Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 8:05 pm

este tópico escancara-me a gula... :o
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo dez 12, 2010 8:10 pm

cockinhas Escreveu:Mais um pedido: Lulu, bote aí, please, a sua receita de leite creme. É doce que sempre pedi nos restaurantes porque nunca me saía bem. Fui à Net procurar e apareceram-me várias opções, com grande disparidade de proporção gemas/leite/farinha. Não sei por qual me decidir. E ainda, será importante mexer com vara de arames, para minimizar os grumos? Vim agora da rua com uma, novinha em folha :lol:.
Olha por acaso tenho uma receita de leite de creme do mais simples que há. Tens de utilizar é o microondas. :lol:
Não gosto de arroz doce, mas adoro leite creme e desde que me deram esta receita e a faço, não há melhor. :wink:
Aqui vai:
-150 gr. de açucar
-4 gemas
-1,5 colher de sopa de maizena
-meio litro de leite
-2 casquinhas de limão

Bate-se muito bem o açucar com as gemas e a maizena. Juntar em fio o leite e continuar a mexer bem. Adicionar as cascas de limão.
Colocar em recipiente que vá ao microondas e colocar na potência máxima 3 minutos.
Retirar as cascas de limão e mexer bem, volta-se a colocar no microondas em potência máxima mais 2/3 minutos, mexendo o creme de minuto a minuto.
No fim deita-se na travessa ou tacinhas e deixar esfriar.
Quando o creme estiver frio polvilha-se com açucar e queima-se com o ferro (eu tenho um eléctrico e é muito bom)
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 8:17 pm

sou gaja pra comer muito açúcar queimado... vcs não põem canela e açúcar baunilhado no leite creme? e se for feito com leite condensado, será bom? :oops: (isto não é gula, é hipoglicémia... 8) )
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo dez 12, 2010 8:20 pm

marijonscp Escreveu:
cockinhas Escreveu:Mais um pedido: Lulu, bote aí, please, a sua receita de leite creme. É doce que sempre pedi nos restaurantes porque nunca me saía bem. Fui à Net procurar e apareceram-me várias opções, com grande disparidade de proporção gemas/leite/farinha. Não sei por qual me decidir. E ainda, será importante mexer com vara de arames, para minimizar os grumos? Vim agora da rua com uma, novinha em folha :lol:.
Olha por acaso tenho uma receita de leite de creme do mais simples que há. Tens de utilizar é o microondas. :lol:
Não gosto de arroz doce, mas adoro leite creme e desde que me deram esta receita e a faço, não há melhor. :wink:
Aqui vai:
-150 gr. de açucar
-4 gemas
-meio litro de leite
-2 casquinhas de limão

Bate-se muito bem o açucar com as gemas e a maizena. Juntar em fio o leite e continuar a mexer bem. Adicionar as cascas de limão.
Colocar em recipiente que vá ao microondas e colocar na potência máxima 3 minutos.
Retirar as cascas de limão e mexer bem, volta-se a colocar no microondas em potência máxima mais 2/3 minutos, mexendo o creme de minuto a minuto.
Quando o creme estiver frio polvilha-se com açucar e queima-se com o ferro (eu tenho um eléctrico e é muito bom)
xiça maria que esta receita é simples! :D
faz lembrar a do bolo da caneca que eu experimentei fazer e nem queria acreditar que saiu mesmo um mini muffin do microondas hihihi
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 8:26 pm

eh pá... tenho ali ovos, açúcar, leite, canela, laranjas..... cerelac... acho que vou fazer um leite creme "rafeiro"! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo dez 12, 2010 8:28 pm

Chamarrita Escreveu:eh pá... tenho ali ovos, açúcar, leite, canela, laranjas..... cerelac... acho que vou fazer um leite creme "rafeiro"! :lol:
lá vai a chamarrita inventar! leite creme com cerelac! :lol: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 8:28 pm

chowista Escreveu: bolo da caneca (...) do microondas
3 substantivos mágicos, sou fã! como é que se faz mesmo esse bolo?? :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 8:29 pm

chowista Escreveu:
Chamarrita Escreveu:eh pá... tenho ali ovos, açúcar, leite, canela, laranjas..... cerelac... acho que vou fazer um leite creme "rafeiro"! :lol:
lá vai a chamarrita inventar! leite creme com cerelac! :lol: :lol:
Faxabor de não oprimir a criatividade da pessoa. 8)
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo dez 12, 2010 8:38 pm

o bolo da caneca anda aí no tópico das receitas da páscoa penso. :D
já não me lembro quem postou essa receita curiosa mas resulta!
vou ver se encontro :D
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo dez 12, 2010 8:40 pm

marijonscp Escreveu:
Aqui vai:
-150 gr. de açucar
-4 gemas
-meio litro de leite
-2 casquinhas de limão

Cockinhas, só agora vi o seu pedido, pois andei a fazer umas coisas por aí e deixei o "complicador" em stand by.

A receita do leite-creme que faço é igual à da Maria João, só que não a faço no microondas, faço-a ao lume.

Os grumos são o mais difícil de evitar, mas com a Maizena não há problemas. E se houver, meta-lhe a varinha mágica, que não há grumo que resista! :P

Uma coisa que também faço muitas vezes nesta receita é usar o açúcar em caramelo, adoro leite-creme de caramelo!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo dez 12, 2010 8:42 pm

"Bolo da caneca

MATERIAIS:
1 avental
1 caneca
1 colher
1 garfo
1 microwaves

INGREDIENTES:
4 colheres de farinha com fermento
" " " açucar
" " " cacau em pó
2 colheres de leite
" " " oleo
1 ovo

Tudo misturadinho com o garfo na caneca, e vai ao micro 3 minutinhos.
Tá feito!

Eu dá me mais jeito fazer num "taparuere" e meto td a dobrar, senão sai um queque!

Bahhhh, cozinha n é para mim!" by Fitinhas

et voilá! :D
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo dez 12, 2010 8:49 pm

Bolo de caneca não é propriamente natalício, mas tomem lá mais versões dele:

De laranja:

Numa caneca colocar 3 colheres de sopa de açucar, 5 colheres de sopa de farinha e um pouco de raspa de laranja. Misturar tudo, juntar um ovo e mexer bem.
Adicionar 3 colheres de sopa de óleo e 3 colheres de sopa de sumo de laranja. Mexer tudo muito bem e levar ao microondas durante 3 minutos.

De capuccino:

A receita é a mesma, só que se substitui as 4 colheres de chocolate em pó por uma saqueta de preparado para Cappuccino, que dá ± 1 colher de sopa.

E por fim, a receita que se diz ser a original, com coco:

4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de milho fina
2 colheres (sopa) de coco ralado não adoçado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sopa) de leite
1 pitada generosa de canela em pó

Deite na caneca todos os ingredientes secos, misture, adicione o ovo, misture, adicione os demais líquidos, misture. Ficou bem misturado? Leve ao microondas na potência alta por 3 minutos.

Divirtam-se, gulosas!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
chowista
Membro Veterano
*shar pei

domingo dez 12, 2010 8:58 pm

boa malta!
mais versões do bolo da caneca! iupiii
botem lá uns frutos secos por cima e cheira loga a Natal :lol:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo dez 12, 2010 9:03 pm

LuluB Escreveu:Bolo de caneca não é propriamente natalício, mas tomem lá mais versões dele:

De laranja:

Numa caneca colocar 3 colheres de sopa de açucar, 5 colheres de sopa de farinha e um pouco de raspa de laranja. Misturar tudo, juntar um ovo e mexer bem.
Adicionar 3 colheres de sopa de óleo e 3 colheres de sopa de sumo de laranja. Mexer tudo muito bem e levar ao microondas durante 3 minutos.

De capuccino:

A receita é a mesma, só que se substitui as 4 colheres de chocolate em pó por uma saqueta de preparado para Cappuccino, que dá ± 1 colher de sopa.

E por fim, a receita que se diz ser a original, com coco:

4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de milho fina
2 colheres (sopa) de coco ralado não adoçado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sopa) de leite
1 pitada generosa de canela em pó

Deite na caneca todos os ingredientes secos, misture, adicione o ovo, misture, adicione os demais líquidos, misture. Ficou bem misturado? Leve ao microondas na potência alta por 3 minutos.

Divirtam-se, gulosas!
Esta de capuccino, deve ser bóptima :D
Já experimentei por várias vezes a de chocolate e é mesmo muito bom. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 9:12 pm

já fiz o meu leite creme rafeiro!!! fiz num púcaro cerâmico, ms tb usei uma caneca para bater os ovos com o leite. Também apanhei uma laranja para tirar duas casquinhas (rica laranja!). A cerelac resultou perfeitamente! 8) mas isto merecia umas claras por cima... bem altas e fofinhas, com um pouco de açúcar, assadas no forno...

obrigada pelas receitas do Bolo da Caneca, acabaram de me fornecer a ideia para os presentes de Natal da famelga! leva tudo c'a bela chávena almoçadeira + a receita do bolo! :D e ainda lanço o desafio para variantes... ;)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”