Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 16, 2010 1:11 pm

Saudações aos demais colegas foristas. :)

Todos damos erros de português, e eu sei que não sou excepção.

Como aqui nos exprimimos por escrito, acontece muitas vezes repararmos nos erros que os outros dão. (Claro que não reparamos nos nossos; caso contrário, não os daríamos.)

É desagradável corrigirmo-nos nos próprios tópicos, mas -- por mim falo, até por deformação profissional -- às vezes custa deixar passar «tombos» ou, por vezes, verdadeiros «trambolhões»...

Por isso resolvi criar este tópico, porque também acho que é uma responsabilidade de todos nós velar pela boa saúde da língua portuguesa, nestes tempos em que ela anda tão maltratada.

Para evitar que haja qualquer melindre (não é essa de todo a minha intenção), peço que quem aponte erros e a devida correcção não indique o «nick» do autor nem o tópico em que eles ocorreram.

E refiro-me a erros ortográficos ou gramaticais, não a gralhas óbvias.

Vou começar com um erro que vejo com cada vez mais frequência:

dever [verbo] de

Como em:

Eu devia de ir às compras, mas não me apetece.

A frase correcta é:

Eu devia ir às compras, mas não me apetece.


P.S. O título do tópico é um empréstimo de uma rubrica com o mesmo fim que existia noutro «site».
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 16, 2010 1:38 pm

Boa sorte, Tassebem! :lol: :lol: :lol:

Isso é tarefa que nos ocuparia o dia inteiro só para corrigir os erros encontrados nos posts do dia, e todos nós temos mais que fazer!

De qualquer das maneiras, quem dá os erros não terá conhecimento deles, nem, por isso, procurará emendá-los vindo aqui. Este é um tópico destinado a morrer por inactividade.

O problema está no ensino escolástico, que é hoje muito mau e não há perspectivas de melhorar, situação que será ainda agravada pelo aborto do Acordo Ortográfico.

E, a propósito: como pensa emendar os erros que encontra? Segundo o Acordo? Ou segundo a Português de antes dele?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 16, 2010 2:39 pm

Bom tópico. :) Eu também tenho esse vício, de corrigir.

Começo por este mesmo tópico:

Escolástico = queria dizer escolar... A escolástica é outra coisa, é um tipo de filosofia que se ensinava nas escolas da Idade Média.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Peixazul
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
Localização: É provável que venha a ter um aquário...

sábado out 16, 2010 3:02 pm

Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
<p>&nbsp;Os melhores Cumprimentos,</p>
<p>&nbsp;Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 16, 2010 3:17 pm

LuluB Escreveu:Boa sorte, Tassebem! :lol: :lol: :lol:

Isso é tarefa que nos ocuparia o dia inteiro só para corrigir os erros encontrados nos posts do dia, e todos nós temos mais que fazer!

De qualquer das maneiras, quem dá os erros não terá conhecimento deles, nem, por isso, procurará emendá-los vindo aqui. Este é um tópico destinado a morrer por inactividade.

O problema está no ensino escolástico, que é hoje muito mau e não há perspectivas de melhorar, situação que será ainda agravada pelo aborto do Acordo Ortográfico.

E, a propósito: como pensa emendar os erros que encontra? Segundo o Acordo? Ou segundo a Português de antes dele?
Obrigada, LuluB. :)

Mas a ideia não é corrigir todos os erros que aqui aparecem de forma sistemática, mas só aqueles em que, por acaso, tropeçamos.

Quanto à segunda objecção, os tópicos são aquilo que nós todos, nesta comunidade, fazemos deles. Se este morrerá ou viverá, logo se vê. Mas não quis matar a ideia, que de resto já me andava há algum tempo a bailar na cabeça, antes de a dar à luz. E se não abrisse o tópico é que ninguém o veria. :wink:

O problema está, realmente, no que se tem feito do ensino nas últimas décadas. Por exemplo, os benditos ditados de outros tempos foram banidos, sob pretexto de traumatizarem as criancinhas. E o resultado desta e de muitas outras «medidas pedagógicas» está à vista.

Ainda me rejo pelo português pré-acordo (o qual, espero, nunca venha a entrar efectivamente em vigor). De qualquer modo, a maioria dos erros que por aqui se vêem são erros com acordo ou sem ele... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 16, 2010 3:22 pm

Peixazul Escreveu:Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
Por exemplo. :lol:

E, já agora:

corrigir

Peixe azul :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 16, 2010 3:42 pm

Bom tópico. Não compreendo o melindre que muitas pessoas manifestam quando são corrigidas. Como disse, e bem, a Tassebem, se não detectamos os nossos erros como podemos corrigi-los se não no-los apontarem?

O meu contributo:

Escrever "Isso não tem nada a haver", quando se quer fazer uma comparação, é incorrecto.

Deve escrever-se "Isso não tem nada a ver ", verbo ver e não verbo haver.

Ter a haver, significa que quem o diz tem algo a receber, que lhe devem algo, dinheiro, por exemplo.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 16, 2010 3:51 pm

Um erro muito comum - e não só aqui, ganeralizado - é o do avérbio de quantidade demais. Quase toda a gente escreve de mais, que é uma expressão composta que tem um significado diferente.

Os advérbios têm a característica de poderem ser substituídos por outros da mesma família sem que com isso se altere o sentido da frase. Assim, a dica para escrever bem este advérbio é pensar naquele que o substitui sem dano para o conteúdo da frase: "demais" pode ser substituído por "demasiado", e vice-versa.

Alguém, um dia, me contestou, ao corrigir umas provas: "Então há demenos?" Não não há. Mas há demais. :wink:

Exemplos de frases com este advérbio e com a expressão "de mais":

- Obrigada, não preciso de mais batatas fritas, até já comi demais.

- Dormes demais (ou demasiado).

- De mais a mais, aquilo não interessa a ninguém.

Etc. Espero que já se perceba a diferença.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 16, 2010 3:53 pm

Há dias, lendo um tópico qualquer, alguém escreveu "já mais", no sentido de "nunca mais".

jamais e já mais, mas naquele sentido é sempre jamais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

sábado out 16, 2010 4:05 pm

Peixazul Escreveu:Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
Mas Tassebem é um nome, logo penso que estará correcto

Tassebem????? Corrija-me pleaseeeeeeeee :oops: Estou certa ou errada???

A Tassebem é a minha gramática :oops: :wink:
Peixazul
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
Localização: É provável que venha a ter um aquário...

sábado out 16, 2010 5:06 pm

Tassebem Escreveu:
Peixazul Escreveu:Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
Por exemplo. :lol:

E, já agora:

corrigir

Peixe azul :wink:

Eu pus jjjj de propósito para perceber que estava no gozo.

Mas sim, não há problema se é m nick. Só que apresenta erros ortográficos, o que posso eu fazer? :lol:
<p>&nbsp;Os melhores Cumprimentos,</p>
<p>&nbsp;Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 16, 2010 6:21 pm

tiabela Escreveu:
Peixazul Escreveu:Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
Mas Tassebem é um nome, logo penso que estará correcto

Tassebem????? Corrija-me pleaseeeeeeeee :oops: Estou certa ou errada???

A Tassebem é a minha gramática :oops: :wink:
Sendo Tassebem um «nick» ou um nome, há uma certa liberdade «poética»... :lol:

Por acaso, às vezes tenho dúvidas se devia acentuar ou não... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 16, 2010 6:30 pm

Peixazul Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Peixazul Escreveu:Também vou corrijjjjir. :twisted:

Incorrecto:

- Tassebem


Correcto:

- Está-se bem.

:twisted:
Por exemplo. :lol:

E, já agora:

corrigir

Peixe azul :wink:

Eu pus jjjj de propósito para perceber que estava no gozo.

Mas sim, não há problema se é m nick. Só que apresenta erros ortográficos, o que posso eu fazer? :lol:
Eu percebi. Mas aproveitei, não fosse alguém pensar que o único problema era ter uns jotas a mais. :wink:

Já agora, outra vez: não digo que esteja errada, mas nunca gostei da expressão «estar no gozo». É que o significado da palavra «gozar» nesta acepção é troçar, rir de alguém. Prefiro utilizar «estar na brincadeira». Mas isto já deve ser uma questão de gosto, foi só um aparte.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sábado out 16, 2010 7:37 pm

eu gosto de : estás na tanga! ou... estás a reinar!

melhor: estás a mangar!!

mangar é de gritos :lol:

tassebem este topico vai viver... oh se vai!! :)

bom topico.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

sábado out 16, 2010 7:49 pm

aqui na arca há muitas referências ao "ciu"
"inxado" também é bonito, mas como se costuma dizer por aí ninguém nasce "encinado"...
:lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”