Hábitos de Leitura

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda out 01, 2012 11:08 am

Então vê bem, ainda sou do tempo das carrinhas biblioteca... Não soa a coisa antiga? :D :D
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

segunda out 01, 2012 11:20 am

Sasha9 Escreveu:Então vê bem, ainda sou do tempo das carrinhas biblioteca... Não soa a coisa antiga? :D :D
Épá isto dito assim... :lol: :lol: :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda out 01, 2012 2:38 pm

Esta citação do livro que estou a ler agora pareceu-me tão a propósito deste tópico, que tinha de vir partilhar.

"António José Bolivar sabia ler, mas não escrever.

O mais que conseguia era garatujar o nome quando tinha de assinar qualquer papel oficial, por exemlo, na época das eleições, mas, como tais acontecimentos ocorriam muito esporadicamente, já quase se tinha esquecido.

Lia lentamente, juntando as sílabas, murmurando-as a meia voz como se as saboreasse, e, quando tinha a palavra inteira dominada, repetia-a de uma só vez. Depois fazia o mesmo com a frase completa, e dessa maneira se apropriava dos sentimentos e ideias plasmados nas páginas.

Quando havia uma passagem que lhe agradava especialmente, repetia-a muitas vezes, todas as que achasse necessárias para descobrir como a linguagem humana também podia ser bela."
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

segunda out 01, 2012 5:22 pm

E José Saramago, alguém consegue "digerir"?

Dele, gostei imenso do Ensaio sobre a Cegueira - penso que o filme foi extremamente bem conseguido - e As Intermitências da Morte.

Italo Calvino, gosto muito.

Bernhard Schlink, que escreveu O Leitor e O Fim-de-Semana (penso ser esta a tradução para português), também aborda temáticas interessantes.

A lista é imensa...não consigo definir UM.
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 01, 2012 6:48 pm

homeless Escreveu:ainda li 1 ou 2 ...mas, tudo o que é muito comprido não é comigo....gosto de ver o fim ao tacho.
e depois....a mulher conta sempre a mesma historia........... 8)

Ahhh... bem se vê que nunca leu Presságio de Fogo, Salto Mortal, A Herdeira, Longe da Terra, etc etc etc

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda out 01, 2012 8:51 pm

as Brumas chegaram! :lol:
ainda tentei...num me lembro....seria "a casa de floresta"?!

e agora,depois de velha ....gosto mesmo é de policiais!
ando a ler uma série de livros situados a seguir à 1ª Guerra!
fantabulasticos!
marianamar
Membro Veterano

segunda out 01, 2012 9:33 pm

Chiii Escreveu:E José Saramago, alguém consegue "digerir"?
Adoro :D
O meu rato favorito chama-se Mago em dupla homenagem, por um lado a Saramago e por outro a Miguel Torga (conto Mago, em Bichos). O meu favorito dos que li até agora é A Caverna. Já o li três vezes e cada vez que o leio, descubro algo novo. Adoro livros assim.

Mas neste momento estou a tentar ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo... e esse confesso que não estou a conseguir digerir.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 01, 2012 10:11 pm

marianamar Escreveu:
Chiii Escreveu:E José Saramago, alguém consegue "digerir"?
Adoro :D
O meu rato favorito chama-se Mago em dupla homenagem, por um lado a Saramago e por outro a Miguel Torga (conto Mago, em Bichos). O meu favorito dos que li até agora é A Caverna. Já o li três vezes e cada vez que o leio, descubro algo novo. Adoro livros assim.

Mas neste momento estou a tentar ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo... e esse confesso que não estou a conseguir digerir.
O Evangelho do Saramago é apenas a versão humana, normal, do cidadão Jesus Cristo, carpinteiro de profissão e pregador de uma filosofia de vida nos seus últimos anos, nada mais do que isso. Se se conseguir pôr de parte o atributo de divino que há séculos nos inculcam, tudo se torna mais fácil nessa leitura.

Gosto muito da maior parte do que Saramago escreveu e considero o Memorial do Convento uma absoluta obra-prima.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
marianamar
Membro Veterano

segunda out 01, 2012 10:26 pm

Até agora o que me está a impedir de seguir a leitura é "já saber a história toda"... Li a Bíblia de uma ponta à outra. Assim torna-se aborrecido...

Talvez vá "saltar" para outro livro. Sempre quis ler o Ensaio sobre a Lucidez, depois de ter lido o Sobre a Cegueira.
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

terça out 02, 2012 10:02 am

Entre Saramago e ser atropelada por um camião em chamas ... camião pf. Não se aguenta de tão aborrecido. O meu marido diz que eu penso desta forma porque tentei ler o livro errado na altura errada. Um monte de erros que me deixam agoniada só de pensar na ideia de ter que ler Saramago.

Já Mário de Carvalho, adoro :D Miguel Sousa Tavares não me obriga a pensar muito mas gosto imenso. O nosso maravilhoso Eça que me dava insónias quando adolescente hoje é uma das minhas grandes paixões.
Aldous Huxley é e será sempre o meu preferido.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
nandaalmeida
Membro Veterano

terça out 02, 2012 10:04 am

marianamar Escreveu:Até agora o que me está a impedir de seguir a leitura é "já saber a história toda"... Li a Bíblia de uma ponta à outra. Assim torna-se aborrecido...

Talvez vá "saltar" para outro livro. Sempre quis ler o Ensaio sobre a Lucidez, depois de ter lido o Sobre a Cegueira.
Ai esta uma coisa que eu nunca acabei de ler A Bíblia Sagrada
Não tenho pachorra :oops: :oops: :oops:
Não pelo que entende.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça out 02, 2012 11:47 am

Woodchester Escreveu:Entre Saramago e ser atropelada por um camião em chamas ... camião pf.

é ele o o Manuel de Oliveira....fico-me pelo camião!!!! :lol:
nandaalmeida
Membro Veterano

terça out 02, 2012 12:10 pm

homeless Escreveu:
Woodchester Escreveu:Entre Saramago e ser atropelada por um camião em chamas ... camião pf.

é ele o o Manuel de Oliveira....fico-me pelo camião!!!! :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Não pelo que entende.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça out 02, 2012 12:27 pm

Se voces soubessem as vezes que ja tentei ler a biblia... Nao consigo, acho aborrecido e como sou contra a igreja porque acho que é preconceituosa, faz.me confusao. Parece que estou a ser obrigada,parece que quase que é uma imposicao da sociedade.
Ate deve ser interessante,mas parece.me falso.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 02, 2012 12:45 pm

A Bíblia não pode ser lida como se se fosse o último romance de um autor de sucesso. Além disso, a sua linguagem fortemente simbólica e arcaica torna-se difícil de seguir a quem não tem treino de leitura de documentos antigos.

A melhor maneira é ir lendo aos poucos por capítulos, versículos ou cânticos.

O Sermão da Montanha, por exemplo, é lindíssimo, de um lirismo absolutamente actual...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”