segunda mai 30, 2011 1:40 pm
Coitadas das criancinhas. Tão inocentes.
Pois se alguém me viesse fazer queixa de que um filho, meu, mesmo criança, andava a agredir outra criança, com maldade, pode ter a certeza que o meu filho seria exemplarmente corrigido.
Antigamente, lembro-me bem (porque tenho irmãos homens), os putos (as meninas nunca) lutavam fora da escola, mas eram brigas sem maldade intrínseca. Uma esfoladela, umas nódoas negras, uns joelhos deitados abaixo. Isto para aí entre os 8 e os 12/13 anos. Depois acabava.
Costumava encontrar o meu irmão no vão da escada, no regresso da escola, a limpar as feridas dos joelhos com cuspo, e o pó das botas (com protectores, que tinham que dar para o Inverno inteiro e feitas por medida pelo sapateiro, o Sr. Rufino), da mesma forma ou com o lenço, a sacudir-se todo para limpar os vestígios da luta, como um cão sacode a água, e o pedido: não digas nada à mãe.
Como se a mãe fosse parva. Levava logo na cabeça para saber. Mais tarde, era certo e sabido que quando a mãe, vinda da praça (do mercado), carregada que nem uma burra, se encontrava com a outra mãe, do Marocas e do Rui, os parceiros, que não propriamente rivais, de luta, trocavam impressões sobre o estado em que os respectivos filhos, , enlameados,porcos e sovados, tinham entrado em casa, sem chegarem a vias de facto, porque, entretanto, o Rui e o Marocas, também já tinham levado a sua dose. E pronto, o assunto ficava arrumado, resolvido entre os interessados... até à semana seguinte.
Ninguem ligava importância a estas refregas, que não tinham consequências de maior, como não se ligava importância às querelas entre irmãos.
Mas agora é tudo diferente e assume proporções assustadoras. Porque estes episódios estão prenhes de malevolência, de premeditação, de crueldade. Não há ninguém a incutir nestas crianças ou nestes adolescentes, princípios, regras, a noção entre o que está bem e o que está mal, o que podem e o que não podem fazer.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>