Receita de pão caseiro!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça out 25, 2011 4:39 pm

TheOne Escreveu:
perapado Escreveu:Amassar com fermento de padeiro; deixar levedar até duplicar o volume e cozer no forno, deixa o pão fofo, macio, delicioso. Dá mais trabalho, mas vale a pena.
Pois mas eu faço quase sempre na máquina, e quando não coze na máquina, é amassado e levedado na máquina, depois tiro para fora, recheio com chouriço e vai ao forno... é de babar!

Imagem
Dá para fazer esses pães nas máquinas ou só mesmo a massa? Têm óptimo aspecto :o

Já agora, as máquinas de fazer pão são boas ou depende da carteira de cada um (ou seja, só as mais caras é que conseguem esses resultados)? :p
É que deve ser mais económico fazer pão em casa do que andar a comprar, se a máquina também não estoirar a conta da luz. Alguma sugestão?
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça out 25, 2011 4:56 pm

Eu preferi investir numa boa batedeira/amassadora ( :) )que serve para bolos e para amassar o pão. Depois, cozo no forno normal aproveitando o calor para fazer, também, quiches, pizzas e outras, que posso congelar.
Experimentem juntar uns ovos inteiros, manteiga, um pouco de leite e pouco açúcar e terão um excelente brioche :P
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 25, 2011 5:04 pm

lsgl Escreveu:
Dá para fazer esses pães nas máquinas ou só mesmo a massa? Têm óptimo aspecto :o

Já agora, as máquinas de fazer pão são boas ou depende da carteira de cada um (ou seja, só as mais caras é que conseguem esses resultados)? :p
É que deve ser mais económico fazer pão em casa do que andar a comprar, se a máquina também não estoirar a conta da luz. Alguma sugestão?
Para estes pães a máquina só amassa e leveda, nós depois é que recheamos o pão a gosto, enrolamos e metemos no forno tradicional.

Quanto à máquina, a minha foi das mais baratas, foram 49,90€ que é o preço médio, mas a da minha irmã é do Lidl, custou também mais ou menos este valor, e funciona na perfeição. :wink:

Se é mais económico? Sim é, os ingredientes são baratos, eu opto por fazer pão de leite porque gosto mesmo mais do que o pão branco, mas às vezes misturo uma parte de farinha integral por exemplo, e faço pão integral.

Estes pães com chouriço foram feitos com uma farinha da Nacional com a designação "Pão Rústico", e é 5*****.

perapado,

Isso é bom para quem tem tempo, eu meto o pão a fazer quando me vou deitar, e de manhã ele está feito sem ter de me preocupar com mais nada.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
lsgl
Membro Veterano

terça out 25, 2011 5:21 pm

TheOne Escreveu: Para estes pães a máquina só amassa e leveda, nós depois é que recheamos o pão a gosto, enrolamos e metemos no forno tradicional.

Quanto à máquina, a minha foi das mais baratas, foram 49,90€ que é o preço médio, mas a da minha irmã é do Lidl, custou também mais ou menos este valor, e funciona na perfeição. :wink:

Se é mais económico? Sim é, os ingredientes são baratos, eu opto por fazer pão de leite porque gosto mesmo mais do que o pão branco, mas às vezes misturo uma parte de farinha integral por exemplo, e faço pão integral.

Estes pães com chouriço foram feitos com uma farinha da Nacional com a designação "Pão Rústico", e é 5*****.

perapado,

Isso é bom para quem tem tempo, eu meto o pão a fazer quando me vou deitar, e de manhã ele está feito sem ter de me preocupar com mais nada.
E leva quanto a cozer, 30m-1h? Estou-me a sentir tentada a investir numa máquina só pelo aspecto delicioso desses pães com chouriço :lol:

O que me preocupa mais é se será um bom investimento porque:

- Somos só 2 pessoas cá em casa
- Pessoalmente ADORO pão, sou muito picuinhas com o tipo de pão que como. P.e. adoro pão bem cozido, tostadinho e crocante, mas não consigo apreciar aqueles pães de forma que se usa para torradas nos cafés (acho-os secos mas para torradas servem claro) e sempre fiquei com a sensação que essas máquinas servem mais para fazer pão de forma que pão "normal".
- Estou de momento a reduzir o consumo de electricidade para baixar a factura ao fim do mês (com sucesso :) ) e tenho receio que andar a fazer pão acabasse por anular este esforço (o forno é eléctrico)

Portanto se uma máquina de pão conseguir fazer pães "normais" de qualidade, ou preparar a massa para cozer num forno normal, de forma economica na factura da luz então seria um bom investimento.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 25, 2011 8:38 pm

Tenho uma máquina de fazer pão das baratinhas, das tais de menos de 50 euros, e adoro o pão que faço lá. Fica a quilómetros de distância do pão de padaria, para melhor.

O pão que de lá sai varia conforme a receita que usarmos, o feitio de forma não tem nada a ver com a qualidade dele. O único cuidado que é preciso ter é não misturar o sal com o fermento. E uso de preferência farinha normal e fermento de padeiro, que compro a peso nas padarias normais. Mas dizem que os fermentos que se compram no supermercado são igualmente bons.

E na altura em que mais a usei não senti diferença na conta de electricidade. Quem tiver tarifa bi-horária pode sempre programar a máquina de modo a ter o pão feito de manhã: é do melhor, acordar com o cheirinho a pão no forno e comer pão quentinho, acabado de fazer, ao pequeno-almoço.

A máquina também assa muito bem uma cozinhas de frango, um rolo de carne, coisas assim.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça out 25, 2011 9:45 pm

Como é que se assa um frango na MFP? Nunca experimentei fazer comida nela, só mesmo pão, massa e compotas
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
TheOne
Membro Veterano

terça out 25, 2011 10:59 pm

Pois eu também não noto nada na conta da luz, mas noto na carteira porque a poupança é astronómica e a máquina paga-se muito rapidamente :wink: .

Agora por exemplo acabei de fazer pãezinhos de leite no forno, meti a massa na máquina para amassar e levedar, e já acabaram de cozer no forno, em 30 min. fiquei com os pães cozidos :wink: . Pincelados com leite antes de ir ao forno, são autênticas arrufadinhas :D
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuluB
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 1:15 am

Minuxa Escreveu:Como é que se assa um frango na MFP? Nunca experimentei fazer comida nela, só mesmo pão, massa e compotas
Como se assa em qualquer forno, afinal de contas, a máquina também é um forno. :wink: Só que, pelo tamanho da cuba, as coisas têm de ir em pedaços.

Ah, e não se mete a pá, está claro! :lol:

Compotas não faço nela, prefiro o método tradicional, no tacho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
lsgl
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 8:39 am

Obrigada pelas respostas!

Entretanto encontrei um artigo interessante sobre os consumos aqui (também tem receitas para essas máquinas desde pão, doces a carnes).
O consumo parece mesmo muito insignificante :)

Vou começar a procurar máquinas destas nas lojas e estudar a melhor opção sem gastar muito.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta out 26, 2011 10:16 am

Alguém me pode dar a receita de pão normal, com as medidas direitinhas para a MFP. Já experimentei várias, mas deve estar a falhar qualquer coisa porque tem ficado muito maçudo.
Coma as farinhas pré-preparadas fica sempre bem, então com as do Jumbo, fica fantástico, mas quando me ponho a inventar :roll:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta out 26, 2011 10:41 am

TheOne Escreveu: A explicação é simples, é que um é fermento químico e outro biológico, e um anula o outro. :wink:
Pois e eu cheguei a misturar as misturas preparadas com farinha normal (com fermento). Até achava estranho aquilo não crescer muito.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta out 26, 2011 9:52 pm

Para cerca de 500 gramas de farinha (faço mistura com farinha branca, integral, farinha de aveia e farina de centeio) ponho 16 gramas de fermento de padeiro e cerca de 4,5 dl de água. Se não puser farinha de aveia nem de centeio acho que a quantidade de água tem que ser menos. Ou então acrescenta-se mais farinha. Por vezes também junto sementes. Fica muito bom, mas fica mais caro. Mas também é mais nutritivo.
TheOne
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 6:57 pm

Minuxa Escreveu:Alguém me pode dar a receita de pão normal, com as medidas direitinhas para a MFP. Já experimentei várias, mas deve estar a falhar qualquer coisa porque tem ficado muito maçudo.
Coma as farinhas pré-preparadas fica sempre bem, então com as do Jumbo, fica fantástico, mas quando me ponho a inventar :roll:
As pré preparadas ficam sempre melhor, eles devem ter um aditivo qualquer na farinha que faz o pão ficar mais fofo.... :|
Já tentei várias receitas, e apesar de ficar bom, fica sempre mais "massudo" do que com essas farinhas.

Eu optei pelo pão de leite cuja receita pus lá atrás, porque esse fica SEMPRE fofo :wink:

LuluB
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 7:19 pm

Minuxa Escreveu:Alguém me pode dar a receita de pão normal, com as medidas direitinhas para a MFP. Já experimentei várias, mas deve estar a falhar qualquer coisa porque tem ficado muito maçudo.
O pão "normal" que faço leva metade da quantidade em farinha tipo 65 e metade em farinha branca, normal, duas colheres de azeite, sal a gosto, um pedaço de fermento de padeiro do tamanho da falangeta do polegar (não peso nada, sorry, vai tudo a olho) e 4,5 dl de água.

Resulta sempre bem, penso que a gordura tem nisso um bom papel. Mas atenção: o pão feito nestas máquinas é sempre mais maciço que o de compra, pois só leva mesmo o fermento próprio. O das padarias leva outros aditivos, destinados a fazê-lo fofo e a crescer muito no forno.

Com as farinhas pré-preparadas nem sempre me dou bem, por isso evito comprá-las.
<p>&nbsp;</p>
Rasiko
Registado: segunda nov 14, 2011 5:36 pm

segunda nov 14, 2011 5:40 pm

franxdaniel Escreveu:O pão está caro, e a maioria dos pães que se vêem por aí à venda de pão, infelizmente, só têm o nome... portanto, aqui fica uma receita para fazer pão em casa :D

Ingredientes:
1kg de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de sal
600ml de água morna

1. Dissolve o sal na água morna mexendo com uma colher e verte a água sobre a farinha (misturada com o fermento), dentro de uma saladeira grande.

2. Deixa repousar alguns instantes de forma a hidratar a farinha, depois amassa bem até obter uma massa firme e bem lisa, que não cole mais.

3. Deixa repousar 30 minutos numa saladeira coberta com um pano.

4. Amassa, ligeiramente, de forma a expulsar o ar que entretanto se formou dentro da massa e dá a forma definitiva ao teu pão.

5. Deixa novamente repousar durante 60 ou 90 minutos para permitir à massa ganhar volume e aroma.

6. Mete no forno quente (200-230ºC) durante 60 minutos.

Devora o teu pão :P

Imagem

Cuidado, não deixes que seja o pão a comer-te a ti!!! :)
Sugiro que os 1ºs 10 minutos sejam de fogo alto, depois baixa durante 30 minutos pra cozinhar por dentro e vai acelerando lentamente nos últimos 20 minutos, principalmente nos 10 finais com o fogo alto.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”