A discriminação das espécies

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado mar 08, 2014 12:44 pm

Já que o tópico na secção dos exóticos não tem grande visibilidade... que tal colocar a questão vista de outra perspectiva? (;

Estou a falar do tópico "51 Ratz em perigo":
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=108428
que nem a uma página inteira chega.

E que é literalmente uma cópia deste tópico no Ratz forum:
http://ratz.livreforum.com/t466-51-ratz ... ao-updates
onde o tema deu azo a 11 páginas de discussão (até agora).

Com certeza terão ouvido falar e discutido bastante por aqui o tema do resgate da Casa dos Horrores, levado a cabo pelo GIRA com a ajuda de outras associações e a presença da GNR no local.
http://www.publico.pt/local/noticia/mai ... la-1622312

Pelas informações que me vão chegando, todos os cães e gatos resgatados, animais de raça, ainda que em condições terríveis de subnutrição, doença, procriação excessiva e negligência no geral, têm tipo adoptantes interessados e os apoios que lhes eram devidos. Bem hajam! :D

Mas além dos cães e gatos haviam nessa casa também ratazanas domésticas... uma centena foi o número mencionado na altura (especificamente 104).

As condições dessas ratazanas, nesse dia, eram assim.
Imagem

Sete desses animais foram recolhidos de imediato pelo fórum Cidade dos Animais, onde tiveram assistência e seguiram para adopção ^^

Os restantes têm viajado de local provisório para local provisório e, sem que tenham havido ainda adopções, o número de animais de algum modo (infelizmente com algumas perdas confirmadas de animais que não resistiram ao estado de subnitração em que se encontravam) foi reduzido para 51 ratazanas. Ou então nunca foram a tal centena.

Dos "bichos de laboratório", ratazanas de rabo nojento, ninguém quer saber. Mesmo dentro das associações que fizeram o resgate, só um pequeno punhado de pessoas se dedicou realmente a ajudar as ratazanas (e foi aceitando a ajuda do Ratz fórum para o fazer). Mais uma vez, bem hajam esses voluntários, por ultrapassarem um preconceito, valorizando tudo o que é vida ^^

Com a ajuda de todos, foi possível dar algum conforto e cuidados básicos a essas ratazanas. Contra aquilo que esperávamos encontrar depois de tanta negligência, revelaram-se animais perfeitamente socializados e simpáticos!
Imagem

Esta descriminação dos roedores em situações de resgate, sejam de laboratório ou criadeirice, não é novidade. Mas é triste.
Imagem

Estes 51 animais ainda procuram um lar e não será tão fácil achá-lo como é com os cães ou os gatos, porque as pessoas não sabem tanto sobre eles. O preconceito não é mais que ignorância. Ajudem-nos então por favor a divulgar e a informar.

Imagem

Partilhem por favor o apelo no facebook:
www.facebook.com/photo.php?fbid=7117219 ... =3&theater

Imagem

E quem quiser saber mais sobre as ratz terá sempre a nossa ajuda em:
www.facebook.com/RatzForum
www.ratz.livreforum.com

Obrigada!
Última edição por marianamar em sábado mar 08, 2014 7:31 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 08, 2014 3:28 pm

Discriminação!!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado mar 08, 2014 6:56 pm

Lindas. Adoro. Adorava tanto ter umas ratzs. Mas nao posso com estes caes. Se nao tivesse caes, era o que queria ter.
Tambem é uma coisa que me irrita quando as pessoas dizem logo que sao nojentas..
São espectaculares.
Tenho acompanhado essa historia do gira pelo facebook.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 08, 2014 7:38 pm

Eu ADORO RATZ!! Mas não posso ter, tenho cá predadores de grande calibre.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado mar 08, 2014 8:29 pm

Não é uma questão de discriminação. É uma questão de não identificação com essa bicheza. Se tivesse um bicho desses em casa, não dormia.
Tb há pessoas que não gostam de ter cães e gatos em casa. É um direito de cada um.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sábado mar 08, 2014 9:25 pm

Muito simpáticas, já tive uma, mas pelos vistos os "adoptadores" andam somente atrás dos cães de raça ;) e esquecem as raratazanas.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo mar 09, 2014 1:27 pm

Coitadas, eu até acho fofinhas ratazanas mas não sei se serão muito compatíveis com ter cães (diria que não!) e não sei se seriam um animal de estimação que gostasse de ter.
Não que as ache nojentas nem nada disso, mas o que se pode fazer com uma ratazana? Já tive hamsters "normais" e sírios e não achei muita piada, gostava mais dos sírios mas ainda assim não interagem muito connosco.

Tenho um amigo que já teve ratz e adorava-as mas ele emigrou e também disse que não queria mais pets (duram pouco tempo e ele sofre com isso).

Espero que essas ratazanas encontrem um bom lar.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mar 09, 2014 2:01 pm

Há muitos animais que estão a cair em desuso como Pet. Os hamster sírios (já há seis anos me vi grega para conseguir dar a última ninhada) e muitos pequenos e médios roedores (coelhos, porquinhos da índia ).
Lembro-me de há muitos anos frequentar um fórum sobre hamsters, onde via pessoal a criar hamsters e outros animais á maluca, para dizer o menos.
Já é o quarto porquinho-da-índia que tenho, e só dei dinheiro, e por desconhecimento, pelo segundo. Todos os outros foram adoptados.
Hoje em dia e infelizmente, o que não falta são exóticos para adopção, porque se passou para outra moda, e daqui a uns anos estarão esses para adopção, etc etc. É um ciclo vicioso um bocado triste.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

domingo mar 09, 2014 3:09 pm

Da para brincar com elas, pelo que vejo no youtube e elas sao mesmo amiguinhas e inteligentes.
A petra aposto que lhe fazia mal como faz aos peluches. E o panda corre atras de gatos na rua. Ja nao o posso soltar, no outro dia ia morrendo de susto pq fugiu atras de um gato...
E o meu namorado nao quer mais pets.

Mas tenho uma dúvida. Entao essa mulher da casa dos horrores queria as ratz para que? Pra vender como pet??
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mar 09, 2014 5:11 pm

Sueska, sobre essa pergunta, as voltas que o meu cérebro já deu... não achei resposta.

Quanto às questões que colocaram :D

Se são compatíveis com cães e gatos:
Dependende do cão, depende do gato, depende da ratz!
É uma questão mais individual que geral.

Certos cães e gatos, nem com outros animais da mesma espécie são compatíveis.
Com as ratz é igual, apesar de normalmente adorarem companhia da mesma espécie.
Certos animais dão-se bem entre espécies e o mesmo acontece com as ratz.

Aqui vai uma foto do meu Vicente com o meu Mago, a conviver de modo pacífico e vigiado.
Imagem

E aqui vai a Xinha com o Bowie.
Imagem

Quando à questão "que se pode fazer com uma ratz?"

Uma ratazana doméstica é completamente diferente de um porquinho da índia, um hamster ou um gerbo e mais próxima de um cão em miniatura.

Uma ratz (que seja mansa e "de boas famílias") vai seguir o dono pelo chão, quando solta. Vai lamber os nossos dedos e brincar com as nossas mãos. Vai dormir no nosso colo. Vai aprender o seu nome, truques como dar a pata, rodar, ir buscar algo. Pode mesmo ser treinada com um clicker e fazer agility.

Este vídeo é um exemplo perfeito (:
https://www.youtube.com/watch?v=7g2rxtWu_FM

É claro que como com um cão ou um gato, tudo isto vai depender do tempo que estivermos dispostos a passar com ela, da atenção que lhe dispensarmos e da sorte que tivermos com o bichinho. Mas é certamente um animal de estimação interessante.

Deixo algumas fotos de momentos passados entre mim e as minhas ratazanas, que penso ilustrarem bem a questão, que podemos fazer com elas? (;

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 09, 2014 5:23 pm

O Vicente ainda está consigo ou sempre conseguiu arranjar-lhe novo dono?

É uma pergunta sem segundas intenções, Marianamar. Só quero mesmo saber dele. :)
Última edição por Floripes3 em domingo mar 09, 2014 7:31 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mar 09, 2014 6:39 pm

O Vicente está em FAT e eu estou a poupar para conseguir aquilo que é necessário para o voltar a ter comigo (carta>carro>casa). Visitei-o há duas semanas, ele passou 4h no meu colo e eu chorei baba e ranho por ter de vir embora <3
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 09, 2014 7:31 pm

Coragem, Marianamar. Só lhe posso enviar daqui um abraço e votos para que consiga ultrapassar essa má fase. Está difícil, mas não é impossível.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 09, 2014 9:51 pm

Eu sei que a Marianamar vai conseguir!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mar 10, 2014 12:27 am

Claro que vai! :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”