Página 1 de 1

Banco Alimentar dos Animais ajuda cães e gatos abandonados

Enviado: domingo mar 29, 2009 10:37 pm
por Dispondency
Noticia no Expresso: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/506011

Na Sic: http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... -parte.htm MINUTO 15, 53


Têm quatro patas, bigodes, muito pêlo, feitios mais ou menos difíceis e a ajuda do Banco Alimentar dos Animais (BAA), que, desde Dezembro, entrega mantimentos, cobertores, medicamentos ou brinquedos aos cães e gatos mais desamparados.

Alguns têm nomes retirados do nosso imaginário infantil, como o Zorro,a Godzilla, o Golias, a Barbie ou a Cindy, outros são confundidos com aristocratas como o Marquês, outros têm nomes originais como a Maria Azeitona ou a Maria Seara e outros ainda, como o Romeu e a Julieta, lembram-nos que nem todas as histórias têm um final feliz.

Todos estes, e muitos outros, foram acolhidos pela Focinhos e Bigodes, uma pequena associação para a protecção de cães abandonados que luta todos os dias para lhes dar um lar e que conta agora com uma ajuda extra.

"É sempre importante [ter a ajuda do BAA], porque nós vivemos dos sócios, que neste momento ainda são poucos, das campanhas que vamos fazendo e das coisas que as pessoas vêm cá oferecer, e a campanha alimentar é importante porque algum dinheiro que nós conseguimos angariar é para as esterilizações, para os remédios ou para os veterinários", disse à Lusa uma das responsáveis pela associação, Ester Tenreiro.

O espaço, existente há seis anos em São Domingos de Benfica, em Lisboa, é pequeno e já está cheio com os 60 cães que a associação foi entretanto recolhendo das ruas.

O lar provisório destes animais são várias boxes que têm vindo a ser recuperadas muito à custa do trabalho de todos os voluntários da Focinhos e Bigodes.

"[A maior dificuldade da associação é] A situação financeira, rincipalmente, porque para termos isto e a Câmara deixar que isto continue, temos de ter muitas condições e é o que temos estado a fazer com estas obras para depois termos uma aprovação e podermos continuar", explicou Ester Tenreiro, sublinhando que a alimentação e os cuidados médicos com os animais são o que mais pesa no orçamento da associação.

Um trabalho que conta agora com a ajuda do Banco Alimentar dos Animais, criado em Dezembro do ano passado com o propósito de angariar alimentos para todos os cães e gatos que, com particulares ou em associações, precisem de ajuda.

"Esta ideia surgiu entre mim e a Ana Ribeiro, do Porto, numa conversa, porque tínhamos a ideia do Banco Alimentar Contra a Fome, que era uma ideia interessante, mas ligado com os animais, ou seja, distribuição de ração", explicou à Lusa o co-fundador do BAA, durante a entrega de alimentos e cobertores à Focinhos e Bigodes.

De acordo com João Pedro Valente, apesar do BAA só existir há pouco mais de dois meses, já conseguiu entregar mais de 1.300 quilos de ração em 33 ajudas a associações e particulares e conta já com a ajuda de 91 voluntários espalhados de norte a sul do continente e nas ilhas.

"O nosso principal objectivo é a criação de um stock ao longo de um mês e depois ir distribuindo pelas várias associações", frisou.

A recolha desses mantimentos é feita, para já, só com a ajuda de donativos e particulares porque o BAA ainda não é oficialmente uma associação.

"Recebemos a maior parte dos donativos de particulares que entregam a vários voluntários que estão estipulados numa lista no nosso blogue, mas também através de pontos de recolha, já que temos vários, em Lisboa, Porto e na Madeira", adiantou João Pedro Valente.



Blog do banco alimentar : http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com
Blog da Focinhos e Bigodes: http://focinhosebigodes.blogs.sapo.pt/

Enviado: segunda mar 30, 2009 6:59 pm
por Dispondency
http://videos.sapo.pt/Ma6F2nKfoO5YMFI0iMIt

Uma correcção: A Ester Tenreiro é uma das responsáveis pela Focinhos e Bigodes e não pelo BAA

Enviado: terça mar 31, 2009 7:18 pm
por Dispondency

Enviado: quinta abr 02, 2009 6:11 pm
por LuMaria
Olá Dispondency,

Eu tenho uma ideia para recolha de donativos que pode resultar em grande mesmo nestes tempos de crise. A vossa associação merece todo o respeito pelo trabalho que tem desenvolvido. Com quem posso partilhar esta ideia "luminosa" que me ocorreu?

Enviado: quinta abr 02, 2009 6:53 pm
por Dispondency
Olá LuMaria,

Penso que a pessoa ideal para partilhar essa ideia "luminosa" é mesmo a responsável pela associação, a D. Ana Francisco (917 726 643 * 964 667 296 * 934 813 054). Caso seja mais fácil pôr a ideia por escrito então o nosso email é o: [email protected]. Como a D. Ana Francisco não tem acesso à internet, nós imprimimos o mail e mostramos-lhe.

Desdo já agradeço a sua ajuda e interesse, LuMaria.

Enviado: sexta abr 03, 2009 1:06 pm
por LuMaria
Dispondency Escreveu:Olá LuMaria,

Penso que a pessoa ideal para partilhar essa ideia "luminosa" é mesmo a responsável pela associação, a D. Ana Francisco (917 726 643 * 964 667 296 * 934 813 054). Caso seja mais fácil pôr a ideia por escrito então o nosso email é o: [email protected]. Como a D. Ana Francisco não tem acesso à internet, nós imprimimos o mail e mostramos-lhe.

Desdo já agradeço a sua ajuda e interesse, LuMaria.
Obrigada.
Vou visitar-vos, em principio, deste Sábado a 8. Depois conversamos :wink:

Enviado: domingo abr 05, 2009 9:47 pm
por Dispondency
Fico contente, LuMaria :D

Penso que no próximo sábado estará gente todo o dia no canil, mas o ideal é mesmo visitar-nos da parte da tarde, porque de manhã são as limpezas.

Até sábado então.

Enviado: sexta abr 10, 2009 12:21 pm
por Dispondency
Banco Alimentar Contra a Fome acusa Banco Alimentar Animal

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... _id=131724

Enviado: sexta abr 10, 2009 12:25 pm
por Shiller
A palavra já começa a passar.
Vejam isto:
http://www.hi5.com/friend/profile/displ ... =345239174

Enviado: sexta abr 10, 2009 1:50 pm
por Dispondency
NOVO EMAIL DO BANCO ALIMENTAR ANIMAL:

[email protected]


O BAA PASSARÁ A DESIGNAR-SE A PARTIR DO DIA 8 DE ABRIL POR AAA - AJUDA ALIMENTAR ANIMAL

TODA A ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO SE MANTÉM IGUAL.


NOVA DIRECÇÃO DO BLOG (MANTÉM ANTERIOR INFORMAÇÃO):

http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com