Faculdade/ universidade

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

domingo mai 04, 2014 9:40 pm

Boa noite,

Gostava de saber como tomaram a decisão de que curso seguiriam na universidade eu estou prestes a ter que tomar essa decisão e ainda me sinto muito confusa e insegura, tenho medo de tomar a decisão errada. Neste momento já tenho alguns cursos em mente mas não sei como vou decidir qual deles seguir.
Eu neste momento estou indecisa entre:
Medicina Veterinária
Ciências e Tecnologia Animal
Engenharia Zootecnica
Será que algum dos cursos que eu referi pode ter alguma saída? Podem-me dar a vossa opinião e falar-me da vossa experiência?
Estou mesmo confusa quanto a esta decisão.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mai 04, 2014 10:19 pm

Tendo em vista o excesso de qualquer uma dessas profissões, tem o desemprego garantido...não seria melhor fazer uma pesquisa fora da arcadenoé ?
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

domingo mai 04, 2014 10:25 pm

Sim eu sei que devo fazer pesquisa fora da Arca de Noé e já pesquisei e voltei a pesquisar mas continuo confusa mas vou tornar a pesquisar para saber que mais opções me agradam.
Muito obrigado
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça mai 06, 2014 12:50 pm

A minha opinião é: Siga o que gosta. O que tem saída hoje pode não ter amanhã e vice-versa, assim como pode não ter aqui saída e no estrangeiro pode e vice versa :wink:

Qualidade é tambem um fator importante. O que não falta é licenciados, coisa que há uns anos era menos comum logo esses licenciados facilmente tinham acesso à sua área. O que agora diferencia o extenso número de licenciados é a qualidade, a nota com que saem do curso, a universidade onde estudaram, entre outros fatores.

:wink:
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

terça mai 06, 2014 1:34 pm

A minha opinião também é de seguir-mos sempre aquilo qur gostamos mas quando falo do que gostaria de seguir a alguém só me falam da saída que esse curso tem e coisas desse género o que depois torna mais dificil e confusa a decisão mas obrigado pelo seu concelho e seja o que que for que eu escoolher farei sempre o meu melhor.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

terça mai 06, 2014 9:44 pm

Qual seja a decisão que tome, algures a meio do curso vai achar que foi a errada. E depois vai perceber que afinal não, até escolheu bem. Ou não :wink:

Siga aquilo que gosta, mas também que saiba que tem algum jeito para e que sabe que se vai dedicar de corpo e alma.

As saídas são subjectivas. Quando comecei o curso a minha área até estava muito bem, a grande maioria dos licenciados arranjava trabalho e hoje em dia tenho colegas de profissão nos mais diversos postos de trabalho.

É uma questão de ver bem quais são as opções que cada curso lhe dá, ou qual o curso que lhe dá mais opção de escolha quando o acabar. Durante o curso tem é de ir construindo currículo, fazer actividades extra-curriculares como voluntariado, associações de estudantes, desportos em equipa, etc. Mesmo que possa parecer que não tem nada a ver, é sempre uma vantagem que ganha perante os colegas quando sair.

Pode aproveitar depois o verão para estágios curriculares (não remunerados, normalmente) para ganhar experiênca, avaliar o mercado de trabalho e ver se é realmente o caminho certo :wink:

Quanto ao que os outros dizem, o futuro é de quem o vive. :wink:
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

terça mai 06, 2014 10:06 pm

sportinguista Escreveu:Qual seja a decisão que tome, algures a meio do curso vai achar que foi a errada. E depois vai perceber que afinal não, até escolheu bem. Ou não :wink:

Siga aquilo que gosta, mas também que saiba que tem algum jeito para e que sabe que se vai dedicar de corpo e alma.

As saídas são subjectivas. Quando comecei o curso a minha área até estava muito bem, a grande maioria dos licenciados arranjava trabalho e hoje em dia tenho colegas de profissão nos mais diversos postos de trabalho.

É uma questão de ver bem quais são as opções que cada curso lhe dá, ou qual o curso que lhe dá mais opção de escolha quando o acabar. Durante o curso tem é de ir construindo currículo, fazer actividades extra-curriculares como voluntariado, associações de estudantes, desportos em equipa, etc. Mesmo que possa parecer que não tem nada a ver, é sempre uma vantagem que ganha perante os colegas quando sair.

Pode aproveitar depois o verão para estágios curriculares (não remunerados, normalmente) para ganhar experiênca, avaliar o mercado de trabalho e ver se é realmente o caminho certo :wink:

Quanto ao que os outros dizem, o futuro é de quem o vive. :wink:
Muito obrigado pela sua resposta vou pensar bem naquilo que quero seguir e vou seguir o seu concelho de ir fazendo parte de associações, atividades extra-curriculares, etc.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça mai 06, 2014 11:01 pm

Estudo medicina veterinária, no terceiro ano. Comparando com as minhas expectativas quando terminei o secundário (foi desde sempre o meu curso de eleição) posso dizer que a realidade é bastante diferente. Também não há muita informação para os alunos do secundário sobre o que é ser médico veterinário.

Neste mês saiu um artigo de opinião na revista Veterinária Actual que resume alguns números e reflecte muito daquilo que também é a minha opinião sobre a área.

Posso resumir no seguinte: é um área bastante saturada de profissionais, existe muitas universidades e muitos estudantes. Somos um país com mais veterinários por habitante do que o Reino Unido ou a França. Para singrar, para além de ser bom profissional, é preciso fazer muita ginástica e marketing, mas mesmo isso não basta.

Quanto ao curso, posso dizer que, apesar de adorar a área, falta-lhe uma componente prática mais pesada e presente. A crise que as pessoas atravessam também leva a que a casuística nos hospitais seja cada vez menor e menos interessante.

Um ponto muito importante: não vás para veterinária a pensar que é uma profissão em que lida menos com pessoas. Pois a componente humana tem que ser muito grande, temos que saber lidar com muitas pessoas e muito diferentes, tentando ao mesmo tempo promover a saúde dos sues animais.
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

quinta jul 03, 2014 11:44 pm

Leva em conta uma coisa ciência e tecnologia animal é a mesma coisa que engenharia zootécnica.
O curso de eng zootécnica na universidade de Évora mudou de nome para ciência e tecnologia animal.

Tirei a licenciatura e ciência e tecnologia animal e agora estou no mestrado dê eng.zootécnica. Qq dúvida mais específica diz.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sexta jul 04, 2014 6:14 am

Vou trauzir.

Se neste momento andam a ver se fecham alguns cursos por ser absurdo a quantidade de universidades que têm medicina veterinaria e há muita gante a aproveitar-se e a fazer trabalharem de GRAÇA ( leram bem) os recém licenciados, se alguém decidir ir para este curso...boa sorte e parabens por não suar a cabeça.

joana_boris Escreveu:Estudo medicina veterinária, no terceiro ano. Comparando com as minhas expectativas quando terminei o secundário (foi desde sempre o meu curso de eleição) posso dizer que a realidade é bastante diferente. Também não há muita informação para os alunos do secundário sobre o que é ser médico veterinário.

Neste mês saiu um artigo de opinião na revista Veterinária Actual que resume alguns números e reflecte muito daquilo que também é a minha opinião sobre a área.

Posso resumir no seguinte: é um área bastante saturada de profissionais, existe muitas universidades e muitos estudantes. Somos um país com mais veterinários por habitante do que o Reino Unido ou a França. Para singrar, para além de ser bom profissional, é preciso fazer muita ginástica e marketing, mas mesmo isso não basta.

Quanto ao curso, posso dizer que, apesar de adorar a área, falta-lhe uma componente prática mais pesada e presente. A crise que as pessoas atravessam também leva a que a casuística nos hospitais seja cada vez menor e menos interessante.

Um ponto muito importante: não vás para veterinária a pensar que é uma profissão em que lida menos com pessoas. Pois a componente humana tem que ser muito grande, temos que saber lidar com muitas pessoas e muito diferentes, tentando ao mesmo tempo promover a saúde dos sues animais.
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta jul 04, 2014 10:05 pm

wahinept Escreveu:Leva em conta uma coisa ciência e tecnologia animal é a mesma coisa que engenharia zootécnica.
O curso de eng zootécnica na universidade de Évora mudou de nome para ciência e tecnologia animal.

Tirei a licenciatura e ciência e tecnologia animal e agora estou no mestrado dê eng.zootécnica. Qq dúvida mais específica diz.
O que acha do curso de ciência e tecnologia animal parece-lhe que é um curso com saída?
Como é a componente prática?
Tudo o que me possa informar sobre o curso agradecia.

Obrigado pelas respostas de todos :D
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

sexta jul 04, 2014 11:32 pm

As saidas tb não são lá muito grandes, mesmo assim os que eu conheço estou empregados na área. Poucos são aqueles que não estão.

A componente prática epá durante os semestres não tens muitas praticas o que se faz é basicamente estágios. Tens a oportunidade de fazeres no máximo 4 estágios (sem contar com o estágio final) estes estágios são de curta duração, ou seja, 2 a 3 semanas onde podes ter contacto mesmo com a realidade das empresas. :)
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sábado jul 05, 2014 11:28 am

Obrigado pela resposta e desculpa estar a ser chata. Gostas te do curso? Aconcelharias a segui lo?
Mais uma vez desculpa tantas perguntas
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 05, 2014 4:27 pm

Eu gostei
Tu gostaste (fizeste, achaste, frequentaste, arranjaste, comeste, etc, etc)
Ele gostou...
(pretérito perfeito, 2ª pessoa do singular)

Achas-te magro?
Arranjas-me o último cd dos Batnavó?
Presente indicativo + pronome pessoal (me, te, lhe, nos, vos, lhes)


Moro no Concelho de Viseu.
O Jaquim deu-me um conselho porreiro.


Não leve a mal, por favor...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sábado jul 05, 2014 11:28 pm

dinodane Escreveu:Eu gostei
Tu gostaste (fizeste, achaste, frequentaste, arranjaste, comeste, etc, etc)
Ele gostou...
(pretérito perfeito, 2ª pessoa do singular)

Achas-te magro?
Arranjas-me o último cd dos Batnavó?
Presente indicativo + pronome pessoal (me, te, lhe, nos, vos, lhes)


Moro no Concelho de Viseu.
O Jaquim deu-me um conselho porreiro.


Não leve a mal, por favor...
Não levo a mal, percebi o seu comentário e não reparei que tinha tantos erros notei a falta dos hífens mas como estava a escrever no telemovel não os pus.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”