Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo nov 15, 2009 11:17 pm

Em relação a tratar os outros por "você", desde pequenina sempre me disseram: "você" é estrebaria :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo nov 15, 2009 11:22 pm

;)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda nov 16, 2009 3:38 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
A chuva, ás vezes, prega-nos assim partidas!

Os ingleses, tão fleumáticos e cheios de etiqueta ( e chá ) tratam-se por tu.
Se alguem me tratar por você, não me ofende, de todo. Mas isso sou eu que não avalio as pessoas pelo seu modo de falar mas pelo que me dizem ou transmitem.
Quanto aos insultos, vêm-se por aqui tantos. E sinceramente a mim chocam-me muito mais os velados, os " de cartola" , porque são muito mais ofensivos.
A mim o que me incomoda mais é a tentativa continua de, através da palavra escrita, neste e noutros foruns, de rebaixar o outro e de nos superiorizarmos a outros, seja em inteligencia, conhecimentos ou até na escrita.
Esta atitude é muito mais chocante que o uso de você ou vossa senhoria....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 16, 2009 7:10 pm

Chamarrita Escreveu:Hoje, o dicionário da Priberam diz que "você -
pron. pess. 2 gén.
da 2.ª pessoa (contracção!contração de vossa mercê)- É o tratamento que geralmente se dá a amigos, criados e pessoas de inferior condição".[/size]
Tem tudo a ver, o criado, o amigo e o... como dizer... o que é uma pessoa de inferior condição????? :o

Chamarrita... é anestesiante ler as suas intervenções cheias de... palavras.

Desde já peço perdão à Tassebem por quem nutro enorme respeito por lhe ter dedicado um "Você" ontem :wink:

:twisted: E para a Nicas... tchan tchan "VOCÊ!!!!!!!!"
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 16, 2009 7:25 pm

LuMaria Escreveu:
:oops:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda nov 16, 2009 7:30 pm

LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:Hoje, o dicionário da Priberam diz que "você -
pron. pess. 2 gén.
da 2.ª pessoa (contracção!contração de vossa mercê)- É o tratamento que geralmente se dá a amigos, criados e pessoas de inferior condição".[/size]
Tem tudo a ver, o criado, o amigo e o... como dizer... o que é uma pessoa de inferior condição????? :o

Desde já peço perdão à Tassebem por quem nutro enorme respeito por lhe ter dedicado um "Você" ontem :wink:

:twisted: E para a Nicas... tchan tchan "VOCÊ!!!!!!!!"

:wink:
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

segunda nov 16, 2009 8:48 pm

quando algum gato se mete comigo armado em engraçadinho, costumo responder
"você sabe que eu não sou dessas" Imagem

acham que é demasiado... coiso?
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 16, 2009 8:52 pm

Nicasxi, os ingleses não se tratam nada todos por tu (olha quem…), têm é a coisa facilitada porque as duas segundas pessoas (singular e plural) são iguais. A língua portuguesa é (das poucas que conheço, claro) das que mais modulações de tratamento têm. Uns dirão que somos mais complicados, outros que somos mais sofisticados…
O tratamento por você pode chocar-me ou não; tudo depende do contexto. Aqui acho que devemos ser particularmente cuidadosos, pois só fica a palavra escrita, não há todo o enquadramento que, na comunicação verbal, damos com o tom de voz, a expressão facial, etc. Daí que seja mais fácil acontecer o melindre.
Tem razão no que diz, mas isso é assim em todo o lado, nestes tempos de competição feroz e de exacerbação do ego. A mim o que mais me incomoda aqui, e acho muito curioso, é a tentativa contínua, por parte de algumas pessoas (nalguns casos, plenamente conseguida), de se rebaixarem a elas próprias com atitudes e linguagem impróprias, só porque estão a coberto de um “nick”. Esquecem-se talvez que isto do mundo virtual, como o outro, é um quintal e, quando menos esperarem, podem deparar-se em circunstância completamente diferentes com uma pessoa que trataram mal ou insultaram...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 16, 2009 9:13 pm

Tassebem Escreveu: A língua portuguesa é (das poucas que conheço, claro) das que mais modulações de tratamento têm. Uns dirão que somos mais complicados, outros que somos mais sofisticados…
e ainda tem variações regionais! :lol: Por vezes, parece haver mais do que um país, neste pequeno rectângulo e suas regiões autónomas... :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

segunda nov 16, 2009 10:59 pm

Não Zahzah, não considero que a sua resposta ao gato seja demasiado coiso. Claro que depende do gato. Se for um gato alto, forte, de cintura estreita e barba dura, é preciso cuidado com a resposta, não vá ele acreditar. Veja lá o que perde.
E depois de ter dado uma vista de olhos a este tópico, se vossemecês me permitem (e tenho a certeza de que o farão porque não estão para me aturar) vou encher-me de coragem para, finalmente, encarreirar na leitura de um livro do Lobo Antunes que jaz sobre a minha mesa de cabeceira há bué, mas mesmo bué da meses, aguardando os favores da minha atenção. Um calhamaço que tem um título comprido, qualquer coisa sobre a Babilónia, sítio onde, como se sabe, houve um desaguisado grave devido a diferenças linguísticas, e que deu para o torto.
Afinal, pensando bem, acho que me vou ficar por um policial do Georges Simenon. Sou muito terra-a-terra, nem tenho cursos superiores, nem inferiores, tirados no estrangeiro, nem mesmo um releszinho como o do nosso Primeiro (que, em minha opinião, deveria ser o nosso Último) tirado na UI. Fiquei-me pela 4ª classe. A antiga, como é evidente. Daí, ainda conseguir escrever. E tenho uma letra bonita. Já um pouco tremida devido à idade mas, ainda assim, um cursivo bem jeitoso.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça nov 17, 2009 11:48 am

Chamarrita Escreveu:as coisas só têm a importância que lhes damos! :wink:

mas, se calhar, o que se passa aqui é o mesmo fenómeno que faz com que as pessoas se transfigurem quando conduzem... é o chamado "aqui, que ninguém nos vê..." . Não se escondem apenas dos outros, escondem-se também de si mesmos. Um comportamento é bom ou mau segundo a consciência individual, não é apenas porque que alguém viu e pôde avaliar. Ou será que não parte de cada um...? :?
Confesso que ainda não tive tempo de ler o tópico todo, comecei do início e parei por aqui, porque achei um tema interessantíssimo para debater (ah, e também não faço ideia do tópico que deu origem a este.. por isso que me desculpem aqueles que estiverem a debater algo mais concreto..).

A questão do comportamento "adaptado" ao local onde nos encontramos, ou às pessoas com quem estamos, é fascinante. É como as pessoas que só dizem asneiras em casa, ou os que dizem raios e coriscos ao volante (o caso do meu marido por exemplo :lol: ), mas que seriam incapazes de fazer o mesmo frente a frente.

Aqui põem-se várias questões. Por um lado, a hipocrisia social, normalmente apelidada de "socialmente correcto". Por outro lado, o desabafo, no qual se torna fácil extrapolar, exagerar e sair dos limites do aceitável, mas que nem sempre corresponde a algo que realmente sentimos, ou seja, a intenções reais.

Um meio virtual, por excelência, dá azo a que a hipocrisia social seja posta de parte, e a que os desabafos surjam, porque não estando confrontados com pessoas "reais", não temos necessidade de utilizar os nossos "filtros" sociais. E seja por frustração, ou até por uma questão de narcisismo, somos diferentes aqui.

Digo narcisismo, porque conheço pessoalmente várias pessoas que também conheço de diversos meios virtuais, e tanto conheço os casos de pessoas que se mostram agressivas, sarcásticas, mordazes, mas pessoalmente são um doce.. como os casos de pessoas que no "virtual" se mostram fantabulásticas, tolerantes, simpáticas, educadas, por sede de admiração ou de graxismo, mas depois são intratáveis (ou pelo menos bastante mais honestas :lol: ) na vida "real".

Quanto à questão de um comportamento ser bom ou mau no absoluto, e não subordinado à opinião de terceiros, tudo depende da formação de cada um. Eu pertenço aquela categoria de gente que mais facilmente manda "piropos" ou diz o que pensa num fórum, apesar de fazer um esforço consciente para ser eu própria em qualquer situação. Isto porque a minha educação me "formatou" de forma a não dizer mal, a não magoar, não ofender, não pisar calos a ninguém. E isso não é algo que se incorpora apenas a nível de comportamentos. Ou seja, não se trata apenas de não dizer porque "parece mal". Passa-se a funcionar dessa forma, é QUEM somos. Não apenas não dizemos, mas procuramos também não pensar. Acho que é isso que alguns de vós (para não usar o vocês :lol: ) notam, sobretudo (não levem a mal, não é uma crítica), as pessoas mais velhas que aqui andam, que tantas vezes estranham a falta de civismo e de educação dos mais novos.

Quanto ao você.. sempre fui ensinada que "você" é o moço da estrebaria. Custa-me imenso ouvir todos os dias à minha volta o "você", mas tenho sensibilidade suficiente para me aperceber de quando é utilizado de forma ofensiva, e para diferenciar uma ofensa de uma expressão inocente utilizada inconscientemente. Só faço uma excepção: trato os meus sogros por você, porque sendo eles do Norte, é prática corrente e aceite, e até estranhariam que não o fizesse :lol: De resto, se for um desconhecido é senhor ou senhora, se for conhecido trato pelo nome próprio ou pelo título académico, dependendo do grau de intimidade.

Acima de tudo, acho que o respeito se manifesta através de muitas outras formas, e que o você acaba por ser irrelevante (mas ainda assim não me habituo a usá-lo :? )

Desculpem lá o testamento.. Quando se trata de comportamento humano, torno-me um bocado secante :lol:
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

terça nov 17, 2009 12:57 pm

colette Escreveu:Não Zahzah, não considero que a sua resposta ao gato seja demasiado coiso. Claro que depende do gato. Se for um gato alto, forte, de cintura estreita e barba dura, é preciso cuidado com a resposta, não vá ele acreditar. Veja lá o que perde.
:mrgreen:
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Chamarrita
Membro Veterano

terça nov 17, 2009 1:02 pm

eu adorei a "seca"! :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 17, 2009 1:46 pm

Lira93, o tópico foi este: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=72581

A minha ideia ao abrir este foi discutir o concreto e o geral e reflectir sobre isso, por isso acho a sua resposta muito interessante e concordo com muito do que disse.
Depois voltarei ao assunto, com mais tempo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça nov 17, 2009 7:25 pm

VOCÊS!!!!!!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”