casa-pia

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.

os que abusaram crianças da casa pia se devem ser presos?

sim
30
83%
nao
2
6%
alguns(quem puser esta opçao diga quais acham que deviam ser presos e os que nao deviam)
4
11%

Total de votos: 36
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta set 08, 2010 9:55 am

É verdade! Foi um episódio lamentável. Tenho algures por aí uma série de artigos de jornal sobre o assunto, do qual se falou bastante há uns anitos.

Sobre este caso, é evidente que os culpados, em particular nos tempos que correm, com a facilidade que há em fazer-se ouvir através da Net, aproveitam esta mesma facilidade para tentar convencer o maior número possível de pessoas que não são responsáveis por tais actos. Como se fosse característica que se andasse por aí a evidenciar!
O que menos falta são crédulos a querer ouvir e ler algo que as ajude a justificar as próprias impressões sobre as pessoas.
O que eu gostava de saber é, em nome de quê, as televisões dão tanto tempo de antena a estes mesmos indivíduos. Sim, eu sei, são as audiências.
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta set 08, 2010 9:55 am

LazzieJazzie Escreveu: (...)

Eu enviei um mail para o Carlos na noite dia 3, estou convicta que a Justiça tardará, mas chegará...Foram estas as minhas palavras para ele e para a Familia!

Honesto, atencioso, simpático, afável, verdadeiro e conciso... estas são algumas das qualidades que conheço no Carlos (...)
Qualidades comuns a qualquer bom comunicador...isso não faz dele inocente, AH! faltou dizer:"adora crianças"

Neste caso a justiça até tardou, mas não falhou.
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quarta set 08, 2010 10:01 am

Ai ai.... Toda a gente tem uma opinião formada acerca de tudo é o que vale.

Pois eu não sei, talvez por ser "muito novo" para compreender ou por e simplesmente porque se calhar não papo tudo o que a comunicação social nos enfia pela goela abaixo.

Se o Carlos Cruz é culpado ou inocente? Não faço ideia, mas também não vou basear a minha opinião em órgãos de CS viciados, sensacionalistas e comprados.
cockinhas
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 10:10 am

Acaldeira Escreveu:Ai ai.... Toda a gente tem uma opinião formada acerca de tudo é o que vale.

Pois eu não sei, talvez por ser "muito novo" para compreender ou por e simplesmente porque se calhar não papo tudo o que a comunicação social nos enfia pela goela abaixo.

Se o Carlos Cruz é culpado ou inocente? Não faço ideia, mas também não vou basear a minha opinião em órgãos de CS viciados, sensacionalistas e comprados.
Não é possível ignorar o que a comunicação social nos diz, é evidente. Mas só porque sabemos que eles não conseguem aceder á verdade (e é assim em quase tudo o que noticiam, infelizmente), também não passa a ser verdade o contrário.
Ora, sabendo nós que não se pode seguir o que eles dizem, cabe a cada um de nós, socorrer-se de outros elementos para formar opinião.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta set 08, 2010 11:24 am

cockinhas Escreveu:
Ora, sabendo nós que não se pode seguir o que eles dizem, cabe a cada um de nós, socorrer-se de outros elementos para formar opinião.
Quais elementos? Se a comunicação social não consegue aceder à informação, o público também não.
Para mim é uma questão de acreditar nesta ou naquela versão ou não acreditar em nenhuma por não se considerar que tenham credibilidade suficiente...e neste sentido todos serão "crentes".
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta set 08, 2010 11:38 am

conhecem a lenda do galo de barcelos???
" é tão certo eu ser inocente como aquele galo cantar ( galo assado na mesa do juíz da vila )!!!!" - disse o galego condenado à forca.

e na hora da execução, o galo.... cantou.

a justiça é feita por homens, para homens, logo está cheia de falhas, erros, lacunas... o que lhe quiserem chamar.
muitas vezes dá a ideia que só se está a escolher entre o mau e o péssimo. dos males o menor.

nem falo deste processo em concreto, mas na generalidade.
as coisas seguem agora o seu rumo dentro do sistema judicial e pronto.

mas a verdade verdadeira... essa permanece oculta. assim como a esmagadora maioria dos intervenientes... quiçá os reais criminosos.

foi só aquela meia duzia? :roll: right....
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 08, 2010 12:18 pm

Eu sou um pouco da opinião do ACaldeira.

Hoje é que sai a fundamentação da sentença. Depois vai haver recursos e um tribunal superior apreciará o caso.

É claro que há uma opinião pública que julga, mas quem sabe do processo e condena são os tribunais.

Lamento que o nosso sistema permita que, com a lentidão da investigação e da justiça, os culpados possam nunca vir a pagar pelos seus crimes, neste como noutros casos. Mas é o que temos, embora espere que melhore.

Que os miúdos são vítimas, disso não há a menor dúvida. E não só estes, mas centenas que foram abusados ao longo de décadas. E a sociedade permitiu que isso acontecesse. E os criminosos serão também muitos mais.

Agora, também me custa a crer que um grupo de miúdos tenha resolvido arquitectar uma história contra estes indivíduos em particular, que ainda por cima nada têm a ver uns com os outros. Escolheram-nos como? Ao calhas, na lista telefónica?

Posso admitir, em tese, que haja um ou dois inocentes no meio destes seis, mas todos eles juram e trejuram que são inocentes, têm a consciência absolutamente tranquila e, à noite, dormem como justos... Por aí não se pode tirar conclusão nenhuma.

O Bibi apanhou uma pena muito maior que a dos outros porque foram dados como provados muito mais crimes.

Estes são alguns pensamentos que me ocorrem sobre o caso.

P.S. A propósito de um comentário que vi acima, também no tempo da outra senhora aconteceu o caso Ballet Rose, em que estavam envolvidas figuras gradas do regime...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 08, 2010 12:29 pm

Ora nem mais, já tinha feito referência a esse caso mais acima. Faz-me muita confusão que uma pessoa da minha geração ache que no tempo do Salazar é que era bom, particularmente uma pessoa que gosta de fóruns de discussão. No tempo do Salazar mais de 3 pessoas juntas na rua a conversar era um ajuntamento e ilegal. :lol: Enfim, nem vale a pena discutir uma coisa dessas, acho que os únicos que têm saudades do estado novo devem ser os que viviam que nem nababos nas colónias em África e que, com a guerra colonial, tiveram que deixar tudo para trás e voltar para Portugal com um mão à frente e outra atrás...

Estava agora a ler um artigo de opinião que, por acaso, espelha a minha opinião sobre o circo que estes senhores andam a fazer:

http://clix.expresso.pt/querem-ver-que- ... -c=f602447

De qualquer maneira, hoje sai o acordão. Com certeza estará lá tudo fundamentado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cockinhas
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 1:34 pm

Acena Escreveu:
cockinhas Escreveu:
Quais elementos? Se a comunicação social não consegue aceder à informação, o público também não.
Para mim é uma questão de acreditar nesta ou naquela versão ou não acreditar em nenhuma por não se considerar que tenham credibilidade suficiente...e neste sentido todos serão "crentes".
Pois, cada um forma opinião com aquilo de que dispõe. Para uns será a comunicação social, para outros a credibilidade que lhe merecem as afirmações dos diferentes intervenientes no processo e para outros ainda será qualquer informação acrescida de que disponham.
dinodane
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 1:38 pm

Bom... afinal é só sexta. :?

Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 08, 2010 1:44 pm

dinodane Escreveu:Ora nem mais, já tinha feito referência a esse caso mais acima. Faz-me muita confusão que uma pessoa da minha geração ache que no tempo do Salazar é que era bom, particularmente uma pessoa que gosta de fóruns de discussão. No tempo do Salazar mais de 3 pessoas juntas na rua a conversar era um ajuntamento e ilegal. :lol: Enfim, nem vale a pena discutir uma coisa dessas, acho que os únicos que têm saudades do estado novo devem ser os que viviam que nem nababos nas colónias em África e que, com a guerra colonial, tiveram que deixar tudo para trás e voltar para Portugal com um mão à frente e outra atrás...

Estava agora a ler um artigo de opinião que, por acaso, espelha a minha opinião sobre o circo que estes senhores andam a fazer:

http://clix.expresso.pt/querem-ver-que- ... -c=f602447

De qualquer maneira, hoje sai o acordão. Com certeza estará lá tudo fundamentado.
No meu tempo dizia-se, para espelhar a situação: «Não são permitidos ajuntamentos de mais de pessoa e meia.» Agora dá vontade de rir, mas dantes não dava nenhuma.

Afinal, acórdão divulgado ao público, na Internet, só sexta-feira. Hoje ainda é só para advogados e Ministério Público. Não é que a justificação não faça sentido, mas toda esta demora também não se percebe...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
enolamai
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 3:13 pm

Tasse, mas há alguma coisa que se perceba nesta terra?

tudo dá milhentas voltas, tudo é muito complexo, o nosso país é uma gigantesca casa desarrumada.

cheia de recantos onde dá para enfiar de tudo e mais alguma coisa, onde o lixo se varre para debaixo do tapete.

vai melhorando ( quero acreditar ) lentamente... falta ainda espirito pratico. complica-se muito por pouco.

no campo da justiça ainda.... o proprio discurso é obscurantismo total para o comum mortal. como é que é possivel aproximar a justiça do cidadão e vice-versa, se até a terminologia intimida e é duma opacidade extrema?

se no processo mais banal do mundo: do João que bateu no Manel por causa dos marcos do terreno do avô do Manel, o processo tem mais de três mil páginas, a sentença tem duzentas e no final nem o joão percebeu a pena que levou?
vale ao João o senhor doutor advogado fazer a gentileza de dizer: oh pá você safou-se desta com pena suspensa, dois anos!!

é tudo muito complicado... e depois de tanta análise e investigação no fim sabe-se tanto, senão menos, do que no inicio.
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 3:33 pm

Eu gosto pouco do discurso «isto só neste país!», «aqui é tudo mau, lá fora é que é...», mas não há dúvida de que muitas vezes não dá para termos outro.

Olhe, na sequência do que se disse atrás, foram muitos séculos em que sistematicamente nos deixámos atrasar, culminando em décadas de ditadura obscurantista (sim, porque outras as houve mais iluminadas, apesar de tudo).

Nem os Descobrimentos, em que realmente fomos grandes, ousados, pioneiríssimos, conseguimos aproveitar... :roll:
dinodane
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 3:44 pm

décadas de ditadura obscurantista
É, fado, futebol e fátima e um povo analfabeto, reprimido e pobre!! E ainda há gente com trinta e poucos anos que se dizem cultos e esclarecidos a dizerem que no tempo do Salazar é que era... francamente é triste.

enolamai
Membro Veterano

quarta set 08, 2010 3:48 pm

eu não queria outro país para viver.
apesar dos pesares.

nos outros sitios também há problemas, essa historia de " na France é muito melhooorrrr" não cola :lol: :lol:
não há oásis.

mas que podíamos simplificar e melhorar... isso podíamos :wink:
acho que só nos focamos no negativo, no bota abaixo... somos muito pouco empreendedores porque perdemos muito tempo a reclamar do destino, da chuva, da seca e do mildio que deu cabo das videiras...

o passado passou, quem fez o quê, onde e como.... nada disso importa mais.
se os media não recalcassem tanto estas historias ao longo dos anos, alimentando ainda mais o nosso tipico gosto pelo sórdido, provavelmente o desenlace seria diferente. mais correcto, mais abrangente.... menos show off, mais justiça.
eu hoje tou muito seca!!!! :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”