** Homenagem**

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

quinta jun 14, 2012 4:51 pm

Boa tarde!
Só agora li este tópico... e estou lavada em lagrimas!!! Micaela um beijinho e força... O que escreve, apesar de triste... é muito bonito...!
Realmente só quem ama um animal consegue entender tudo o que aqueles olhinhos e sons querem dizer!!
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta jun 15, 2012 8:31 am

Obrigada Suelly :)

Neste momento a tristeza já não é tão pesada, mas como eu sou uma pessoa um pouco melancólica por natureza, acabo por escrever mais sobre os meus estados tristes do que os alegres...

A saudade do Tareco aparece em cada situação que mo faz lembrar... era um gato muito especial!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MiCas2011
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 9:39 pm

Há dores... e dores!

Há as dores da perda, como foi a da perda do meu gatinho... e depois há aquelas dores de alma. Aquelas que nos cortam o coração, nos machucam, e nos deixam com o corpo dormente... são dores que doem mais que tudo no mundo!

Faz dois dias que não me sinto... tomei a atitude que sempre me recusei a aceitar na vida! Fiz o que sempre prometi não fazer... coloquei a minha mãe num lar!

É uma dor enorme.... um sentimento de culpa e de remorso maior do que posso carregar... doem-me a alma... o corpo... estou quase desistindo de tudo!

Tento convencer-me que esta foi a melhor atitude, mas não consigo!

Estou com a minha mãe de 90 anos desde sempre.. agora a saúde dela piorou e o facto de eu viver sozinha com ela, não me permite tê-la em casa... o ordenado é pequeno, não posso perder o meu emprego e nem posso ou tenho condições de ter alguém em casa a tomar conta dela...

Tenho uma irmã que vive longe e que sempre foi distante....

A casa de repouso que encontrei não é nada de especial e é cara, mas foi a única que consegui para a urgência que precisava... tenho apenas a próxima semana de férias e não sei o que fazer!

Em duas semanas a minha saúde foi abaixo.. a minha sanidade mental está de rastos... e eu sinto.me perdida! Quero convencer-me que fiz a unica coisa que podia, mas não consigo... choro o dia todo! parte-me o coração tê-la lá... dizer~lhe adeus todos os dias é uma dor enorme!

Ela está lucida... apenas não pode estar sozinha por problemas de saude e de locomoção.

Oh meu Deus... dá-me força para eu conseguir aguentar!

Gatinho da minha alma que velas por mim lá da tua estrelinha, ilumina o meu caminho!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 18, 2012 10:08 pm

Lamento, nem sei bem o que dizer... Não consegue apoio domiciliário da segurança social? A sua mãe não pode ficar sozinha uma parte do dia? E entre a Micas2011 e a irmã, não há hipótese de pagarem a uma pessoa para dar assistência à sua mãe na sua ausência? Que tal tem sido a adaptação da sua mãe ao lar? Não leve a mal as perguntas, são só coisas que me passaram pela cabeça, mas imagino que tenha ponderado todas as hipóteses. :(
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 18, 2012 10:17 pm

:cry: Tão triste, isto...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
MiCas2011
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:21 pm

Acena Escreveu:Lamento, nem sei bem o que dizer... Não consegue apoio domiciliário da segurança social? A sua mãe não pode ficar sozinha uma parte do dia? E entre a Micas2011 e a irmã, não há hipótese de pagarem a uma pessoa para dar assistência à sua mãe na sua ausência? Que tal tem sido a adaptação da sua mãe ao lar? Não leve a mal as perguntas, são só coisas que me passaram pela cabeça, mas imagino que tenha ponderado todas as hipóteses. :(
Ai Acena... isto é tudo muito recente! A minha mãe esteve no hospital no fim de semana passado e deram-lhe alta apesar da situação em que estava.. eu estou de férias neste momento até ao dia 29, mas depois acabou-se!

Ela é diabética e está com uma inflamação numa perna ( erisipela) fora os problemas de má circulação. Os serviços sociais apenas me mandam alguém para a lavar e dar comer, porque eu estou ausente... mas depois há todo o conjunto de situações que envolvem a minha impossibilidade... já tenho 50 anos e não sou muito forte, ela é muito pesada..

A minha irmã vive no alentejo e não pode vir para cá.

A minha mãe só está no lar há dois dias.... hoje estava mais confusa, do que ontem. Ainda se está a adaptar... mas o lar é muito fraquito, apesar do preço. Foi o unico com uma vaga para a urgência que eu tinha e está apenas a 10 min da minha casa... não tem assistência médica, só lá vai um médico 1 vez por mês e não tem enfermaria.... é asseado, pelo menos à primeira impressão...

Se calhar eu estou a exagerar... porque sou muito pegada a ela... mas estou a sofrer muito! muito....

Numa semana emagreci 7 kg... e não consigo comer nem dormir... só choro! Sinto-me tão peerdida...

Lembrei-me de escrever aqui... porque a escrever, desabafo...

:cry: :cry:

mas desculpem-me... :cry:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado ago 18, 2012 10:22 pm

:(

Micas, não tem mais família? :(
Apoio domiciliário, sim, seria uma solução...
MiCas2011
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:23 pm

Não tenho mais ninguém.. :(
Acena
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:43 pm

Sei como é Micas2011, passei muito tempo no hospital, não por estar doente, mas por outras questões, e acompanhei alguns casos assim, familiares de pés e mãos atadas e muito, muito sofrimento.

Suponho então, que na sua condição, um lar de dia, também não é solução, pois não? Infelizmente nem há muitas estruturas deste género e as que há também não são bem para casos como o da sua mãe :(

A vida dá muitas voltas Micas2011 e tira-nos o tapete quando não estamos à espera, uma coisa tenho a certeza, tem que ser forte, cuidar de si, de certeza que é o que a sua mãe quer para si acima de tudo. E entretanto, vá dando aquilo que pode à sua mãe, muito mimo, boas conversas, uns bons lanchinhos (nem que seja chá)... um dia de cada vez, às vezes temos que sossegar e ir vivendo da melhor forma que conseguirmos, aggarradas a pequenas coisas
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado ago 18, 2012 10:44 pm

é realmente uma situação muito sensível e complicada que ninguém que goste e ame os seus gosta de tomar.

Não se culpabilize, uma vez que é compreensível na situação em que está (e infelizmente muitas famílias debatem-se com o mesmo problema) em que não temos possibilidades em cuidar dos nossos em casa como queríamos.

Noutros tempos com a família mais alargada onde havia mais filhos, era mais fácil os nossos pais viverem em casa e ter alguém que cuidasse deles.

Hoje, quem pode dar-se ao luxo de deixar o emprego para cuidar dos nossos?

Sei que é fácil falar. Compreendo a sua situação e só queria dizer-lhe que infelizmente não está só.

Por muito que lhe custe, está a tentar fazer o melhor com o que pode.
MiCas2011
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:51 pm

Obrigada por todas as vossas palavras. Neste momento elas são a única coisa que eu tenho... como já disse antes, eu sou um pouco solitária, porque a vida
me fez assim...

A minha mãe esteve num centro de dia até sexta feira passada... mas neste momento é impossível voltar... eu moro num 2 andar sem elevador... e centro de dia é num 1 andar alto... e ela não pode subir nem descer...

Esta foi na verdade a minha única opção neste momento... mas não me acalma a dor saber isso! Tento convencer-me e não consigo... é uma lâmina no meu coração..

Desculpem eu estar aqui a escrever estas coisas... desculpem...

Vou tentar dormir porque vou tomar um calmante...

Um abraço para todos vós e mais uma vez desculpem eu estar a incomodar.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado ago 18, 2012 11:07 pm

Não tem que pedir desculpa. Desabafar faz bem para que o desgosto não nos deite abaixo. Vá desabafando e vá dando notícias.

E uma noite descansada.

E viva um dia de cada vez.
Acena
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 11:24 pm

ambv Escreveu:Não tem que pedir desculpa. Desabafar faz bem para que o desgosto não nos deite abaixo. Vá desabafando e vá dando notícias.

E uma noite descansada.

E viva um dia de cada vez.
x2 não tem que pedir desculpa e não incomoda ninguém.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo ago 19, 2012 11:05 am

Micas, não se martirize. Dentro das ferramentas que possui, encontrou a solução possivel. É importante que a sua mãe esteja vigiada e deu-lhe isso. Agora, com mais tempo, talvez consiga algo melhor para as duas. É preciso que trate de si para continuar a cuidar dela. Não desespere por coisas que não pode alterar, tire partido dos momentos que pode usufruir. A sua mãe está vigiada, continua a protegê-la, pode ir trabalhar e mais não pode, por agora, amanhã, quem sabe? Como se costuma dizer: Se a vida te der um limão, faz uma limonada.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo ago 19, 2012 12:44 pm

Argay Escreveu:Micas, não se martirize. Dentro das ferramentas que possui, encontrou a solução possivel. É importante que a sua mãe esteja vigiada e deu-lhe isso. Agora, com mais tempo, talvez consiga algo melhor para as duas. É preciso que trate de si para continuar a cuidar dela. Não desespere por coisas que não pode alterar, tire partido dos momentos que pode usufruir. A sua mãe está vigiada, continua a protegê-la, pode ir trabalhar e mais não pode, por agora, amanhã, quem sabe? Como se costuma dizer: Se a vida te der um limão, faz uma limonada.

:)
... e mais, Micas! Está a 10m do local! Já viu se fosse muito longe? :)
Um grande abraço! :)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”