politiquices...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
hamfast
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 3:44 pm

sexta abr 25, 2008 1:54 pm

Ola!

Queria aqui tentar esclarecer uma questão...actualmente nos noticiários só se ouvem notícias referentes a acidentes, assaltos, tiros e afins...

respondem os mais velhos q "no tempo de salazar isto n era assim, podia-se sair à rua, mesmo à noite, sem qualquer perigo..."

gostava que me tentassem esclarecer em que medida é q isto é verdade, e o porquê de ser assim...
eram os tempos q eram outros? as mentalidades? são os filmes e séries q agora chegam q nos "ensinaram" a ser violentos?

era por haver a PIDE? havia patrulhamento mais eficaz das ruas? era por...?

gostava de conseguir perceber isso...
Smendes105
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 9:23 pm
(brevemente)Nikita-Gata Rafeira

sexta abr 25, 2008 2:50 pm

Hamfast,como sabe concerteza,antes não haviam tantos criminosos como hoje...Não tem nada a ver com o patrulhamento das ruas,mas sim com os actuais filmes de televisão...E,está claro,as pessoas com pouca mentalidade que andam por aí a roubar ás pessoas!Exemplo:carteiristas,ladrões,etc...
No tempo de salazar já ouvi dizer que não era assim porque nessa altura não existiam filmes destes actuais com tiros e ladrões....
Espero ter esclareçido a tus duvida!
hamfast
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 3:44 pm

sexta abr 25, 2008 2:55 pm

obrigado Smendes

eu tb tinha ideia q o problema fossem as influencias externas...mas cmo "n sou desse tempo", nao podia passar das conjecturas...
Smendes105
Membro

sexta abr 25, 2008 2:56 pm

hamfast Escreveu:obrigado Smendes

eu tb tinha ideia q o problema fossem as influencias externas...mas cmo "n sou desse tempo", nao podia passar das conjecturas...
De nada :wink:
Smendes105
Membro

sexta abr 25, 2008 3:07 pm

Sempre pronta a ajudar :wink: :wink:
<p>Mariana Filipaa</p>
<p><3 Nikita e Luna<3 O par ideal X3</p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta abr 25, 2008 3:27 pm

Smendes105 Escreveu:
No tempo de salazar já ouvi dizer que não era assim porque nessa altura não existiam filmes destes actuais com tiros e ladrões....
Espero ter esclareçido a tus duvida!
Não ?

Hoje é o dia 25 de Abril. Para saber o que significa aconselho que saiba como eram as coisas na altura. Saiba o que foi a Censura, o que era a PIDE, mais tarde DGS, o Aljube, a miséria e depois diga lá se acha que concorda com as suas próprias palavras.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sexta abr 25, 2008 4:19 pm

Smendes105 Escreveu:Não tem nada a ver com o patrulhamento das ruas,mas sim com os actuais filmes de televisão...
Desculpem mas eu acho que isto é treta. Essa dos filmes criarem psicopatas é para mim ridícula. Adultos e crianças ao verem um filme em que morram uma data de pessoas são capazes de discernir entre o filme (ficção) e realidade. Aposto que o chiquinho que é um menino puro e inocente desconhecedor da gíria brejeira das crianças da sua idade, grande apreciador da Rua Sésamo e fã número um de Jesus Cristo não se tornará um assassino em série por ter visto na televisão o James Bond a "silenciar" os maus da fita.
Por essa via, o que poderia dizer dos livros? Ao ler Homero iria desatar a cortar cabeças e a espalhar os intestinos dos inimigos pelo chão? :o Ao ler Shakespeare iria matar montes de gente e de seguida suicidar-se? :o
Por isso duvido que um psicopata surja por ver o Stallone no papel de Rambo.

Há um abismo entre o que eu vejo fazer e aquilo que eu farei por tê-lo visto.

Bem, quanto à questão do tópico.

Esta frase " NotempodeSalazarnãohavianadadestapoucavergonha" que rivaliza com a luz na velocidade com que é dita e com os insultos do Alberto João Jardim no número de vezes que a ouvimos, tem, na minha opinião, pouco de verdadeira. A "pouca vergonha" era a mesma, no entanto considero que há duas condicionantes essenciais que fazem os velhotes discordarem de mim: a saudade e a mediatização.
Estranho, não é?
Pois bem, os velhotes proferidores desta frase já proverbial eram jovens no tempo de Salazar. Quantas vezes ouvimos as pessoas suspirarem de saudades dos tempos de juventude? «Quem me dera voltar atrás»; «No meu tempo é que era» Pois bem, penso que essa seja uma razão; a outra, a mediatização. Um roubo ocorrido numa aldeia quase neolítica do interior do país não seria conhecido em lado nenhum. Homicídios, caso fossem conhecidos, seriam talvez abafados caso implicassem pessoas importantes (tirando os cometidos pelo próprio Estado, pois esses eram, ou tentava-se que fossem omitidos).

Portanto, a frase típica é apenas um resultado de opiniões parciais subjectivas e desconhecedoras da realidade e de abafamento quer propositado quer por falta de meios comunicacionais da atura comparados com os que hoje temos.

É o que penso.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta abr 25, 2008 8:00 pm

Estou de acordo com o que escreveu o TitvsLivivs. Aconselho-o a ler obras históricas, sobre o Estado Novo e 25 de Abril. Dão muita informação sobre o que precedeu o 25 de Abril e também poderá tirar as suas próprias conclusões.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
yuska
Membro Júnior
Registado: quarta fev 19, 2003 12:03 pm

terça abr 29, 2008 2:43 pm

Penso que o problema é a desigualdade social. Filmes violentos sempre passaram nas telas a par com as comédias românticas. O fosso económico em Portugal é cada vez maior, a classe média aos poucos está a desaparecer, a classe politica *SERVE-SE* mas não serve a sociedade, o interior do país está deserto, não há incentivos nem perspectivas futuras para a camada + jovem, temos uma taxa de 7% de desemprego que, numa população de 10 milhões é muito. Não sou a favor do Estado Novo, não gostei do Salazar nem de Marcelo Caetano, vivi em ditadura até aos 18 anos enquanto estudante tinha ideais e lutava por eles (sempre fui inconformista). Nessa altura o povo até poderia ser analfabeto mas era educado. Temos a liberdade de expressão sim, mas onde está a saúde, a educação, a segurança pública, o bem-estar e a igualdade social? Onde está o 25 de Abril? Nestes últimos 30 anos tenho assistido apenas a isto:

http://democraciaemportugal.blogspot.co ... licos.html

http://democraciaemportugal.blogspot.co ... no-da.html

http://democraciaemportugal.blogspot.co ... engil.html

Mas há mais e muito mais, não cabe tudo aqui. :( Estou em crer que liberdade ainda não é sinónimo de democratismo.
:cry:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”