boa pascoa - receitas da fazer crescer agua na boca

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 19, 2012 11:54 pm

O meu próximo bolinho: De cenoura com cobertura de chocolate, tudo bem light :twisted: :D
Sónia
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda fev 20, 2012 12:02 am

No fundo, no fundo, TitaCris, toda a cozinha se baseia em processos físico-químicos: se formos a ver bem, há sempre uma operação química aliada ao (ou resultante do) procedimento físico.

Eu até nem fui grande aluna em Química, embora fosse boa em Física, mas os anos e a prática culinária fizeram-me descobrir a utilidade dessas aulas na escola.

O resto vem pelo velho método da tentativa e erro: deitei alguns bolos no lixo antes de aprender os truques para que saiam bem. :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

segunda fev 20, 2012 12:12 am

Pois é User Floripes, acho que é isso mesmo que me faz falta... a prática culinária. :(

Agradeço imenso as dicas, a fim de evitar, tanto quanto possível a tentativa e erro, e User Floripes não é por uma questão de preguiça, mas sim pelo facto de hoje em dia (e não só) ser quase um crime deitar comer fora (coisa aliás que odeio :evil: )... assim tento aprender com pessoas mais experientes do que eu, e que são gentis o suficiente de partilharem a sua "sabedoria" qualquer que seja a área. :wink:
Floripes2
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 1:02 am

Sempre que tiver alguma dúvida ou algo lhe correr mal, pergunte, não se acanhe. Há sempre alguém disposto a ensinar o que sabe e a esclarecer dúvidas. :)
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 20, 2012 1:47 pm

Eu só faço bolos muito de vez em quando, por isso não faço muita questão que não leve óleo. Mas se puder ser sem óleo, melhor, vou experimentar substituir pelo iogurte.
Floripes2
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 2:33 pm

Depende das massa, Acena. As do tipo pão-de-ló não levam gordura. As outras, mais pesadas e ricas em ingredientes, levam, porque é uma necessidade para emulsionar a mistura.

Por mim, o que acho excessivo é a quantidade de óleo indicada nas receitas. E também acho preferível usar manteiga, os bolos melhoram em sabor e consistência, além de ser preciso muito menos gordura: uma chávena de óleo pode ser substituída por duas colheres de sopa de manteiga.
<p>&nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 3:23 pm

De uma forma geral sigo sempre as receitas de bolos à risca, mas há uma coisa que costumo alterar nas receitas originais, a quantidade de açucar, ponho sempre um pouco a menos e gosto do resultado. Provavelmente se colocar menos gordura também fica bom. Eu gosto mais dos pesados e ricos em ingredientes, pão-de-ló não me agrada tanto, mas também gosto.
Floripes2
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 3:36 pm

O pão-de-ló propriamente dito tem má fama, sim, abundam os que saem secos e pouco saborosos. Mas em pastelaria chama-se assim às massas que só levam ovos, farinha e açúcar, com algum outro ingrediente que dê sabor, como a baunilha, a canela, frutas, etc.

Eu também reduzo o açúcar. Quando faço uma receita pela primeira vez, respeito as indicações todas, para depois ver o que dá e o que se poderá reduzir, substituir ou mesmo cortar. Mas se o açúcar me parecer demasiado na receita original, corto nele mesmo logo de início.
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça fev 21, 2012 4:49 pm

E como hoje é Carnaval, decidi fazer a receita que vinha na DICA
http://www.lidl-receitas.pt/pt/recipes_ ... t_receptje

Cá está a Feijoada de Carnaval :D

Uma receita super fácil de fazer uma versão light das feijoadas normais

Imagem

Para a sobremesa um bolo super light :oops:

Bolo de cenoura com chocolate

Imagem

Inspirei-me aqui:
http://pt.petitchef.com/receitas/bolo-d ... fid-872134
S&oacute;nia
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta fev 22, 2012 10:51 am

catrules, esse Bolo tem um aspecto maravilhoso! Aiiiiiii!!!! =)~ &#9829;
Acena
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 2:48 pm

Boa ideia, a feijoada de carnaval! Mas esse bolo com cobertura de chocolate, mnham. Já me pergunto, qual será o próximo bolo?! :D
Os meus não ficam tão bonitos e ficam sempre um bocado pegados à base da forma e queimados por cima, como quando faço bolos, aproveito o forno para outras coisas, o bolo tem que ficar mais para cima, penso que é esse o motivo.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta fev 23, 2012 3:16 pm

Olá Acena,

O bolo estava bom só comi um pouquinho prefiro os bolos mais simples, mas para os gulosos o chocolate estava maravilhoso e comeram até à ultima migalha :roll:

A forma deve ser sempre bem untada com manteiga e polvilhada com farinha, no forno, o bolo deve ficar sempre no meio, a 180 graus e só abrir a porta do forno depois de pelo menos meia hora de estar lá dentro.
S&oacute;nia
Acena
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 3:23 pm

Aquela cobertura de chocolate para mim é irresistível!
Pois, eu nem sempre coloco no meio, a minha forma já é uma relíquia de família, masé de boa qualidade, é mesmo de colocar mais para cima no forno, o resto faço tudo bem, talvez tenha que untar melhor no fundo.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quarta fev 29, 2012 9:04 pm

Tarte de feijão com cobertura de canela e amêndoa.

Adoro pastéis de feijão e lembrei-me de fazer uma tarte com esse ingrediente.

Inspirei-me aqui:
http://luisaalexandramarques.blogspot.c ... ra-de.html mas pus metade dos ingredientes.

Imagem

Imagem

Quem não gostar de amêndoa pode colocar apenas açucar em pó para ficar com aquela cobertura crocante como nos pastéis.

Ficou maravilhosa :D
S&oacute;nia
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta mar 01, 2012 9:16 am

Que bom aspecto :P
Uma fatia para o pequeno almoço, se faz favor :oops:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”