Este ano eu e as minha colegas decidimos participar no EJC (encontro juvenil de ciências) que decorre em Braga nos primeiros 10 dias de Setembro. Como tal enviamos o nosso projecto e foi aceite! Eles este ano lançaram um desafio, quem conseguia mais "gostos" no projecto no facebook.
E é por isso que eu estou aqui, para pedir a vossa ajudar a quem tiver facebook que marque "gosto " neste comentário http://www.facebook.com/pages/AJC-Assoc ... tif_t=like
aqui fica uma breve descrição do projecto:
O projecto que estamos a desenvolver consiste na adopção de dois troços do rio Mira, cada um com 500 metros. O primeiro objectivo foi caracterizar cada troço adoptado e monitorizar os diferentes parâmetros da qualidade do rio: qualidade da água, seres vivos existentes, vegetação das margens, qualidade biológica da água e utilizações pela população. As metodologias adoptadas foram variadas: análises físico-químicas da água e das descargas de efluentes clandestinas, registo e cartografia da flora, amostragem de macroinvertebrados segundo protocolo do Instituto da Água, registo fotográfico, medição de parâmetros hidrológicos (velocidade da corrente, caudal…), registo da avifauna, herptofauna e outros grupos de animais. Numa segunda fase, identificámos problemas existentes e propusemos soluções para os resolver ou minorar. Este processo foi feito em estreita colaboração com um grupo de cidadãos de Santa Clara mobilizados para o projecto. Entretanto as pressões exercidas junto das autoridades competentes deram origem a obras de recuperação de um dos troços estudados. Acompanhámos a realização das obras; o próximo passo será monitorizar os mesmos troços do rio e registar o impacto das obras realizadas na qualidade do ambiente ripícola. Tentaremos ainda pressionar as autoridades para a resolução de outros problemas do rio ainda por solucionar, nomeadamente a invasão por acácias e o caudal ecológico da barragem de Santa Clara.