Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo abr 10, 2011 8:44 pm

há algum verbo terminado em "ur"?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 10, 2011 8:55 pm

Tassebem Escreveu:
joana_boris Escreveu:
Bingley Escreveu:No plural, sempre que superiores a uma unidade.
Obrigada! uma professor fa Física e Química disse-me, no básico, que se escreviam sempre no singular independentemente de serem ou não superiores a uma unidade. Fiquei para sempre na dúvida.
Que estranho... Será que essa professora se referia às abreviaturas? Essas sim, não levam plural: 1 km, 2 km, 3 km...
Bem sei que parece estranho, mas é verade Tassebem, a professora em questão até deu o exemplo com o Litro (que se escreve com maiúsculas :D ), um Litro, dois Litro, três Litro, enfim...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo abr 10, 2011 9:48 pm

Essa professora seria muito boa em Química, em ortografia é que me parece que não... :|
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 10, 2011 10:11 pm

Chamarrita Escreveu:há algum verbo terminado em "ur"?
Não há mesmo. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

segunda abr 11, 2011 10:13 am

joana_boris Escreveu:Uma dúvida, as unidades de medida devem dizer-se/escrever-se sempre no singular, por exemplo, um grama, dois grama, três grama ou no plural?
joana_boris Escreveu:
Obrigada! uma professor fa Física e Química disse-me, no básico, que se escreviam sempre no singular independentemente de serem ou não superiores a uma unidade. Fiquei para sempre na dúvida.
A sua professora estava certa!!!!!!!! Na linguagem comum, do dia-a-dia, muitas pessoas dizem "500 gramas de qualquer coisa", mas, cientificamente falando, o correcto é dizer a unidade sempre no singular -----»»»»» "Uma lâmpada de 60 watt"!!!!!!!!
joana_boris
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 10:24 am

Tremelga Escreveu:
joana_boris Escreveu:Uma dúvida, as unidades de medida devem dizer-se/escrever-se sempre no singular, por exemplo, um grama, dois grama, três grama ou no plural?
joana_boris Escreveu:
A sua professora estava certa!!!!!!!! Na linguagem comum, do dia-a-dia, muitas pessoas dizem "500 gramas de qualquer coisa", mas, cientificamente falando, o correcto é dizer a unidade sempre no singular -----»»»»» "Uma lâmpada de 60 watt"!!!!!!!!
Obrigada, Tremelga, aparentemente é mais uma questão científica do que de gramática. Mas agora gostava de ver mais alguém confirmar...
Tremelga
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 10:59 am

joana_boris Escreveu:Obrigada, Tremelga, aparentemente é mais uma questão científica do que de gramática. Mas agora gostava de ver mais alguém confirmar...
Quem me ensinou também foi a minha professora de Físico-química do secundário!!!!!!!! Mas depois de ler as páginas cujos links reproduzo abaixo também já tenho dúvidas!!!!!!!!

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=11574

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=9245
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 11, 2011 11:09 am

Não é assim, Tremelga.

Reproduzo parte de um tópico do Ciberdúvidas (http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=19587) a este respeito:

«[Pergunta] Durante a minha licenciatura, no IST, foi-me sempre transmitido que, em termos linguísticos, as unidades não têm plural, tanto quando se escrevem como símbolos como por extenso, visto tratar-se de unidade padrão. Correctamente, dever-se-á dizer, p. e., «20 metro» e não «20 metros». Dado que obtive recentemente a confirmação de que esta regra se mantém e está linguisticamente correcta, agradeço o vosso parecer.»

[Resposta] (...) Não compreendo que numa escola de engenharia se ensine que «as unidades não têm plural tanto quando se escrevem como símbolos como por extenso», ainda por cima invocando a linguística, que aceita a evolução da língua e as normas que vão sendo estabelecidas pelas comunidades linguísticas.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), na alínea 2.2 do Capítulo 2, lê-se:

«Os nomes das unidades admitem plural.» E são apresentados alguns exemplos no livro sobre o SI, de Guilherme de Almeida: metros, joules, segundos.

Os símbolos das unidades é que são invariáveis, mesmo que se refiram ao plural. Exemplos do mesmo livro: 12 m (e não "12 ms").

Segundo o Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), como já tenho escrito, o nome da unidade só passa ao plural a partir de dois, inclusive. Exemplos do mesmo livro: 1,99 Joule, 2 miliamperes. Sublinho que, com símbolos, só se devem usar algarismos (regra taxativa); e que é recomendável (mas não taxativa, a não ser quando inicia período) a uniformização nas representações por extenso (ex.: dois miliamperes).

Concluindo, deve escrever 20 metros não "20 metro", se quer estar de acordo com as convenções internacionais (ISO, por exemplo).»
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tremelga
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 11:17 am

Pois, afinal parece que a minha professora do secundário não estava assim tão certa!!!!!!!! Mas não a censuro, porque ensinava muito bem!!!!!!!! (a maior parte da turma é que não queria aprender, mas isso é outra história!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: )

Tive uma professora de Português que dizia "hadem" (nem sei como escrever isto!!!!!!!!) em vez de "hão-de"!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
joana_boris
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 11:31 am

Obrigada pelo esclarecimento, Tassebem ,agora não tenho dúvidas de que as unidades têm plural, sim senhora.

Aproveito para deixar o meu contributo para o tópico, com um erro muito comum (acredito que já tenha sido publicado, mas a verdade é que não li o tópico inteiro):

A confusão entre a segunda pessoa do singular e a segunda pessoa do plural, quando se conjugam verbos no pretérito perfeito:
fizeste e não fizestes;
comeste e não comestes;
andaste e não andastes;
etc.

andastes, fizestestes, comestes são usados para a segunda essoa do plural "vós"
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 11:44 am

De nada, joana_boris. :)

Já agora: a mim ensinaram-me (e correctamente) que «de nada» é um castelhanismo e deveria ser evitado, preferindo-se expressões como «não tem de quê» e «ora essa».

O facto é que a expressão «de nada» não só está completamente vulgarizada na nossa língua, como hoje é a forma de agradecimento mais comum.
Tremelga
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 11:49 am

Tassebem Escreveu:De nada, joana_boris. :)

Já agora: a mim ensinaram-me (e correctamente) que «de nada» é um castelhanismo e deveria ser evitado, preferindo-se expressões como «não tem de quê» e «ora essa».

O facto é que a expressão «de nada» não só está completamente vulgarizada na nossa língua, como hoje é a forma de agradecimento mais comum.
Correcção: é a resposta mais comum ao agradecimento!!!!!!!!
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 11, 2011 11:55 am

Tremelga Escreveu:

Correcção: é a resposta mais comum ao agradecimento!!!!!!!!
Verdade! :wink:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda abr 11, 2011 12:07 pm

Penso que funciona muito melhor o 'de nada' parente do'por nada' ... Do que o 'ora essa'... Por exemplo.
Este ultimo que sofreu mutação ao nível do significado, passando a poder ate ser levado em conta como exclamação por ofensa e não resposta de cortesia.

Obviamente dependo do contexto e dos interlocutores
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda abr 11, 2011 12:10 pm

Depende... Do contexto e interlocutores:)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”