Panela a vapor

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta jan 09, 2013 9:17 pm

Comprei uma panela a vapor, das nao electricas. Para levar ao fogao.
Alguem tem receitas ou ideias para fazer la?

Eu adoro legumes e comprei mais por isso.
Mas queria saber maneiras e recwitas de como cozinhar na panela a vapor.
Thanks
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta jan 10, 2013 11:09 am

Bom dia Sueska,

Eu confesso que não gosto muito de panelas de pressão, fico sempre com receio que aquela coisa expluda na minha cara :lol: (o meu trem de cozinha é daqueles que nos tachos/panelas com o mesmo diâmetro posso colocar a tampa de pressão).
Sei, no entanto que, pelo menos para carne, poupa-se muito tempo :wink: .
No google encontra várias soluções, como por exemplo: http://www.dicasereceitas.com/panelas-d ... cozimento/

(eu detesto legumes :oops: ).
Clara
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jan 10, 2013 11:22 am

Uma panela a vapor não é uma panela de pressão, é uma panela para cozer a vapor. Provavelmente algo como isto
Imagem

Sinceramente não consigo perceber o medo de usar panelas de pressão, sou completamente fã para cozer feijão e guisar carne
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta jan 10, 2013 11:35 am

Bingley Escreveu:Uma panela a vapor não é uma panela de pressão, é uma panela para cozer a vapor.
:oops: :oops: :oops: Isto é o que faz estar a trabalhar e a dar rápidas espreitadelas no forum :oops: .
Clara
sueska
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 10:38 pm

Sim é o que a bingley pos. Eu adoro legumes. Ainda nao a usei. Nao sei o que fazer. Se ben que legumes com arroz ou cuscus é muito bom!!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 10, 2013 11:40 pm

Nunca tinha cozinhado a vapor antes de ter a Bimby, agora uso muito esta forma de cozinhar. Para além de saudável, os alimentos ficam com um sabor muito diferente dos cozidos "normais".
Basicamente só uso para legumes e peixe. Um filete ou uma posta de um peixe ao seu gosto com as suas ervas aromáticas preferidas fica uma delícia cozinhado ao vapor. Mas há coisas mais arrojadas como omeletes ao vapor ou pão de forma ao vapor.
Pesquise algumas ideias da Bimby e adapte à sua panela a vapor. Pesquise por receitas na "Varoma" (é este o nome do acessório para cozinhar a vapor na Bimby).

Boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
sueska
Membro Veterano

sexta jan 11, 2013 2:14 am

Obrigada ;-) vou procurar
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado fev 23, 2013 3:32 pm

Uma panela a vapôr só tem uma finalidade, cozer alimentos a vapôr. Que receitas há para alimentos cozidos?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sueska
Membro Veterano

quinta fev 28, 2013 12:54 am

Pois é. Mas na agua da tb para por muitas coisas comp especiarias ou ervas. E em cima da para por ao natural ou em ceatos de bambu.. Etc.
Da para fazer ao vapor de muitas maneiras.... Vapor... Mas com sabor...
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta fev 28, 2013 11:18 am

Cascas de batatas (bem lavadinhas e secas com papel de cozinha) são um grande pitéu bem fritas, de preferência em azeite. No poupar é que está o ganho :wink:

A batata doce pode ser medianamente cozida antes de fritar.
MaGao
Registado: quarta nov 21, 2012 11:28 pm

sexta abr 05, 2013 1:19 am

Ah eu gosto muito de comer alimentos feitos a vapor. São muito saudáveis! Eu tenho uma panela elétrica em casa. Comprei faz uns dois meses e desde então não paro de usar. Na verdade eu utilizo mais para fazer meu arroz integral e legumes. Sei que também usam para outras coisas mas se o quesito for "alimento saudável" temos somente as opções de legumes mesmo.... Mas vou pesquisar se encontro algo diferente. Grande abraço!! :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta abr 05, 2013 3:46 pm

Também se pode cozinhar a vapor pratos de peixe e de carne.

Quem quiser saber receitas com estes alimentos, procure receitas de cozinha chinesa: encontrarão várias deliciosas e perfeitamente adaptáveis à cozinha ocidental, caso não se goste dos sabores chineses.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 06, 2013 11:17 am

sueska Escreveu:Pois é. Mas na agua da tb para por muitas coisas comp especiarias ou ervas. E em cima da para por ao natural ou em ceatos de bambu.. Etc.
Da para fazer ao vapor de muitas maneiras.... Vapor... Mas com sabor...
Mas isso não são receitas. Há quem utilize muito as ervas e quem não utilize.
O objectivo de cozer a vapôr, para além de mais saudável, é manter nos alimentos o seu verdadeiro paladar.
É simples e saudável mas não vejo tiradas para grandes receitas.
O sabôr do vapôr é preservar o mais possivel o verdadeiro paladar de cada alimento.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sueska
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 12:58 pm

Ok
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado abr 06, 2013 10:18 pm

Se em vez de comida de canários (o painço :lol: ) tivesse usado cuscuz, teria sido mais rápido: o cuscuz só precisa de um pouco de água a ferver para ficar pronto a comer.

Mas olhe que as cozeduras melhoram as propriedades nutricionais dos alimentos, investigue melhor esse aspecto.

Quanto a estar gorda... deixe-me rir! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”