Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 10:36 pm

Chamarrita Escreveu:
LuluB Escreveu: para as claras subirem bem: têm de estar à temperatura ambiente, e se esta for alta, melhor.
se levarem um bocadinhinhinho de sal, também sobem melhor! LuluB, usa batedeira eléctrica ou bate à mão?
Eléctrica, minha filha! À mão??? Não havia braço que aguentasse! :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 08, 2010 10:37 pm

cockinhas Escreveu:Obrigada. Adoro farófias mas a minha mãe nunca fez este doce de propósito, apenas para aproveitar claras, por isso a receia dela sempre foi "fingida" (com leite creme de pacote, ou assim :wink: ).
eu sou louca por farófias... e todos os fritos e doçarias de Natal, mas as farófias!!! estou aqui a deitar esguichos de saliva para o monitor!! e que saudaaades dos Natais na Lousã, quando éramos muitos e nunca havia lugar para todos à mesa, comiamos com o prato nos joelhos, ao calor da salamandra... e havia avó, que fazia as filhoses (assim chamadas nos confins da Beira Baixa, por cá chamam-lhes coscorões), e com a massa fazia uns bonecos com umas pilas enormes, para as netas :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 08, 2010 11:59 pm

marijonscp Escreveu:
dinodane Escreveu:é pá, não copiem receitas para aqui... :?

Postem aquilo que fazem em vossas casas... à vossa maneira.
Dinodane, pelo que tenho lido por aqui as receitas ou são das próprias ou de familiares. Ou então escapou-me alguma coisa. :?
As da Drilldown não. Sem ofensa, que com certeza foi de coração e com a melhor das intenções, não é disso que se trata, só acho muito mais interessantes escrevermos nós mesmas como fazemos... :oops:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quinta dez 09, 2010 12:03 am

:o q topico doceeeeeeeeee :D
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 12:13 am

MaguiC Escreveu:Dinodane que rica ideia esta das receitas :D Obrigada!
Foi da Bastet, não minha!

marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta dez 09, 2010 12:16 am

dinodane Escreveu:
marijonscp Escreveu:
dinodane Escreveu:é pá, não copiem receitas para aqui... :?

Postem aquilo que fazem em vossas casas... à vossa maneira.
Dinodane, pelo que tenho lido por aqui as receitas ou são das próprias ou de familiares. Ou então escapou-me alguma coisa. :?
As da Drilldown não. Sem ofensa, que com certeza foi de coração e com a melhor das intenções, não é disso que se trata, só acho muito mais interessantes escrevermos nós mesmas como fazemos... :oops:
Pois foi, de certeza. :wink:
Bem, entretanto a tentar descobrir uma receita para uma amiga, dei com um site em português com receitas filmadas, tem por lá algumas de Natal e não só, mas não sei se hei-de colocar aqui ou não? :?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
dinodane
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 12:18 am

Ponha se quiser, há agora tantos sites de culinária... só não façam copy e paste de receitas que assim a coisa perde a graça. :)

marijonscp
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 12:23 am

dinodane Escreveu:Ponha se quiser, há agora tantos sites de culinária... só não façam copy e paste de receitas que assim a coisa perde a graça. :)
Ok :D , entonces aqui vai:
http://www.saborintenso.com/f14/
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quinta dez 09, 2010 8:58 am

:) AH..., eu faço mesmo com o livro de receitas à frente.
Não tenho muito jeito para doces que levem farinha e tenho de seguir rigorosamente a receita. Umas vezes fica bem, outras nem vos digo nada :lol: :lol:

Não tenho tanta sorte em saber como se fazia na minha família, uma vez que quem cozinhava eram cozinheiras e essas já tinham alguma idade.
Resumindo: Perdi-lhes o rasto.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta dez 10, 2010 7:15 am

Salada do mar

1 lagosta cozida e cortada aos pedaços

1 kg de camarão cozido e descascado

2 batatas médias

2 cenouras

1 lata de ervilhas

1 lata de milho cozido

2 ovos cozidos cortados aos pedacinhos

azeite para temperar

Maionese

Sal a gosto

Coze-se a batata e as cenouras cortadas na água de cozer o camarão previamente coada,
Depois é só escorrer e juntar os restantes ingredientes, deixa-se arrefecer, vai ao frio e cobre-se com uma camada de maionese.
Enfeita-se com alguns camarões, azeitonas.

Este é um prato muito apreciado aqui em Moçambique, no Natal principalmente pois os meses mais quentes são Dezembro e Janeiro e sabe bem um prato frio.
O nome que se dá aqui a esta salada é "maionese" simplesmente.

Não é muito boa ideia aí em Portugal, com tanto frio, mas prontos...:D
BrownEye
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 7:20 am

Arroz de pato

(Pode fazer-se com outras aves)
1 pato

1Knorr de galinha

1,5 chávena de arroz

Bacon ou presunto aos pedacinhos

Alho picado qb

1 cebola grande picada

Azeite qb (pode usar-se óleo ou margarina consoante o gosto de cada um)

1 colher sobremesa de colorau

Sal a gosto e se necessário

Um pouquinho de vinho branco

Coze-se o pato com o knorr de galinha, cortado aos pedaços para ser mais fácil a cozedura, depois de cozido retire o pato e deixe arrefecer, guarde o caldo da cozedura.
Depois de frio, retire a carne em lascas, entretanto coloque numa frigideira o azeite e toca a ir ao lume, junta-se a cebola e o alho e deixe alourar. Deita-se as lascas do pato, o colorau e o bacon(ou presunto) e deixa-se fritar, mexendo de vez em quando, rega-se com um pouquinho de vinho branco quase no fim .

Numa caçoila de barro misture o arroz com o conteúdo da frigideira, mexa bem e cubra com o caldo de cozer o pato, só o suficiente para cozer o arroz. Verifique o sal.
Leva-se ao forno médio a caçoila tapada, vá vigiando, quando o arroz estiver quase cozido, baixe o forno para o mínimo e só esperar até ficar bem sequinho, soltinho e… pronto!

BrownEye
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 7:22 am

Creme de leite

1 lata de leite condensado cozida durante 1 hora (lata fechada e coberta com água)

2 pacotes de natas batidas em chantili (sem açucar)

1/2 pacote de bolacha maria triturada fina(em pó, mais precisamente)

envolve-se o conteúdo da lata de leite condensado com as natas
cobre-se o fundo de uma taça com bolacha maria triturada, despeja-se o creme feito anteriormente em cima destas e polvilha-se com um pouco da bolacha preparada.

vai ao frio durante umas horas

pode fazer-se em tacinhas individuais

marijonscp
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 9:48 am

Marisinha, essa Salada do Mar está a deixar-me super babada. :lol:
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

sexta dez 10, 2010 3:00 pm

Belo tópico para eu tirar umas receitinhas para fazer neste natal.Bigada a quem as publicou e venham mais :) :P :P
dinodane
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 3:51 pm

Ainda ninguém meteu receita de rabanadas...

Faço assim, compro prái com 4 dias de antecedência uns cacetes daqueles largos e compridos e meto-os ao ar para ficarem rijos.

Depois corto-os em fatias na diagonal. Entretanto fervi leite com umas cascas de limão e açúcar. Tenho um pano estendido para absorver o excesso de leite onde vou dispondo as fatias de pão embebidas no leite.
Já tenho o óleo ao lume e um prato de sopa com ovo batido. Com muito cuidado para não desmanchar passo as fatias pelo ovo e frito-as no óleo. Depois de bem escorridas, passo as fatias por açúcar e canela.

é assim que fazem?

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”