já estou a ver onde isto vai parar, parece que consigo ouvir a ladainha que aí vem!
- "a sua cadela tem LOP? foi avaliada por algum juiz da raça?
e um bom exemplar da raça? tem despistes dos problemas de saúde que afecta, a raça, nomeadamente displasia da anca e do cotovelo?"
- "tenho um amigo que tem um cão da mesma raça com LOP, mas a minha cadela não tem LOP. Não vou a exposições com ela porque não aprecio esse tipo de mariquices nem de sujeitar os cães a tal stress. Mas a minha cadela é pura e é um excelente exemplar da raça, foi o meu veterinário que me disse!"
-"se a cadela não tem LOP é porque não é pura. só vai estar a trazer mais rafeiros ao mundo, quando já há suficientes à espera de um dono. além disso, sem despistes não sabe de que problemas de saúde a sua cadela poderá ser portadora. se não tem LOP nem nunca foi avaliada por um juiz como é que sabe que é um excelente exemplar? um veterinário trata de doenças, não tem nenhum raçómetro nos olhos!"
-(dona começa a escrever de modo zangado!)" rafeiros?? quase que aposto que a minha cadela sem LOP é melhor exemplar do que muitos que andam aí nas expos! a minha cadela é parte da familia, anda sempre connosco, tem o lugar dela no sofá, come à mesa connosco e dorme na nossa cama. tenho a certeza que ela vai ser uma excelente mãe!" Aposto que vocês todos, com todo este parlapié, teem os vossos cães atados a uma corrente no fundo do quintal, ao sol, ao frio e à chuva. só os devem tirar da corrente quando é para ir a exposições alimentar egos!"
-"se quer realmente entrar no mundo da criação, devia antes adquirir uma cadela a um criador responsável e consciente! apresentá-la em exposições para que pudesse ser avaliada, falar com pessoas mais experientes e com "olho clinico" para avaliar exemplares, escolher um bom cão quando a sua cadela tiver idade suficiente e despistes feitos, ler e aprender muito e só quando se sentisse preparado entrar nesta aventura que é a criação. Não é só juntar um cão e uma cadela et voilá, fez se uma ninhada!"
-"mas eu leio muito! desde pequena sempre quis ser veterinária, mas como a média era muito alta acabei por tirar só o curso de auxilliar de clinica veterinária. praticamente devoro livros sobre cães, pelo que me considero pronta para ser criadora. já agora, quanto tempo dura a gestação de uma cadela?"
-"então praticamente devora livros sobre cães e não sabe uma informação tão básica? não acha que isso é um sinal de que devia abandonar esta ideia de fazer criação! já agora, de que cor é a sua cadela? tem noção do tipo de cruzamentos que deve fazer para evitar labradores dudley, por ex?"
-"Dudley? mas a minha cadela não se chama Dudley, chama-se Margarida!"
-"

"
-(dona novamente zangada) eu já devia saber que este forum era assim!! vocês teem a mania que sabem tudo e armam-se aos cucos, mas são na verdade umas pessoazinhas tristes e frustradas porque secalhar os vossos cães não ganham nada nas expos!! experimentem tirá-los da corrente de vez em quando e passear com eles. fiquem lá com o vosso forunzinho de caca, que eu nunca mais ponho aqui os pés, não estou aqui para ser maltratada nem insultada. vocês devem é ser criadores e não conseguem vender os vossos cães e veem aqui derramar as vossas mágoas! vou cruzar a minha cadela sim, com o cão do meu amigo que é um lindo labrador amarelo, muito simpático. não se preocupem que nunca mais escrevo nada aqui, podem ficar com esta trata de forum que não quero isto para nada!! Adeus. vou pedir à moderação para apagar este tópico e a minha conta!!"
meses depois...
-" olá! cruzei a minha cadela labrador com o labrador amarelo de um amigo meu. nasceram três cachorros malhados, é normal? como faço para eles terem LOP?"
e assim se prega um atestado de estupidez a quem tenta ajudar!
