Vegetarianismo

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
RR1990
Membro
Mensagens: 133
Registado: quarta set 25, 2013 9:53 pm

domingo abr 13, 2014 1:00 pm

Estou a iniciar-me no vegetarianismo e gostava de dicas de pessoas mais experientes.
Sugestões de alimentos substitutos, preços mais baixos, onde comprar...
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 14, 2014 11:28 am

RR1990 Escreveu:Estou a iniciar-me no vegetarianismo e gostava de dicas de pessoas mais experientes.
Sugestões de alimentos substitutos, preços mais baixos, onde comprar...

Eu não sou vegetariana mas quase :)
Normalmente abasteço-me no Jardim Verde (não sei se tem na sua zona) ou no Celeiro (tem loja online).


http://www.vegetariantimes.com/

este site parece-me completo no que toca a informação, mas tem que se entender com o inglês, normalmente os portugueses estão um bocado incompletos, com excepção deste:

http://www.e-macrobiotica.com/

Apesar de ser dedicado á comida macrobiótica tem excelentes dicas sobre, por exemplo, como substituir carne. Se puder deslocar-se ao centro, faça uam consulta, as pessoas são extremamente simpáticas e muito prestáveis, pode até começar a cozinhar lá ;)


Dicas gerais:

Não substituir carne por comida processada (além de ter zero valor nutricional, por muito que tentem dizer o contrário nas embalagens) é muitas vezes prejudicial (refrigerantes, chocolates, bolachas, etc.)

Não descurar uma alimentação variada. ( Grão, sementes, vegetais, cereais,rebentos, tofu e seitan são alguns dos ingredientes que vai querer introduzir na sua dieta, Tente sempre obter produtos certificados de agricultura biológica e varie sempre que possível).
Os vegetais cozinhados perdem grande parte do seu valor nutricional,(se não todo) por isso sempre que der, comê-los crus. Eu tenho uma misturadora e todos os dias de manhã a primeira coisa a entrar é batido de vegetais, sementes e fruta. Estranha-se mas depois entranha-se.
:wink:

Se optou pela via do vegetarianismo por razões morais, não sature as pessoas á sua volta com os conhecimentos que vai adquirindo. Descobrem-se coisas fantásticas, mas é preciso acima de tudo respeitar os modos de vida diferentes dos nossos, tal como queremos que nos respeitem também pela nossa escolha.

Qualquer outra dúvida apite :D

PS: Procure restaurantes vegetarianos/macrobióticos na sua zona. Normalmente fazem-se workshops muito interessantes e mesmo as pessoas costumam ser simpáticas e ajudam bastante :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
cris94
Membro Veterano
Mensagens: 538
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
Localização: gata: tucha tigresa *.*
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

segunda abr 14, 2014 12:38 pm

olhe eu sou vegetariana eu posso-lhe dar algumas dicas e concelhos mas ando com pouco tempinho, depois venho aqui dizer-lhe..
mas sobretudo o user de cima já disse maior parte, tente procurar noutros alimentos as propriedades da carne e do peixe pois isso faz falta para o nosso bem estar
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

domingo jul 06, 2014 10:07 pm

Eu não sou vegetariana mas deixei de comer carne, tanto por questões de consciência (não há necessidade de matar animais) mas também por questões de saúde.

Os workshops de cozinha vegetariana são muito enriquecedores.

Para além disso, existem, também, livros sobre alimentação vegetariana, que ajudam a substituir a carne e o peixe por outros alimentos.

À bem pouco tempo, comi um tofu à brás, num restaurante vegetariano em Leiria e estava um espectáculo!

Força com isso! Ser vegetariano é sobretudo vantajoso para a saúde, para além de se pouparem os animais, que não têm culpa nenhuma e todos os dias são mortos para puro prazer do ser humano.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jul 06, 2014 10:56 pm

Força com isso! Ser vegetariano é sobretudo vantajoso para a saúde, para além de se pouparem os animais, que não têm culpa nenhuma e todos os dias são mortos para puro prazer do ser humano.
A menos que tenha retirado da sua casa e da sua vida TUDO que implique sofrimento animal e do planeta (desde os detergentes ás roupas e aos cosmétios, meios de transporte, etc), acho que deixar de comer carne e continuar a fazer o resto uma bruta de uma hipocrisia.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

segunda jul 07, 2014 9:40 am

Charlie2 Escreveu:
Força com isso! Ser vegetariano é sobretudo vantajoso para a saúde, para além de se pouparem os animais, que não têm culpa nenhuma e todos os dias são mortos para puro prazer do ser humano.
A menos que tenha retirado da sua casa e da sua vida TUDO que implique sofrimento animal e do planeta (desde os detergentes ás roupas e aos cosmétios, meios de transporte, etc), acho que deixar de comer carne e continuar a fazer o resto uma bruta de uma hipocrisia.
Tenho consciência disso e por isso é que tento, sempre que possível, evitar o consumo de produtos de origem animal/onde os mesmos foram testados.

No entanto, actualmente, comer carne é algo que não consigo fazer.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 07, 2014 11:20 am

Ana_90 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Força com isso! Ser vegetariano é sobretudo vantajoso para a saúde, para além de se pouparem os animais, que não têm culpa nenhuma e todos os dias são mortos para puro prazer do ser humano.
A menos que tenha retirado da sua casa e da sua vida TUDO que implique sofrimento animal e do planeta (desde os detergentes ás roupas e aos cosmétios, meios de transporte, etc), acho que deixar de comer carne e continuar a fazer o resto uma bruta de uma hipocrisia.
Tenho consciência disso e por isso é que tento, sempre que possível, evitar o consumo de produtos de origem animal/onde os mesmos foram testados.

No entanto, actualmente, comer carne é algo que não consigo fazer.
Acredito, mas acho que há todo um trabalho a ser feito antes de deixar de comer carne. Enquanto os seres humanos não se respeitarem mutuamente, dificilmente os animais terão o respeito que merecem.
O Deixar de comer carne é mais sentimental que outra coisa. Os animais sofrem por basicamente tudo que consumimos/necessitamos. Desde a medicina ao gasto mais supérfulo.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

segunda jul 07, 2014 3:53 pm

Concordo inteiramente.

É apenas uma questão de consciência.

Num mundo onde se consomem todo o tipo de animais, desde cães, macacos, gatos, etc, não é por se deixar de comer carne que os animais vão deixar de sofrer.

Cabe apenas na consciência de cada um.

Mas há que ter esperança que algo vá mudando. ;)
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jul 08, 2014 10:04 pm

Ana_90 Escreveu:(...)Força com isso! Ser vegetariano é sobretudo vantajoso para a saúde, para além de se pouparem os animais, que não têm culpa nenhuma e todos os dias são mortos para puro prazer do ser humano.
Não é por puro prazer, é para nos alimentarmos.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

quarta jul 09, 2014 7:43 am

O homem não precisa de comer animais para sobreviver.

Há muitas outras coisas, sobretudo, legumes, que para além de nos alimentarem, fazem melhor à saúde.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta jul 09, 2014 9:55 am

Não se esqueçam dos ovos, leite e seus derivados. Não comer carne por causa do sofrimento animal mas continuar a comer estes produtos não faz sentido. Na minha opinião.
Ana_90
Membro
Mensagens: 133
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

quarta jul 09, 2014 10:59 am

Exactamente. Daí a diferença entre vegetarianos e vegans.
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jul 09, 2014 12:13 pm

Ana_90 Escreveu:O homem não precisa de comer animais para sobreviver.

Há muitas outras coisas, sobretudo, legumes, que para além de nos alimentarem, fazem melhor à saúde.

Claro que há muitas outras coisas, coisas que comemos juntamente com a carne e o peixe, é assim a alimentação do homem desde que existe.
Com isto quero apenas mostrar a minha opinião. Não critico as escolhas alimentares de ninguém. Não como "animais" por puro prazer, como pois é a minha escolha.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jul 09, 2014 1:36 pm

Eu não critico. Mas ouço muitas criticas por parte de vegetarianos e vegans. Isso irrita-me neles, querem tanto defender o ponto de vista deles que se tornam ridículos. E falo até de amigos meus.

Não somos os únicos animais a comer outros animais, é um ciclo.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta jul 10, 2014 1:31 am

Mas somos os únicos animais que criam outros com o propósito de os comer ou de comer os produtos deles.

Não digo isto por ser contra ou a favor do veganismo. Eu como carne e produtos de origem animal.

Acredito que a ingestão de pelo menos alguns produtos de origem animal são benéficos para a nossa saúde. No entanto também acho que não é nas quantidades em que a maioria os ingere. E a ingestão de produtos de origem animal em excesso já entra então no tal âmbito do prazer.

Admito que tenho prazer em comer muitas coisas que são feitas com produtos de origem animal. Mas não fecho os olhos a isso, sei as consequências que isso tem e admito-as.

Cada vez mais penso nisto e acho que aos poucos começa a ter influência nas escolhas que faço. Pelo menos numa tentativa de reduzir a quantidade deste tipo de produtos...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”