acidente.

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

quarta fev 13, 2013 5:20 pm

pessoal venho aqui expor um acidente de carro que tive em que dizem que a culpa pode vir a ser minha, mas devido a forma que ocorreu, eu na minha opiniao estou inocente.

Eu circulava numa faixa de sentido unico, e tinha saido do estacionamento, mas já me encontrava a circular na faixa ha uns metros do sitio de onde sai e ja me encontrava a meio da mesma na direcçao descendente. Entretanto, vem um carro no mesmo sentido mas ligeiramente mais atrás (e em excesso de velocidade) que embate na minha frente e na lateral do carro (deu a entender que me tentou ultrapassar) e empurra a minha viatura para fora da estrada e para cima da outra viatura que estava estacionada.

Na vossa opiniao, quem é o culpado deste acidente? no meu entender será a viatura 2. porque eu ja tinha saido do estacionamento e ja estava a circular a meio da faixa. e o outro e que terá tentado fazer uma manobra com a qual se deu mal.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 13, 2013 5:41 pm

Acho que tem de saber a quantos metros da saída do estacionamento foi a colisão.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta fev 13, 2013 5:46 pm

Se tivesse saído de um estacionamento ou garagem perdia a razão. Uma vez que vem a circular já uns metros bons, penso que não.
Mas é bem verdade, é bom ter a medida do acidente e garagem...

Vamos por partes, imaginando que estava a descer uma rua e o carro que tentou "ultrapassar" embate no seu...claro que é ele o culpado.
O que aconteceu provávelmente foi ele tentar travar o carro e não conseguiu...muito provávelmente foi isso. Uma vez que era a descer e não há carros em sentido contrário parece que não há outra solução para o acidente. Em todo o caso, posso estar a ver mal.

Depois há uma leitura um pouco diferente: Ele ao deparar-se consigo a sair da garagem tentou evitar o acidente, acabando por não conseguir. :lol:

Muito sinceramente, se eu percebi bem, não me parece seja culpada.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta fev 13, 2013 5:57 pm

Também me parece, pelo que descreve, que a culpa não será sua. Mas quem determina a culpa são as seguradoras mesmo que alguém se declare culpado.
Preencheram a DAA?
Souvenirs
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 5:58 pm

nao houve tentativa de travagem, deu a sensaçao que houve sim tentativa de desvio / ultrapassagem pela esquerda..os metros seriam uns 2 metros no maximo, do local de estacionamento. nao é garagem mas sim estacionamento em espinha.
Souvenirs
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 6:00 pm

de referir que quando arranquei nao vinha carro nenhum..e o acidente deu-se passado um minuto e poucos de ja estar a rodar na faixa por isso nao sei de onde ele vinha..preenchemos, ele nao se declarou culpado, eu tambem nao, e chamamos as autoridades. agora..geralmente as pessoas dizem que a culpa e minha porque vinha a sair do estacionamento..no meu entender, e no de outras..eu ja tinha saido, e a colisao foi a meio da faixa com o meu carro ja em rodagem..
lsgl
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 6:16 pm

Preencheu a DAA com a cruz no quadrado de "Estava a sair de estacionamento"? Tudo depende de como preencheram a DAA pois é isso que vai valer para as seguradoras. Se têm auto da PSP então também irão ter em conta esse auto.
margoustink
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 6:21 pm

Souvenirs Escreveu:de referir que quando arranquei nao vinha carro nenhum..e o acidente deu-se passado um minuto e poucos de ja estar a rodar na faixa por isso nao sei de onde ele vinha..preenchemos, ele nao se declarou culpado, eu tambem nao, e chamamos as autoridades. agora..geralmente as pessoas dizem que a culpa e minha porque vinha a sair do estacionamento..no meu entender, e no de outras..eu ja tinha saido, e a colisao foi a meio da faixa com o meu carro ja em rodagem..
Posso estar a ver o filme todo ao contrário, no entanto, quem será culpado será mesmo o outro motorista. A não ser que ele brinque muito bem com a questão do estacionamento e aí será a culpada. Mas penso que são analisadas as distâncias em que sítio do carro ele foi bater, as distâncias de travagem e etc.

Até me parece que ele só não bateu, porque conseguiu simular uma ultrapassagem. Em todo caso, quem ultrapassa também é o culpado em caso de acidente.

Se já está a circular a meio da faixa de rodagem, nem vamos temporizar a situação.

Acusou-a de ser culpada porquê? É que 2 m, não é nada...é demasiado próximo do estacionamento, provávelmente é muitos mais metros e você não está a ver bem a medida.

Essas situações são chatas...
Souvenirs
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 6:27 pm

margoustink Escreveu:
Souvenirs Escreveu:de referir que quando arranquei nao vinha carro nenhum..e o acidente deu-se passado um minuto e poucos de ja estar a rodar na faixa por isso nao sei de onde ele vinha..preenchemos, ele nao se declarou culpado, eu tambem nao, e chamamos as autoridades. agora..geralmente as pessoas dizem que a culpa e minha porque vinha a sair do estacionamento..no meu entender, e no de outras..eu ja tinha saido, e a colisao foi a meio da faixa com o meu carro ja em rodagem..
Posso estar a ver o filme todo ao contrário, no entanto, quem será culpado será mesmo o outro motorista. A não ser que ele brinque muito bem com a questão do estacionamento e aí será a culpada. Mas penso que são analisadas as distâncias em que sítio do carro ele foi bater, as distâncias de travagem e etc.

Até me parece que ele só não bateu, porque conseguiu simular uma ultrapassagem. Em todo caso, quem ultrapassa também é o culpado em caso de acidente.

Se já está a circular a meio da faixa de rodagem, nem vamos temporizar a situação.

Acusou-a de ser culpada porquê?

Essas situações são chatas...
partilho da sua opiniao..ninguem me acusou..mas eu e que sei que geralmente quando ha a questao do estacionamento, a medalha da culpa tende a pender para quem sai dele, e estou preocupada pois o estrago do meu carro foi muito (lateral esquerda toda, roda e frente) esperemos que nao..porque la esta ele bate a meio da faixa. a ver vamos..so queria umas opinioes..lol

editei para acrescentar que devia ser uns 4 metros..agora que vi o croqui da policia.
Última edição por Souvenirs em quinta fev 14, 2013 6:43 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 13, 2013 6:56 pm

lsgl Escreveu:Preencheu a DAA com a cruz no quadrado de "Estava a sair de estacionamento"? Tudo depende de como preencheram a DAA pois é isso que vai valer para as seguradoras. Se têm auto da PSP então também irão ter em conta esse auto.
Exacto. Fizeram croquis do sucedido?
Se colocou a cruz no "estava a sair de estacionamento"... provavelmente será dada como culpada.
Na DA ninguém precisa de se dar como culpado, só há que relatar os factos.
No seu caso, eu teria chamado a polícia para efectuar as medidas e o auto do acidente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Souvenirs
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 7:00 pm

dinodane Escreveu:
lsgl Escreveu:Preencheu a DAA com a cruz no quadrado de "Estava a sair de estacionamento"? Tudo depende de como preencheram a DAA pois é isso que vai valer para as seguradoras. Se têm auto da PSP então também irão ter em conta esse auto.
Exacto. Fizeram croquis do sucedido?
Se colocou a cruz no "estava a sair de estacionamento"... provavelmente será dada como culpada.
Na DA ninguém precisa de se dar como culpado, só há que relatar os factos.
No seu caso, eu teria chamado a polícia para efectuar as medidas e o auto do acidente.
e chamamos..e nao nao coloquei a cruz..mas no auto da policia menciona a saida do estacionamento..e os 2 supostos pontos de embate uma vez que o tipo da 2º viatura pos a minha viatura a saida do estacionamento mesmo para me entalar..eu coloquei o ponto de embate uns metros mais a frente.
lsgl
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 9:16 pm

Souvenirs Escreveu:
e chamamos..e nao nao coloquei a cruz..mas no auto da policia menciona a saida do estacionamento..e os 2 supostos pontos de embate uma vez que o tipo da 2º viatura pos a minha viatura a saida do estacionamento mesmo para me entalar..eu coloquei o ponto de embate uns metros mais a frente.
Parece complicado, se o auto é ambiguo não sei até que ponto a peritagem da seguradora consegue averiguar se estava ou não a sair do estacionamento mas arrisca a levar com a culpa toda ou pelo menos parte (50%-50% ou até outros valores).
Infelizmente é fácil ficar-se entalado nestas situações, as pessoas agem de má fé e as seguradoras nem sempre vão ao fundo da questão (ou conseguem averiguar os factos).

Boa sorte, espero que não seja responsabilizado nem 1% que seja.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta fev 13, 2013 11:40 pm

Muitas das vezes avaliam no ponto de embate no carro.

Passo a explicar se o outro veiculolhe bateu do final da sua porta para a frente ( sentido capot) será considerado que foi voc~e que meteu a frente e ainda dentro do estacionamento, se bateu para trás ou já mesmo na traseira consideram que já estava em faixa de rodagem e que já transitava sendo o culpado o outro!

mas como em tudo nas seguradoras, é o ver quem foge para não pagar, no maximo dão lhe 50/50 e cada um fica com o seu prejuizo!
è bastante chato, mas ha de se resolver! :wink:
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta fev 13, 2013 11:47 pm

É exactamente o que a Lucci está a dizer. Tem a ver com o ponto de embate e exactamente como a Lucci descreveu.

Eu trabalho com seguradoras na área de sinistros automóvel.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
margoustink
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 12:27 pm

MiCas2011 Escreveu:É exactamente o que a Lucci está a dizer. Tem a ver com o ponto de embate e exactamente como a Lucci descreveu.

Eu trabalho com seguradoras na área de sinistros automóvel.
Então? No caso o carro embateu ao ultrapassar...como se pode aplicar essa regra?
Os carros nestas situações, ficam todos raspados...

Mas se a polícia diz que foi na saída do estacionamento, pode bem ficar em maus lençois, agora as medidas é que vão ter muita importância.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”