luto

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

terça set 10, 2013 11:27 pm

A minha mae morreu. Foi hoje o funeral. Quero fazer luto apesar de nao ligar nada a isso. Mas por respeito e porque gostava muito da minha mae, que ela era muito fixe, quero fazer.
A minha questao é: quanto tempo se faz luto (roupas pretas) pela mae? Ja procurei na net e nao encontro os dias, se é que ha.
Obrigada
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 10, 2013 11:43 pm

Não sei a resposta à questão do luto, que para mim não tem valor.

Mas queria deixar aqui os meus sentimentos, sueska, pela enorme perda. Muita coragem para ultrapassar este momento <3
MariaJoao17
Membro Júnior
Registado: domingo nov 20, 2011 11:37 pm

quarta set 11, 2013 12:08 am

Também não lhe sei responder a isso mas quero-lhe dar força para ultrapassar esta dificil fase, pense na sua mão com um sorriso <3

Beijinhos
-Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo.

-O cavalo é para o homem como as asas para o pássaro

cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

quarta set 11, 2013 3:53 am

sueska Escreveu:A minha mae morreu. Foi hoje o funeral. Quero fazer luto apesar de nao ligar nada a isso. Mas por respeito e porque gostava muito da minha mae, que ela era muito fixe, quero fazer.
A minha questao é: quanto tempo se faz luto (roupas pretas) pela mae? Ja procurei na net e nao encontro os dias, se é que ha.
Obrigada
sueska os dias depende do sentimento, pela minha bisavó andei 1 ano inteiro vestida de preto pois gostava bastante dela, no seu caso ande o tempo que achar. mas lembre-se não é a cor das roupas que define o sentimento e a saudade que se fica pela pessoa, os meus sentimentos e seja forte.
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta set 11, 2013 8:12 am

tradicionalmente por parente em 1º grau é 1 ano de preto, o chamado "luto carregado"(pode usar uma peça branca, cinzenta ou lilás mas a maioria da roupa será preto).
e não deve usar tecidos luxuosos (sedas, veludos e afins). roupa simples e sóbria.
depois alivia para "meio-luto" onde já pode usar cinzento, roxo, lilás e branco durante outro ano.

lamento a sua perda, os meus sentimentos.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta set 11, 2013 9:13 am

Eu não gosto de mostrar os meus sentimentos por alguem, vestindo preto na altura em que determinada pessoa morre. prefiro usar branco, recordar a pessoa nos seus melhores momentos, estar grata por ter tido essa pessoa na minha vida, e sempre que possivel tentar lembrar me da pessoa com um sorriso!

Sueska, um grande grande abraço!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 11, 2013 12:26 pm

Sueska, lamento muito. Abraço apertado. :cry:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta set 11, 2013 12:38 pm

Se sente que deve fazê-lo, faça-o até deixar de sentir essa vontade/necessidade.

Um abraço de conforto. Força!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

quarta set 11, 2013 1:12 pm

A minha avó, por exemplo, adoptou o luto para sempre: nos 9 anos que se seguiram à morte do meu primo (até à morte dela, que por acaso faz hoje 1 ano....), ela andou sempre de luto, tudo de preto...

Força! É difícil e a maior perda da vida... Força!
amdps
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta set 11, 2013 1:15 pm

Sueska, os meus sentimentos, eu sei o que está a passar porque passei pelo mesmo à quase 2 anos.
Em relação ao luto acho que vai da opinião de cada pessoa, eu nunca me vesti toda de preto porque ainda me deixava mais triste, durante 1 ano não vesti vermelho nem cor de rosa mas todas as outras vesti-as e os meus filhos pediram ao meu pai para não vestir de luto porque não conseguiam vê-lo assim. Agora sou da opinião que luto está no nossos sentimentos e não na roupa, ainda hoje choro o dia 7 de Outubro de 2011 e acho que vou chorar o resto da minha vida. Entretanto 2 meses mais tarde vi partir também o meu sogro.
sueska
Membro Veterano

quarta set 11, 2013 2:12 pm

Obrigada a todos. Pois eu nao sou de fazer pra mostrar aos outros nem ela. Ate podia andar de vermelho que seria igual para ela. Mas acho que preciso de andar vestida de preto pelo menos uns dias.
É uma sensacao esquisita esta.. hoje vou trabalhar e tenho que andar la a sorrir.. nao me apetece muito... mas enfim.
Obrigada pelas vossas palavras.
Um ano de preto é muito.. vvou fazer ate achar que posso usar outras roupas.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta set 11, 2013 8:19 pm

Sueska, os meus sinceros sentimentos. Um beijinho muito grande e muita força.

Quanto ao luto, a meu ver, depende de pessoa para pessoa.

Eu sempre fui contra o luto assim como o meu Pai, pois quer-me parecer, que não é a cor da roupa que vestimos que define a nossa dor pela perda de alguém. No entanto, faz hoje dois meses que perdi o meu Pai e, por incrível que pareça ... ando de luto.

Não consigo explicar este sentimento pois visto-me de preto ou preto e branco não para mostrar a quem quer que seja a minha dor mas sim, porque não me apetece vestir qualquer outra cor.

Dou por mim a entrar em lojas e sem pensar, a ver só a roupa preta. Pura e simplesmente só me sinto bem vestida desta cor.

Mais uma vez, um beijinho muito grande.
sueska
Membro Veterano

quinta set 12, 2013 1:11 am

Obrigada. Eu percebo. So na altura é que sentimos esta vontade do preto ou nao.
Hoje foi um dia chato. Ando sempre a rir e a sorrir, sou alegre e hoje nao tive assim e todos perguntavam o que se passava.. e eu nao gosto de contar tudo a toda a gente.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta set 12, 2013 9:45 am

Já foi trabalhar hoje? :o Não lhe deram os dias de nojo? Por falecimento de Mãe ou Pai, tem-se direito a 5 dias (o dia do óbito incluído).

Um grande beijinho para si e, muita força.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta set 12, 2013 10:01 am

sueska Escreveu:Obrigada. Eu percebo. So na altura é que sentimos esta vontade do preto ou nao.
Hoje foi um dia chato. Ando sempre a rir e a sorrir, sou alegre e hoje nao tive assim e todos perguntavam o que se passava.. e eu nao gosto de contar tudo a toda a gente.
Como eu a percebo...aquando do falecimento do meu pai a 3anos...fiquei alguns dias em casa (os tais 5 que a arguida falou) mas como é obvio,não foi em 5dias que fiquei bem...nem pouco mais ou menos... e no meu trabalho sou obrigada a sorrir e mostrar "boa" cara e foi horrivel...enfim...

um grande abraço e tudo de bom...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”