Antes de mais vou só dizer que não li o tópico todo, peço desculpa... mas vou só deixar aqui uma nota de rodapé.
A quem está a passar por uma fase de doença, de recuperação, de provação... rápidas e boas melhoras!
Doar sangue, medula ossea e celulas estaminais deveria ser uma banalidade.. e é!
Quando o Lourenço nasceu tinha começado a "moda" ensandecida da criopreservação de celulas estaminais.
Mas nem ervilhas eu gosto de congelar por muito tempo, quanto mais a fonte da vida
Preservar as celulas dos nossos filhos,num banco "privado", para uso próprio, eventual, futuro, improvável, em condiçoes dubias, sem garantias de viabilidade num futuro distante... e que poderão até nem ser utilizaveis de todo, é um perfeito disparate.
E sordido também... porque se há coisa que não quero conceber ao pegar o meu filho pela primeira vez é a imagem dele com algum tipo de leucemia fatalista e terrifica.
A gente quer vida, quer esperança!
Então o que é que faz sentido?
Um banco publico, acessivel a todos pelo SNS, com milhares e milhares de dadores, variado, uma imensa piscina genética de vida!
Isso existe, os centros de Histocompatibilidade ficam gratos com as doaçoes, quem esta doente agradece-vos, os pais e maes de quem necessita rezam por um dador compativel.
As celulas estaminais são demasiados valiosas para acabarem no balde... ou numa "geleira" elitista por 25 anos e depois... balde também!
Isso é errado, pior é imoral!
Bom... as que eu tinha hipotese de doar, doei. Foi catártico, por outros motivos. Outras perdas... enfim.
Sou dadora de médula ossea e só não dou sangue porque uma anemia épica tem insistido em me dar que fazer.
Não sei se na eventualidade de ser chamada a doar medula ainda o possa fazer... mas se não for possivel não será por falta de vontade, mas de globulos vermelhos!
como dizia a Teresa, não precisamos ser bonitos, nem geniais, nem sequer bonzinhos, nem de ir à missa aos domingos. Só precisamos de ser naturais e humanos, dar o que não nos fará nenhuma falta e que pode representar ( e representa ) para um outro alguém, a diferença entre viver ou não viver.
Resumindo: Doem as celulas estaminais dos vossos filhos, para todos os nossos filhos!!
Abraços.