Hábitos de Leitura

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça out 02, 2012 2:24 pm

Floripes3 Escreveu:
O Sermão da Montanha, por exemplo, é lindíssimo, de um lirismo absolutamente actual...
Como o era na altura em que Jesus o disse, como foi depois e vai ser daqui a dezenas de anos e como são todas as exortações aos prémios ( bem aventuranças) que todas as almas boas, humilhadas, incompreendidas e reprimidas vão conseguir.
Sofia
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça out 02, 2012 2:27 pm

Eu quando a comecei a ler ainda processava a religião católica. Achei que não poderia afirmar-me católica sem fazer essa leitura, e fi-la de uma ponta à outra, de modo crítico... Afinal, acabei por abandonar a religião. Mas continuo a achar que foi uma boa leitura, pois permite-me pensar em certas questões com mais algum conhecimento de causa...
PUMAGTO
Membro Júnior
Registado: domingo ago 14, 2011 10:29 pm

terça out 02, 2012 4:36 pm

Já tentei ler a Bíblia mas não consigo.
Mudando de assunto.
Recomendo vivamente o autor norueguês Jo Nesbo. Já li dele "O Caçador de Cabeças" e "Vingança a Sangue Frio". São os dois excelentes.
Se alguém já leu que dê a sua opinião se faz favor.
Abraço
Não existe nada mais fiel que um cão ao seu dono.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

terça out 02, 2012 5:17 pm

Suesca Escreveu:Se voces soubessem as vezes que ja tentei ler a biblia... Nao consigo, acho aborrecido e como sou contra a igreja porque acho que é preconceituosa, faz.me confusao. Parece que estou a ser obrigada,parece que quase que é uma imposicao da sociedade.
Ate deve ser interessante,mas parece.me falso.
Pois a mim tbm me soa assim para o falso(na minha opinião,não quero ofender ninguém).
Não consigo mesmo ler,e não entendo metade do para lá está escrito :oops: :oops: :oops:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça out 02, 2012 5:37 pm

Pois, não me admira... 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano

terça out 02, 2012 5:39 pm

Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
nandaalmeida
Membro Veterano

terça out 02, 2012 6:06 pm

Floripes3 Escreveu:Pois, não me admira... 8)
Adoro as suas piadas :roll: :roll: :roll:
Não pelo que entende.
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça out 02, 2012 9:22 pm

marianamar, depois de ler o Ensaio sobre a Cegueira, o Ensaio sobre a Lucidez foi um balde de água fria!
Gosto imenso de Saramago, mas não de todos os seus livros...Memorial do Convento, a Jangada de Pedra, adorei! Já o Todos os Nomes, o Homem Duplicado e o Evangelho li, mas não são livros que recomende. São aqueles que agora me recordo.

Adoro policiais, a querida Agatha Christie, a Ruth Rendell, entre outros... Acabei agora o Último Acto em Lisboa do Robert Wilson e adorei! História de Portugal à mistura com um policial?! Delicioso!

Também sou fã do já aqui falado José Rodrigues dos Santos (recomendo o Anjo Branco!), da Jane Austen (e já agora Mr Darcy para mim será sempre o Colin Firth, ehehe) e num registo totalmente diferente, do Stephen King! Não é para todos, bem sei, mas adoro a sua escrita descritiva!!!
[/i]
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça out 02, 2012 10:43 pm

Floripes3 Escreveu:Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
Nao sei, floripes. Apesar de a minha familia ser catolica, eu nao fui baptizada e nem percebo muito do assunto.
A familia do meu namorado é muiiiito religiosa e tentei ler. Mas acho que mesinto bem assim sem ser catolica. Respeito e tou na boa mas eu faco muitas perguntas e os catolicos nao me dao resposta. :-) é complicado.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Floripes3
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 12:04 am

Suesca Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Suesca, a menina não estará a confundir o catecismo com a Bíblia?
Nao sei, floripes. Apesar de a minha familia ser catolica, eu nao fui baptizada e nem percebo muito do assunto.
A familia do meu namorado é muiiiito religiosa e tentei ler. Mas acho que mesinto bem assim sem ser catolica. Respeito e tou na boa mas eu faco muitas perguntas e os catolicos nao me dao resposta. :-) é complicado.
Fiz a pergunta porque o catecismo é que é uma colecção de falsidades e deturpações. A Bíblia, em si, não o é, mesmo com todas as voltas que deram aos textos ao traduzi-los, para os "purificar".

Mas faz bem em manter a sua opção actual, como faria se ela fosse outra. O seu namorado com certeza gosta de si assim como é, e isso é que importa.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta out 03, 2012 12:51 am

Ler a Bíblia não tem de ser por opção religiosa. Eu acho que é quase obrigatório (disse o "quase" só porque não gosto de ser muito peremptória) do ponto de vista da cultura geral. É um livro fundador da nossa cultura; como tal, é importante conhecê-lo.

Se tivesse tempo, acho que a releria agora com muito mais capacidade de entendimento e interpretação, e gosto, do que quando fui obrigada. Acho que é o que se passa com os clássicos... e, ocorreu-me a comparação assim de repente, com alguns pratos.

Também já li algumas passagens do Corão e pareceram-me muito bonitas. E também gostaria de ler textos fundadores de outras religiões.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta out 03, 2012 1:49 am

Concordo com a Tassebem e foi também nessa perspectiva que li a Bíblia. Da mesma maneira li o que consegui da Constituição da República Portuguesa. Confesso que não consegui ler muito :lol:

Alguém lá para trás falou em Aldous Huxley... só o ano passado li o seu Admirável Mundo Novo a conselho da forista sxmota mas adorei! É genial ao ponto de roçar a loucura. É surreal e ao mesmo tempo tão real... ao mesmo nível de Animal Farm (em português, O Triunfo dos Porcos). Cada vez mais os dias que vivemos me lembram esse livrinho, infelizmente...

Agora queria muito ler The Doors of Perception, o livro dele que deu nome à igualmente surreal banda The Doors. Alguém sabe qual é a tradução do título para português?
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta out 03, 2012 2:13 am

Concordo com todas voces, e tb acho que a devia ler por ser um "classico". Mais tarde...
O meu namorado pensa exactamente cmo eu, o que tem graca pq no natal e jantares de familia sou eu a fazer as tais perguntas de porque isto e aquilo.. E ninguem sabe. Tem graca.

Agora nao posso ler nenhum porque finalmente tou a tirar a carta e tou a ler o codigo, queria um livro intenso pra ler a seguir. Nem faco ideia de que.. Vou tirando ideias aqui.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
nandaalmeida
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 7:36 am

Tassebem Escreveu:Ler a Bíblia não tem de ser por opção religiosa. Eu acho que é quase obrigatório (disse o "quase" só porque não gosto de ser muito peremptória) do ponto de vista da cultura geral. É um livro fundador da nossa cultura; como tal, é importante conhecê-lo.

Se tivesse tempo, acho que a releria agora com muito mais capacidade de entendimento e interpretação, e gosto, do que quando fui obrigada. Acho que é o que se passa com os clássicos... e, ocorreu-me a comparação assim de repente, com alguns pratos.

Também já li algumas passagens do Corão e pareceram-me muito bonitas. E também gostaria de ler textos fundadores de outras religiões.
Lá está,ler a Bíblia é quer digam que sim ou que não quase obrigatório :wink:
Quando vou a casa da minha mãe e se fala da Bíblia quase que sou expulsa da sala pq não a consegui ler :lol: :lol: :lol: e por não ser católica :oops: :oops:
Não pelo que entende.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta out 03, 2012 9:22 am

Concordo com o que já foi dito sobre a Biblia. Acho é que não é , de todo, necessário lê-la de fio a pavio, de uma vez só.
Eu, por exemplo, li com muito mais gosto e, por isso, muito mais rápido o Antigo Testamento.
Outra coisa que torna mais fácil a leitura da Biblia é o desprendimento com que se lê. Se tivermos sempre em mente que aquilo que estamos a ler é tão simplesmente a narrativa de factos, sonhos, sentimentos e alucinações dos que a escreveram. Por isso está sujeita na narração dos factos à interpretação que cada um dá desses mesmos factos. Basta lembrarmo-nos que só para relatar a vida de Jesus há 4 livros, escritos por 4 apóstolos que o acompanharam de perto e mesmo assim há detalhes e pormenores que não dizem uns com os outros.
Mas o meu preferido dos livros que constituem a Biblia , aquele que eu gosto mesmo, mesmo, é o Livro do Génesis.
Sofia
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”