Contra a alteração das provas finais de ensino secundário

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta out 05, 2012 12:30 pm

Pois é, mas uma medida estúpida e mal pensada.
Se querem passar a fazer os exames nacionais de 12ºano com a matéria dos 3 anos, muito bem que façam, até tem a sua lógica. Mas esta nova medida apenas devia contar para os que entraram agora para o secundário, que têm 3 anos para se prepararem para tal, seja fora das aulas e mesmo nas próprias aulas.
Nós alunos de 11ºano e principalmente de 12º ano vamos ser extremamente prejudicados com esta nova medida, pois as nossas aulas em 2 anos foram preparadas de uma maneira, preparadas para um exame de 12º ano apenas com a matéria de 12ºano, e agora em apenas num ano, vamos ter de ser preparados de outra maneira, com apoios e explicações incluídos.
Já não bastava a falta de dinheiro para a universiade e as médias altas e agora vem isto. É mesmo para criar uma elite, os ricos e os excelentes alunos, e nós com menos possibiliodades económicas e esforçados ficámos sem merecer a universidade...

Da 'lei' de e.física em que deixa de contar para a média, já eles só fizeram para quem entrassse agora no 10ºano. Que piada :roll:

A "minha" e a de outros colegas, página do facebook:
http://www.facebook.com/?ref=logo#!/pag ... 3947200493
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 05, 2012 1:00 pm

Acho muito bem. Qual é a dificuldade? Dantes era assim e não vejo os as pessoas daquelas gerações a queixarem-se.
Ao contrário, tiraram disso muito proveito.
É da maneira que estudam mais, revêem a matéria dada nos anos anteriores, ficam mais sabios, que o saber não ocupa lugar.
Gastam um pouco menos de tempo em divertimentos e fica o assunto resolvido.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 1:12 pm

Acho que não percebeu onde eu queria chegar. 8pelo menos o MEU ponto de vista)
Eu não acho que a lei esteja mal feita, mas acho que deveria ter sido feita antes, ou que, já que só se lembraram disto agora, que apenas contasse agora para os 10ºanos, para que a preparação fosse feita em 3 anos, desde o 10ºano, mesmo as aulas teriam sido com certeza diferentes, incluindo os testes.
Antigamente era assim, ok, mas antigamente havia muitas mais diferenças de agora.
Sei que no tempo da minha antiga professora de geografia (já reformada) a e.física tal como vai acontecer agora para os 10ºanos não contava para a média.
E dantes as aulas eram de 45min e agora são de 90min (apesar de que acho que em breve voltarão a aulas não de 45min mas de50min).
E dantes a licenciatura, supostamente, por um lado, valia mais do que agora, era de 5 anos e agora é de 3.
O acesso ao ensino superior, já fou mais fácil do que agora (e mais difícil também).

Já que querem fazer tudo como antigamente, que façam com que e.física não conte para a média já para os 11º e 12ºanos e não só para os 10ºanos. entre outras coisas.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sexta out 05, 2012 1:34 pm

ReginaVieira Escreveu:
O acesso ao ensino superior, já fou mais fácil do que agora (e mais difícil também).

.
exactamente, por isso é que não faltam licenciados analfabetos funcionais e incapazes. O endsino superior tem de ser de qualidade, é uma vergonha ver que o ensino dos países de leste destroi completamente o nosso em termos de qualidade.

Ver miudos de 15-16 anos completamente burros e analfabrutos não..dediquem-se a estudar em vez de passarem de ano com conivência de professores. Se não querem estudar aprendam um oficio. Se não querem um oficio , vão para o caraças.
colette
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 1:36 pm

A física não conte para a média?
Tudo, mas tudo, contava para a média.
O que acontecia era que se podia passar de ano com uma deficiência, mas levava-se a disciplina atrás.
Recordo-me, por exemplo, de ter levado atrás de mim, durante três anos, a disciplina de Caligrafia (ridículo, mas era mesmo assim). Sempre fui péssima em coisas que metiam habilidades de mãos. Lá consegui passá-la no exame no último ano, após muitos exercícios de letra francesa, inglesa, cursivo e outros tipos de letra, de que já nem me lembro. Chinês para a sua geração, admito.
Se naquela altura era tudo bastante difícil, agora é tudo demasiado fácil.
Sabia que quem tivesse uma nota de 4 a Português ou a Matemática (a escala era de 20 valores), no primeiro ciclo, era expulsa do liceu onde estudava, fosse qual fosse o período (a mim aconteceu-me no segundo, com 2,5 a Matemática - mesmo com esta nota miserável ainda sei mais de Matemática do que muita gente da actualidade) e não podia ser admitida em mais nenhum liceu do Concelho?
Se quisesse continuar a estudar teria que mudar ou de Concelho ou de curso. Passar para o Ensino Profissional, Comercial ou Industrial.
Tive a sorte de os meus filhos apanharem uma fase intermédia. Não era tão difícil como no meu tempo nem tão fácil como agora.
Mas o meu filho mais velho tirou o curso por conta própria e já a trabalhar e a minha filha ainda hoje anda a estudar e também a trabalhar muitas, muitas horas por dia.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 1:45 pm

Não sei até que ponto os exames irão resolver esse problema. Há colégios que dão as notas praticamente, e mesmo que desçam nos exames não irá descer assim tanto a média. E do ensino superior privado ui ui desse nem vale a pena falar.

Não falo da disciplina de física, mas sim de educação física, ginástica, futebol, basquetol, etc... Pelo menos foi a minha professora que me disse que no tempo dela não contava, não sei se a senhora será mais nova que ela.

Mas sim, também acho que em determinados aspetos foi facilitado de mais.
E então os cursos profissionais, ai é uma piada. Saem com o 12ºano a saber menos do que alguns que têm menos escolaridade, passam de ano com uma facilidade incrível e ainda recebem dinheiro enquanto estudam. E depois, mais depressa arranjam empregos do que outros bem mais capazes de o fazer.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta out 05, 2012 1:48 pm

Esta malta é preguiçosa e não se esforça, não sabe o que são sacrificios. Fiz a faculdade como trabalhadora estudante, paguei do meu bolso a minha educação e saí com média considerada brilhante.
Trabalhem meninos, trabalhem, tenham orgulho em lutar por resultados impossiveis e queixem-se menos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta out 05, 2012 1:48 pm

Esta malta é preguiçosa e não se esforça, não sabe o que são sacrificios. Fiz a faculdade como trabalhadora estudante, paguei do meu bolso a minha educação e saí com média considerada brilhante.
Trabalhem meninos, trabalhem, tenham orgulho em lutar por resultados impossiveis e queixem-se menos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 2:06 pm

Não, Educação Física penso que não contava (Ginástica, como se chamava).
Bem como Religião e Moral, Economia Doméstica e Higiene (esteja à vontade para se rir, que é o que faço agora, e à gargalhada, quando leio os sumários e os apontamentos de um ou dois cadernos que conservei). Embora, afinal, tenha retirado daquilo muitos e bons ensinamentos, nomeadamente noções de puericultura que vieram a ser muito uteis.
Mas chumbava-se por faltas. Isso era a todas as disciplinas. Portanto, era aguentar e cara alegre.
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 2:50 pm

colette Escreveu:Não, Educação Física penso que não contava (Ginástica, como se chamava).
Bem como Religião e Moral, Economia Doméstica e Higiene (esteja à vontade para se rir, que é o que faço agora, e à gargalhada, quando leio os sumários e os apontamentos de um ou dois cadernos que conservei). Embora, afinal, tenha retirado daquilo muitos e bons ensinamentos, nomeadamente noções de puericultura que vieram a ser muito uteis.
Mas chumbava-se por faltas. Isso era a todas as disciplinas. Portanto, era aguentar e cara alegre.
Sim, e agora conta, mas vai deixar de contar para os 10ºanos, e porque não deixar de contar também para os 11º e 12º anos? Já que para a nova lei dos exames já vão contar?
Seria mais justo.

Ora agora que falou nas faltas, acho que nisso é que devia haver mudanças. Muitos, senão todos os diretores de turma, justificam todas as faltas e mais algumas, mesmo depois de faltarem muitas vezes e de darem desculpas idiotas, justificam sempre, se o aluno for maior de idade então, é uma alegria são os próprios encarregados de educação logo justificam tudo, ou então divertem-se a falsificar a assinaturas dos encarregados de educação, e no fim do ano passam de ano na paz, que é uma piada imensa. Acho que aqui as justificações das faltas deviam ter outro tipo de atenção e não têm.

Já agora, pode-me explicar melhor essa disciplina de Economia Doméstica e Higiene? Fiquei curiosa.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta out 05, 2012 3:35 pm

colette Escreveu:Acho muito bem. Qual é a dificuldade? Dantes era assim e não vejo os as pessoas daquelas gerações a queixarem-se.
Ao contrário, tiraram disso muito proveito.
É da maneira que estudam mais, revêem a matéria dada nos anos anteriores, ficam mais sabios, que o saber não ocupa lugar.
Gastam um pouco menos de tempo em divertimentos e fica o assunto resolvido.
x2
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
colette
Membro Veterano

sexta out 05, 2012 4:53 pm

Bom, ReginaVieira, é uma coisa um bocado incompreensível para uma moçoila de agora.
Como introito, começo por dizer que naqueles recuados tempos, refiro-me à década de 50 do século XX, o objectivo da educação das raparigas era (embora já nessa altura houvesse muitas que optavam por uma profissão, como foi o meu caso) torná-las "esposas, donas de casa e mães", isto é, uma espécie de empregadas domésticas só com obrigações e deveres e nenhuns direitos nem remuneração.
Era, basicamente, fazer todo o serviço doméstico, para quando o maridinho chegasse a casa ter tudo num brinquinho, o almoço e o jantarinho na mesa, as pantufas e o jornal do cônjuge a jeito, mesmo ali ao pé do cadeirão para o marquês não ter incómodos porque, coitado, já tinha trabalhado muito e estava exausto, a roupinha lavada e passada a ferro, sendo que as camisas deviam apresentar-se impecáveis, sem pregas no peito nem rugas no colarinho, os putos com o banho tomado e as fraldas mudadas, enfim, por aí.
A "esposa" osculava o marido,quando ele entrava portas adentro, ele fazia-lhe uma festinha no cocuruto, porque as mordomias estavam todas ali à vista e aquilo era amor e uma cabana e bacalhau toda a semana.
O suprasumo da felicidade doméstica.
Não sei se está a ver o esquema.

E as aulas de Economia Doméstica e de Higiene centravam-se precisamente nesses aspectos da felicidade (?) no Lar.
Como tratar de uma casa, pôr a mesa, tanto no dia-a-dia, como se houvesse convidados, limpar o pó, encerar, separar a roupa para ser lavada, à mão, claro, branca para um lado, de cor para outro, cozinhar (havia aulas práticas e eu aprendi a fazer almôndegas e bolo mármore), passajar as meias, costurar, incluindo fazer baínhas e "ajour", como tratar do bebé, cuidados a ter quando ele tinha sarampo ou tosse convulsa, como lavar os biberons e esterilizá-los, as horas em que deveriam ser postos a dormir, como e qual a mobília a escolher, os bibelots e as jarras de flores, os candeeiros, para montar casa (no caso dos recém-casados - a sério, juro) e como governar a casa com o dinheiro que o marido nos dava e com o orçamento que ele fixava, sem ultrapassar um centavo.
Parece que o Vítor Gaspar e Companhia nunca tiveram destas aulas.
Mas sabe, é como tudo.
Eu não gostava, achava tudo aquilo pura perda de tempo, já me bastava ver a minha mãe sempre embrulhada nos afazeres domésticos desde as 6 da matina à meia noite, mas muito coisa ficou e veio a ser útil e não veio mal ao mundo.
E termino, que isto já vai longo.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta out 05, 2012 5:09 pm

:o fiz o 12º com avaliação combinada do 10º / 11º e 12º ! :lol:
porque chegaram ao 12º esqueceram-se do que aprenderam nos anos anteriores ???
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta out 05, 2012 11:54 pm

colette Escreveu: Era, basicamente, fazer todo o serviço doméstico, para quando o maridinho chegasse a casa ter tudo num brinquinho (...)
O suprasumo da felicidade doméstica.
Não sei se está a ver o esquema.

E as aulas de Economia Doméstica e de Higiene centravam-se precisamente nesses aspectos da felicidade (?) no Lar. (...)

Parece que o Vítor Gaspar e Companhia nunca tiveram destas aulas.
Mas sabe, é como tudo.
Eu não gostava, achava tudo aquilo pura perda de tempo, já me bastava ver a minha mãe sempre embrulhada nos afazeres domésticos desde as 6 da matina à meia noite, mas muito coisa ficou e veio a ser útil e não veio mal ao mundo.
E termino, que isto já vai longo.
Bom jeito davam essas aulas agora! Com a vida facilitada pela imensidão de electrodomésticos que hoje há e os maridinhos obrigados a petiscar algo na hora de almoço, usando roupas de fibra, que nem é preciso passar a ferro... ah, vida boa! :lol:

Acho que no "meu tempo" os exames finais tb incidiam sobre as matérias dos 3 anos. E por acaso concordo q E. Física não conte para a média, mas nesse caso não deveria ser disciplina obrigatória.

De resto... vamos ver quantos meses dura esta reforma! :P
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 06, 2012 12:51 am

homeless Escreveu::o fiz o 12º com avaliação combinada do 10º / 11º e 12º ! :lol:
porque chegaram ao 12º esqueceram-se do que aprenderam nos anos anteriores ???
Também eu... qual é o problema?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”