http://www1.ionline.pt/conteudo/141783- ... -e-doentiaOS TRUQUES DA FESTA
BRAVA Como em tudo, este
espectáculo não é imune
às influências, à batota ou
a pequenos truques que
tornam mais fácil a tarefa
dos cavaleiros. Um deles é
cortar os cornos aos toiros
- na gíria tauromáquica
"afeitar" - para que
percam a noção das
distâncias e não cheguem
ao cavalo com tanta
facilidade. As influências
que se movem para
conseguir mais corridas -
principalmente nas praças
mais importantes - são
outro dos lados mais
negros da festa brava. "É
como em tudo. É um
mundo de interesses, de
pouca lealdade e de pouca
palavra", diz Manuel Telles
Basto.
Andam a TORTURAR animais com o NOSSO dinheiro
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Tambem desconhecia, mas faz todo o sentido tal como com os bigodes de um gatoArgay Escreveu:Também não fazia ideia que os cornos ajudavam o touro a orientar-se. É só coragem.

Então serviam para quê?
São enfeite, não?
Claro que cortarem-lhos lhes alteram as coordenadas: são a sua arma de defesa, eles "sabem" a que distância ficam quando tocam no corpo que atacam: se lhos cortam, essa distância encurta, e o animal vai levar algum tempo a fixar a mudança.

Claro que cortarem-lhos lhes alteram as coordenadas: são a sua arma de defesa, eles "sabem" a que distância ficam quando tocam no corpo que atacam: se lhos cortam, essa distância encurta, e o animal vai levar algum tempo a fixar a mudança.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Quando se debateu esta parte bem mais lá para trás e se falou na questão de as marradas não causarem tanto dano, podia ter tido a gentileza de fornecer este dado, assim estávamos elucidados.Floripes2 Escreveu:Então serviam para quê?São enfeite, não?
<p> </p>
<p> </p>
.Argay Escreveu:Também não fazia ideia que os cornos ajudavam o touro a orientar-se. É só coragem.
Há anos tentei demover um amigo meu, forcado em Salvaterra e tivemos uma discussão com outros amigos dele, igualmente forcados ou "aficionados" e sempre me disseram que o corte ou embolamento dos cornos era para proteção do forcado, não ser ferido tão facilmente quando iam fazer a pega. Podiam ser casmurros e mal direcionados por uma vida naquele meio mas eram pessoas honestas,não me iriam inventar coisas, não por isso não acredito muito nessa sabedoria da vida.
Os forcados dizem que é por eles, os toureiros dizem que é para não lhes furarem as barrigas dos cavalos, que são caros e fica caro treiná-los, etc.
Cada valentão puxa a brasa à sua triste sardinha.
Cada valentão puxa a brasa à sua triste sardinha.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Foi dito pelo Ribeiro Teles. Está a dizer que ele não está correcto?thx1138 Escreveu:.Argay Escreveu:Também não fazia ideia que os cornos ajudavam o touro a orientar-se. É só coragem.
Há anos tentei demover um amigo meu, forcado em Salvaterra e tivemos uma discussão com outros amigos dele, igualmente forcados ou "aficionados" e sempre me disseram que o corte ou embolamento dos cornos era para proteção do forcado, não ser ferido tão facilmente quando iam fazer a pega. Podiam ser casmurros e mal direcionados por uma vida naquele meio mas eram pessoas honestas,não me iriam inventar coisas, não por isso não acredito muito nessa sabedoria da vida.
<p> </p>
<p> </p>
Sim, nem sempre as sumidades têm razão no que dizem.Mesmo que seja verdade, note que ele não diz que todos o fazem e a conversa está a ser aproveitada para chamar cobardes a forcados, a cavaleiros, etc..ora cobardes, cobarde é quem o chame de tal e um ou outro que ande no meio. Infelizmente são corajosos, mas estão mal direcionados e acham que o que fazem é correto
Pode indicar algum link que fale sobre a anatomia do touro? Estou farta de procurar e não encontro nada que aborde a função dos cornos.thx1138 Escreveu:Sim, nem sempre as sumidades têm razão no que dizem.Mesmo que seja verdade, note que ele não diz que todos o fazem e a conversa está a ser aproveitada para chamar cobardes a forcados, a cavaleiros, etc..ora cobardes, cobarde é quem o chame de tal e um ou outro que ande no meio. Infelizmente são corajosos, mas estão mal direcionados e acham que o que fazem é correto
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>