Livro da n/ vida

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
minibolinhas
Membro Júnior
Registado: quarta mai 12, 2010 1:38 pm

quarta jun 02, 2010 10:38 am

Livros que gostei há muitos...

O Princepezinho
O gato malhado e a andorinha Sinhá
O Conde de Monte Cristo
The book of love, de Rumi (poeta persa)
Os avieiros
Vagabundos cruzando a noite
Persópolis 1 e 2 - é banda desenhada :D mas também é livro :D
...

há muitos mas já não me lembro dos nomes todos :(

Lembro-me que houve uma época que era fã do Hemingway e li quase tudo dele. Mas tiranda a máscara da história, as personagens e os dramas eram para mim já todos iguais, perdeu a piada.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 02, 2010 10:42 am

O gato malhado e a andorinha Sinhá
eu tive de ler este livro na escola, e gostei tanto que até chorei no fim, era uma ternura:D
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

quarta jun 02, 2010 4:31 pm

Peço desculpa, mas não consigo perceber como é que o Saramago é hipócrita quando a temática da generalidade da sua obra reflecte precisamente a forma como ele pensa, revelando total coerência. O jogo de palavras é pura estética!!

Ele, de facto, não é propriamente dado a grandes empatias, mas...
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

segunda jun 07, 2010 9:36 am

Quando era pequenita era bem mais dada à leitura do que hoje em dia, por isso o livro que mais me marcou foi "O Principezinho".
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
gallandriel
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2010 12:59 pm

segunda jun 07, 2010 10:55 am

cuze Escreveu:Peço desculpa, mas não consigo perceber como é que o Saramago é hipócrita quando a temática da generalidade da sua obra reflecte precisamente a forma como ele pensa, revelando total coerência. O jogo de palavras é pura estética!!

Ele, de facto, não é propriamente dado a grandes empatias, mas...

aprofundando a biografia dele entenderá....

ou só entenderá quem gostar de ser Português.

é tudo uma questão de pontos de vista... olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço!!

de qualquer forma é irrelevante... a vida é curta e na dele está a chegar o Inverno... ou já chegou.
cuze
Membro

segunda jun 07, 2010 12:05 pm

Uhm, não sei se tem a ver com a ida dele para Espanha, mas não o recimino minimamente quando vê um livro seu alvo de "quasi" censura por parte de um ministro beato do seu país!!!

Mas isto sou eu para quem as fronteiras são barreiras artificiais dificeis de entender! Não sou minimamente nacionalista, mas adoro o meu país porque adoro a sua cultura, a sua história, as suas paisagens, o seu sol, a sua gastronomia, as minhas raizes! Não meto é as mãos no fogo por nenhuma bandeira!!

Quanto ao resto, como disse estou agora a iniciar-me na obra do Saramago e comecei precisamente por um livro que, na sua temática, muito me diz porque também sou alentejano, porque as familias dos meus pais sempre foram humildes, tendo a do meu pai vivido grande dificuldades pois eram trabalhadores rurais e tudo isso é retratado no livro, bem como as lutas dessas gentes contra quem os explorava! Muito me diz a mim, e tem tudo a ver com o pensamento de Saramago, daí que não veja a falta de coerência do senhor.

Aliás, ainda em relação à sua mudança para Espanha como poderá isso ser incoerente se o homem é comunista e, por consequência, internacionalista?! 8)
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

segunda jun 07, 2010 5:45 pm

Para mim em Saramago basta uma coisa para manchar o nome de Portugal - os pensamentos quase nazis.

Já nem pego no facto de querer que Portugal faça parte de Espanha.. Que raio de português quer isso?

Mas como não gosto de julgar as pessoas por 1 ou 2 coisas que fizeram e ignorar o todo (que não conheço), abstenho-me :)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

segunda jun 07, 2010 6:31 pm

Bem os livros da minha vida:

O Procipezinho

Fernão Capelo Gaivota

Os Lusíadas

As aventuras de João Sem Medo

Um Deus passeando pela brisa da tarde
cuze
Membro

segunda jun 07, 2010 10:00 pm

Eenesh Escreveu:Para mim em Saramago basta uma coisa para manchar o nome de Portugal - os pensamentos quase nazis.

Já nem pego no facto de querer que Portugal faça parte de Espanha.. Que raio de português quer isso?

Mas como não gosto de julgar as pessoas por 1 ou 2 coisas que fizeram e ignorar o todo (que não conheço), abstenho-me :)
Nazi?
Explique lá isso!!! :o
Eenesh
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 4:27 pm

Pelo que já li, uma das suas teorias é a de que os Judeus não merecem compaixão pelo que aconteceu no Holocausto.. Acha que "não aprenderam nada" com o sofrimento.
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

terça jun 08, 2010 4:33 pm

Há pouco lembrei-me deste tópico. Uma colega minha estava a dizer que as pessoas não gostam do Saramago, e quem diz que gosta é para se armar em pseudo intelectual da treta. :lol:

Não concordo, nem deixo de concordar, porque não conheço a obra do senhor, como tal não tenho qualquer tipo de opinião formada.
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
cuze
Membro

terça jun 08, 2010 5:03 pm

Eenesh Escreveu:Pelo que já li, uma das suas teorias é a de que os Judeus não merecem compaixão pelo que aconteceu no Holocausto.. Acha que "não aprenderam nada" com o sofrimento.
Isso não significa que é nazi.
A questão judaica tem muitas nuances. Falamos de anti-semitismo? De anti-sionismo? Falamos dos judeus enquanto lobbie económico e politico?

Há muitas perspectivas e, portanto, não é fácil ter uma posição assim tão esclarecida quanto a isso! Aliás, quanto a esse tema, é muito fácil dizer-se uma coisa, pensar-se outra, e ser-se interpetrado de uma terceira forma!

Se me perguntarem se sou anti-semita digo que não sou porque não sou racista nem xenófobo. Se me perguntarem se sou anti-sionista digo que sim porque sou agnóstico e totalmente contra a poltica racista e segregacionista advogda pelos sionistas, nomeadamente na politica de Israel face aos Palestinianos (aliás, é fácil fazer o paralelismo entre o sionismo e o nazismo, por mais irónico que possa parecer).

Por outro lado, sou anti-Capitalista e percebo a importância do lobbie judeu no Mundo, que é tão forte que foi capaz de criar um Estado às três pancadas a seguir à Segunda Guerra Mundial manipulando os governos de RU e da França para esse fim; que consegue manipular decisivamente a politica externa dos EUA (através da influência que tem no Senado) ou que, e como consequência deste último, conseque manter Israel imune a qualquer resulução da ONU que acarrete sanções.

Como vê, estamos a falar de três aspectos diferentes do "povo judeu".
Aliás, o que define um Judeu? A etnia? A religião? A classe?
Eenesh
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 5:36 pm

Claro que não significa que é nazi, daí ter usado o termo "pensamentos "quase nazis dele", mas nem sequer sei o suficiente para tomar uma posição e dizer que ele é X ou Y.

E concordo quanto a tudo o resto, especialmente do que disse por último. Não é fácil definir um judeu. O que é facto é que foram definidos e executados daquela maneira bárbara.. Mas Saramago acha que não se deve escrever sobre isso nem dar tanta importância como se dá :o Isso é que me choca.

Mas apenas me choca como pessoa, porque quanto às obras não tenho nada a opor. O Ensaio Sobre a Cegueira achei brilhante, e o Memorial do Convento (que fui obrigada a ler na escola :x ) não me atraiu precisamente por isso - por ser obrigada - mas confesso que também considerei um bom livro.
cuze
Membro

quarta jun 09, 2010 10:00 am

É claro que choca a forma como ele diz isso, mas duvido que ele pense exactamente dessa forma!

Pessoalmente tenho muita curiosidade em ler o Ensaio Sobre a Lucidez, onde só pela sinopse se percebe que Saramago, apesar de comunista, talvez não seja tão ortodoxo como aparenta. Alguém que considera "lucidez" colectiva uma eleição ter 85% de votos brancos, tem a minha admiração, pois é precisamente isso que penso há algum tempo a esta parte.

Não tenho muitas dúvidas que uma percentagem massiça de votos brancos ou nulos seria a mensagem mais poderosa que se poderia dar a estes politicos de péssima qualidade (isto para não falar em Revoluções).

Outro livro dele do qual tenho curiosidade é o "As intermitências da Morte" em que a Morte "faz greve" e ninguém morre. Tenho bastante curiosidade em perceber o cenário que ele traça, bastando para isso imaginar um mundo onde ninguém morresse e o caos social que iria ser!
Eenesh
Membro Veterano

quarta jun 09, 2010 10:21 am

Também tenho curiosidade quanto a essa último, estou a ver se consigo despachar tudo o que tenho para fazer para arranjar um tempinho para ler a pilha de livros que ali está.. E esse virá depois :lol:

Em relação ao primeiro, não sei se me agradará muito devido ao tema, mas não deixo de concordar com isso que disse - só que, infelizmente, parece que as pessoas não estão a conseguir ser lúcidas em relação à política para tomar tal atitude.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”