Escaravelho da palmeira - Rhynchophorus Ferrufgineus-Olivier

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda out 05, 2009 1:12 pm

Sendo recente a invasão destes bixarocos no país, venho partilhar algumas fotos...se quiserem ler um pouco mais sobre estes sacaninhas pesquisem em escaravelho da palmeira, é uma praga que destroi em muito pouco uma palmeira, ao cortar a palmeira encontram-se centenas destes casulos no interior, estes escaravelhos têm preferência pela palmeira das Canarias, pela tamareira e palmeira de leque, cá por baixo tem estado a dar muito prejuízo, assim como em Espanha e na Madeira, chegaram com a importação de palmeiras que viraram moda por todos os concelhos algarvios para dar o ar tropical á coisa, com tantas alfarrobeiras, sobreiros e oliveiras lindas, temos de apostar sempre em plantas importadas para dar no olho...ás vezes o preço a pagar por estas modas é alto 8)

Casulos, escaravelho adulto que até tem um ar simpático (família dos nossos conhecidos gorgulhos) e larvas retiradas do casulo para a foto
Imagem
Imagem

O escaravelho adulto
Imagem
Imagem

Os casulos habilidosamente feitos de fibras do interior da palmeira(o isqueiro é só para comparação de tamanho)
Imagem
Imagem

Uma larva
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Bondage2010 em segunda out 05, 2009 1:22 pm, editado 1 vez no total.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda out 05, 2009 1:19 pm

Hepa...eu lembro me de ter pegado nisto quando estive este ano no algarve. Fui atraido pelos casulos com larvas dentro, e pelo tamanho dos casulos/larvas.

Quanto ao transporte e importação de palmeiras...hm...Ingles gosta portugues tem
:wink:
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 06, 2009 11:26 am

Eu confesso que sempre detestei palmeiras... mas recentemente morreu uma palmeira centenária que eu conheço desde que nasci, exactamente por causa destes bichos, e tive pena da palmeira... era tão velha, tão velha que ja fazia parte, agora o lugar dela é vazio e parece que nada lá faz grande sentido.

Sempre achei despropositada a plantação de palmeiras e muitas outras especies exoticas nos nossos jardins, principalmente em espaços publicos... não faz sentido, está esteticamente deslocado, e gastam-se fortunas na manutenção.
Os relvados são outra abominação, obviamente que acho bonitos e até gosto, mas quando penso na quantidade de água que temos de dispender para os manter bonitos :x , além dos horarios completamente descabidos em que os municipios insistem em fazer as regas, dos sistemas de rega mal colocados que regam mais o asfalto que as plantas... pensar que no desperdicio de um dos nossos bens mais preciosas desta forma revolta-me... ora fazem campanhas a pedir para pouparmos água ( acho correctissimas), a subirem o preço da agua nos escaloes de maior consumo, e depois a esbanjam-na de forma estupida :roll:

Felizmente cada vez é mais moda os jardins mediterraneos, mais econónicos em termos de manutenção, e mais resistentes à pragas, pois as plantas evoluiram desde sempre na presença delas... às vezes a introdução de pragas exoticas conduzem-nos de volta às origens e a valorizar o que é nosso, que sinceramente, não fica atrás das plantas exoticas.

pode ser que este simples escaravelho, com a morte anunciada das palmeias, nos traga ainda alguns benefícios
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 06, 2009 11:44 am

O mal não está nas palmeiras em si, que são lindas e podem formar paisagens muito bem integradas. E há uma palmeira europeia, sabia?

Mas é aqui que a porca torce o rabo, quando os novos-ricos de hoje resolvem armar-se em sheiks das Arábias e plantam palmeiras exóticas por julgarem que vão dar um ar luxuoso e tropical aos seus jardins organizados à matroca.

Já os relvados entraram nos nossos hábitos por imitação dos ingleses, que têm clima para eles. A nós dão-nos uma trabalheira e uma despesona mantê-los...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 06, 2009 5:08 pm

também sempre detestei eucaliptos, acho-os horriveis, detestáveis mesmo, ainda assim, e à semelhança do que me referia na conversa das palmeiras, não disse em lado nenhum que o mal está nas arvores :roll: , aliás que culpa têm as tristes arvores de serem plantadas? ou de não me cairem no goto? certamente que não é por eu não gostar delas que vão desaparecer, senão lá se ia a industria do papel à vida :lol:
eu expressei a minha opiniao, e afirmei que, por mim, este tal escaravelho, pode ser um mal que vem por bem...

o mal esta na forma desordenada como se controiem jardins, e não é culpa dos novos ricos... é da moda.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 06, 2009 5:25 pm

As palmeiras, apesar de tudo, são mais tradiciomais entre nós do que os eucaliptos, esses, sim, são umas pragas que ressecam os solos. Em sítios como a Linha de Estoril, por exemplo, há (ou havia) imensas palmeiras, e todas dão um grande carácter a toda a zona, precisamente porque foram utilizadas por quem sabia do ofício.

Não vejo que elas sejam assim um mal tão grande como isso, mas certamente haverá por aqui entendidos que possam falar dos malefícios das palmeiras. Por mim, gosto delas, não gosto é do uso que hoje lhes dão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 08, 2009 2:59 pm

Eu gosto de palmeiras. :oops:
E tambem gostei do escaravelho. :oops: Mas isso sou eu que acho TODOS os escaravelhos lindos... ( pancadas :oops: )
Mas concordo com algumas coisa já aqui ditas, especialmente a parte dita por ti , Bondy, da beleza das nossas arvores que muito melhor caracterizam o nosso país. Mas infelizmente esta mentalidade do " é estrangeiro , é melhor que o nosso " , especialmente aí no Sul , está muito enraizada ainda no nosso povinho.
Ah, e sim a alfarrobeira alem de linda tem um cheiro caracteristico tão bom....
Quando vou ao Algarve, quando chego à estrada de Silves , abro logo as janelas todas do carro para deixar entrar o cheirinho a alfarroba. Só aí é que me convenço que estou no Algarve... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”