Página 1 de 2

Criadores de cães

Enviado: quinta jan 03, 2013 7:33 pm
por MDLC
Olá , sou nova nestes assuntos , mas uma grande apaixonada.
Tenho uma cadela Labrador , e sou apaixonada desde sempre por esta raça ! Agora tive a ideia de começar a fazer criação , da parte emocional tenho tudo o que é necessario , amo os animais! Mas gostaria de saber se é necessario algum tipo de documentação para me tornar "criadora".

Obrigada.

Enviado: quinta jan 03, 2013 7:47 pm
por voca
Não tenho experiência em ser criadora mas é preciso muita coisa pelo que já li, primeiro tem que ter um bom exemplar, com Lop claro, que esteja dentro do estalão da raça, tem que ter despistes de doenças, é preciso ter meios financeiros, espaço,é preciso ter tempo disponível, é preciso medir os prós e os contras .....
Aguarde respostas de pessoas com experiência :D

Enviado: quinta jan 03, 2013 7:56 pm
por maraya
É preciso mais que gostar.
É preciso (se quiser ser um bom criador) conhecer a raça, ter bons caes (bons exemplares para reprodução), é preciso disponibilidade financeira, de espaço e tempo... e acima de tudo conhecimento.
Os caes devem fazer despistes, os exemplares devem ser escolhidos a dedo etc.
e isto é assim MUITO por alto! (tou quase sem bateria)

Ah, e o propósito de um (bom) criador não é só trazer mais caes ao mundo!

(Documentos necessários para registar a ninhada é que os pais tenham registo no LOP e depois é falar com o CPC)

Por favor não comece a fazer nada sem ter a certeza que sabe o que está a fazer

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:26 pm
por MDLC
Obrigado pelas opiniões !
A minha cadela tem LOP , e foi comprada a um criador reconhecido ... Espaço é coisa que não falta muito menos amor e carinho para dar , por mim e pelos restantes menbros da minha familia :)
Não posso dizer que saiba tudo sobre a raça porque também acho que isso seja algo quase impossivel ! Mas sim , tenho alguma infomações e todos os dias procuro saber mais ! :D
A minha duvida era mesmo se são necessarios alguns documentos , ou se é apenas necessario mesmo o LOP para os cachorros que possam vir a nascer ou se é preciso alguma autorização ou algo do genero (peço desculpa se estiver a fazer alguma questão "estupida" mas como já disse sou nova nisto)

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:33 pm
por indigo003
já estou a ver onde isto vai parar, parece que consigo ouvir a ladainha que aí vem!

- "a sua cadela tem LOP? foi avaliada por algum juiz da raça?
e um bom exemplar da raça? tem despistes dos problemas de saúde que afecta, a raça, nomeadamente displasia da anca e do cotovelo?"

- "tenho um amigo que tem um cão da mesma raça com LOP, mas a minha cadela não tem LOP. Não vou a exposições com ela porque não aprecio esse tipo de mariquices nem de sujeitar os cães a tal stress. Mas a minha cadela é pura e é um excelente exemplar da raça, foi o meu veterinário que me disse!"

-"se a cadela não tem LOP é porque não é pura. só vai estar a trazer mais rafeiros ao mundo, quando já há suficientes à espera de um dono. além disso, sem despistes não sabe de que problemas de saúde a sua cadela poderá ser portadora. se não tem LOP nem nunca foi avaliada por um juiz como é que sabe que é um excelente exemplar? um veterinário trata de doenças, não tem nenhum raçómetro nos olhos!"

-(dona começa a escrever de modo zangado!)" rafeiros?? quase que aposto que a minha cadela sem LOP é melhor exemplar do que muitos que andam aí nas expos! a minha cadela é parte da familia, anda sempre connosco, tem o lugar dela no sofá, come à mesa connosco e dorme na nossa cama. tenho a certeza que ela vai ser uma excelente mãe!" Aposto que vocês todos, com todo este parlapié, teem os vossos cães atados a uma corrente no fundo do quintal, ao sol, ao frio e à chuva. só os devem tirar da corrente quando é para ir a exposições alimentar egos!"

-"se quer realmente entrar no mundo da criação, devia antes adquirir uma cadela a um criador responsável e consciente! apresentá-la em exposições para que pudesse ser avaliada, falar com pessoas mais experientes e com "olho clinico" para avaliar exemplares, escolher um bom cão quando a sua cadela tiver idade suficiente e despistes feitos, ler e aprender muito e só quando se sentisse preparado entrar nesta aventura que é a criação. Não é só juntar um cão e uma cadela et voilá, fez se uma ninhada!"

-"mas eu leio muito! desde pequena sempre quis ser veterinária, mas como a média era muito alta acabei por tirar só o curso de auxilliar de clinica veterinária. praticamente devoro livros sobre cães, pelo que me considero pronta para ser criadora. já agora, quanto tempo dura a gestação de uma cadela?"

-"então praticamente devora livros sobre cães e não sabe uma informação tão básica? não acha que isso é um sinal de que devia abandonar esta ideia de fazer criação! já agora, de que cor é a sua cadela? tem noção do tipo de cruzamentos que deve fazer para evitar labradores dudley, por ex?"

-"Dudley? mas a minha cadela não se chama Dudley, chama-se Margarida!"

-" :lol: :lol: :lol: :lol: "

-(dona novamente zangada) eu já devia saber que este forum era assim!! vocês teem a mania que sabem tudo e armam-se aos cucos, mas são na verdade umas pessoazinhas tristes e frustradas porque secalhar os vossos cães não ganham nada nas expos!! experimentem tirá-los da corrente de vez em quando e passear com eles. fiquem lá com o vosso forunzinho de caca, que eu nunca mais ponho aqui os pés, não estou aqui para ser maltratada nem insultada. vocês devem é ser criadores e não conseguem vender os vossos cães e veem aqui derramar as vossas mágoas! vou cruzar a minha cadela sim, com o cão do meu amigo que é um lindo labrador amarelo, muito simpático. não se preocupem que nunca mais escrevo nada aqui, podem ficar com esta trata de forum que não quero isto para nada!! Adeus. vou pedir à moderação para apagar este tópico e a minha conta!!"

meses depois...

-" olá! cruzei a minha cadela labrador com o labrador amarelo de um amigo meu. nasceram três cachorros malhados, é normal? como faço para eles terem LOP?"

e assim se prega um atestado de estupidez a quem tenta ajudar! :lol: :lol:

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:41 pm
por MDLC
Fiz apenas uma questão ! Não julguei o exemplar da raça de ninguem nem disse que a minha por ter LOP era melhor ou pior exemplar ... Não entendi essa resposta !
E estou a aceitar a ajuda de toda a gente que queira ajudar !
Obrigada



E eu não passo atestados a quem saiba mais que eu ! Se eu soubesse tudo , não vinha aqui perguntar nada :)

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:46 pm
por AlexandreMqs
Mas quer ser criadora, porque?
Já se informou junto do criador onde comprou a dela?

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:48 pm
por AQuartelmar
Leia a mensagem da indigo..vai ver lá respondida muita coisa.
MDLC Escreveu:Obrigado pelas opiniões !
A minha cadela tem LOP , e foi comprada a um criador reconhecido ... Espaço é coisa que não falta muito menos amor e carinho para dar , por mim e pelos restantes menbros da minha familia :)
Não posso dizer que saiba tudo sobre a raça porque também acho que isso seja algo quase impossivel ! Mas sim , tenho alguma infomações e todos os dias procuro saber mais ! :D
A minha duvida era mesmo se são necessarios alguns documentos , ou se é apenas necessario mesmo o LOP para os cachorros que possam vir a nascer ou se é preciso alguma autorização ou algo do genero (peço desculpa se estiver a fazer alguma questão "estupida" mas como já disse sou nova nisto)

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:51 pm
por MDLC
Quero ser criadora pelo facto de amar esta raça ! Não quero ser criadora para fazer dinheiro e viver disso ! É mesmo porque adoro mesmo a raça e gostava de ter mais exemplares e se focem vindos da cadela que tenho era o ideal !

Enviado: quinta jan 03, 2013 8:56 pm
por dinodane
Não é preciso ter autorização nenhuma.. mas há uma linha que separa um criador ético da sucateirice que grassa por aí...

O primeiro passo para ser criador é ter uma boa cadela. Não percebendo muito do assunto há que inscrever a cadela e ouvir a opinião do juiz. Só exemplares considerados excelentes devem reproduzir porque o princípio da criação ética é preservar ou melhorar um raça, e só cruzando exemplares dentro do padrão e saudáveis isso se consegue.
Deve também fazer os despistes à displasia da anca. Se a cadela obter menos que grau B, esqueça...
o segundo passo é ter uma actividade que a sustente. A criação ética de animais é incompatível com mercantilismos... porque o criador ético gasta o que tem a gastar com a monta, com o acompanhamento veterinário, com a alimentação e tudo o mais sem estar a fazer contas se a venda dos cachorros vai cobrir as despesas ou não.
E isto é só o começo do assunto..

Enviado: quinta jan 03, 2013 9:00 pm
por MDLC
Obrigada por a sua resposta !

Foi muito informativa e esclarecedora , obrigado mesmo

Enviado: quinta jan 03, 2013 9:23 pm
por Floripes3
dinodane Escreveu:...Se a cadela obter menos que ...
Obtiver.

Enviado: quinta jan 03, 2013 9:29 pm
por AQuartelmar
MDLC Escreveu:Quero ser criadora pelo facto de amar esta raça ! Não quero ser criadora para fazer dinheiro e viver disso ! É mesmo porque adoro mesmo a raça e gostava de ter mais exemplares e se focem vindos da cadela que tenho era o ideal !
Compreendo isso, mas note que o primeiro passo é saber se é um bom exemplar tout court. e para isos ideialmente deveria ser avaliada. Depois , sugiro o que foi disto..despistes displasia anca e cotovelo. E tudo isso passado, ter condições, monetárias... e saber MUITO, MUITO.

Vá a exposições para começar.

Enviado: quinta jan 03, 2013 11:03 pm
por MDLC
Obrigado pelas opiniões e ajudas !

Enviado: quinta jan 03, 2013 11:23 pm
por dinodane
Floripes3 Escreveu:
dinodane Escreveu:...Se a cadela obter menos que ...
Obtiver.
Mind elsewhere... eu sei, senhora.