Como o era na altura em que Jesus o disse, como foi depois e vai ser daqui a dezenas de anos e como são todas as exortações aos prémios ( bem aventuranças) que todas as almas boas, humilhadas, incompreendidas e reprimidas vão conseguir.Floripes3 Escreveu:
O Sermão da Montanha, por exemplo, é lindíssimo, de um lirismo absolutamente actual...
Hábitos de Leitura
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Eu quando a comecei a ler ainda processava a religião católica. Achei que não poderia afirmar-me católica sem fazer essa leitura, e fi-la de uma ponta à outra, de modo crítico... Afinal, acabei por abandonar a religião. Mas continuo a achar que foi uma boa leitura, pois permite-me pensar em certas questões com mais algum conhecimento de causa...
Já tentei ler a Bíblia mas não consigo.
Mudando de assunto.
Recomendo vivamente o autor norueguês Jo Nesbo. Já li dele "O Caçador de Cabeças" e "Vingança a Sangue Frio". São os dois excelentes.
Se alguém já leu que dê a sua opinião se faz favor.
Abraço
Mudando de assunto.
Recomendo vivamente o autor norueguês Jo Nesbo. Já li dele "O Caçador de Cabeças" e "Vingança a Sangue Frio". São os dois excelentes.
Se alguém já leu que dê a sua opinião se faz favor.
Abraço
Não existe nada mais fiel que um cão ao seu dono.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am
Pois a mim tbm me soa assim para o falso(na minha opinião,não quero ofender ninguém).Suesca Escreveu:Se voces soubessem as vezes que ja tentei ler a biblia... Nao consigo, acho aborrecido e como sou contra a igreja porque acho que é preconceituosa, faz.me confusao. Parece que estou a ser obrigada,parece que quase que é uma imposicao da sociedade.
Ate deve ser interessante,mas parece.me falso.
Não consigo mesmo ler,e não entendo metade do para lá está escrito

Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Não pelo que entende.
Pois, não me admira... 

<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
-
- Membro Veterano
Adoro as suas piadasFloripes3 Escreveu:Pois, não me admira...

Não pelo que entende.
Não pelo que entende.
marianamar, depois de ler o Ensaio sobre a Cegueira, o Ensaio sobre a Lucidez foi um balde de água fria!
Gosto imenso de Saramago, mas não de todos os seus livros...Memorial do Convento, a Jangada de Pedra, adorei! Já o Todos os Nomes, o Homem Duplicado e o Evangelho li, mas não são livros que recomende. São aqueles que agora me recordo.
Adoro policiais, a querida Agatha Christie, a Ruth Rendell, entre outros... Acabei agora o Último Acto em Lisboa do Robert Wilson e adorei! História de Portugal à mistura com um policial?! Delicioso!
Também sou fã do já aqui falado José Rodrigues dos Santos (recomendo o Anjo Branco!), da Jane Austen (e já agora Mr Darcy para mim será sempre o Colin Firth, ehehe) e num registo totalmente diferente, do Stephen King! Não é para todos, bem sei, mas adoro a sua escrita descritiva!!!
[/i]
Gosto imenso de Saramago, mas não de todos os seus livros...Memorial do Convento, a Jangada de Pedra, adorei! Já o Todos os Nomes, o Homem Duplicado e o Evangelho li, mas não são livros que recomende. São aqueles que agora me recordo.
Adoro policiais, a querida Agatha Christie, a Ruth Rendell, entre outros... Acabei agora o Último Acto em Lisboa do Robert Wilson e adorei! História de Portugal à mistura com um policial?! Delicioso!
Também sou fã do já aqui falado José Rodrigues dos Santos (recomendo o Anjo Branco!), da Jane Austen (e já agora Mr Darcy para mim será sempre o Colin Firth, ehehe) e num registo totalmente diferente, do Stephen King! Não é para todos, bem sei, mas adoro a sua escrita descritiva!!!
[/i]
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Nao sei, floripes. Apesar de a minha familia ser catolica, eu nao fui baptizada e nem percebo muito do assunto.Floripes3 Escreveu:Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
A familia do meu namorado é muiiiito religiosa e tentei ler. Mas acho que mesinto bem assim sem ser catolica. Respeito e tou na boa mas eu faco muitas perguntas e os catolicos nao me dao resposta.

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Fiz a pergunta porque o catecismo é que é uma colecção de falsidades e deturpações. A Bíblia, em si, não o é, mesmo com todas as voltas que deram aos textos ao traduzi-los, para os "purificar".Suesca Escreveu:Nao sei, floripes. Apesar de a minha familia ser catolica, eu nao fui baptizada e nem percebo muito do assunto.Floripes3 Escreveu:Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
A familia do meu namorado é muiiiito religiosa e tentei ler. Mas acho que mesinto bem assim sem ser catolica. Respeito e tou na boa mas eu faco muitas perguntas e os catolicos nao me dao resposta.é complicado.
Mas faz bem em manter a sua opção actual, como faria se ela fosse outra. O seu namorado com certeza gosta de si assim como é, e isso é que importa.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ler a Bíblia não tem de ser por opção religiosa. Eu acho que é quase obrigatório (disse o "quase" só porque não gosto de ser muito peremptória) do ponto de vista da cultura geral. É um livro fundador da nossa cultura; como tal, é importante conhecê-lo.
Se tivesse tempo, acho que a releria agora com muito mais capacidade de entendimento e interpretação, e gosto, do que quando fui obrigada. Acho que é o que se passa com os clássicos... e, ocorreu-me a comparação assim de repente, com alguns pratos.
Também já li algumas passagens do Corão e pareceram-me muito bonitas. E também gostaria de ler textos fundadores de outras religiões.
Se tivesse tempo, acho que a releria agora com muito mais capacidade de entendimento e interpretação, e gosto, do que quando fui obrigada. Acho que é o que se passa com os clássicos... e, ocorreu-me a comparação assim de repente, com alguns pratos.
Também já li algumas passagens do Corão e pareceram-me muito bonitas. E também gostaria de ler textos fundadores de outras religiões.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Concordo com a Tassebem e foi também nessa perspectiva que li a Bíblia. Da mesma maneira li o que consegui da Constituição da República Portuguesa. Confesso que não consegui ler muito
Alguém lá para trás falou em Aldous Huxley... só o ano passado li o seu Admirável Mundo Novo a conselho da forista sxmota mas adorei! É genial ao ponto de roçar a loucura. É surreal e ao mesmo tempo tão real... ao mesmo nível de Animal Farm (em português, O Triunfo dos Porcos). Cada vez mais os dias que vivemos me lembram esse livrinho, infelizmente...
Agora queria muito ler The Doors of Perception, o livro dele que deu nome à igualmente surreal banda The Doors. Alguém sabe qual é a tradução do título para português?

Alguém lá para trás falou em Aldous Huxley... só o ano passado li o seu Admirável Mundo Novo a conselho da forista sxmota mas adorei! É genial ao ponto de roçar a loucura. É surreal e ao mesmo tempo tão real... ao mesmo nível de Animal Farm (em português, O Triunfo dos Porcos). Cada vez mais os dias que vivemos me lembram esse livrinho, infelizmente...
Agora queria muito ler The Doors of Perception, o livro dele que deu nome à igualmente surreal banda The Doors. Alguém sabe qual é a tradução do título para português?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Concordo com todas voces, e tb acho que a devia ler por ser um "classico". Mais tarde...
O meu namorado pensa exactamente cmo eu, o que tem graca pq no natal e jantares de familia sou eu a fazer as tais perguntas de porque isto e aquilo.. E ninguem sabe. Tem graca.
Agora nao posso ler nenhum porque finalmente tou a tirar a carta e tou a ler o codigo, queria um livro intenso pra ler a seguir. Nem faco ideia de que.. Vou tirando ideias aqui.
O meu namorado pensa exactamente cmo eu, o que tem graca pq no natal e jantares de familia sou eu a fazer as tais perguntas de porque isto e aquilo.. E ninguem sabe. Tem graca.
Agora nao posso ler nenhum porque finalmente tou a tirar a carta e tou a ler o codigo, queria um livro intenso pra ler a seguir. Nem faco ideia de que.. Vou tirando ideias aqui.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
Lá está,ler a Bíblia é quer digam que sim ou que não quase obrigatórioTassebem Escreveu:Ler a Bíblia não tem de ser por opção religiosa. Eu acho que é quase obrigatório (disse o "quase" só porque não gosto de ser muito peremptória) do ponto de vista da cultura geral. É um livro fundador da nossa cultura; como tal, é importante conhecê-lo.

Quando vou a casa da minha mãe e se fala da Bíblia quase que sou expulsa da sala pq não a consegui ler

Não pelo que entende.
Não pelo que entende.
Concordo com o que já foi dito sobre a Biblia. Acho é que não é , de todo, necessário lê-la de fio a pavio, de uma vez só.
Eu, por exemplo, li com muito mais gosto e, por isso, muito mais rápido o Antigo Testamento.
Outra coisa que torna mais fácil a leitura da Biblia é o desprendimento com que se lê. Se tivermos sempre em mente que aquilo que estamos a ler é tão simplesmente a narrativa de factos, sonhos, sentimentos e alucinações dos que a escreveram. Por isso está sujeita na narração dos factos à interpretação que cada um dá desses mesmos factos. Basta lembrarmo-nos que só para relatar a vida de Jesus há 4 livros, escritos por 4 apóstolos que o acompanharam de perto e mesmo assim há detalhes e pormenores que não dizem uns com os outros.
Mas o meu preferido dos livros que constituem a Biblia , aquele que eu gosto mesmo, mesmo, é o Livro do Génesis.
Eu, por exemplo, li com muito mais gosto e, por isso, muito mais rápido o Antigo Testamento.
Outra coisa que torna mais fácil a leitura da Biblia é o desprendimento com que se lê. Se tivermos sempre em mente que aquilo que estamos a ler é tão simplesmente a narrativa de factos, sonhos, sentimentos e alucinações dos que a escreveram. Por isso está sujeita na narração dos factos à interpretação que cada um dá desses mesmos factos. Basta lembrarmo-nos que só para relatar a vida de Jesus há 4 livros, escritos por 4 apóstolos que o acompanharam de perto e mesmo assim há detalhes e pormenores que não dizem uns com os outros.
Mas o meu preferido dos livros que constituem a Biblia , aquele que eu gosto mesmo, mesmo, é o Livro do Génesis.
Sofia