Incêndios criminosos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta ago 12, 2010 7:56 pm

Numa das minhas zonas de trabalho, um incêndio lavrou entre segunda e terça-feira, consumindo uma vasta zona de mato, pinheiro, eucaliptos (destes não tenho tanta pena, mas é triste desaparecerem desta forma), carvalho, oliveiras, sobreiros, etc... Assim como rodearam um edifício que é património nacional e de uma beleza imensa (e só não o consumiram porque é todo de pedra!).

Ao ver as notícias da quantidade abominável de incêndios activos no nosso País, tinha que ter sempre o cuidado de verificar se onde ia trabalhar tinha algum nas redondezas de forma a que a nossa equipa não se arriscasse desnecessariamente... Esta madrugada, quando estávamos a acabar o trabalho, deparamo-nos à face de uma estrada florestal, o iniciar de mais um incêndio criminoso! Tentamos de tudo para o apagar, mas tal não nos foi possível e contactamos os bombeiros que colocaram termo ao mesmo a tempo! Mais uma prova da mão criminosa destes incêndios... Tive mesmo pena de não termos passado ali 10 minutos antes, de certeza que teríamos apanhado o sacana (ou a sacana) em flagrante!

Mas está na hora de acabarmos com isto!

São necessárias mudanças na Lei da Floresta e é já!!!!

Estes incêndios criminosos são obra dos que passam intocáveis alimentando incendiários!

Madeireiros, carpintarias, construtores imobiliários, autarquias e outros interesses...

Copiamos tanta coisa que outros Países fizeram, porque não copiar outras com resultados mais que evidentes??

Em Espanha, com a publicação de uma Lei que proíbe a utilização da madeira queimada para aplicações de carpintaria/construção e mudanças no seu estatuto de construção de um terreno onde decorreu um incêndio durante 5 anos, a área de floresta ardida decresceu 90%!!

Assim como o aumento da moldura penal a esses criminosos!

Interessante, não??
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado ago 14, 2010 12:38 am

100% em acordo contigo Fred. Voltei há uns dias de umas férias no Gerês e fiquei desolado com a quantidade de incêndios num dos locais mais belos, e biologicamente rico, do pais
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado ago 14, 2010 9:33 am

JaimeSousa Escreveu:100% em acordo contigo Fred. Voltei há uns dias de umas férias no Gerês e fiquei desolado com a quantidade de incêndios num dos locais mais belos, e biologicamente rico, do pais
eu gosto de ir fazer corta-matos para o gerês e andar lá nas lagoas maravilhosas que aquilo têm... da última vez foram sete incêndios.... :|
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado ago 14, 2010 11:02 am

só vos digo isto.... é todos os anos a mesma nojeira.

e depois andam uns a remediar a m**** feita pelos outros.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado ago 14, 2010 4:42 pm

Não sei porquê, mas não acredito muito na história de fogo posto. Acredito que um ou outro, possa ter origem em fogo posto, mas não a maioria.!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado ago 14, 2010 4:45 pm

drilldown1 Escreveu:Não sei porquê, mas não acredito muito na história de fogo posto. Acredito que um ou outro, possa ter origem em fogo posto, mas não a maioria.!
É uma boa desculpa para o estado não poder ser responsabilizado, pela falta de limpeza das florestas.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado ago 14, 2010 5:02 pm

É certo que a limpeza das matas é inexistente. Nem os proprietários dos terrenos a fazem, quanto mais o governo, nas matas de propriedade estatal.
Eu acredito na mão criminosa, sim. Não sendo só quem vai atear intencionalmente um fogo , que eu chamo criminoso. É um criminoso aquele que vai no seu belo carrinho , a fumar o belo cigarrinho e deita a beata pela janela fora.
É criminoso aquele que vai fazer um piquenique e , em vez de levar o lixo e o depositar num caixote, o deixa por ali espalhado, garrafas de vidro incluidas.
É criminoso aquele que decide ir á mata fazer uma churrascada e quando vê o fogo a alastrar , foge , sem sequer olhar para trás.

Concordo com o Fred, se as leis fossem alteradas em relação ás madeiras provenientes de mata ardida e as construções em zonas protegidas não fossem autorizadas depois das mesmas arderem...e acrescentaria ainda outra medida:
o pagamento a um ano ou mais dos serviços prestados pelas empresas de helicópteros a que os bombeiros recorrem para ajudar a combater os incêndios.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 7:21 pm

drilldown1 Escreveu:Não sei porquê, mas não acredito muito na história de fogo posto. Acredito que um ou outro, possa ter origem em fogo posto, mas não a maioria.!
Para que ocorram incendios de origem natural é necessário a conjugação de imensos factores, a combustão não é assim tao facil em locais com humidade tao alta (~40%) no verão como é no.nosso país.. não tenho quaisquer dúvidas que pelo 99% dos incendios que ocorreram neste verão tem origens criminosas ou negligentes.

A nicas tocou noutro ponto fulcral: as empresas de aluguer de meios aéreos que ganham milhares com os incendios e não é de descurar que também possam ter interesse que hajam incendios, uma vez que os meios utilizados no ano seguinte serao ponderados em relação a este ano; em vez de se ter gasto milhões de euros em submarinos, tinha-se adquirido aviões e helicópteros estatais... poupava-se muito dinheiro nos anos seguintes (mesmo com a manutenção dos mesmos), de certeza que as empresas que nos alugam estes meios não ficam a perder...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado ago 14, 2010 9:02 pm

Mas há zonas do país, muito quentes e secas. Há tanta coisa, natural que pode provocar incêndios.

Sei, que há incêndios provocados por fogo posto, negligência ou distracção, por interesses económicos e espontâneos ou causas naturais e, ainda penso que estes são a maioria.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado ago 14, 2010 9:10 pm

Meus amigos, a 500 metros da minha casa ontem um inteligente decidiu fazer uma queimada. Lado a lado com uma area protegida. Fiz de imediato queixa À GNR
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado ago 14, 2010 9:31 pm

drilldown1 Escreveu:Mas há zonas do país, muito quentes e secas. Há tanta coisa, natural que pode provocar incêndios.

Sei, que há incêndios provocados por fogo posto, negligência ou distracção, por interesses económicos e espontâneos ou causas naturais e, ainda penso que estes são a maioria.
mas Seia e Gerês este ano, Serra do Caldeirão no ano pasado, Serra de Monchique á meia duzia de anos e ...e ...e ...e outros tantos não são assim tão secos... ;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 9:54 pm

drilldown1 Escreveu:Mas há zonas do país, muito quentes e secas. Há tanta coisa, natural que pode provocar incêndios.

Mesmo o montado alentejano (que é o local com menor humidade no Verão que me estou a lembrar no nosso País) a humidade é sempre cerca dos 30%... É seco, mas não o suficiente para que ocorram tantos incêndios. E como diz o Bondage: Gerês, Douro Internacional, Marão, Trás-os-montes, etc. não têm humidade baixa e verifique a quantidade de Incêndios só neste último mês nessas zonas...

GEOGOLA
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 7:13 pm

domingo ago 15, 2010 7:21 pm

Sem dúvida alguma que existem fogos ditos de origem natural, o que sinceramente me parece ser uma minoria.
Em Portugal bastam dois dias seguidos de calor e já estamos “cercados” por incêndios. Não me parece normal que assim seja!

Cá em Angola, já levo dois anos cá, e nunca, repito nunca tive conhecimento de um incêndio… Matas secas prontas a arder não faltam!

As mesmas causas naturais que podem ser a causa dos incêndios em Portugal também o poderão ser cá em Angola, mas como se comprova isso não ocorre.

Sinceramente o que acontece sistematicamente em Portugal tem mão criminosa!
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça ago 17, 2010 11:35 am

Não chegou a ser efectuada a compra dos helicópteros russos que tinham uma maior capacidade de transporte de água? Alguém sabe?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 17, 2010 2:45 pm

Acho que não... mas a porcaria do submarino já cá está. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”