Estou a falar do tópico "51 Ratz em perigo":
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=108428
que nem a uma página inteira chega.
E que é literalmente uma cópia deste tópico no Ratz forum:
http://ratz.livreforum.com/t466-51-ratz ... ao-updates
onde o tema deu azo a 11 páginas de discussão (até agora).
Com certeza terão ouvido falar e discutido bastante por aqui o tema do resgate da Casa dos Horrores, levado a cabo pelo GIRA com a ajuda de outras associações e a presença da GNR no local.
http://www.publico.pt/local/noticia/mai ... la-1622312
Pelas informações que me vão chegando, todos os cães e gatos resgatados, animais de raça, ainda que em condições terríveis de subnutrição, doença, procriação excessiva e negligência no geral, têm tipo adoptantes interessados e os apoios que lhes eram devidos. Bem hajam!

Mas além dos cães e gatos haviam nessa casa também ratazanas domésticas... uma centena foi o número mencionado na altura (especificamente 104).
As condições dessas ratazanas, nesse dia, eram assim.

Sete desses animais foram recolhidos de imediato pelo fórum Cidade dos Animais, onde tiveram assistência e seguiram para adopção ^^
Os restantes têm viajado de local provisório para local provisório e, sem que tenham havido ainda adopções, o número de animais de algum modo (infelizmente com algumas perdas confirmadas de animais que não resistiram ao estado de subnitração em que se encontravam) foi reduzido para 51 ratazanas. Ou então nunca foram a tal centena.
Dos "bichos de laboratório", ratazanas de rabo nojento, ninguém quer saber. Mesmo dentro das associações que fizeram o resgate, só um pequeno punhado de pessoas se dedicou realmente a ajudar as ratazanas (e foi aceitando a ajuda do Ratz fórum para o fazer). Mais uma vez, bem hajam esses voluntários, por ultrapassarem um preconceito, valorizando tudo o que é vida ^^
Com a ajuda de todos, foi possível dar algum conforto e cuidados básicos a essas ratazanas. Contra aquilo que esperávamos encontrar depois de tanta negligência, revelaram-se animais perfeitamente socializados e simpáticos!

Esta descriminação dos roedores em situações de resgate, sejam de laboratório ou criadeirice, não é novidade. Mas é triste.

Estes 51 animais ainda procuram um lar e não será tão fácil achá-lo como é com os cães ou os gatos, porque as pessoas não sabem tanto sobre eles. O preconceito não é mais que ignorância. Ajudem-nos então por favor a divulgar e a informar.

Partilhem por favor o apelo no facebook:
www.facebook.com/photo.php?fbid=7117219 ... =3&theater
E quem quiser saber mais sobre as ratz terá sempre a nossa ajuda em:
www.facebook.com/RatzForum
www.ratz.livreforum.com
Obrigada!