Para efeitos de cálculos de valores aduaneiros e para determinar eventuais isenções deve-se ter em conta sempre o valor total da encomenda (preço do produto + portes + seguro).
Se a compra é a um particular então até 50euros tem isenção dos direitos de importação (que depende do tipo de mercadoria e do país de origem).
Se for a uma empresa então a referida isenção é até 150 euros.
IVA paga sempre mas se o valor do IVA a pagar for inferior a 10euros então fica isenta do seu pagamento. Por exemplo, no seu caso o IVA dá 11,50 euros portanto não vai ter direito a isenção de IVA.
Alguns produtos tem requisitos específicos como prova de conformidade com normas europeias (p.e., produto electrónicos).
Se vier por correio normal (EMS e afins) então os custos não serão muito mais que os direitos aduaneiros (caso não esteja isenta), IVA, TAA( taxa de apresentação à alfândega, uns 8euros) e impressos (uns 1,80euros).
Se vier por transportadora então prepare-se para pagar caro. Por exemplo, mandei vir uma encomenda do Japão pela DHL e para eles fazerem o desalfandegamento por mim pediram 33euros (é 33euros para encomendas até 200euros). Se fosse eu a tratar pediam 18euros pelos papéis que eles têm de autenticar para a alfândega.
A encomenda estava declarada a 65euros e tive de pagar 25euros de alfândega (ainda não recebi a factura para verificar de onde vêm estes valores) mais 33euros à DHL. 58euros para uma encomenda de 65euros!
Se não tem pressa mande vir por EMS (pode levar muito tempo na alfândega, possivelmente mais de 1 mês), caso contrário pode mandar vir por transportadora que o processo fica resolvido em 3-5 dias úteis na alfândega mas pago mais caro.
Info adicional neste tópico do Zwame:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t= ... st11568877