ONU recomenda mudança global para uma dieta vegana

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda mai 28, 2012 11:14 pm

Mas talvez não fosse má ideia arranjares um bocadinho de paciência para te informares minimamente. Podias ver este vídeo, por exemplo:
KavakoSilva Escreveu:Este programa ajuda a compreender as consequências dos nossos hábitos de consumo, nomeadamente de que forma o consumo de produtos animais pelos países ricos significa fome para os pobres:

http://arquivo.faroldeideias.com/arquiv ... ra&id=1174
Está tudo muito bem explicadinho, com bonequinhos e tudo.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

segunda mai 28, 2012 11:22 pm

É muito fofinho da sua parte, sr Anibal. Agradeço sinceramente!
Tenho pena de não saber fazer bonequinhos para lhe explicar o meu ponto de vista. Mas como o sr Anibal é dotado de uma inteligência superior, fruto, quem sabe, da sua " ideologia alimentar" vai-me dar o desconto e aceitar que tenho a minha liberdade de pensar e decidir.
Lavagens cerebrais? Não, obrigado! :oops:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 29, 2012 8:15 am

NicaJunior Escreveu:Lavagens cerebrais? Não, obrigado! :oops:
Onde vê a lavagem cerebral? É um simples tópico que contém informação. Que não goste do tema ou não saiba falar sobre ele ou mesmo não queira falar, certo. Agora que acusem as pessoas de catequistas, apóstolas e fanáticas por partilharem um tema de forma educada e informativa é coisa de "fanáticos" pela confusão vazia e destrutiva pelo simples motivo: apetece-me.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

terça mai 29, 2012 8:30 am

KavakoSilva Escreveu:A pessoa mais cega aqui provavelmente és tu. Mas é porque não queres ver; a informação que já foi disponibilizada neste tópico permite a qualquer pessoa com um mínimo de inteligência compreender que a produção de produtos animais é muito mais consumidora de recursos do que a produção de alimentos de origem vegetal.

Analisados os dados, uma dieta vegana é, claramente, muito mais ecológica do que uma que inclua produtos animais. Isto são factos. Podes ter a tua opinião, mas se ignoras grosseiramente os factos, a tua opinião acaba por não valer nada.
Outro facto: é muito mais ecológico não existirmos, porque apenas contribuímos para a destruição e desequilíbrio do planeta. Então, vamos todos saltar da ponte abaixo? :lol:
As pessoas que aprendam a comer sem excessos e a repartir os recursos uniformemente...deixar de comer produtos processados, e concentrar no que realmente é comida a serio, que fornece nutrientes indespensáveis a vida.
O ser humano é um animal omnívoro, e eu vou continuar a comer produtos de origem animal e vegetal, de maneira a satisfazer as necessidades do meu organismo. :wink:
Argay
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 8:36 am

KavakoSilva Escreveu:Outro facto: é muito mais ecológico não existirmos, porque apenas contribuímos para a destruição e desequilíbrio do planeta. Então, vamos todos saltar da ponte abaixo? :lol:
Isso não é verdade. Mais ecológico seria sermos menos. Mas lá chegaremos, a própria natureza tratará disso. Se cada um de nós fizer um esforço no sentido de minimizar a nossa pegada ecológica e contribuir para menos sofrimento, esse será um grande passo na construção de um futuro. Olhando para a actualidade, parece-lhe que os seus filhos têm futuro? Quando olha para pessoas a morrer à fome, não lhe pesam os seus próprios excessos?
Diga-me uma coisa, leu o relatório da ONU e leu/viu toda a informação constante deste tópico?
Todos citam o utilizador KavacoSilva ou a utilizadora argay, mas nem uma unica pessoa cita um parágrafo que seja do relatório para o contestar. Nenhuma pessoa cita uma imagem ou um parágrafo que tenha visto num video. Que podemos concluir?
<p>&nbsp;</p>
Teffie
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 9:13 am

Argay Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:Outro facto: é muito mais ecológico não existirmos, porque apenas contribuímos para a destruição e desequilíbrio do planeta. Então, vamos todos saltar da ponte abaixo? :lol:
Isso não é verdade. Mais ecológico seria sermos menos. Mas lá chegaremos, a própria natureza tratará disso. Se cada um de nós fizer um esforço no sentido de minimizar a nossa pegada ecológica e contribuir para menos sofrimento, esse será um grande passo na construção de um futuro. Olhando para a actualidade, parece-lhe que os seus filhos têm futuro? Quando olha para pessoas a morrer à fome, não lhe pesam os seus próprios excessos?
Diga-me uma coisa, leu o relatório da ONU e leu/viu toda a informação constante deste tópico?
Todos citam o utilizador KavacoSilva ou a utilizadora argay, mas nem uma unica pessoa cita um parágrafo que seja do relatório para o contestar. Nenhuma pessoa cita uma imagem ou um parágrafo que tenha visto num video. Que podemos concluir?
com menos, deve querer dizer, muiiiiito menos! o ser humano mais parece uma praga, "devorando" tudo o que é vivo, ocupando tudo o que é espaço...
Eu faço um esforço, só não me limito aos produtos vegetais. Como pequenas porções de carnes, peixe, ovos, queijos ou leite, como muita salada, alguns cereais, frutas. Os meus filhos têm um futuro incerto, porque nem sei se os vou ter...
Admito que não analisei a informação fornecida, apenas dei uma vista de olhos por alto e vi apenas alguns fragmentos do video.
Não quis de maneira nenhuma atacar pessoalmente nem a si, nem ao KavacoSilva, cada um tem o direito a sua opinião, as sua crenças e filosofias de vida, o que é uma verdade para uns não o é para outros.
Concordo consigo, para haver um debate interessante sobre o tema é preciso que as pessoas leiam a informação aqui deixada, comentem, citem, critiquem construtivamente, concluímos portanto que ninguém fez isso.
Argay
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 9:17 am

Teffie Escreveu:Concordo consigo, para haver um debate interessante sobre o tema é preciso que as pessoas leiam a informação aqui deixada, comentem, citem, critiquem construtivamente, concluímos portanto que ninguém fez isso.
Obrigada Teffie, a sua resposta marca a diferença entre uma pessoa com uma postura séria e uma pessoa que anda sómente a menosprezar os restantes. Muitos parabéns por uma bela resposta.
<p>&nbsp;</p>
Teffie
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:09 am

Argay Escreveu:
Teffie Escreveu:Concordo consigo, para haver um debate interessante sobre o tema é preciso que as pessoas leiam a informação aqui deixada, comentem, citem, critiquem construtivamente, concluímos portanto que ninguém fez isso.
Obrigada Teffie, a sua resposta marca a diferença entre uma pessoa com uma postura séria e uma pessoa que anda sómente a menosprezar os restantes. Muitos parabéns por uma bela resposta.
Já vi o video todo, achei muito interessante, toca em todos os problemas, tenta relaciona-los, dá soluções válidas. Acho que é uma boa síntese do complexo problema em que estamos metidos.
As minhas conclusões são, no entanto, não a adopção da dieta vegana, mas sim:
- redução do uso de veículos movidos a combustíveis fosseis. Os pés e a bicicleta são boas alternativas, se não sempre podemos optar por transportes públicos;
- comprar frutas e legumes frescos não embalados (poupar no plástico);
- usar sacos reutilizáveis;
- comprar garrafões grandes de agua, e ter uma garrafa pequena reutilizável/pessoa para levar;
- não comer alimentos processados (que para além de serem menos saudáveis, e de perderem qualidade como alimento nutricional, obrigam a grandes gastos de energia (fóssil) na sua transformação);
- Comer o mais simples (se algo pode ser comido cru, como a cenoura, nabo, tomate, etc., escusamos de o cozinhar, evitando gastos de energia. Cozinhando apenas alimentos que necessitam de tratamento térmico, carnes, alguns cereais);
- Comer moderadamente;
- Variar a dieta, experimentar coisas novas. Por exemplo, o leite de vaca pode ser alternado com o leite de coco, a carne com o tofu/feijao/grao de bico/nozes (ricos em proteínas);
- Encontrar alternativas à monocultura intensiva, fazer estudos e pesquisas com o objectivo de perceber o funcionamento natural dos ecossistemas, permitindo diminuir o uso de químicos e a degradação dos solos.
- Subir o custo da carne e dos seus derivados;
-etc...

Há muita coisa que tem de ser feita, mas como já foi dito, este é um problema que mexe com muitos, se não todos, os sectores (económicos, ambientais, energéticos, sociais,...). Enquanto o dinheiro comandar o bom senso humano, será difícil mudar algo, ninguém quer ceder e perder o seu negócio, mesmo que isso leve a consequências catastróficas a longo prazo. O objectivo é produzir muito a preço baixo, para vender muito e ganhar milhões (mesmo que isso signifique explorar os mais pobres e os seus terrenos e recursos naturais), a pesquisa de alternativas, e a produção "limpa" é cara e pouco rentável.
Por isso, cada um de nós tem de ter consciência do que faz e mudar os seus hábitos diários. Não podemos ter tudo como garantido, porque hoje temos, mas amanha podemos não ter.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

terça mai 29, 2012 11:28 am

Teffie Escreveu:
Argay Escreveu:
Já vi o video todo, achei muito interessante, toca em todos os problemas, tenta relaciona-los, dá soluções válidas. Acho que é uma boa síntese do complexo problema em que estamos metidos.
As minhas conclusões são, no entanto, não a adopção da dieta vegana, mas sim:
- redução do uso de veículos movidos a combustíveis fosseis. Os pés e a bicicleta são boas alternativas, se não sempre podemos optar por transportes públicos;
- comprar frutas e legumes frescos não embalados (poupar no plástico);
- usar sacos reutilizáveis;
- comprar garrafões grandes de agua, e ter uma garrafa pequena reutilizável/pessoa para levar;
- não comer alimentos processados (que para além de serem menos saudáveis, e de perderem qualidade como alimento nutricional, obrigam a grandes gastos de energia (fóssil) na sua transformação);
- Comer o mais simples (se algo pode ser comido cru, como a cenoura, nabo, tomate, etc., escusamos de o cozinhar, evitando gastos de energia. Cozinhando apenas alimentos que necessitam de tratamento térmico, carnes, alguns cereais);
- Comer moderadamente;
- Variar a dieta, experimentar coisas novas. Por exemplo, o leite de vaca pode ser alternado com o leite de coco, a carne com o tofu/feijao/grao de bico/nozes (ricos em proteínas);
- Encontrar alternativas à monocultura intensiva, fazer estudos e pesquisas com o objectivo de perceber o funcionamento natural dos ecossistemas, permitindo diminuir o uso de químicos e a degradação dos solos.
- Subir o custo da carne e dos seus derivados;
-etc...

Há muita coisa que tem de ser feita, mas como já foi dito, este é um problema que mexe com muitos, se não todos, os sectores (económicos, ambientais, energéticos, sociais,...). Enquanto o dinheiro comandar o bom senso humano, será difícil mudar algo, ninguém quer ceder e perder o seu negócio, mesmo que isso leve a consequências catastróficas a longo prazo. O objectivo é produzir muito a preço baixo, para vender muito e ganhar milhões (mesmo que isso signifique explorar os mais pobres e os seus terrenos e recursos naturais), a pesquisa de alternativas, e a produção "limpa" é cara e pouco rentável.
Por isso, cada um de nós tem de ter consciência do que faz e mudar os seus hábitos diários. Não podemos ter tudo como garantido, porque hoje temos, mas amanha podemos não ter.
Muito bem Teffie :D \
Argay
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:38 am

Teffie Escreveu:este é um problema que mexe com muitos, se não todos, os sectores (económicos, ambientais, energéticos, sociais,...). Enquanto o dinheiro comandar o bom senso humano, será difícil mudar algo, ninguém quer ceder e perder o seu negócio, mesmo que isso leve a consequências catastróficas a longo prazo. O objectivo é produzir muito a preço baixo, para vender muito e ganhar milhões (mesmo que isso signifique explorar os mais pobres e os seus terrenos e recursos naturais), a pesquisa de alternativas, e a produção "limpa" é cara e pouco rentável.
A escolha acenta sempre nos consumidores, daí a importância de fazer escolhas conscientes, mesmo que implique menos fartura e mais trabalho. Para quê consumir McDonald's? Não há razão absolutamente nenhuma. Porque o tornamos num império? A escolha é apenas de cada um de nós.
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 29, 2012 11:42 am

Argay Escreveu:A escolha acenta sempre ...
"Assenta", Argay, assenta...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Argay
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:44 am

Floripes2 Escreveu:
Argay Escreveu:A escolha acenta sempre ...
"Assenta", Argay, assenta...
Já lhe disse que não pretendo de todo vê-la infeliz. Contribuo sempre de forma a que possa corrigir qualquer coisita.
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:56 am

Voltando um pouco atrás...
Daí, que passar a informação, as ferramentas, não é evangelização, é partilha para escolhas conscientes, porque nada do que foi dito é mentira.
<p>&nbsp;</p>
Teffie
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 12:03 pm

Argay Escreveu:A escolha acenta sempre nos consumidores, daí a importância de fazer escolhas conscientes, mesmo que implique menos fartura e mais trabalho. Para quê consumir McDonald's? Não há razão absolutamente nenhuma. Porque o tornamos num império? A escolha é apenas de cada um de nós.
McDonald's e outros restaurantes de comida rápida vendem comida sem interesse para o organismo, é um grande desperdício de recursos.
O que mais me impressiona é as pessoas saberem que faz mal, mas mesmo assim fazem lá festas de aniversario (e comemoram outros tipos de eventos), o que só faz com que as crianças associem esta comida a algo positivo!
Os próprios pais criam um mau habito alimentar nas suas crianças.
Teffie
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 12:09 pm

Charlie3 Escreveu: Muito bem Teffie :D \
Obrigada Charlie3 :D
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”