gostava de ser veterinaria, mas...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 1:17 pm

Há imensos cursos com fraca saída profissional e poucas perspectivas de futuro mas neste caso falamos concretamente de um, veterinária. Pode achar-se o tom das intervenções desmoralizador mas a verdade é mesmo essa. Não vejo razão para dourar a pílula.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta abr 16, 2009 11:05 pm

Chloe s, se alertar para as dificuldade de uma profissão com futuro limitado por situações como abrir faculdades a torto e a direito é ridicularizar, não sei que lhe diga.

A menos que tenham pais ricos, mas muito ricos mesmo, dificilmente poderão tratar de animaizinhos como redutoramente muita gente pensa que é med veterinária. E mesmo com pais ricos, se investem 1 milhão de euros, devem ter cuidado poir não os vão amortirxzar
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Peixazul
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
Localização: É provável que venha a ter um aquário...

segunda abr 20, 2009 4:07 pm

Gostava de ser veterinária, mas...
...o Pifo e TheGreatDane não deixam :!: :lol: 8) :D
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

segunda abr 20, 2009 6:56 pm

Peixazul Escreveu:
Gostava de ser veterinária, mas...
...o Pifo e TheGreatDane não deixam :!: :lol: 8) :D
Ó meu caro amigo! Mas quem sou eu para deixar ou não alguém ir para veterinária.

Apenas deixei a minha opinião e, permita-me que o diga, será certamente mais avalizada que a sua.

Agora, toda a gente é livre de fazer o que quiser com o seu futuro. Veterinária? Não aconselho, a não a ser a quem tenha pais ricos.
Cumps ;)
Peixazul
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
Localização: É provável que venha a ter um aquário...

segunda abr 20, 2009 7:59 pm

pifo Escreveu:
Peixazul Escreveu:
Gostava de ser veterinária, mas...
...o Pifo e TheGreatDane não deixam :!: :lol: 8) :D
Ó meu caro amigo! Mas quem sou eu para deixar ou não alguém ir para veterinária.

Apenas deixei a minha opinião e, permita-me que o diga, será certamente mais avalizada que a sua.

Agora, toda a gente é livre de fazer o que quiser com o seu futuro. Veterinária? Não aconselho, a não a ser a quem tenha pais ricos.
Claro que sim! :wink: :lol:

Eu estava só na brincadeira, não eve a mal... Acho até que foi bastante prestável para a pessoa em questão!

Boa noite!
claze
Mensagens: 1
Registado: sexta jun 12, 2009 3:02 am

sexta jun 12, 2009 3:19 am

Olá a todos!

Sou brasileira e atualmente faço Medicina Veterinária aqui, estou indo para o segundo semestre, em uma universidade particular.
Sempre amei animais, sempre dei tudo o que podia para vê-los felizes, mas realmente não é só gostar de animais.
Além do valor muito alto, ainda deve-se estudar muitoooo... Quimica, Estatistica, Citologia, etc... e uma série de disciplinas que ainda virão pela frente.
Quanto aos comentários de dinheiro e mercado de trabalho, por aqui são os mesmos que vcs estão citando.
O Médico veterinário está longe de ser valorizado como médico. Por que? Porque as pessoas medicam os seus animais em casa (em sua maioria), ou como o colega disse: levam ao veterinário já em estado terminal e quem fica "puto" é o veterinário.
Minha professora disse que não trabalha mais em clinica porque cansou de receber cheque sem fundo. Ela é Doutora e dá aulas.

Estágio então, nossa! Se achar estágio remunerado, reze!!!!

Mas por que isso?

A sociedade (em sua maioria), não tem muito essa coisa de levar bichos ao veterinário para exames, etc... Leva só quando ele está bem ruím.
Além disso, os seres humanos estão preocupados com outras coisas da vida, comendo bichos, vendo rodeios, etc. Não tem muita preocupação com animais. Mas isso é outra história.

O que acontece é: vc vai escolher uma profissão na qual vai exercer em sua vida. Se quiser fazer administração de empresas, vai lá e vai passar a vida toda trabalhando em empresa. Se quer ser advogado, faça direito e exerça os mil cargos possíveis. Se quer ser veterinário, faça Veterinária.

As pessoas formadas em veterinária que ganham mal, reclamam sim, mas nunca vi nenhuma delas deixar de lado a profissão e ir cursar outra faculdade, ou nunca vi um médico veterinário trabalhando em empresas, telemarketing ou agência de publicidade. Isso quer dizer que, veterinários estão trabalhando na sua área e devem estar ganhando o minímo para se sustentar.

Trabalhei em empresa de Call Center que paga bem por 6 horas. Dentre as pessoas que trabalham comigo tinham Psicologos, Nutricionistas, Bacharéis em Direito, Administradores, Economistas, Fisioterapeutas, mas nunca vi médico veterinário exercendo função em outro ramo.

Eu, particularmente, quero seguir Grandes Animais, mas não sei o que me espera nesses 5 anos de estudos. Sei que é o que quero pra mim: trabalhar com animais.

A pressão vai baixar várias vezes, vai vomitar sim, mas depois acostuma.
Alguém já nasceu vendo corpos dissecados? Ninguém!

Quer entrar, entre! Mas para seguir uma profissão de respeito e dedicação, com ética. Nada de pensar em ganhar dinheiro. Deve-se fazer o que se sonha e o que se gosta. Assim como qualquer outra profissão.

Um abraço a todos! Saudações brasileiras!
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo jun 21, 2009 2:32 pm

Eu nem tive paciência de ler o tópico todo, mas, ninguém se está a esquecer dos "inteligentes" com médias de 18 e etc..., que depois de entrar na universidade não andam nem para trás nem para a frente!!!??? Ou porque se perderam nas farras, ou porque simplesmente foram para um curso que não gostam, que não têm vocação, e tiram nega a quase todas as cadeiras!!!!

Vocação, força de vontade, e “talento”… Esses que possam ter acabado o 12º ano com "médias miseráveis", podem conseguir entrar no seu “curso de sonho” e tirar notas brilhantes, simplesmente porque estão a fazer aquilo que gostam…

Por isso deixem-se lá de se preocupar tanto com as médias do secundário, porque no secundário nem temos a devida preparação para o curso que futuramente queremos seguir… e deixem lá as pessoas tentarem ir para o curso que realmente gostam…
:?
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

terça jun 23, 2009 5:57 pm

n3ka Escreveu:Eu nem tive paciência de ler o tópico todo, mas, ninguém se está a esquecer dos "inteligentes" com médias de 18 e etc..., que depois de entrar na universidade não andam nem para trás nem para a frente!!!??? Ou porque se perderam nas farras, ou porque simplesmente foram para um curso que não gostam, que não têm vocação, e tiram nega a quase todas as cadeiras!!!!

Vocação, força de vontade, e “talento”… Esses que possam ter acabado o 12º ano com "médias miseráveis", podem conseguir entrar no seu “curso de sonho” e tirar notas brilhantes, simplesmente porque estão a fazer aquilo que gostam…

Por isso deixem-se lá de se preocupar tanto com as médias do secundário, porque no secundário nem temos a devida preparação para o curso que futuramente queremos seguir… e deixem lá as pessoas tentarem ir para o curso que realmente gostam…
:?
Estamos de acordo em algumas coisas, nomeadamente quando diz que os crânios que têm médias a rondarem os 18 valores se podem perder nas farras que a vida académica acarreta consigo. Hoje em dia é preciso definir bem as prioridades antes de se ingressar na faculdade, pois uma vez lá dentro a tendência é para cair na tentação, devido a imensos factores que agora não são importantes abordar. :wink:

A vocação devia ser um factor a ter em conta pelas faculdades de medicina na colocação dos alunos, pois conheço muita gente com um gosto/aptidão imenso para estas áreas, porém não têm médias. O contrário também se verifica, pessoas com médias muito boas, mas sem vocação nenhuma. Mas vejamos, os profissionais de saúde têm que ser realmente bons, certo? A vida dos utentes é-lhes confiada, logo não se podem dar ao luxo de errar num diagnóstico, verdade? Têm que ser realmente bons, principalmente, no que toca a raciocínio, a procura de soluções, procedimentos a utilizar e tratamentos adequados. Sei que há médicos que se enganam, mas também sei que não vivemos num mundo perfeito e que não podemos generalizar algumas excepções, verdade? Não é agradável lidar com uma pessoa menos simpática, mas é dela que dependemos muitas vezes. :wink:

n3ka, não concordo quando diz para não se preocuparem com as médias do secundário, pois explique-me como se ingressa numa faculdade? A selecção é feita pelas médias, caso não saiba. Um indivíduo que apresente uma média mais alta em relação a outro, entra em primeiro lugar, enquanto o outro das duas uma, ou volta a concorrer na 2a fase ou espera mais um ano. Esta é a realidade!

No secundário não temos preparação? Lá está novamente a generalizar, pois eu tive uma óptima preparação no secundário que me foi uma mais valia no meu 1º ano de faculdade. Se as pessoas não sabem aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas, isso é outra história. E que há escolas com mais credibilidade que outras isso também é outra história e o mesmo se aplica às faculdades. :wink:

É bom começarem a descer um pouco à terra, pois sonhar é muito bom e até comanda a vida como dizia Fernando Pessoa, mas não coloca comida na mesa. :wink:

Abraços
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 23, 2009 6:06 pm

U206 Escreveu:
n3ka Escreveu:Eu nem tive paciência de ler o tópico todo, mas, ninguém se está a esquecer dos "inteligentes" com médias de 18 e etc..., que depois de entrar na universidade não andam nem para trás nem para a frente!!!??? Ou porque se perderam nas farras, ou porque simplesmente foram para um curso que não gostam, que não têm vocação, e tiram nega a quase todas as cadeiras!!!!

Vocação, força de vontade, e “talento”… Esses que possam ter acabado o 12º ano com "médias miseráveis", podem conseguir entrar no seu “curso de sonho” e tirar notas brilhantes, simplesmente porque estão a fazer aquilo que gostam…

Por isso deixem-se lá de se preocupar tanto com as médias do secundário, porque no secundário nem temos a devida preparação para o curso que futuramente queremos seguir… e deixem lá as pessoas tentarem ir para o curso que realmente gostam…
:?
Estamos de acordo em algumas coisas, nomeadamente quando diz que os crânios que têm médias a rondarem os 18 valores se podem perder nas farras que a vida académica acarreta consigo. Hoje em dia é preciso definir bem as prioridades antes de se ingressar na faculdade, pois uma vez lá dentro a tendência é para cair na tentação, devido a imensos factores que agora não são importantes abordar. :wink:

A vocação devia ser um factor a ter em conta pelas faculdades de medicina na colocação dos alunos, pois conheço muita gente com um gosto/aptidão imenso para estas áreas, porém não têm médias. O contrário também se verifica, pessoas com médias muito boas, mas sem vocação nenhuma. Mas vejamos, os profissionais de saúde têm que ser realmente bons, certo? A vida dos utentes é-lhes confiada, logo não se podem dar ao luxo de errar num diagnóstico, verdade? Têm que ser realmente bons, principalmente, no que toca a raciocínio, a procura de soluções, procedimentos a utilizar e tratamentos adequados. Sei que há médicos que se enganam, mas também sei que não vivemos num mundo perfeito e que não podemos generalizar algumas excepções, verdade? Não é agradável lidar com uma pessoa menos simpática, mas é dela que dependemos muitas vezes. :wink:

n3ka, não concordo quando diz para não se preocuparem com as médias do secundário, pois explique-me como se ingressa numa faculdade? A selecção é feita pelas médias, caso não saiba. Um indivíduo que apresente uma média mais alta em relação a outro, entra em primeiro lugar, enquanto o outro das duas uma, ou volta a concorrer na 2a fase ou espera mais um ano. Esta é a realidade!

No secundário não temos preparação? Lá está novamente a generalizar, pois eu tive uma óptima preparação no secundário que me foi uma mais valia no meu 1º ano de faculdade. Se as pessoas não sabem aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas, isso é outra história. E que há escolas com mais credibilidade que outras isso também é outra história e o mesmo se aplica às faculdades. :wink:

É bom começarem a descer um pouco à terra, pois sonhar é muito bom e até comanda a vida como dizia Fernando Pessoa, mas não coloca comida na mesa. :wink:

Abraços
Fabiozinho, tens crescido !!!!!!!!!!
Concordo contigo em tudo ! Menos na ultima parte.... Não é Fernando Pessoa que diz que o sonho comanda a vida é António Gedeão.... :wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

terça jun 23, 2009 6:35 pm

Ups... :oops:

Obrigado nicasxi por me corrigires! :P
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça jun 23, 2009 7:26 pm

U206 Escreveu:
n3ka Escreveu:Eu nem tive paciência de ler o tópico todo, mas, ninguém se está a esquecer dos "inteligentes" com médias de 18 e etc..., que depois de entrar na universidade não andam nem para trás nem para a frente!!!??? Ou porque se perderam nas farras, ou porque simplesmente foram para um curso que não gostam, que não têm vocação, e tiram nega a quase todas as cadeiras!!!!

Vocação, força de vontade, e “talento”… Esses que possam ter acabado o 12º ano com "médias miseráveis", podem conseguir entrar no seu “curso de sonho” e tirar notas brilhantes, simplesmente porque estão a fazer aquilo que gostam…

Por isso deixem-se lá de se preocupar tanto com as médias do secundário, porque no secundário nem temos a devida preparação para o curso que futuramente queremos seguir… e deixem lá as pessoas tentarem ir para o curso que realmente gostam…
:?
Estamos de acordo em algumas coisas, nomeadamente quando diz que os crânios que têm médias a rondarem os 18 valores se podem perder nas farras que a vida académica acarreta consigo. Hoje em dia é preciso definir bem as prioridades antes de se ingressar na faculdade, pois uma vez lá dentro a tendência é para cair na tentação, devido a imensos factores que agora não são importantes abordar. :wink:

A vocação devia ser um factor a ter em conta pelas faculdades de medicina na colocação dos alunos, pois conheço muita gente com um gosto/aptidão imenso para estas áreas, porém não têm médias. O contrário também se verifica, pessoas com médias muito boas, mas sem vocação nenhuma. Mas vejamos, os profissionais de saúde têm que ser realmente bons, certo? A vida dos utentes é-lhes confiada, logo não se podem dar ao luxo de errar num diagnóstico, verdade? Têm que ser realmente bons, principalmente, no que toca a raciocínio, a procura de soluções, procedimentos a utilizar e tratamentos adequados. Sei que há médicos que se enganam, mas também sei que não vivemos num mundo perfeito e que não podemos generalizar algumas excepções, verdade? Não é agradável lidar com uma pessoa menos simpática, mas é dela que dependemos muitas vezes. :wink:

n3ka, não concordo quando diz para não se preocuparem com as médias do secundário, pois explique-me como se ingressa numa faculdade? A selecção é feita pelas médias, caso não saiba. Um indivíduo que apresente uma média mais alta em relação a outro, entra em primeiro lugar, enquanto o outro das duas uma, ou volta a concorrer na 2a fase ou espera mais um ano. Esta é a realidade!

No secundário não temos preparação? Lá está novamente a generalizar, pois eu tive uma óptima preparação no secundário que me foi uma mais valia no meu 1º ano de faculdade. Se as pessoas não sabem aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas, isso é outra história. E que há escolas com mais credibilidade que outras isso também é outra história e o mesmo se aplica às faculdades. :wink:

É bom começarem a descer um pouco à terra, pois sonhar é muito bom e até comanda a vida como dizia Fernando Pessoa, mas não coloca comida na mesa. :wink:

Abraços
Ups :oops: Não me expliquei bem o que quis dizer era não desvalorizem os que terminam o secundário com uma media baixa, pois muitas vezes são esses que lá conseguem entrar no curso que escolheram por paixão e é só ver medias a subir...

Pois sei a importância das medias para ingresso na faculdade... Pois até entrei num curso em que as medias são bem altas.... :|

Só que na minha modesta experiência de vida, aprendi o que nos pedem não é muito correcto... Frequentei o curso humanístico de artes visuais, acabei o ano com media de 17,8, entrei para a minha primeira opção e la fui eu para faculdade, e infelizmente vi que o que andei a aprender no secundário de nada me serviu para agora.... :?

Mas sem stress tá tudo passado =P

Mas vi 30% da minha turma a ficar para trás.... (uns desistiram no 2º semestre já nem la puseram os pés, outros ficaram com um numero razoável de cadeiras para tras...) :?
Última edição por n3ka em terça jun 23, 2009 7:39 pm, editado 1 vez no total.
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça jun 23, 2009 7:37 pm

U206 Escreveu:A vocação devia ser um factor a ter em conta pelas faculdades de medicina na colocação dos alunos, pois conheço muita gente com um gosto/aptidão imenso para estas áreas, porém não têm médias. O contrário também se verifica, pessoas com médias muito boas, mas sem vocação nenhuma. Mas vejamos, os profissionais de saúde têm que ser realmente bons, certo? A vida dos utentes é-lhes confiada, logo não se podem dar ao luxo de errar num diagnóstico, verdade? Têm que ser realmente bons, principalmente, no que toca a raciocínio, a procura de soluções, procedimentos a utilizar e tratamentos adequados. Sei que há médicos que se enganam, mas também sei que não vivemos num mundo perfeito e que não podemos generalizar algumas excepções, verdade? Não é agradável lidar com uma pessoa menos simpática, mas é dela que dependemos muitas vezes. :wink
Certíssimo, mas é como lhe digo neste aspecto dou muito mais valor aos que tem uma boa avaliação na parte pratica do que na teórica, e é ai que se vê quem tem vocação quem se sairá bem...

Pois são os crânios futuros médicos a tirar altas notas em exames teóricos etc... chega a derradeira hora não sabem para onde se viram...

Por isso é que pronto eu tenho um pouco de medo dos sabichões, prefiro ver resultados palpáveis e não só no papel... :|
U206
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

quarta jun 24, 2009 9:35 pm

n3ka, mas assim está a dar a entender que todos os "crânios" não se sabem desenrascar na prática, o que não é verdade... Pode sim, falar em algumas excepções, agora generalizar esse conceito está errado. :wink:

O facto de algumas pessoas não conseguirem acompanhar as aulas na faculdade é muito comum e devido a diversos factores, como já aqui foi referido. :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta jun 24, 2009 10:31 pm

U206 Escreveu:n3ka, mas assim está a dar a entender que todos os "crânios" não se sabem desenrascar na prática, o que não é verdade... Pode sim, falar em algumas excepções, agora generalizar esse conceito está errado. :wink:

O facto de algumas pessoas não conseguirem acompanhar as aulas na faculdade é muito comum e devido a diversos factores, como já aqui foi referido. :wink:
Outro ups... :oops: :twisted:

Tudo o que disse não era mesmo para generalizar... era só uma constatação de factos, mas obviamente que muitos "crânios" desenrascam-se as mil maravilhas na pratica.. :mrgreen:
AndreVet
Mensagens: 1
Registado: terça set 15, 2015 10:20 pm

terça set 15, 2015 10:36 pm

Este tipo de pessoas que nem o 12 ano conseguem fazer e que depois os pais lhes pagam tudo irritam-me profundamente...
Eu ando no 12 ano, tenho uma media que se pode considerar boa, pela qual estudei muito para ter... e mesmo assim não consigo entrar no Porto que é a minha zona e que tem a media mais alta do pais em quase todos os cursos. Vou ter de ir parra Lisboa ou até mais longe para alcançar um objectivo que eu realmente desejo.
Não sei se os meus pais vão ter dinheiro para me pagar uma casa e todas as despesas, pois ja tenho dois irmãos aqui na FEUP...
Para terminar... não comecem com aquelas mariquises de "ai e tal como eu gosto do meu gatinho... sempre tive o sonho de ser veterinária", nem sabem o que é um porco ou uma vaca...

:evil: :o :oops: :cry:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”