Como (tentar) arranjar emprego

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça jan 01, 2013 8:41 pm

pesquebrados Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:O curriculo é o que nos separa de uma entrevista e esta, o que nos separa de um emprego.
Pois...
em 2 anos e meio de desempregada não fui chamada nem uma única vez para a entrevista, mas comigo o factor menos é a idade e não o CV...
É um facto, infelizmente, a idade limita cada vez mais a oportunidade de se encontrar um emprego.

Quem o consegue, na maior parte dos casos, é através de alguém conhecido, porque caso contrário, é mesmo muito dificil.

Lamento que assim seja, é uma realidade com a qual não concordo e que tento, sempre que possivel, contornar.

Nunca observei a questão da idade quando necessitei de colocar novos colaboradores, sendo que uma das ultimas colaboradoras que recrutei tinha 57 ou 58 anos (ou até mais, já não estou certo)... e não me arrependo.

Mas se o faço é porque a politica da empresa o permite, mas sei que nem sempre isso é possivel.
<strong>Paulo Santos</strong>
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

terça jan 01, 2013 11:33 pm

PauloSantos1 Escreveu:
pesquebrados Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:O curriculo é o que nos separa de uma entrevista e esta, o que nos separa de um emprego.
Pois...
em 2 anos e meio de desempregada não fui chamada nem uma única vez para a entrevista, mas comigo o factor menos é a idade e não o CV...
É um facto, infelizmente, a idade limita cada vez mais a oportunidade de se encontrar um emprego.

Quem o consegue, na maior parte dos casos, é através de alguém conhecido, porque caso contrário, é mesmo muito dificil.

Lamento que assim seja, é uma realidade com a qual não concordo e que tento, sempre que possivel, contornar.

Nunca observei a questão da idade quando necessitei de colocar novos colaboradores, sendo que uma das ultimas colaboradoras que recrutei tinha 57 ou 58 anos (ou até mais, já não estou certo)... e não me arrependo.

Mas se o faço é porque a politica da empresa o permite, mas sei que nem sempre isso é possivel.
Ainda bem que há quem pense que a experiência profissional de muitos anos é uma mais valia, ficando a idade para 2º plano.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta jan 02, 2013 9:16 am

pesquebrados Escreveu: Ainda bem que há quem pense que a experiência profissional de muitos anos é uma mais valia, ficando a idade para 2º plano.
Vai além da experiência profissional, até porque na minha área não existem propriamente muitas pessoas no mercado com experiência.

É sobretudo uma questão de sentido de responsabilidade, empenho, dedicação... em suma, maturidade, que é o que nos tempos que correm, mais falta.

Isto está muito mau, mas quem vive nas empresas, apercebe-se de situações que de facto, nos tempos que correm, nos deixam perpelexos.

Vejo malta com 25/30 anos, que faltam por tudo e por nada... se houver uma greve nos transportes, nem esboçam um esforço para chegar ao trabalho... se estiver a chover muito, ficam em casa.

O pessoal mais velho, regra geral, raramente falta.

Têm uma capacidade de organização pessoal tremenda e conseguem ter o discernimento para gerir situações que tenham para tratar, fazendo-o num único dia.

Isto basicamente resume-se a quem precisa e a quem não precisa.

O pessoal mais velho, depende de si mesmo, faltar um dia ao trabalho, representa menos uns preciosos euros no fim do mês.

O pessoal mais novo, tem, em boa parte dos casos, os papás ou os sogros que lhes vão dando umas ajudas e...

Isto não está fácil, mas ainda assim o pessoal não colabora muito.
<strong>Paulo Santos</strong>
Lucci
Membro Veterano
Mensagens: 2562
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta jan 02, 2013 10:23 am

pessoal mais velho, depende de si mesmo, faltar um dia ao trabalho, representa menos uns preciosos euros no fim do mês.

O pessoal mais novo, tem, em boa parte dos casos, os papás ou os sogros que lhes vão dando umas ajudas e...

Eu vejo isso acho que todos os dias, eu que até não sou velha embora esteja no limite :lol: , quando falto é porque não há outra maneira, mas aqui temos a politica de compensação, em vez de ser descontada compenso as horas que falto, ou com horas à noite ou até um sabado que seja preciso trabalhar, já tenho um banco de horas fantastico mas compenso sempre!!!
Depois temos os meus colegas que estão no grupo que o Paulo fala dos sogros ou papás ali a largar a nota todo o mês, ganham mais que eu, faltam a torto e a direito ( mas ai já não há compensação de horas) queixamse que não tem dinheiro, mas vão a concertos, jantares finos, festanças, etc etc e depois claro faltam ao trabalho porque estão de ressaca!

Eu continuo achar que tem muito haver com os valores que nos são incutidos, ou com 29 anos, tenho uma licenciatura mas aos 18 anos comecei a trabalhar só depois entrei para a faculdade em ensino nocturno, mas sempre a trabalhar.... tive que pagar tudo até ao fim,não tive ajudas, hoje posso encher o peito e dizer : Consegui sozinha! passados 3 anos ainda tenho os sonos trocados! :(

Bem, bom senso é o que falta a muita gente e o que é tão preciso numa altura como estas!!!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta jan 02, 2013 11:42 am

E depois quando arranjam emprego, é preciso cuidar sempre e não é por ter boas relaçãos que se começe a abusar e a ser mais desleixado.

Não alimentar conversas de intrigas ou curiosidades entre colegas de trabalho.
Não encontrar no trabalho um confidente.
Não começar a namorar com o colega, etc.
Saber separar bem as coisas acho que às vezes faz falta a muitas pessoas.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta jan 02, 2013 12:43 pm

margoustink Escreveu:E depois quando arranjam emprego, é preciso cuidar sempre e não é por ter boas relaçãos que se começe a abusar e a ser mais desleixado.

Não alimentar conversas de intrigas ou curiosidades entre colegas de trabalho.
Não encontrar no trabalho um confidente.
Não começar a namorar com o colega, etc.
Saber separar bem as coisas acho que às vezes faz falta a muitas pessoas.
Não é que não reconheça que estas situações podem afectar desempenho, mas...

Isto, pelo menos para mim, dava pano para mangas.

Eu sou mais liberal nesse aspecto e vejo o trabalho como um espaço social e nesse sentido, vejo com alguma normalidade que se encontrem amigos, confidentes e até relacionamentos... faz parte da vida social.

Claro que tudo isto tem as suas regras.

A verdade é que vivemos parte significativa do nosso tempo dentro das empresas e é quase inevitável que estas coisas aconteçam.

Eu, porque sou um apologista da ideia que as pessoas não deveriam trabalhar mais de 6 horas, poderia até concordar com tudo isto, num outro contexto, mas não no que se vive actualmente.

Mas não deixa de ter razão e os pontos que acima referiu são, em boa parte dos casos, a razão de muitos problemas e dissabores que as pessoas acabam por ter na sua vida profissional.
<strong>Paulo Santos</strong>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta jan 02, 2013 1:53 pm

PauloSantos1 Escreveu:Eu, porque sou um apologista da ideia que as pessoas não deveriam trabalhar mais de 6 horas, poderia até concordar com tudo isto, num outro contexto, mas não no que se vive actualmente.
Também era uma boa medida.
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta jan 02, 2013 2:12 pm

Não sei se seria uma boa medida, às vezes até a mim próprio me soa a utopia, mas...

Custa-me é aceitar que se veja com bons olhos, manter um colaborador, 10 horas dentro de uma empresa, com uma pausa de manhã, outra à tarde e duas horas para almoço e esperar que o rendimento dele seja satisfatório.
<strong>Paulo Santos</strong>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta jan 02, 2013 3:45 pm

PauloSantos1 Escreveu:Não sei se seria uma boa medida, às vezes até a mim próprio me soa a utopia, mas...

Custa-me é aceitar que se veja com bons olhos, manter um colaborador, 10 horas dentro de uma empresa, com uma pausa de manhã, outra à tarde e duas horas para almoço e esperar que o rendimento dele seja satisfatório.
As pessoas andam muitas vezes já exaustas principalmente nas últimas horas. Eu acho que seria melhor, porém acho de dificil execução. É claro que essas 6 horas eram para serem produtivas.
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

quarta jan 02, 2013 3:47 pm

Lucci Escreveu:[
aos 18 anos comecei a trabalhar só depois entrei para a faculdade em ensino nocturno, mas sempre a trabalhar.... tive que pagar tudo até ao fim,não tive ajudas, hoje posso encher o peito e dizer : Consegui sozinha!
Estou na mesma situação Lucci.
Comecei a trabalhar cedo para não continuar a sobrecarregar os pais.
Acabei o Curso Complementar dos Liceus e tirei o 12º ano à noite, já trabalhava e tinha a casa a meu cargo - a minha mãe já tinha falecido. Durante a semana conseguia «jantar» por volta das 23h e picos, quando chegava a casa depois das aulas.
Candidatei-me à Faculdade mas por motivo de doença dum familiar próximo que tive de dar assistência e pelo nº de vagas ser mínimo do curso que queria tirar fiquei-me com o 12º.

Desde que estou desempregada estive por duas vezes já colocada em estabelecimentos de ensino, ao abrigo dos famosos programas Ocupacionais ou de Reinserção Social.

Em 2011 estive 11 meses numa secretaria duma escola secundária a dar apoio administrativo, tendo somente a responsabilidade dos Cursos Profissionais e CEF.
Trabalhei e muito e todas as tarefas que me foram dadas foram feitas e ficaram organizadas.

Desde Março de 2012, e com um contrato por um ano, estou num agrupamento de escolas que é composto por: 5 jardins de infância, 7 escolas do 1º ciclo e uma EB 2.3 - 2º e 3º ciclo.
No contrato que assinei diz que teria de dar Apoio à Infância. Desde que entrei sou a responsável pelo SASE do agrupamento.
Anteriormente eram 2 pessoas do quadro que dividiam as tarefas (uma mudou de área e a outra foi tirada por ser incompetente/preguiçosa/irresponsável), e desde Março de 2012 que sou só eu.
Muito trabalho, muito cansaço, muitas dores de cabeça...
Dias em que às 08h da manhã já estava sentada a trabalhar, apesar do meu horário ser entre as 09h 30 e as 17h 30, e ao fim do dia ainda atendia os encarregados de educação às 18h estando o atendimento do SASE fechado a partir das 16h.
Filas que iam corredor fora, discussões dos E.E., gritos, algumas vezes confrontos entre eles - até ao dia que sugeri a entrega de senhas numeradas e o clima acalmou, felizmente.
Penso que é o trabalho mais ingrato e trabalhoso numa secretaria - o SASE.

A meio de Dezembro apareceram 3 funcionárias do quadro que vão ocupar as funções dos 3 desempregados - eu e mais dois.
Estas «colegas» estão há 10 anos a trabalhar em jardins de infância a dar apoio às educadoras, nunca tiveram qualquer experiência do trabalho administrativo, particular ou público, e não gostam de papéis.

Tudo isto para dizer que apesar de todo o trabalho que já fiz para CM Odivelas/Ministério/Governo nunca deixei de estar desempregada, nunca deixei de ter de procurar emprego e guardar pelo menos 5 provas mensais para confirmar no Centro de Emprego que continuo efectivamente à procura de trabalho.

Como me sinto?
Revoltada, cansada, frustada e tenho muita pena que todo o trabalho que fiz no SASE - organizado tanto nas pastas de papel como nos programas no computador assim como no mail; não há nada em atraso; a contabilidade do SASE ficou finalmente toda certa; e de fácil consulta para qualquer colega/elemento da Direcção - vá pelo cano abaixo.

Mas também quem sou eu?
Só mais uma desempregada...
Lucci
Membro Veterano
Mensagens: 2562
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta jan 02, 2013 5:48 pm

Revoltada, cansada, frustada e tenho muita pena que todo o trabalho que fiz no SASE - organizado tanto nas pastas de papel como nos programas no computador assim como no mail; não há nada em atraso; a contabilidade do SASE ficou finalmente toda certa; e de fácil consulta para qualquer colega/elemento da Direcção - vá pelo cano abaixo.

Mas também quem sou eu?
Só mais uma desempregada...
:o è triste que não se aproveitem as pessoas com as capacidades certas para os lugares certos, é assim dificil de perceber que se uma pessoa faz bem, será muito mais produtiva que uma que não pesca da coisa ou simplesmente não quer saber!!!

Lamento a sua situação Pesquebrado, estou felizmente empregada, e sempre estive desde o meu primeiro emprego, sinceramente não sei o que passar por essa situação, mas sei infelizmente o que é não ser valorizada e ser maltratada!!!
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

quarta jan 02, 2013 8:14 pm

Lucci Escreveu:
Revoltada, cansada, frustada e tenho muita pena que todo o trabalho que fiz no SASE - organizado tanto nas pastas de papel como nos programas no computador assim como no mail; não há nada em atraso; a contabilidade do SASE ficou finalmente toda certa; e de fácil consulta para qualquer colega/elemento da Direcção - vá pelo cano abaixo.

Mas também quem sou eu?
Só mais uma desempregada...
:o è triste que não se aproveitem as pessoas com as capacidades certas para os lugares certos, é assim dificil de perceber que se uma pessoa faz bem, será muito mais produtiva que uma que não pesca da coisa ou simplesmente não quer saber!!!

Lamento a sua situação Pesquebrado, estou felizmente empregada, e sempre estive desde o meu primeiro emprego, sinceramente não sei o que passar por essa situação, mas sei infelizmente o que é não ser valorizada e ser maltratada!!!
Na 2ª entrevista que tive na CM de Odivelas, já com um elemento da Direcção da escola, até me foi assegurado por 2 dras da CMO que iriam abrir concursos ainda em 2012 e eu estando à frente desta área de trabalho, com tanta responsabilidade, candidatava-me e com os conhecimentos que tenho entrava de certeza.
Percebi depois que andam a dizer esta peta há anos já, aliás na Secretaria estão dois elementos ainda com a categoria de Assistente Operacional - uma responsável pela área de alunos e a outra trata das faltas e alguma da documentação dos professores.

Quando fomos informados disto tudo, já cada uma das novas tinha sido destacada a cada um dos desempregados, ainda foi dito que iríamos ensiná-las.
Fui a única que falou na altura e disse que não daria formação.
Não sou nem funcionária da escola nem da CMO,
sou uma desempregada que está naquele local ao abrigo duma candidatura da CMO ao IEFP, ao Programa de Reinserção Social, e fui enviada para lá para fazer um determinado trabalho - não dou formação a quem é do quadro...para isso está quem já passou pelo SASE e que ainda se encontra na secretaria e que é do quadro...

(o mais engraçado, ou não, é que os outros 2 desempregados tinham dito que não o fariam mas à frente da «porta-voz» calaram-se e estão a ensinar...
pelo menos tentam porque uma das destacadas já pediu transferência e a outra está sempre com ar ausente - atenção que não ponho qualquer culpa nestas pessoas, foram mandadas para lá e tinham de obedecer, mas não têm nada a ver com aquele tipo de trabalho e nota-se e muito nas suas posturas - por vezes até lhes digo se estão a sonhar com os meninos que tomaram conta durante anos)
nada disto faz sentido
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda mai 06, 2013 11:02 pm

Está aberto um concurso para Assistente Operacional (área de educação), entre os dias 7 e 20 de maio.

Podem ver o Anúncio e mais informação consultando a seguinte ligação:

http://www.cm-lisboa.pt/municipio/camar ... crutamento

Para os interessados, boa sorte!
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mai 07, 2013 9:06 am

Esse é um concurso "interno", isto é, só para quem já é funcionario publico.
Esttava a estranhar abrirem concurso ao mesmo tempo que querem fazer rescisões de mutuo acordo com pessoas com essa categoria
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

terça mai 07, 2013 10:53 pm

Bingley Escreveu:Esse é um concurso "interno", isto é, só para quem já é funcionario publico.
Esttava a estranhar abrirem concurso ao mesmo tempo que querem fazer rescisões de mutuo acordo com pessoas com essa categoria
É a tão falada «mobilidade».
No agrupamento de escolas onde estive as 3 funcionárias que apareceram na secretaria de repente, em Dezembro, vindas de jardins de infância também foram ao abrigo da tal «coisa» que é uma escapatória à abertura de concursos públicos...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”