boa pascoa - receitas da fazer crescer agua na boca

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

domingo fev 19, 2012 6:34 pm

Obrigado User Floripes pela achega! :wink:

Comecei há relativamente pouco tempo a fazer bolos cá em casa, por isso ainda estou a aprender os "truques", mas sim... também concordo consigo quanto às quantidades de gordura utilizadas na generalidade das receitas. :(

Cumprimentos para si e um amasso à Rita! :D
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 19, 2012 7:07 pm

Olá,

A chávena que utilizei é uma grande de café.

O café volluto é um café fraco, mas pode ser qualquer café.

O bicarbonato serve para o bolo cozer melhor, mas não é obrigatório nas receitas eu pessoalmente gosto de utilizar.

Em relação ao fermento, se a farinha já tiver fermento não precisa de adicionar.

Em relação ao óleo eu uso para os bolos oleo de girassol.

Não uso na comida, prefiro azeite.

Acho que é tudo uma questão de fazer opções, eu por exemplo não como fritos nunca.

Tenho muito cuidado com a alimentação, mas confesso que sou gulosa e gosto de fazer bolos principalmente no Inverno, sabem melhor :wink:

O bolo obviamente será para dividir por mais pessoas por isso o pouco oleo que acabamos por comer acho que não nos fará muito mal.

Existem receitas de bolos que não levam oleo, ainda há pouco tempo fiz uma de bolo de iogurte em que não foi utilizada qualquer gordura, o problema é que fica uma massa mais pesada, o bolo não fica tão leve, mas claro que não restou fatia :D
Sónia
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 7:34 pm

Muito Obrigado Catrules :) pela partilha e esclarecimentos... pois não sabia que o óleo serve para ficar mais fofo, assim como não sabia a função do bicarbornato.

Cá em casa também tentamos primar pela alimentação de escolhas mais saudáveis, mas tal como a Catrules também sou muito gulosa... só que era mais doces de colher... mas as crianças começaram agora a descobrir os bolos e prefiro a fazê-los do que a compra-los já feitos... daí estas minhas dúvidas parvas de principiante. :oops:
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 19, 2012 7:48 pm

Titacris: Faz muito bem fazer os bolos em casa, não há nada melhor :D Mesmo as sobremesas, é preferível fazer em casa do que comprar, ao menos sabemos o que estamos a comer.

A minha mãe, quando era pequena, fazia sempre um bolo ou biscoitos ao fim de semana e eu adorava, talvez por isso mantenha a tradição :wink:

Não há nada melhor que um bom bolo caseiro ou uma boa sobremesa caseira, mousse, arroz doce, leite creme, então :roll: :D

Para compensar estes pecados, não ponho açucar no café, nem no chá, não bebo sumos ou refrigerantes. Tem de ser :wink:
Sónia
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 8:03 pm

Nem mais Catrules :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo fev 19, 2012 10:21 pm

catrules Escreveu:O bolo de laranja é muito fácil de fazer, com a calda por cima fica mesmo bom :D
Também é possível fazer a mesma receita com limão mas em vez de 1 deve utilizar-se 2 limões e retirar as extremidades e a parte mais branca, bem como as sementes, também fica delicioso :wink:
Mais que aprovado, obrigada! Para a próxima experimento o de limão. Procurei a receita do de iogurte, mas leva óleo na mesma.
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 10:55 pm

Acena Escreveu:
catrules Escreveu:O bolo de laranja é muito fácil de fazer, com a calda por cima fica mesmo bom :D
Também é possível fazer a mesma receita com limão mas em vez de 1 deve utilizar-se 2 limões e retirar as extremidades e a parte mais branca, bem como as sementes, também fica delicioso :wink:
Mais que aprovado, obrigada! Para a próxima experimento o de limão. Procurei a receita do de iogurte, mas leva óleo na mesma.
Acabei de falar com a minha irmã sobre bolos, que acabou de me dar uma dica sobre a "gordura" do bolo, disse-me que quando faz não põe óleo mas sim manteiga (manteiga mesmo não margarina) sem sal, a minha irmã põe cerca de 100 gr, o que acham? alguma de vocês já fez esta substituição e resultou? a minha irmã não vive em Portugal e a manteiga utilizada não há cá :|
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo fev 19, 2012 10:58 pm

Não sei Titacris, sigo sempre as receitas, mas parece-me que é gordura na mesma...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo fev 19, 2012 11:11 pm

Aqui há tempos andou uma série na SIC Mulher cujo tema era fazer emagrecer comendo melhor. Nessa série, as dietistas substituíam frequentemente as gorduras dos bolos por vegetais: abóbora, cenoura e até, pasme-se, beterraba! :lol:

Claro que não provei nenhum dos bolos, e também não fiz nenhuma das receitas que elas têm no site, mas as reacções das pessoas que as procuravam eram espontâneas e achavam sempre os bolos surpreendentemente óptimos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 11:13 pm

Acena Escreveu:Não sei Titacris, sigo sempre as receitas, mas parece-me que é gordura na mesma...
Pois Acena eu sei que é gordura na mesma... eu também sigo sempre as receitas... principalmente em coisas que não estou habituada a fazer, caso dos bolos. :oops:

...mas pôr manteiga, parece que não me faz tanta confusão! :?
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 11:20 pm

User Floripes boa "lembradura" dessa série, com pena minha apanhava só muito de vez em quando e ao fim de semana, mas sim realmente as senhoras substituíam ingredientes por outros, mas aí, não estava ainda virada para os truques dos bolos... caramba nunca sabemos aproveitar! :roll:
Floripes2
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 11:24 pm

TitaCris, experimente substituir o óleo (ou a manteiga, margarina, etc.) por iogurte líquido ou sumo de fruta. :wink:

O bolo de iogurte fica óptimo se em vez de óleo levar sumo de manga. Costumo comprar daquelas mangas demasiado maduras, que às vezes são vendidas muito barato para não se perder o dinheiro todo.

Para reduzir o conteúdo em fermento, use sempre as claras batidas em castelo, mesmo que a receita não o indique, mas não as bata, envolva-as, apenas.

As massas dos bolos devem fazer bolhas quando a mistura estiver completa. Se não as fizerem é porque estão demasiado espessas, têm demasiada farinha, por exemplo. Quando isso me acontece, deito-lhes descaradamente um pouco de água. :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Floripes2
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 11:29 pm

Titacris Escreveu:User Floripes boa "lembradura" dessa série, com pena minha apanhava só muito de vez em quando e ao fim de semana, mas sim realmente as senhoras substituíam ingredientes por outros, mas aí, não estava ainda virada para os truques dos bolos... caramba nunca sabemos aproveitar! :roll:
Lá por isso, não seja a dúvida, procure as receitas aqui:

http://www.mylifetime.com/shows/cook-yo ... in/recipes

Eu costumava ver enquanto estava a almoçar, o que vinha muito a calhar, claro! :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 19, 2012 11:34 pm

Acena Escreveu:
A receita que experimentei tirei-a daqui:

http://receitasrapidasefaceis.blogs.sapo.pt/20239.html

No fundo o copo de oleo é substituido por outro iogurte, mas também pode ser 1 de iogurte e 1 copo de maça triturada, ou outra fruta.
S&oacute;nia
Titacris
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 11:40 pm

User Floripes, muito Obrigado pelas suas dicas, são exactamente essas luzinhas (o porquê das coisas) que geralmente não vêm com as receitas mas são de grande utilidade!! :wink:

Obrigado também a si Catrules que acabei de vêr as suas dicas! :)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”