Questões para quem quer adoptar um animal

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

sábado out 25, 2014 11:48 pm

Questões para quem quer adoptar um animal:
1) Tenho tempo para tratar do animal?
2) Tenho recursos para cuidar do animal?
3) Tenho condições agora... e daqui a 10-15-20 anos?
4) Tenho conhecimentos suficientes sobre o animal em questão?
5) Como vou fazer quando tiver de me ausentar e não puder cuidar dele?
6) Toda a gente em casa está de acordo? Todos vão ajudar?
7) As crianças mais próximas sabem brincar com um cão respeitando o seu espaço? Como posso ensina-las?
8) O Condomínio permite animais?
Antes de adoptar PENSE! Um animal não é um brinquedo! Sente frio, fome, sede, dor, medo, saudades, AMOR!
Um animal não é um capricho, não é um peluche, tem personalidade, tem vontade, tem vida!
Se pensa levar um animal para casa não se esqueça que ele pode fazer algumas asneiras (estragar coisas, fazer necessidades fora do sítio...), pode adoecer (e ter grandes despesas de veterinário), não se esqueça também que ele vai envelhecer e pode precisar de cuidados especiais, pode perder algumas faculdades, tal como os humanos, e deve estar ao seu lado até ao fim da sua vida!
Uma pessoa amiga está com vontade de adoptar um cão, no entanto parece-me muito ser uma adopção por impulso, "apenas" porque a filha achou muita graça a um cão no Verão, lembrei-me de fazer este texto e publicar no facebook, não por essa amiga mas por tanta gente que adopta/compra antes de pensar.

Queria pedir-vos a vossa opinião, que questões acham importante equacionar antes de trazer um novo amigo para casa?
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
mjmartins
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda fev 03, 2014 12:33 pm

quarta nov 12, 2014 3:41 pm

Além das questões já referidas, deve pensar se quer um cão activo ou calmo. Se prefere um cão novo para correr e brincar ou um sénior para fazer companhia e passeios calmos. É sempre importante ponderar se tem tempo, condições financeiras, e amor e paciência para dar.
Caso tenha possibilidade o ideal é poder conviver com o cão antes de decidir, dar uns passeios, ficar com ele em casa 1 dia ou 2 para ver como se porta. Tudo isto para fazer uma adopção responsável, sem arrependimentos ou devoluções, porque um animal não é um brinquedo.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta nov 12, 2014 5:45 pm

Um animal em casa suja, se faz muda, é pêlo por todo o lado, estraga, então se for como o meu... As despesas com eles são grandes. A comida, assim como a saúde não são baratas. Exigem a sua companhia, caso contrário castigam.
O meu está velho (13 anos) e com a idade adquiriu comportamentos que não tinha. Ele nunca gostou de ser escovado, mas como escovo a cadela pequena, ele também quer ser escovado. Enquanto o escovo, vai abanando a cauda de satisfação e mostrando o dente ao mesmo tempo. No sábado ferrou mesmo. Agora, está aqui ao meu lado a pedir para lhe dar comida, esqueceu-se que já comeu... :).
Enfim, por vezes é uma chatice, mas compensa!
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Saturnny
Membro Veterano
Mensagens: 276
Registado: sexta jun 07, 2019 12:15 pm

terça nov 19, 2019 2:32 pm

Compre somente íngremes e seus queridos animais! Se você não tem dinheiro, então eu recomendo que você tente, aqui é um lugar https://1xbet.mobi/pt/ , porque é aqui que eu sempre consigo levantar os lucros, tenho certeza que você terá sucesso
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”