Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
... vô Cês, netinho Cês... familia toda Cês!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
LuMaria, incorrigível! 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Excelente texto, o da Lira.
A mim, o que me faz sair do sério não é tratar-se tudo universalmente por você (o que afinal revela, ou pode revelar, apenas a má educação recebida desde pequeno), é o universal desrespeito pelos outros que emerge na maior parte das conversas e tomadas de posição, reais ou virtuais, e que aqui, no meio virtual, transparece com particular acuidade. Talvez porque as pessoas se sintam defendidas pelo anonimato, não sei, tais estudos são areia que a minha estafada camioneta já não quer levar por falta de paciência de quem a conduz.
Ou seja, o que deve interessar, na minha opinião de bota-de-elástico, não é a forma, é o conteúdo.
E pronto, estes são os cinco tostões (deverei dizer cêntimos, para ser moderna?
) com que contribuo para esta tômbola, pois não vejo a que brilhantes resultados ela levará.
Aqui uma das "mais velhas" também foi educada como diz no que sublinhei a negro. Mas, ao contrário do que afirma no seu último parágrafo, não estranho nada de nada: afinal de contas, um educador não pode ensinar aquilo que não sabe, não é verdade? E os filhos de pais mal-educados só podem ser mesmo uns cidadãos mal-educados.Lira93 Escreveu:...Eu pertenço aquela categoria de gente que mais facilmente manda "piropos" ou diz o que pensa num fórum, apesar de fazer um esforço consciente para ser eu própria em qualquer situação. Isto porque a minha educação me "formatou" de forma a não dizer mal, a não magoar, não ofender, não pisar calos a ninguém. E isso não é algo que se incorpora apenas a nível de comportamentos. Ou seja, não se trata apenas de não dizer porque "parece mal". Passa-se a funcionar dessa forma, é QUEM somos. Não apenas não dizemos, mas procuramos também não pensar. Acho que é isso que alguns de vós (para não usar o vocês) notam, sobretudo (não levem a mal, não é uma crítica), as pessoas mais velhas que aqui andam, que tantas vezes estranham a falta de civismo e de educação dos mais novos.
...
A mim, o que me faz sair do sério não é tratar-se tudo universalmente por você (o que afinal revela, ou pode revelar, apenas a má educação recebida desde pequeno), é o universal desrespeito pelos outros que emerge na maior parte das conversas e tomadas de posição, reais ou virtuais, e que aqui, no meio virtual, transparece com particular acuidade. Talvez porque as pessoas se sintam defendidas pelo anonimato, não sei, tais estudos são areia que a minha estafada camioneta já não quer levar por falta de paciência de quem a conduz.
Ou seja, o que deve interessar, na minha opinião de bota-de-elástico, não é a forma, é o conteúdo.
E pronto, estes são os cinco tostões (deverei dizer cêntimos, para ser moderna?

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Boas
Sinceramente acho que vocês, vêm ou têm o respeito e a educação num ponto de visto que eu não concordo.
Será o tu ou o você uma forma de má educação ou de desrespeito numa conversa e troca de ideias ou será a mensagem?
Sinceramente acho que vocês, vêm ou têm o respeito e a educação num ponto de visto que eu não concordo.
Será o tu ou o você uma forma de má educação ou de desrespeito numa conversa e troca de ideias ou será a mensagem?
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
exactamente. Mas há que convir que um contéudo não costuma ser muito elegante com uns "você" metidos pelo meio.LuluB Escreveu:

Eu costumo dizer que que, se for para me tratarem mal, que o façam bem; com esforço e empenho, porque rude, qualquer um é capaz de ser. Tal como não me importo de ser enganada, se for com "classe", com inteligência e educação. Mal por mal... que seja bem feito!

Será a mensagem. Com certeza que a mensagem passará, quer seja com "tu" quer com "você", quer com "vocência". Porque quando queremos passar a mensagem, os pronomes são inúteis. O que interessa é o que os olhos, que são o espelho da alma, exprimem. Se eu disser a alguém (que até posso conhecer mal): você (ou o senhor, ou a senhora, ou a menina) é um chato inqualificável - mas se os meus olhos expressarem riso e tolerância, mesmo alguma ternura, essa pessoa sabe que eu não a quero ofender. E se eu interpelar alguém que conheço e com quem tenho confiança e disser: tu és um parvo inconcebível, um estúpido, vai morrer longe! - e os meus olhos reflectirem ira e ódio - essa pessoa saberá que eu não a quero nem perto de mim. Assim sendo, o que interessa o "tu" ou o que interessa o "você"? Dos meus três filhos, dois tratam-me por tu, o mais velho por você. Qualquer que seja o tratamento, o importante... bem, o importante, como todos sabemos, é a rosa.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Resumindo se me atirarem com uma mala à testa que seja, no minimo, uma Burberry, NEVER uma maleca da feira. Percebi bem? É que isto tem um nome: pedantismo.Chamarrita Escreveu:Tal como não me importo de ser enganada, se for com "classe", com inteligência e educação. Mal por mal... que seja bem feito!
Porque o resultado final é sempre uma mala na testa.
Última edição por LuMaria em terça nov 17, 2009 11:12 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
LuMaria, essa citação que fez está toda engatada, atribui à Chamarrita uma afirmação, a primeira, que é minha. E isso é uma das coisas com que eu engalinho a sério: pôr afirmações de uma pessoa na boca de outras. Tal como engalinho igualmente a sério com a apropriação de coisas ditas por outrém sem especificar o facto, fazendo passar como seu algo que o não é. De resto, concordo com a classificação de pedantismo.LuMaria Escreveu:Resumindo se me atirarem com uma mala à testa que seja, no minimo, uma Burberry, NEVER uma maleca da feira. Percebi bem? É que isto tem um nome: pedantismo.Chamarrita Escreveu: Ou seja, o que deve interessar, na minha opinião de bota-de-elástico, não é a forma, é o conteúdo.
Tal como não me importo de ser enganada, se for com "classe", com inteligência e educação. Mal por mal... que seja bem feito!
Chamarrita, não me parece que dizer a alguém "Vossa Excelência é um filho da p****" seja menos insultuoso nem mais polido do que dizer "Você é um filho da p****".
Lá está, é mesmo uma questão de conteúdo...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Pronto, penso que esteja corrigido. Respire fundo, todos se enganam...
-
- Membro Veterano
bom, há uma "piada" que diz que o próximo governo será formado por prostitutas, já que os seus filhos não fazem nada de jeito. Certamente não se trata de um elogio, mas é uma forma de insulto mais... simpática! 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Cara Tassebem, porque não começamos a exemplificar aquilo de que estamos a falar? Só me dirijo a si especificamente por ter aberto o topico, relevantissimo e oportuno(seria em qualquer altura tal é por vezes o baixo nivel das conversas p/ que eu proprio já contribui) ma a minha veia de tecnico precisa muitas vezes de ser alimentada por factos, leia-se preto no branco, de outra maneira resta-me continuar a aumentar o nivel de "sabe a pouco" ou de irritação pura c/ este topico.
Não faço questão, alias preferia não o fazer mas se ninguem avançar c/ exemplos praticos, vou pedir autorização aos restantes foristas e passar a citar...
Acredito que muias vezes da discussão nasce a luz, vamos aumentar o volume da discussão?
Não faço questão, alias preferia não o fazer mas se ninguem avançar c/ exemplos praticos, vou pedir autorização aos restantes foristas e passar a citar...
Acredito que muias vezes da discussão nasce a luz, vamos aumentar o volume da discussão?
<p>Sejam vós proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm
Aqui, penso que se trata de outro problema. Só tenho 24 anitos, por isso não sei ao certo o que estará na origem desta verdadeira epidemia de má educação. Penso que seja um aglomerado de coisas, desde o liberalismo do pós-25 de Abril, ao facto de os pais hoje em dia terem pouco ou nenhum tempo para acompanhar os filhos, o que acaba por dar em ausência total de modelos parentais correctos, e por vezes numa compensação material da parte dos pais que, a meu ver, só estraga. Passei muita dificuldade na vida, e acho que só assim se cresce. Faz muito bem dar uma ou outra cabeçada nesta vida, e o mal é que hoje em dia muita gente teve tudo de bandeja, além de nunca ter sofrido consequências reais das asneiras e faltas de respeito que tenha cometido. Não se valoriza nada (o que se estende, nomeadamente aos animais, que passam a ser um boneco vivo, algo descartável ou substituível, algo sem sentimentos próprios, visto como posse); não se é punido quando se faz asneira; não somos educados a respeitar os mais velhos, os superiores, e no geral, o Outro; e vêem-se as consequências deste laxismo todos os dias, em todo o lado.LuluB Escreveu: Aqui uma das "mais velhas" também foi educada como diz no que sublinhei a negro. Mas, ao contrário do que afirma no seu último parágrafo, não estranho nada de nada: afinal de contas, um educador não pode ensinar aquilo que não sabe, não é verdade? E os filhos de pais mal-educados só podem ser mesmo uns cidadãos mal-educados.
O conteúdo é o que mais conta, evidentemente, mas a forma faz toda a diferença em certas situações.. Claro que compreendo o que quer dizer, para quê prestar atenção a certos pormenores.. sobretudo no caso do "você", que já quase que nem é defeito, é feitio do Tuga.. Mas ainda assim, encolho-me um bocado quando o oiço, porque fui assim "formatada". Cada um é como é (ou como foi formado).LuluB Escreveu:A mim, o que me faz sair do sério não é tratar-se tudo universalmente por você (o que afinal revela, ou pode revelar, apenas a má educação recebida desde pequeno), é o universal desrespeito pelos outros que emerge na maior parte das conversas e tomadas de posição, reais ou virtuais, e que aqui, no meio virtual, transparece com particular acuidade. Talvez porque as pessoas se sintam defendidas pelo anonimato, não sei, tais estudos são areia que a minha estafada camioneta já não quer levar por falta de paciência de quem a conduz.
E pronto, estes são os cinco tostões (deverei dizer cêntimos, para ser moderna?) com que contribuo para esta tômbola, pois não vejo a que brilhantes resultados ela levará.
Também duvido que surja luz desta discussão, como um outro forista aqui disse. Mas a mim é um tema que me interessa. Gosto de "esmiúçar"

<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Caro jorginho11, o tópico é de nós todos e será aquilo que nós dele fizermos. Portanto, se quiser exemplificar, está à vontade.
Agora a minha opinião: se o fizer, o tópico transforma-se numa guerra aberta, começam a intervir os mal-educados de serviço com os dislates do costume (é para isso que eles cá estão), e é encerrado rapidamente. Claro está que podemos sempre dar exemplos gerais, não transcritos “ipsis verbis”.
Se dependesse de mim, não seria assim, porque acho que as pessoas são responsáveis e responsabilizáveis, para o bem e para o mal, por aquilo que fazem. Mas não depende.
Desta discussão pode nascer alguma luz, mas não estou convencida de que vá mudar alguma coisa. As intervenções mal-educadas ou agressivas têm de ser respondidas no sítio onde são produzidas. Só quando a maioria dos foristas o fizer no sítio próprio (e quando a moderação começar a estar mais atenta) é que alguns membros começarão a moderar as suas intervenções no conteúdo e na linguagem.
Esta foi a minha opinião; vale o que vale, evidentemente.
Agora a minha opinião: se o fizer, o tópico transforma-se numa guerra aberta, começam a intervir os mal-educados de serviço com os dislates do costume (é para isso que eles cá estão), e é encerrado rapidamente. Claro está que podemos sempre dar exemplos gerais, não transcritos “ipsis verbis”.
Se dependesse de mim, não seria assim, porque acho que as pessoas são responsáveis e responsabilizáveis, para o bem e para o mal, por aquilo que fazem. Mas não depende.
Desta discussão pode nascer alguma luz, mas não estou convencida de que vá mudar alguma coisa. As intervenções mal-educadas ou agressivas têm de ser respondidas no sítio onde são produzidas. Só quando a maioria dos foristas o fizer no sítio próprio (e quando a moderação começar a estar mais atenta) é que alguns membros começarão a moderar as suas intervenções no conteúdo e na linguagem.
Esta foi a minha opinião; vale o que vale, evidentemente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Um insulto mais simpático ou sem palavrões? Daqueles que identificamos como asneiras e às vezes sabe imensamente bem dizer? É que de simpático pouco tem, a porcaria de conteúdo está lá na mesma. Basicamente é um insulto. Quem o acha mais "simpático" porque não tem palavrões deve ter um ouvido muito sensivel ou lá está... é pedante.Chamarrita Escreveu:bom, há uma "piada" que diz que o próximo governo será formado por prostitutas, já que os seus filhos não fazem nada de jeito. Certamente não se trata de um elogio, mas é uma forma de insulto mais... simpática!
A meu ver reagir aos insultos é desperdicío de tempo, de vigor e de latim. Ignora-se e ponto final, segue-se em frente no discurso. O que vejo sistemáticamente na arca é todos se engalfinharem por causa de um "insulto" e às tantas já todos faltaram tanto à educação uns aos outros que me causa espanto que ainda achem os "ofendidos" que têm razão.
Claro... depois temos os pedantes, que acham estar no topo dos topos do topo mais alto. Mas para esses há tempo de mostrar que há topos mais altos ainda...
A propósito este neco é pedante

PS - Se todos ignorassemos metade dos "insultos" o ambiente por aqui sería muitissimo mais saudável. Claro, não tería a mesma piada, portanto... por favor insultem-se, é um pagode de riso