Coisas que se recordam da infância.....

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado dez 15, 2012 4:40 pm

Lembrei-me de abrir este tópico, pois ontem recordei-me de uma música que cantava na escola primária que tinha ilustrações e tudo :)
Era assim:
Um Pirum
Dois Bois
Três Senhora Inês
Quatro Arroz de Pato
Cinco Menina do brinco
Seis Panela do tio Zé Reis
Sete Canivete
Oito Biscoito
Nove Já não chove
Dez Não molhes os pés
Onze Os sinos da capela são de bronze
12....12....12.... já não me lembro... tenho que ir perguntar á minha mãe :lol: :lol: :lol: :lol:
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sábado dez 15, 2012 4:58 pm

:lol: :lol: :lol: Pena não podermos ouvir a música :D , não conheço, esta não é do meu tempo :lol:
Clara
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado dez 15, 2012 6:37 pm

Acho que nao há no youtube :?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado dez 15, 2012 9:00 pm

Nunca ouvi isso :o
Das recordações mais antigas que tenho é de passar os dias de inverno à lareira ao lado da caixa da minha gata Pirucinhas que tinha bebés e eles raspavam na pedra da lareira para fazer xixi como se fosse na areia. O que eu me ria com aquilo :D
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda dez 17, 2012 11:34 am

Na escola primária lembro-me de cantar "Minha Machadinha" e o "Senhor Barqueiro" e de jogar um jogo que se chamava "Macaca"...
Estou a ficar velha, definitivamente! :D :D
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda dez 17, 2012 11:50 am

Sasha9 Escreveu:Na escola primária lembro-me de cantar "Minha Machadinha" e o "Senhor Barqueiro" e de jogar um jogo que se chamava "Macaca"...
Estou a ficar velha, definitivamente! :D :D
Eu também ... :cry: :cry:
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda dez 17, 2012 12:39 pm

eu jogava à Macaca tbm! e tbm cantei a machadinha, estarei a ficar velha também!!!! :lol: :lol:

tenho várias recordações de infância, considero que tive uma infância feliz!!

Entre elas, também, as lareiras, o virmos gelados de andar no campo e ir aquecer os pés na lareira!!!

De Verão, o ir ás escondidas para o rio, ficar sentada a ouvir o "velhinho" que conhecia o rio e nos dizia : " hoje não podem ir nadar", chegar a casa, nos dias em que o velhinho nos dizia: hoje é um bom dia, toda molhada e esconder o fato de banho e a toalha meia molhada debaixo da cama!!! :lol:

Mas quando a mãe chegava, eu contava a verdade!!!! :roll: :roll:

enfim e outras coisa mais!!!

Ahh um coisa que nunca esquecerei,

Primeiro dia de aulas da primária : a minha mãe levou-me pela mão, ia feliz! segundo dia de aulas, a mae tinha de ir trabalhar , fui sozinha.....chorei de medo o caminho todo, mas fui.... só há pouco tempo soube que a minha mae nesse dia, esteve sempre atrás de mim!!!
mas foi assim que cresci!!!!

ahhh e nunca hei-de esquecer a porcaria da gabardine verde, tipo borracha que insistiam que eu tinha de vestir quando chovia, parecia um sapo naquilo!!!! :lol: :lol: :lol:
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 17, 2012 4:31 pm

Quando eu era pequena, já lá vão uns milénios, o jogo da Macaca chamava-se "do Avião". Havia outro, semelhante mas de formato diferente, que se chamava "da Semana".

O objectivo era chegar à última casa, que era desenhada em redondo e à qual os miúdos chamavam "a Aneca", ainda hoje estou para saber porquê, nem de onde veio tal palavra.

Também havia muitas danças chamadas "de roda", durante as quais se cantavam coisas como "Olha a Triste Viuvinha", por exemplo. A minha preferida era uma de que guardo a recordação de ser algo lamentosa e quase tétrica, cujo tema era o de alguém que tinha partido para longe e regressava morto, mas não me lembro da música nem da letra da cantilena.

Jogavam-se também outros jogos, como o do "Trapo Queimado", o "Mamã, Dá Licença?", o Sisudo, o das Pedrinhas, etc. E saltava-se à corda e ao elástico, também.

Os rapazes jogavam muito ao eixo, ao pião e ao berlinde (ao "bilas", como eles lhes chamavam) e faziam uns jogos que acho terem sido inventados por eles próprios, como o do bilhete ou o das caricas. E desprezavam soberanamente os jogos de dança, adivinhas e outros que tais das raparigas, claro está. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda dez 17, 2012 10:25 pm

Para além de cantar "Minha Machadinha" e o "Senhor Barqueiro" , de jogar à "Macaca" e à "Mamã, Dá Licença", saltar à corda e ao eixo, na escola que felizmente era o dia todo, porque fora dela tinha que ficar em casa (a rua era para os rapázes :( ), adoráva ouvir os Parodiantes de Lisboa, no rádio, a seguir ao almoço (sim porque televisão naquele tempo era ao almoço, durante talvez hora e meia, e depois só à noite :( ).
E mais cedo ainda de brincar com os bonecos, em forma de animais, que vinham no detergente da roupa o "Azur", e que eu obrigáva a minha avó a comprar (contrariada porque era mais caro :twisted: , mas ela lá me fazia a vontade, era neta única :D ). O ponto critico era quando me mandávam arrumar, tinha tido uma trabalheira para montar o cenário e depois obrigavam-me a desmanchar tudo :evil: .
Clara
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça dez 18, 2012 10:19 am

Engraçado, aqui na minha zona devemos ser menos liberais, pois embora eu seja bastante mais nova que a Floripes, o jogo chamava-se "Minha mãe, dá licença?" :lol:
Macaca, saltar à corda, ao elástico (era uma nulidade em todos), o Barqueiro. Também passei uma fase em que joguei ao berlinde e ao pião com os rapazes :D
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

terça dez 18, 2012 10:26 am

Bons tempos tive uma infânicia muito boa, e no campo creio que se podem fazer imensas coisas que na cidade não dá, além dos jogos rjá mencionados, também jogava "1,2,3 batatinha frita", adorava nos meses de Verão jogar á escondidas á noitinha, ccorrer nos campos cheios de malmequeres e fazer colares com eles, jpgar também á escondidas nesses campos, jogar ao lencinho, tb joguei ao pião e aos berlindes :wink: ..enfim havia muitos jogoss que nós tb inventavamos, eram brincadeiras muito engraçadas e tenho pena que hoje já não se vejam este tipo de brincadeiras :wink:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça dez 18, 2012 10:59 am

tudo gente muito feminina!
cantar...tava proibida de abrir a goela nas aulas de canto coral!
:oops:

eu cá foi mais bicicletas, patins, carrinhos de rolamentos, árvores, baloiços, piscina e afins! 8)
ah....e a revista Tintin! 8)
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

terça dez 18, 2012 11:49 am

Lembro-me dos meus pequenos almoços em casa duma minha tia-avó, torradas barradas com toucinho cozido e café de cafeteira tudo feito na lareira. Se comesse aquilo hoje morria com uma overdose de colesterol

Homeless eu também era mais de andar de bicicleta, saltar as fogueiras no tempo dos santos populares e trepava arvores com uma destreza impressionante. Em alternativa aos carrinhos de rolamentos barravamos uma tabua com o belo do sabão azul e branco e escorregavamos pelas ladeiras abaixo. Andava sempre toda rota (roupa e corpo :roll: ) Tenho imensas fotografias em que os pensos rápidos colados no meu corpo são tantos que se tornam dificeis de contabilizar :lol:
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça dez 18, 2012 12:06 pm

nas horas de desconsolo a minha mãe fazia-me aletria.
resultava! :)

ainda hoje associo o cheiro a canela a tudo que é bom e reconfortante e suave.

logo a infância tem aroma de canela, acho.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça dez 18, 2012 12:31 pm

essas brincadeiras, de menina e menina, confesso que as de menina poucas joguei na escola!

Mas mantive o elástico, e a macaca! mas o que gostava mesmo era do futebol, e de descer o jardim de chorões com sacos plásticos vestidos!!! ahahah sempre fui mais maria rapaz que menina feminina!

ainda hoje prefiro vestir umas calças largas e andar por ai!!!!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”