ATÉ JÁ QUERIDO PAI ...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda dez 02, 2013 1:35 pm

Tassebem Escreveu:Querida comadre, parabéns pelo já conseguido e muita força para o que ainda vão conseguir. Nada dá sentido a uma perda de um ente querido quando ela é prematura ou injustificada, mas fazer alguma justiça ajuda um pouco a superar. Beijinho grande.
Muito obrigada minha querida Comadre por todo o apoio e carinho ao longo desta "dolorosa caminhada".

Realmente nada dá sentido a uma perda de um entre querido quando a mesma é injustificada mas, fazer alguma justiça, ajuda um pouco a superar esta dor.

Hoje para além de recebermos o Parecer da CADA (a informação tinha sido dada telefonicamente), recebemos também uma carta da Procuradoria-Geral da República (para onde eu tinha também feito uma exposição sobre o ocorrido) a comunicar que a mesma tinha sido enviada para o DIAP.

Podemos não conseguir provar nada mas, o facto da CADA nos ter dado razão e o Hospital ter de nos dar TODOS os documentos, e a Procuradoria-Geral ter achado que havia razões para o caso ser investigado, "limpa-me" a alma. Sinto que não cruzei os braços e, contra tudo e contra todos (inclusivamente familiares) segui em frente e lutei ...

Nada me devolve o meu Pai nem a dor da sua ausência mas, quero acreditar que, será feita justiça.

Durante este longos 4 meses e tal, ouvi tantas e tantas pessoas (inclusive médicos) a dizerem-me: "Mas porque não desistes? Não vais conseguir nada! Eles encobrem-se uns aos outros! Só te vais chatear e desgastar!

Afinal, parece que ainda vale a pena lutar por algo neste nosso Portugal e, aconselho todos aqueles que passam por situações idênticas a NUNCA desistirem.
Última edição por Arguida2 em segunda dez 02, 2013 9:11 pm, editado 1 vez no total.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda dez 02, 2013 5:54 pm

Entretanto ... mais desenvolvimentos. :wink:

Liguei para o Hospital e ... a Direcção estava toda em reunião. Disse o que pretendia e, mais uma vez tentaram "entreter-me". Fui curta e grossa e disse que, após mais de 4 meses e meio de "entretenimento" por parte do Hospital a "brincadeira" tinha acabado pelo que, EXIGIA TODA a documentação ou iríamos para tribunal e, como sabiam, não tinham hipótese nenhuma.

Bendita "ameaça" pois, passados 10 minutos a minha Mãe ligou novamente para o Hospital e eis que, a nossa solicitação já estava no Departamento de Justiça. :roll: :roll:

Dia 6 às 11h00 é o dia D. Lá iremos ao Hospital recolher a documentação. Queriam enviar-nos pelo correio mas, preferimos recebê-la pessoalmente pois averiguamos logo se está tudo "nos conformes". :wink:

Entretanto já liguei para a Ordem dos Médicos e eles têm um gabinete que analisa este tipo de documentos pois ao fim de toda esta "guerra" temos receio de que os documentos ... sejam "adulterados".

Falámos também com um médico que observou o meu Pai (antes do 1º internamento o qual punha em causa se ele eventualmente tinha carcinoma ... o que duvidava) e o mesmo disponibilizou-se a ver a tal "bendita" TAC realizada "à pressa" na véspera de entrar em coma.

Devagar, devagarinho mas, parece que estamos quase a chegar ... à verdade do ocorrido.

Estamos nervosas, tensas mas ... agora já falta pouco.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta dez 06, 2013 7:29 pm

Hoje era para ser o dia D mas ... ficou adiado pois ainda não é desta que ficámos na posse de TODOS os elementos referentes ao 2º internamento do meu Pai. :twisted:

No dia seguinte a termos agendado com o responsável pelo Departamento de Justiça do Hospital, eis que, recebemos uma chamada do referido Senhor a dizer que nos ía enviar a documentação por correio pois o Director do Hospital não permitia que a fossemos lá buscar.

Como é fácil calcular "fomos ao céu e voltámos" em milésimos de segundos e argumentámos que tinhamos perdido toda a confiança no referido hospital pelo que, mesmo que nos enviassem a documentação, não abririamos o envelope e, no dia e hora agendados estaríamos lá para consultar o processo e ver se faltava algum documento.

Assim o fizemos. Chegadas lá o responsável pelo Departamento de Justiça amavelmente nos informou de que teríamos de esperar por um médico designado pela Direcção do Hospital para nos dar os esclarecimentos médicos de que precisassemos ... que não precisavamos de todo. Precisávamos sim, de TODA a documentação.

Não dá para acreditar o que se passou e, se me contassem, eu não acreditaria. O referido clínico apareceu com um "mini" processo e começa a debitar a sua "sabedoria" referente ao ano de 2011, data em que o meu Pai também tinha estado internado nesse hospital.

Respondemos que não era para tal que nos tinhamos deslocado ao hospital mas sim para recebermos a documentação.

De seguida começou a falar da situação clínica e ... teve a distinta lata de dizer que o meu Pai tinha sido transferido para os Cuidados Intensivos no dia 1 de Julho pois como era uma pessoa com vários problemas de saúde, acharam que era mais conveniente estar na UCI para ser vigiado 24/24 horas.

Neste momento não me contive e, em lágrimas argumentei que à medida que ele ía falando a minha revolta e raiva ía aumentando pois, para além de estarem a mentir, se assim fosse, como é que justificavam que o meu Pai apesar do seu estado estar a piorar a olhos vistos no fim-de-semana de 29/30 de Junho nem sequer a "***" dum soro lhe tinham posto apesar dos nossos insistentes pedidos, não se tinham dignado chamar um médico tendo sido a minha Mãe e eu que fomos às urgências a correr buscar um pelos "fundilhos" e, como é que justificavam que, a enfermeira que estava de serviço no dia 30, apesar dos nossos apelos para algo ser feito e o médico ser contactado teve o atrevimento de dizer que, o meu Pai com 4 colheres de papa e 3 golos de chá eram suficientes para o manter hidratado.

Só tenho de agradecer a Deus por me ter dado o controlo suficiente para não saltar para cima da mesa e não ter desatado aos murros ao referido médico.

Os documentos que nos queriam dar era uma ínfima parte do que tem de nos ser facultado (consultámos o processo) e, pasmem-se os relatórios do corpo de enfermagem que são 3/dia (teriam de ser 6 pois foram 2 dias) nem sombras deles assim como o relatório clínico (médico) deveria pelo menos existir 1.

Aparece TODA a documentação menos essa, dos dois dias em que nada fizeram pelo meu Pai mas que, mesmo assim, tinha de existir assim como não tinham a Nota da transferência do meu Pai da Ala onde estava internado para os cuidados intensivos (que também tem obrigatoriamente de existir).

Ficou marcado um prazo (até ao fim da semana que vem) para estarmos na posse de toda a documentação. Findo este prazo, iremos para a via judicial. Nada nos calará e, a ausência SÓ dos documentos fulcrais a sustentar as nossas afirmações da falta de assistência ao meu Pai é a prova de que na realidade têm algo a esconder.

O meu Pai estava na realidade muito doente mas, como disse uma querida forista daqui, não precisava dum "empurrãozinho" para acelerar o processo tanto mais que, não havia confirmação de que realmente tivesse carcinoma.

Ficámos de rastos mas, mais esta "manobra" do Hospital ainda nos deu mais força para irmos em frente e não desistirmos. Se antes destes acontecimentos já pensávamos assim ... agora ainda mais firmes estamos nas nossas convicções.

De referir que o responsável pelo Departamento de Justiça, também ele estava estupefacto com toda esta situação e, temos a garantia (e certeza) de que também ele ficou muito revoltado com tudo isto e, vai por todos os meios ao seu alcance ajudar-nos.

Pai ... não desistiremos NUNCA de apurar a VERDADE.
Última edição por Arguida2 em sábado dez 07, 2013 12:54 am, editado 1 vez no total.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta dez 06, 2013 8:07 pm

Oh Arguida,
O meu tempo não tem sido muito, mas ainda assim venho aqui dar uma espreitadela.

Finalmente desenvolvimentos!
Para tanto enredo, só comprova mesmo a falta de culpa em alguma coisa...

Força, estão quase lá!
E força ainda para aguentaram o que descobrirem, não vai ser bonito :(
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta dez 06, 2013 9:11 pm

Anioska, muito obrigada pela forcinha. Estamos mesmo a precisar dela pois após o que se passou hoje, saímos de lá de rastos.

Mesmo assim dos documentos que consultei (a tal "bendita" TAC) em que eles diziam que o meu Pai tinha metástases a sair "quase" pelos olhos, não havia lá referência a metástases nenhumas. Falava sim que tinha aumentado mas não havia referências a nada relacionado com metástases,

É verdade, estamos quase e não vamos desistir mas, sabes o que é teres papéis na mão referentes a uma pessoa que já cá não está? É terrível e "demolidor". A última vez que tinha ido ao hospital foi para ir buscar o corpo do meu Pai ... olhava para os mesmos caminhos que ele tinha feito e, parecia que o estava a ver.

Se antes já estava convencida de que o meu Pai não tinha morrido devido ao "cancro" (se é que o tinha) hoje, fiquei sem qualquer tipo de dúvida de que não foi devido à doença.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta dez 11, 2013 6:03 pm

Querido Pai,

Faz hoje 5 meses desde a sua "partida".

Nem imagina a falta que nos faz a todas. A saudade a cada dia que passa, aperta mais e mais e, nesta altura então, é ainda mais difícil pois aproxima-se o 1º Natal sem si.

Gostaria de ter podido adormecer no dia 01 de Dezembro e acordar só no dia 02 de Janeiro.

Entretanto existem mais desenvolvimentos no seu "processo".

Na sequência da reunião de 6ª decidimos escrever uma carta à Direcção do Hospital a relatar os factos ocorridos na mesma. Uma cópia desta carta obviamente que seguirá para o DIAP para ser anexada ao processo.

Ontem liguei para o responsável pelo Departamento de Justiça do Hospital a dar-lhe conhecimento desta carta pois achei que tinha tido um comportamento exemplar e de total empenho em apurar TODA a verdade.

Hoje o referido Senhor ligou a comunicar de que já tinha reunido TODA a documentação (inclusive os relatórios de enfermagem dos dias 29 e 30).

É de louvar a postura dele pois, contra tudo e contra todos tem lutado com unhas e dentes para que possamos obter toda a documentação. Tem sido ele próprio a ir procura-la quando seria muito mais prático mandar fazer. Haja alguém naquele hospital que REALMENTE se importa ... Tenho a certeza de que, se o Pai ainda cá estivesse iria ter muito prazer em conhecê-lo pois, é uma pessoa que se preocupa com a verdade e com a justiça pondo mesmo em risco a sua posição.

O clínico que tinha estado presente na reunião tinha ficado de se reunir com ele na 2ª logo de manhã e, até ontem à hora do almoço ainda não tinha dado sinal de vida. Muito "preocupado" mas, da parte dele já nada me espanta e, avisei o responsável pelo Departamento de Justiça com quem nos vamos reunir na 6ª de que, se a pessoa em questão aparecer, me retiro de imediato ... para evitar ter algum gesto impensado.

Já sabemos que, o médico que a minha Mãe e eu fomos "buscar" às urgências no dia 30 e que foi o "ver", mandando tirar o oxigénio por meia-hora nada escreveu ... o que deveria ter feito obrigatoriamente.

Por outro lado, o médico que ordenou a sua transferência para os Cuidados Intensivos, pensa que escreveu mais alguma coisa para além de "Transfira-se o doente para os Cuidados Intensivos" mas, nada mais aparece para além desta singela frase. Também tinha obrigatoriamente de existir mais alguma coisa (a justificação para a transferência).

Enfim ... vamos aguardar e, obviamente que, se as duas situações acima mencionadas não forem referidas em lado nenhum, segue mais uma carta para o hospital pois ambas têm (obrigatoriamente) de existir. A não existirem é uma "falha" muito grave.

Quanto ao processo do DIAP vamos constituir-nos assistentes do mesmo para podermos ter acesso a todos os desenvolvimentos.

Não deixaremos de lutar até ser apurada toda a verdade.

Não lhe podemos devolver a vida querido Pai mas, talvez consigamos evitar que mais casos idênticos ocorram.

Um beijinho muito grande querido Pai ...e até sempre :cry:
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta dez 11, 2013 7:53 pm

Lamento a perda do seu pai!

Se faz do tópico, um diário, este nunca mais tem fim.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta dez 11, 2013 11:55 pm

E???? Existe algum problema nisso??? Só lê quem quer ... Quanto ao tópico ter ou não fim ... existem por aqui muitos que duram há anos. :wink:
Pirata02
Membro Veterano
Mensagens: 568
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

segunda dez 16, 2013 7:02 pm

Aletheia Escreveu:
Se faz do tópico, um diário, este nunca mais tem fim.
Um bocadinho desnecessario,ler quem quer e visita o topico quem quer...acho eu...
Arguida faz muito bem...continue..pode ser que com o seu empenho evite outras situações assim...é tudo muito triste...ninguem quer saber de ninguem hoje em dia...não há ajudas,nem boas vontades...nem nada disso...é o famoso "CADA UM POR SI".

um gandre abraço.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda dez 16, 2013 8:51 pm

Pirata02 Escreveu:
Aletheia Escreveu:
Se faz do tópico, um diário, este nunca mais tem fim.
Um bocadinho desnecessario,ler quem quer e visita o topico quem quer...acho eu...
Arguida faz muito bem...continue..pode ser que com o seu empenho evite outras situações assim...é tudo muito triste...ninguem quer saber de ninguem hoje em dia...não há ajudas,nem boas vontades...nem nada disso...é o famoso "CADA UM POR SI".

um gandre abraço.
Este seu comentário é igualmente desnecessário.
Ao contrário do que diz, segundo a minha opinião, o forum não é um diário nem um blog.
A forista partilhou o falecimento do pai e recebeu mensagens a lamentar o sucedido.
A partis daqui, são publicadas mansagens, como monólogos de alma. Confesso que não gosto pq me incomoda estar a ler mensagens privadas dignas de um diário.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça dez 17, 2013 1:06 am

Pirata02 muito obrigada pelas suas palavras de apoio pois, não me considero superior a ninguém mas, se TODOS os que têm dúvidas àcerca da "partida" dum ente querido não "cruzassem os braços" como infelizmente tenho conhecimento de alguns casos, talvez certos actos não passassem impunes. Quero acreditar que, talvez houvesse um pouco mais de "atenção" para com aqueles que, de alguma forma, infelizmente vão parar a um hospital.

Quanto a si Aletheia, desculpe que lhe diga mas, se a incomodam tanto os meus posts porque razão insiste em vir ler este tópico? Ao fim e ao cabo a ARCA tem tantos para ler ...

Falo por mim. Quando uma situação me incomoda pura e simplesmente "contorno-a".

Lamento imenso mas, até "ordens" em contrário, escreverei aqui o que me apetecer pois, ao fim e ao cabo, não estou a "atacar" nem ofender ninguém.

Abri este tópico em homenagem ao meu Pai que, acredite, era a pessoa mais íntegra que conheci . Enfim ...
Última edição por Arguida2 em terça dez 17, 2013 3:17 am, editado 1 vez no total.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça dez 17, 2013 1:19 am

A propósito do meu "monólogo" na 6ª recebemos os documentos referentes ao 2º internamento do meu Pai e, como já estávamos à espera, existem imensas incongruências.

Os documentos estão a ser analisados por médicos credenciados mas, um facto que "salta à vista" até do mais leigo é que, no dia 03 de Julho (8 dias antes do falecimento do meu Pai) o marcador tumoral do fígado estava óptimo. Como é que é possível que, no espaço de 8 dias, o "suposto" tumor, tenha malignizado cheio de metástases como aparece na Nota de Alta em que diz: Tumor hepático metastizado".

Como podem afirmar que era um tumor maligno se não foi feita nenhuma biopsia e, se na TAC realizada no dia 08 de Julho (3 dias antes do falecimento) não aparece escrito em lado nenhum que o meu Pai já estava cheio de metástases?

Para a Aletheia, desejo do fundo do coração que nunca passe por aquilo que estamos a passar pois, uma coisa é sabermos que o nosso ente querido está muito doente, tem muita idade e com uma doença terminal e, outra totalmente diferente, é saber que apesar de doente e já com idade avançada, a partida se deveu a NEGLIGÊNCIA.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça dez 17, 2013 1:53 pm

Hoje falámos com o médico assistente do meu Pai (há 19 anos) e, se por acaso ainda existissem dúvidas (que não existiam) sobre o que se passou, as mesmas ficaram totalmente dissipadas.

Não sabemos ao certo se o meu Pai tinha cancro ou não (cremos que não) mas, não restam dúvidas de que a causa directa do seu falecimento, foi a negligência ocorrida no Hospital pois, no 1º internamento o meu Pai apanhou Staphylococcus Aureus como o provam as análises efectuadas no SO aquando do seu 2º internamento. Ou seja, o meu Pai apanhou uma bactéria hospitalar a qual não foi tratada e foi mandado para casa.

Esta bactéria é extremamente mortal se não tratada atempadamente que foi o que aconteceu. Para além desta bactéria teve também uma pneumonia (apesar dos nossos apelos para que o médico fosse chamado pois estava a respirar com dificuldade e expectoração). A pneumonia devido à falta de assistência evoluíu de tal forma que já tinha parte dum pulmão sem funcionar.

Obviamente que, todas estas complicações devido à falta de assistência, a juntar ao seu estado debilitado, conduziram à sua morte.

Passámos da convicção à certeza e NADA nem NINGUÉM nos fará parar.

Tal como a Anioska disse uns posts atrás ... a VERDADE é terrivelmente dolorosa. :cry:
mfls
Membro Veterano
Mensagens: 625
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cadelas, canários, periquitos, peixes, tartarugas.

terça dez 17, 2013 7:30 pm

Este é um forum público e só participa quem quer.

Tenho lido o tópico, mas só agora resolvi participar, pois há comentários que são de extrema insensibilidade.

Para a forista Arguida2, desejo-lhe muita força. Há 3 anos passei pelo mesmo e tal como o seu pai, o meu também já era idoso e, na maioria dos casos o que é velho é para acabar.

Desejo-lhe muita força e coragem para suportar a falta que nos fazem.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça dez 17, 2013 8:51 pm

Muito obrigada Mfls pelas suas palavras. Lamento profundamente o que aconteceu com o seu Pai e, só quem passa por uma perda desta dimensão é que consegue dar valor.

Nunca pensei que estivesse tão ligada ao meu Pai como afinal estava. É demasiado dolorosa a sua ausência.

Na realidade este é um fórum público e ninguém é obrigado a ler. Abri este tópico para homenagear o meu Pai e, também para "abrir" os olhos àqueles que eventualmente passaram e/ou passarão pelo mesmo.

Se algum dia tiverem dúvidas, não cruzem os braços ... lutem pela verdade. Actos como os que aconteceram com o meu Pai (e muitos mais, infelizmente) não podem nem devem passar impunes.

Se é desgastante ... é e muito, No entanto, conheço-me e, sei que nunca mais iria conseguir dormir serenamente se não tentasse (pelo menos) apurar a verdade.

Hoje quando tive a certeza ... desatei num pranto mas sei que pelo menos iremos tentar que sejam assumidas responsabilidades.

O meu Pai a não ter acontecido o que aconteceu (negligência) eventualmente já cá não estaria mas, é totalmente diferente sabermos que "partiu" devido à doença e sabermos que "partiu" por manifesta falta de assistência.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”