máquina, e quando não coze na máquina, é amassado e levedado na máquina, depois tiro para fora, recheio com chouriço e vai ao forno... é de babar!perapado Escreveu:Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.

-
- Membro Veterano
Que bom aspecto!!!! Quero meia duzia para mim:oops:TheOne Escreveu:Pois mas eu faço quase sempre na máquina, e quando não coze na máquina, é amassado e levedado na máquina, depois tiro para fora, recheio com chouriço e vai ao forno... é de babar!perapado Escreveu:Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.