Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nikoekico
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

sexta mar 18, 2011 6:52 pm

obrigado dino.

caldinho é assim que faço mas o caldinho evaporasse.
pensei que houvesse outra técnica, para manter o caldinho por mais tempo.
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta mar 18, 2011 7:09 pm

Baixar o lume?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 18, 2011 7:12 pm

Sim, o arroz deve cozer em lume brando mas eu acho que o segredo é mesmo não deixar cozer de mais e servir logo. Também ajuda lavar o arroz antes para tirar a goma e usar sempre arroz agulha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 18, 2011 7:17 pm

Hoje para a janta estou a fazer um clássico, frango guisado com massa, nada de sofisticado:

Fiz um refogado com azeite, alhos esmagados, cebola picada, bacon às tirinhas e umas rodelas de linguiça. Quando ficou lourinho juntei um frango partido aos pedaços sem pele. Tempera-se com colorau, sal, pimenta e um caldo knorr. Deixa-se fritar um pouco, junta-se cenoura e pimento cortados aos cubinhos e um pouco de polpa de tomate. Junta-se água e deixa-se guisar uns 25 minutos, juntando água sempre que for preciso.
Podem fazer arroz branco ou esparguete à parte para acompanhar, neste caso juntem uma colherinha de maizena no fim para engrossar a molhanga.
Eu vou juntar mais água e massa espirais que vão cozer no molho juntamente com o frango.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado mar 19, 2011 1:30 pm

Eu faço o frango com massa de maneira diferente dinodane, mas a sua parece-me muito melhor, vou experimentar assim
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado mar 19, 2011 1:51 pm

Muambá de galinha

primeiro escolhe-se uma galinha caseira.
Imagem

depois liga-se o fogão:

Imagem


e na panela coloca-se

1 cebola grande picada

4 dentes de alho picados

óleo qb para refogar

4 tomates maduros sem pele e sementes

1 beringela cortada em cubos

uns 6 quiabos cortados ás rodelas

Sal qb

picante qb

junta-se a galinha em pedaços e deixa-se cozinhar até ficar tenra

Junta-se uma lata de 360g de óleo de palma(á venda em qualquer hiper)
...
cozinha-se mais um pouquinho, rectifica-se o sal e o picante

Serve-se com pirão de farinha de milho ou de mandioca
Última edição por BrownEye em sábado mar 19, 2011 2:18 pm, editado 1 vez no total.
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado mar 19, 2011 1:59 pm

LOL!!!
Esqueci de colocar esta cena:

ATENÇÃO: A utilização (reprodução/publicação/divulgação) das fotografias aqui expostas, está sujeita às disposições do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos vigente ( Decreto-Lei n.º 63 / 85, de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 45 / 85, de 17 de Setembro e 114 / 91 de 3 de Setembro e Decretos-Lei nºs 332/97, 333/97 e 334/97 de 27 de Novembro), pelo que o utilizador se obriga a respeitar as normas aí vigentes e as condições aí indicadas.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado mar 19, 2011 5:35 pm

Hoje comi uma feijoada de chocos igual à feijoada de lulas da Dinodane (só com chocos em vez de lulas :lol: ), é espetacular :D
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado mar 19, 2011 8:25 pm

dinodane Escreveu:Hoje para a janta estou a fazer um clássico, frango guisado com massa, nada de sofisticado:

Fiz um refogado com azeite, alhos esmagados, cebola picada, bacon às tirinhas e umas rodelas de linguiça. Quando ficou lourinho juntei um frango partido aos pedaços sem pele. Tempera-se com colorau, sal, pimenta e um caldo knorr. Deixa-se fritar um pouco, junta-se cenoura e pimento cortados aos cubinhos e um pouco de polpa de tomate. Junta-se água e deixa-se guisar uns 25 minutos, juntando água sempre que for preciso.
Podem fazer arroz branco ou esparguete à parte para acompanhar, neste caso juntem uma colherinha de maizena no fim para engrossar a molhanga.
Eu vou juntar mais água e massa espirais que vão cozer no molho juntamente com o frango.
No Frango guisado coloco sempre cominhos, fica sempre delicioso.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado mar 19, 2011 8:33 pm

O jantar:

Bacalhau à brás:

2 sacos 400 gr bacalhau congelado desfiado (continente ou PD)
2 sacos grandes batata palha ((continente ou PD)
1 frasco azeitonas pretas
1 pacote de natas pequeno
10 ovos
salsa q.b.
3 cebolas médias
azeite q.b.


cozer o bacalhau e esmagar
numa panela refogar a cebola em bastante azeite até a cebola ficar transparente, juntar um pouco de salsa, juntar o bacalhau e em lume brando ir mexendo durante uns 2 ou 3 minutos para ficar ligado.
lume quase minimo!
juntar as batatas e envolver para ficar tudo misturadinho.
juntar os ovos batidos e o pacote de natas (as natas amaciam o bacalhau), mexer até achar que estão os ovos cozidinhos.
juntar as azeitonas e bastante salsa. Mexer bem.
tapar a panela (o fogão já desligado) e servir depois de uns 10 min.
acompanho com salada de tomate e alface e pepino e outra salada de rúcula com agrião.

bom apetite!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mar 19, 2011 8:40 pm

pronto, lá terei de ir improvisar uma receita de bacalhau para a ceia... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado mar 19, 2011 8:52 pm

Chamarrita Escreveu:pronto, lá terei de ir improvisar uma receita de bacalhau para a ceia... :lol:
Se for este é fácil:)

vou colocar aqui a minha receita de bacalhau com natas..
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mar 19, 2011 10:22 pm

Vandocas, eu faço o bacalhau à Brás com o bacalhau cru e sem natas. Fica menos "mole" e acho delicioso. Talvez por ser a receita da mãe, com sabor a infância e tudo :D .

Nunca li este tópico mas mesmo assim pergunto: Como fazem um bife frito simples e delicioso? Dêem-me (o malfadado acordo ortográfico que espere :wink: ) assados, estufados e guizados que não me atrapalho, mas um simples bife deixa-me com os cabelos em pé!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mar 19, 2011 10:44 pm

Primeiro, certifico-me que está morto e, pelo sim, pelo não, dou-lhe umas boas marteladas. Depois tempero com sal e muito alho, umas gotas de sumo de limão. Deixo-o no frigo, assim temperado, enquanto cozo o arroz ou frito as batatas. Quando o arroz está pronto (para ficar soltinho, basta deitar tb gotas de sumo de limão na altura em que levanta fervura ;)), pego numa frigideira e ponho um pedação de manteiga a derreter; quando está quase quase, antes de começar a queimar e ainda com um bocadinho inteiro, frito lá o bife, fsssshhhh de um lado, viro, fsssshhhh do outro, mal passadinho no meio, et, voilá! Se sobrar "molho", estrelo um ovo ou dois. 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado mar 19, 2011 10:57 pm

Chamarrita Escreveu:Primeiro, certifico-me que está morto e, pelo sim, pelo não, dou-lhe umas boas marteladas. Depois tempero com sal e muito alho, umas gotas de sumo de limão. Deixo-o no frigo, assim temperado, enquanto cozo o arroz ou frito as batatas. Quando o arroz está pronto (para ficar soltinho, basta deitar tb gotas de sumo de limão na altura em que levanta fervura ;)), pego numa frigideira e ponho um pedação de manteiga a derreter; quando está quase quase, antes de começar a queimar e ainda com um bocadinho inteiro, frito lá o bife, fsssshhhh de um lado, viro, fsssshhhh do outro, mal passadinho no meio, et, voilá! Se sobrar "molho", estrelo um ovo ou dois. 8)
Se juntar ao molho que sobra da frigideira, o resto do tempero e um pouco de vinho deixar ferver... nham nham
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”