mordedura de gato doente de rua - ja vos aconteceu?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

sábado nov 03, 2012 10:30 pm

olá a todas. Tenho uma gatinha com uma doença crónica no meu bairro, é uma gata selvagem. Já não me lembro do nome da doença, mas tem a ver com as vias respiratórias, tem uma respiração muito custosa, como se tivese asma e espirra muitas vezes. Esteve prenha e um dos filhotes dela agora com uns 3 meses ou talves menos está como ela, mas ainda pior. Tentei apanha-la à pouco mas nunca vi um gato tão selvagem como este pequenote, mordeu-me de tal modo que tive que o largar logo porque me doeu imeeeeenso (e continuou a doer depois), ficou logo pisado, a deitar sangue e agora está bem inchado e quente. Telefonei para a linha de saúde e depois de muiiitas perguntas disse-me para eu ir nas próximas 12 horas a um posto de saúde falar do que me aconteceu, visto o gato não ter a vacina contra a raiva.

É o que vou fazer amanhã mas estou cheia de medo. O que acham? :(
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado nov 03, 2012 10:42 pm

Todos os humanos deveriam ter a vacina anti tetanica em dia,nem que seja 1 picada dum prego com ferrugem pode causar infecção.

No ano passado apesar de ter a dita vacina em dia,fui mordida por 1 das minhas gatas de casa e estive meses com o braço e mão direita a serem tratados fiquei com o nervo mediano afetado.

Acho que deveria ir o mais depressa possivel tratar disso e exiga 1 injecção anti tetanica, as melhoras
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado nov 03, 2012 11:14 pm

a questão da raiva não se põe, não há raiva neste país há mais de 30 anos, mas uma injeção contra o tétano é sempre boa ideia, se n tiver as vacinas em dia. O mais provável é ter de fazer antibioterapia e anti inflamatório, dentadas de gato geralmente infectam devido às bactérias presentes na boca (e desconfio que são venenosos lol). Eu fui mordida há tempos também por um bebé, e pela primeira vez, nunca tinha sido mordida "a sério" e com "ganas"- mas não o larguei :P - e estava a ver que tinha de ir ao médico, atingiu-me na "polpa" do polegar e nem o podia mexer. Acabei por resolver a situação injectando betadine e nunca permitindo q o buraco fechasse, apesar das dores, ia sempre "espremendo" o pus e tb coloquei antibiótico tópico (bacitracina) e lá se curou, mas eu tenho "carne de cão"... felizmente resisto bem a infecções, cicatrizo depressa e tolero bem a dor. Mas reconheço q tb tive sorte... No seu lugar, se não tiver aversão a hospitais e centros de saúde (como eu, q n sou exemplo pra ng :twisted:), ia ver isso...
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

domingo nov 04, 2012 12:46 am

Obrigada pelas respostas! Amanhã cedinho vou ao meu centro de saúde. Também pensei nisso da raiva, que não há cá mas como a enfermeira só me falou disso... Tenho medo é porque há tantas coisas na net a dizerem que também podemos apanhar isto e aquilo das mordidelas dos gatos... :( Eu depois ainda fui uma segunda vez tentar apanha-lo :oops: e fui com uma transportadora atrás e com luvas de inverno daquelas de pele grossa e mesmo assim o gatito parecia possuido e mordeu-me outro dedo várias vezes mas nada como da 1ª vez. O que me faz ter medo é ele estar tãooo doente, tenho medo é disso.
O dedo está bem pior, parece uma batata e está super quente, já começa a estar todo o dedo. Tenho as vacinas em dia e já tomo anti-infamatórios. Vamos lá ver amanhã. :roll:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo nov 04, 2012 10:10 am

O facto de ele estar doente não é relevante, as doenças de gatos não são transmissiveis a humanos (pelo menos nenhuma que eu conheça).
Agora é natural que fique infectado, aquelas boquinhas têm carradas de bactérias e ao morder profundamente entram logo em nós. Felizmente nunca me aconteceu, mas uma amiga também teve que andar uns tempos a antibiótico por causa duma gata que tentou apanhar para castrar
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo nov 04, 2012 12:43 pm

A minha mãe aí há uns tempos também foi mordida por uma bebé que se andava a passear pelo nosso jardim, já pela segunda vez. A minha mãe foi com um quispo, atirou-lho para cima e agarrou-a dentro do quispo, mas mesmo assim conseguiu dar uma valente dentada que atravessou o quispo e o dedo idicador da minha mãe. Mandei-a logo ao centro de saúde, apesar de ela não me ligar nenhuma, lá se decidiu a ligar para a rede e saúde 24, onde a mandaram também ao hospital/centro de saúde. Lá foi ela, toda casmurra, esperou uma tarde inteira, mas ao menos a ferida nem infectou. Acho que teve sorte. As feridas por mordidas de gato por norma não são nada meigas. Eu que faço infecções com muita facilidade provavelmente teria que tomar um antibiotico, mas ela é rija :D Boa sorte para a carolinas
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo nov 04, 2012 12:46 pm

Deve ser observada por um médico:O problema como foi dito é que a boca do gato é um meio deveras sujo e possivelmente terá de ser medicada. Faça isso já :)

Ah, se alguma pessoa lhe falar de sida dos gatos, isso não se transmite a pessoas ;)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo nov 04, 2012 6:41 pm

não venho dizer nada de novo, apenas reforçar o que já foi dito:

qualquer mordida de animal, esteja ele doente ou não, infecta. Ainda por cima refere que a zona onde foi mordida está quente e inchada. Trata-se de uma infecção que tem que ser tratada o mais urgentemente possível.

Convém ver se tem a vacina contra o tétano em dia. Informe-se no centro de saúde como o fazer. Se não está vacinada há muitos anos, terá que fazer uma vacinação como se fosse a 1ª vez. Convém ter sempre actualizado esta vacina.
sxmota
Membro Veterano

domingo nov 04, 2012 6:47 pm

acho que, se me visse aflita, mais depressa ligava ao meu vet do que me metia num centro de saúde ou assim :P Nem me irritava com a espera, nem com as idiotices que provavelmente ia ouvir e ainda evitava apanhar gripes ee coisas do género :P... o pior q podia acontecer seria o meu vet dizer para eu arranjar um antídoto para o gato senão iria morrer envenenado :twisted:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo nov 04, 2012 6:51 pm

eu vou à farmácia ou....ligo ao vet... :oops:
sxmota
Membro Veterano

domingo nov 04, 2012 8:03 pm

homeless Escreveu:eu vou à farmácia ou....ligo ao vet... :oops:
Pois, eu nem à farmácia vou... :oops:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo nov 04, 2012 8:07 pm

tava mais perto... :oops:
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo nov 04, 2012 9:20 pm

sxmota Escreveu:a questão da raiva não se põe, não há raiva neste país há mais de 30 anos, mas uma injeção contra o tétano é sempre boa ideia, se n tiver as vacinas em dia. O mais provável é ter de fazer antibioterapia e anti inflamatório, dentadas de gato geralmente infectam devido às bactérias presentes na boca (e desconfio que são venenosos lol). Eu fui mordida há tempos também por um bebé, e pela primeira vez, nunca tinha sido mordida "a sério" e com "ganas"- mas não o larguei :P - e estava a ver que tinha de ir ao médico, atingiu-me na "polpa" do polegar e nem o podia mexer. Acabei por resolver a situação injectando betadine e nunca permitindo q o buraco fechasse, apesar das dores, ia sempre "espremendo" o pus e tb coloquei antibiótico tópico (bacitracina) e lá se curou, mas eu tenho "carne de cão"... felizmente resisto bem a infecções, cicatrizo depressa e tolero bem a dor. Mas reconheço q tb tive sorte... No seu lugar, se não tiver aversão a hospitais e centros de saúde (como eu, q n sou exemplo pra ng :twisted:), ia ver isso...
Não há casos de raiva em Portugal há mais de 30 anos!!?? Pois claro...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo nov 04, 2012 9:37 pm

Há bem mais que isso porque parece-me que os últimos casos foram na década de 50.
Há pouco tempo morreram cá pessoas com raiva mas vinham doentes de países africanos.
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

domingo nov 04, 2012 9:56 pm

Carolinas, já me aconteceu várias vezes e tive de tomar antibiótico e antiinflamatório porque infectou de todas as vezes.
Como tenho a vacina do tétano em dia é menos uma preocupação.
Boa sorte e tente arranjar uma armadilha emprestada...os peludos precisam mesmo de serem vistos pelo vet.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”