Dadores de Sangue Indignados

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo fev 26, 2012 7:34 pm

É comovente a simplicidade com que esse jovem fala da sua doação.

E envergonha quem faz contas mesquinhas ao simples acto de ir dar um pouco de sangue. Uma vida não é contabilizável em litros de gasolina ou meia dúzia euros de uma taxa moderadora que nem se sabe se alguma vez virá a ser preciso pagar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

segunda fev 27, 2012 11:05 am

PauloSantos1 Escreveu:
Acena Escreveu:Acredito que as palavras da Kiluti foram apenas um desabafo. Seja por respeito pelo próximo, seja pelo que for, a verdade é que as doações são necessárias.
Nem mais ;)
Sim amigos foi um desabafo muito infeliz da minha parte e estou muito mas muito arrependida de o ter feito. Infelizmente não posso doar mais sangue e continuaria a doar caso não tivesse um grave problema de saúde. Desculpem vou pedir para o tópico ser encerrado. Um bem-Haja a todos
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 27, 2012 11:19 am

Kiluti Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:
Acena Escreveu:Acredito que as palavras da Kiluti foram apenas um desabafo. Seja por respeito pelo próximo, seja pelo que for, a verdade é que as doações são necessárias.
Nem mais ;)
Sim amigos foi um desabafo muito infeliz da minha parte e estou muito mas muito arrependida de o ter feito. Infelizmente não posso doar mais sangue e continuaria a doar caso não tivesse um grave problema de saúde. Desculpem vou pedir para o tópico ser encerrado. Um bem-Haja a todos
Kiluti, embora possa nao parecer, os meus comentarios (excepto os primeiros) nunca foram para si.... entendo que foi um desabafo irreflectido.

Mas nao peça para fechar o tópico, neste momento, partilhamos nele a troca de informações e o apelo a algo muito importante: doação de sangue e medula.

Obrigada.
Floripes2
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 11:54 am

Kiluti, todos percebemos o que se passava consigo, não se pense julgada e condenada pelo seu desabafo.

A verdade é que anda por aí muito boa gente a quem as nossas críticas servem muitíssimo bem, como o tal movimento de dadores contra as suspensão de taxas moderadoras (que afinal parece que o não foram). A esses, sim, dirijo todas as críticas e remoques.

O seu desabafo teve o mérito de despoletar uma troca de experiências e informações sobre a doação de sangue e de medula que, quem sabe, talvez possa despertar em alguém o desejo sincero de agir solidariamente doando algo que pode salvar uma ou várias vidas.

Por isso, acho que este tópico por si aberto não deve ser encerrado. Já há várias páginas que ultrapassou a esfera individual.

Espero que consiga ultrapassar o seu problema de saúde, um abraço e coragem.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
teresa1978
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 10:59 pm

deixo aqui o relato do actor brasileiro Reynaldo Gianecchini

http://www.correiodoestado.com.br/notic ... ni_142297/
teresa1978
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 11:17 pm

Pensei muito antes de colocar este link, não quero "assustar" os mais sensíveis, mas acho que a informação deve ser sempre partilhada. E para além disso, o vídeo está disponível a qualquer pessoa no youtube.

Para mim, não tem imagens chocantes, mas respeito quem não o queira ver.

http://www.youtube.com/watch?v=97rgd6Gx ... ure=fvwrel
Floripes2
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 11:46 pm

Por mim, também não achei nada assustador, nem chocante.

Fiquei foi admirada por ver sair um líquido claro, julgava que a medula fosse sanguinolenta.

Obrigada, Teresa1978.
<p>&nbsp;</p>
teresa1978
Membro Veterano

terça fev 28, 2012 1:16 am

Ja agora, deixo tambem o link para uma página que me parece interessante.

http://www.abrale.org.br/doencas/transplante/index.php
teresa1978
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 12:42 am

mais um testemunho maravilhoso de alguem que salvou uma vida.

neste caso, relativamente ao outro testemunho que ja aqui tinha colocado, a recolha das celulas foi feita de forma diferente.

http://www.facebook.com/notes/associa%C ... 8858129697

vale a pena ler, são exemplos a seguir!
Floripes2
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 1:44 am

Só tenho pena de ter passado a idade de todas as doações. :?

Nem já para o meu pai pude dar, foram os netos que deram. Já não lhe serviu a ele, pois já não pôde ser operado, mas o sangue que eles deram serviu com certeza a alguém.

E oxalá esta conversa morna que aqui se tem mantido, graças à Kiluti, venha a esclarecer alguém e a fazer decidir doar o que tanta falta faz e tão pouco custa.
<p>&nbsp;</p>
teresa1978
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 10:27 am

Floripes2 Escreveu:Só tenho pena de ter passado a idade de todas as doações. :?

Nem já para o meu pai pude dar, foram os netos que deram. Já não lhe serviu a ele, pois já não pôde ser operado, mas o sangue que eles deram serviu com certeza a alguém.

E oxalá esta conversa morna que aqui se tem mantido, graças à Kiluti, venha a esclarecer alguém e a fazer decidir doar o que tanta falta faz e tão pouco custa.
acho que a maioria das pessoas simplesmente nao quer pensar nisto... mas infelizmente o problema nao passa, fechando apenas os olhos e "assobiando" para o lado...
uma coisa tão simples... não precisamos de ser ricos, nao precisamos de ser bonitos...precisamos apenas de ser generosos...
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mar 01, 2012 11:15 am

Antes de mais vou só dizer que não li o tópico todo, peço desculpa... mas vou só deixar aqui uma nota de rodapé.

A quem está a passar por uma fase de doença, de recuperação, de provação... rápidas e boas melhoras! :)

Doar sangue, medula ossea e celulas estaminais deveria ser uma banalidade.. e é!

Quando o Lourenço nasceu tinha começado a "moda" ensandecida da criopreservação de celulas estaminais.

Mas nem ervilhas eu gosto de congelar por muito tempo, quanto mais a fonte da vida ;)

Preservar as celulas dos nossos filhos,num banco "privado", para uso próprio, eventual, futuro, improvável, em condiçoes dubias, sem garantias de viabilidade num futuro distante... e que poderão até nem ser utilizaveis de todo, é um perfeito disparate.

E sordido também... porque se há coisa que não quero conceber ao pegar o meu filho pela primeira vez é a imagem dele com algum tipo de leucemia fatalista e terrifica.

A gente quer vida, quer esperança! :)

Então o que é que faz sentido?

Um banco publico, acessivel a todos pelo SNS, com milhares e milhares de dadores, variado, uma imensa piscina genética de vida!

Isso existe, os centros de Histocompatibilidade ficam gratos com as doaçoes, quem esta doente agradece-vos, os pais e maes de quem necessita rezam por um dador compativel.

As celulas estaminais são demasiados valiosas para acabarem no balde... ou numa "geleira" elitista por 25 anos e depois... balde também!

Isso é errado, pior é imoral!

Bom... as que eu tinha hipotese de doar, doei. Foi catártico, por outros motivos. Outras perdas... enfim.
Sou dadora de médula ossea e só não dou sangue porque uma anemia épica tem insistido em me dar que fazer.

Não sei se na eventualidade de ser chamada a doar medula ainda o possa fazer... mas se não for possivel não será por falta de vontade, mas de globulos vermelhos!

:lol:

como dizia a Teresa, não precisamos ser bonitos, nem geniais, nem sequer bonzinhos, nem de ir à missa aos domingos. Só precisamos de ser naturais e humanos, dar o que não nos fará nenhuma falta e que pode representar ( e representa ) para um outro alguém, a diferença entre viver ou não viver.

Resumindo: Doem as celulas estaminais dos vossos filhos, para todos os nossos filhos!! :)

Abraços.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
teresa1978
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 11:43 am

Netherwing Escreveu:Antes de mais vou só dizer que não li o tópico todo, peço desculpa... mas vou só deixar aqui uma nota de rodapé.

A quem está a passar por uma fase de doença, de recuperação, de provação... rápidas e boas melhoras! :)

Doar sangue, medula ossea e celulas estaminais deveria ser uma banalidade.. e é!

Quando o Lourenço nasceu tinha começado a "moda" ensandecida da criopreservação de celulas estaminais.

Mas nem ervilhas eu gosto de congelar por muito tempo, quanto mais a fonte da vida ;)

Preservar as celulas dos nossos filhos,num banco "privado", para uso próprio, eventual, futuro, improvável, em condiçoes dubias, sem garantias de viabilidade num futuro distante... e que poderão até nem ser utilizaveis de todo, é um perfeito disparate.

E sordido também... porque se há coisa que não quero conceber ao pegar o meu filho pela primeira vez é a imagem dele com algum tipo de leucemia fatalista e terrifica.

A gente quer vida, quer esperança! :)

Então o que é que faz sentido?

Um banco publico, acessivel a todos pelo SNS, com milhares e milhares de dadores, variado, uma imensa piscina genética de vida!

Isso existe, os centros de Histocompatibilidade ficam gratos com as doaçoes, quem esta doente agradece-vos, os pais e maes de quem necessita rezam por um dador compativel.

As celulas estaminais são demasiados valiosas para acabarem no balde... ou numa "geleira" elitista por 25 anos e depois... balde também!

Isso é errado, pior é imoral!

Bom... as que eu tinha hipotese de doar, doei. Foi catártico, por outros motivos. Outras perdas... enfim.
Sou dadora de médula ossea e só não dou sangue porque uma anemia épica tem insistido em me dar que fazer.

Não sei se na eventualidade de ser chamada a doar medula ainda o possa fazer... mas se não for possivel não será por falta de vontade, mas de globulos vermelhos!

:lol:

como dizia a Teresa, não precisamos ser bonitos, nem geniais, nem sequer bonzinhos, nem de ir à missa aos domingos. Só precisamos de ser naturais e humanos, dar o que não nos fará nenhuma falta e que pode representar ( e representa ) para um outro alguém, a diferença entre viver ou não viver.

Resumindo: Doem as celulas estaminais dos vossos filhos, para todos os nossos filhos!! :)

Abraços.

Netherwing, obrigada por nos recordar um ponto importante que estava a passar ao lado: as dádivas de sangue do cordão umbilical!

Talvez muitos não saibam, mas já é possível doar o sangue do cordão umbilical.

Podem consultar o site http://www.chnorte.min-saude.pt/lusocord.php
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mar 01, 2012 11:53 am

Sim Teresa é possivel desde há cerca de 4 anos ( oficialmente um pouco menos, talvez dois anos e meio ), quando doei à Lusocord foi o IPO do Porto a fazer a criopreservaçao, depois transferiram as células... de lá para cá o banco tem crescido exponencialmente! :)

Não se esqueçam papás e mamãs, pela "vossa" saúdinha!! ;)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

quinta mar 01, 2012 9:31 pm

Netherwing Escreveu: Não se esqueçam papás e mamãs, pela "vossa" saúdinha!! ;)
Também eu, quando do nascimento do meu primeiro filho, havia uma empresa privada que me abordou acerca da criopreservação... mas tudo aquilo me parecia de "filme" e não me senti nada confortável e confiante com todo o processo... recusei.

No nascimento do mais novo, também eu doei, e tive aquela sensação de paz interior.

Pelos nossos filhos... pelos vossos filhos doem... vão ver que não custa!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”