Dicas e conselhos para combater a crise

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quinta out 07, 2010 3:39 pm

Eu lavo a loiça à mão, porque não tenho máquina e também comecei a comer mais porco e frango. Como vario muito as receitas não se torna enjoativo A gasolina só ponho ao fim de semana, porque tem desconto. Cremes de rosto e olhos espero pelo Natal e Aniversário, o meu filho como é um doce de rapaz apercebeu-se que eu estava a deixar de comprar esse tipo de coisas para mim, e agora nessas data oferece-me sempre o creme de olhos e rosto.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta out 07, 2010 4:04 pm

Depois de lêr todos os posts, chego á conclusão, que andamos todos a tomar as mesmas medidas e o que realmente me deixa preocupada é que se desta forma não é suficiente, que mais teremos que fazer ou deixar de fazer para ultrapassar esta crise com algum nivel de vida?

Quem tiver receitas que sejam económicas tanto do ponto de vista de ingredientes, como do consumo de energia, partilhe por favor.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quinta out 07, 2010 5:31 pm

tiabela Escreveu:Já deixei de fumar 1 vez e não me custou assim tanto.

Receita??? 99% de força de vontade (querer) e 1% de ajudas

Foi numa altura que eu queria mesmo, mesmo e comprei o Niquit*** com medo de não conseguir sozinha. Fiz o programa todo e senti-me fantástica. cansava-ma menos, tinha menos crises de asma, tinha mais resistência, engordei 8 Kg, pois comia desalmadamente. mas não foi por aí. Arranjei outro emprego onde toda a gente fumava e o meu erro foi pedir um cigarro, como não gosto de "cravar" comprei um maço , a pensar que seriam apenas 2 por dia. Está bem, está. Foi um recomeço em cheio. quase 2 maços por dia.

Ando a mentalizar-me para deixar novamente, mas agora sem ajudas. Vamos lá ver
Fumava 2 maços/dia. Já há 6 anos que deixei de fumar :) :) :)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 5:37 pm

catrules Escreveu:Por falar em ervas aromaticas, eu tenho em dois vasos salsa e coentros.

O que mais se pode plantar em vasos na varanda?
Hortelã!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta out 07, 2010 6:07 pm

eu que também fumo passei a comprar os tubos para cigarros (2,6 euros 250) e tabaco de enrolar (170g - 12 euros) o que me reduz o preço de um cigarrao de 16c. para 5 c. tive de comprar a máquina para encher os tubos.
Na alimentação uso muito o frango, que dá para fazer canja, e outros pratos, já que somos 3 e um frango chega para mais que uma refeição. (compro sempre inteiro, porque comprado às partes fica muito mais caro).
faço muitas saladas com massas e legumes e só com legumes.
também faço refeições que dêem para mais que um dia, para não enjoar, intercalo.
pão, só compro o necessário para o dia, quando chego a meio do dia, congelo para não se estragar.
Compro com lista e se não for possivel, compro apenas o que preciso para esse dia. Não compro bolachas nem doces (esporadicamento apenas).
Não faço alimentação apenas raw nos cães, mas comem uma grande percentagem de carne crua, realmente nota-se no orçamento.´
Os coelhos são alimentados com mistura de sementes naturais feita por mim, que fica mais barato que as rações "modernas" e são muito mais saudáveis e completas (implica estudo).
tenho uma mini horta na quinta com alguns vegetais, como courgettes.
podem optar por fazer "hortas de varanda"
http://verdenavaranda.wordpress.com/horta-como-fazer/
aviso já que se poupa porque só se colhe o necessário. pode-se usar outro tipo de materiais mais baratos e maiores para vasos, como as caixas dos chineses perfuradas na base. (para quem gosta, courgettes dão todo o ano e compensa, - uma planta por vaso porque crescem bastante, assim como aromáticas. pode.-se consultar um almanaque agrícola para ver o que se planta ou semeia e em que altura e como)
Reutilizo a maioria da água enquanto espero que o banho aqueça, basta ter um balde à mão.

quanto às receitas, embora a maioria das receitas que use sejam económicas, os hamburgueres, lasagna, rissóis e outros salgados faço em casa, que fica mais barato.

por vezes faço Bôla de carne rápida para aproveitar resto de carne e dá para colocar no fornno ao mesmo tempo que outras refeições

3 ovos, 200g de farinha, 1clh cha de fermento, um iogurte natural, a medida do copo de iogurte com óleo, umas pedrinhas de sal.
bate-se, junta-se as carnes cozinhadas desfiadas ou cortadas em cubinhos, (eu costumo sempre juntar um pouco de chouriço), vai ao forno cerca de 20 m.
há quem junte fiambre, chourição ou outros fumados. Dá jeito quando o fiambre não se come todo e para não se estragar.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta out 07, 2010 6:11 pm

já me esquecia do famoso bolo de chocolate de microondas 8)

claroque usei sempre quantidades maiores, assim como quase todas as frequentadoras do chat
8)

http://blog.vault9.net/food/chocolate-c ... 5-minutes/
brother2010
Membro Júnior
Registado: domingo set 26, 2010 8:05 pm

quinta out 07, 2010 7:16 pm

eu vivo um dia de cada vez :x :x :x
faço de conta que não estou na crise :lol: :lol: :lol:

faço sopa, muita sopa :lol: :lol:
com fruta e legumes ou carne ou peixe.
drilldown1
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 7:35 pm

Sou mesmo esbanjadora.

Este tópico, para mim, é muito bom. Vou sorver os vossos ensinamentos!!!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta out 07, 2010 8:25 pm

Ai Buzio do que foste lembrar, o bolo micro ondas foi um sucesso por estas bandas.

Bem (esquecendo os doces) como atrás referi o meu pai , felizmente deixou de fumar por completo, e o que ele fez foi indo reduzindo o nº de cigarros por dia, por semana e depois deixou de vez.
Não tomou qualquer tipo de medicamento nem foi acompanhado, e foi o melhor que fez.
Para quem quer mesmo deixar de fumar, pode ser que esta dica resulte.

Para quem tem crianças pequenas, é de evitar leva las quando se vai ás compras, mesmo com a lista as crianças pedem sempre tudo o que vêem.

Como temos quintal poupa se em frutas, nalguns legumes e temos galinhas para consumo próprio.
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

sexta out 08, 2010 8:27 am

Também faço muita sopinha! Adoro e fica tão baratinho. Faço uma panela grande aos domingos e chega para a semana, já que carne ou peixe como aos fins-de-semana. Durante a semana descuro muito as refeições :oops: E no Verão abuso das saladas, com uma lata de atum ficam exelentes, e também muito económicas.

Faço as compras nos supermercados de poupança (Lidl, Dia) e tudo de marca branca, excepto produtos de higiene pessoal.

Buzio, excelentes dicas e esse bolo de chocolate para mim era novidade! Brutal! :D

Também gostei das dicas para reutilizar as águas das TPAs. Aqui há dias perguntava-me se seria bom para as plantas, mas afinal, é matéria orgânica, só deve fazer bem. Que outros usos lhes podemos dar (às águas)?
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

sexta out 08, 2010 8:32 am

Ah, e a maior poupança que consegui foi encostar o carro e passar a ir a pé para o trabalho (posso dar-me a esse luxo, são cerca de 4 km), ou de autocarro nos dias de chuva.

E reciclei muita roupa que já não estava muito boa, fazendo bainhas e colocando remendos originais, ou acrescentado detalhes decorativos em croché ou tecido. Ou mesmo só mudando botões para uns mais vistosos, fica logo diferente.
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sexta out 08, 2010 10:43 am

Receitas rápidas e baratinhas!!! (para quem gosta pouco de cozinhar como eu :oops: )

Arroz com ovos mexidos e atum!

mexe-se os ovos
faz-se arroz branco ou aproveita-se se tiver sobrado algum de outra refeição
Junta-se o arroz, os ovos mexidos e o atum as camadas. Pode-se comer quente ou frio!

Frango de cerveja!

1 pacote de sopa de cebola ( ou faz-se um refogado)
1 frango
1 cerveja

deita-se tudo num tacho, sal a gosto deixa-se cozinhar e ja está =D (no caso de fazerem refogado poem deixar o frango alourar um pouco nesse refogado antes de deitarem a cerveja)

Umas duvidas que tenho...
Existem lâmpadas economizadoras para focos que realmente sirvam para o efeito?? Um vez comprei umas no L*roy e não encaixavam, mas pelo modelo supostamente seria daquelas.

Já agora quem tiver repteis(neste caso cobras) acham que durante a noite poderia desligar os aquecimentos? ou seria uma mudança de temperatura muito brusca durante o inverno?

E por fim uma dica para uma horta de varanda para quem tem uma varanda pequena como eu, e que metade ja esta cheia de vasos com plantas! Acho que vou encher a parede de vasos!!! :P

http://po-de-estrela.blogspot.com/2010/ ... horta.html
"Poder podia, mas n&atilde;o ia dar, quem &eacute; que martelava?&nbsp;&nbsp;Pum! Pum! Pum! Algu&eacute;m tem de marteeeeelaaaaar!"
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 08, 2010 12:20 pm

Katrina Escreveu:Receitas rápidas e baratinhas!!! (para quem gosta pouco de cozinhar como eu :oops: )

Arroz com ovos mexidos e atum!

mexe-se os ovos
faz-se arroz branco ou aproveita-se se tiver sobrado algum de outra refeição
Junta-se o arroz, os ovos mexidos e o atum as camadas. Pode-se comer quente ou frio!

Frango de cerveja!

1 pacote de sopa de cebola ( ou faz-se um refogado)
1 frango
1 cerveja

deita-se tudo num tacho, sal a gosto deixa-se cozinhar e ja está =D (no caso de fazerem refogado poem deixar o frango alourar um pouco nesse refogado antes de deitarem a cerveja)

Umas duvidas que tenho...

Blaearghhh... desculpa, podem ser rápidas e baratas mas... essa dos ovos mexidos com arroz... iecccccccc.... meus ricos refogados. :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

sexta out 08, 2010 2:45 pm

vejam esta modernice 8)

http://agribizz.blogspot.com/2009/07/ho ... lvida.html

a ideia é boa para perceber que não é necessário um tremendo terreno para cultivar... mas variedade de culturas e algum gosto pela coisa!

existe um sistema de aplicação de vasos em camadas numa parede exterior ( varanda terraço etc. ) se encontrar um esquema inteligivel depois coloco aqui.
acreditem que dá jeito, para além de ser economico é ecologico.
digo-vos mais... ao olhar pela minha janela e a ver o tremendo temporal que vai lá fora... é também um conforto não ter que ir comprar tomates para a lasanha ao supermercado!!! :wink:

às vezes o melhor mesmo é voltar às origens... logico que não vamos deixar as nossas profissoes para agarrar na enxada... mas para uso pessoal, recomendo vivamente.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”