Eu confesso que sempre detestei palmeiras... mas recentemente morreu uma palmeira centenária que eu conheço desde que nasci, exactamente por causa destes bichos, e tive pena da palmeira... era tão velha, tão velha que ja fazia parte, agora o lugar dela é vazio e parece que nada lá faz grande sentido.
Sempre achei despropositada a plantação de palmeiras e muitas outras especies exoticas nos nossos jardins, principalmente em espaços publicos... não faz sentido, está esteticamente deslocado, e gastam-se fortunas na manutenção.
Os relvados são outra abominação, obviamente que acho bonitos e até gosto, mas quando penso na quantidade de água que temos de dispender para os manter bonitos

, além dos horarios completamente descabidos em que os municipios insistem em fazer as regas, dos sistemas de rega mal colocados que regam mais o asfalto que as plantas... pensar que no desperdicio de um dos nossos bens mais preciosas desta forma revolta-me... ora fazem campanhas a pedir para pouparmos água ( acho correctissimas), a subirem o preço da agua nos escaloes de maior consumo, e depois a esbanjam-na de forma estupida
Felizmente cada vez é mais moda os jardins mediterraneos, mais econónicos em termos de manutenção, e mais resistentes à pragas, pois as plantas evoluiram desde sempre na presença delas... às vezes a introdução de pragas exoticas conduzem-nos de volta às origens e a valorizar o que é nosso, que sinceramente, não fica atrás das plantas exoticas.
pode ser que este simples escaravelho, com a morte anunciada das palmeias, nos traga ainda alguns benefícios
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!