Desperdício Alimentar
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am
Surgiu em conversa noutro tópico a fome existente no nosso país. Infelizmente a pura realidade é que existem muitas pessoas a passar fome. Acho que ninguém gosta de ver uma criança a não ter o que comer, ou ver um sr. idoso que recebe (com orgulho do estado) a sua reforma mas que depois se vê na dificil tarefa de decidir se compra a comida para o mês todo ou se compra o medicamente que precisa (que por acaso até deixou de ser comparticipado). Infelizmente isto acontece e infelizmente vai continuar a acontecer. Infelizmente um único individuo pouco ou nada pode fazer..Por esta razão surgiu alguém que decidiu abrir uma petição pública para levar a Assembleia o tema do desperdício alimentar.
Em Portugal são desperdiçadas 20.000 refeições por dia, em perfeitas condições e intocadas (isto porque as regras da Saúde Pública assim obrigam). São 20.000 refeições que poderiam ser distribuídas às pessoas carenciadas. São 20.000 refeições que vão para o lixo, levando as pessoas a escaranfuncharem no mesmo, quando estas lhes podiam ser dadas em mão (um pouco mais digno). Penso que é uma iniciativa formidável e que se existisse poderia ajudar tantos casos de carência...
Se ajudar estiver à distância de uma assinatura, não ajudariam?
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... pi=Cidadao
Em Portugal são desperdiçadas 20.000 refeições por dia, em perfeitas condições e intocadas (isto porque as regras da Saúde Pública assim obrigam). São 20.000 refeições que poderiam ser distribuídas às pessoas carenciadas. São 20.000 refeições que vão para o lixo, levando as pessoas a escaranfuncharem no mesmo, quando estas lhes podiam ser dadas em mão (um pouco mais digno). Penso que é uma iniciativa formidável e que se existisse poderia ajudar tantos casos de carência...
Se ajudar estiver à distância de uma assinatura, não ajudariam?
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... pi=Cidadao
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
Ja assinei! Acho uma otima iniciativa!! É terrivelmente triste que tantas pessoas passem fome sendo que todos os dias comida é jogada fora, é desumano!! Se fizessem destribuição dessa comida muita gente pelo menos teria o que comer. Num pais onde a pobreza aumenta a cada dia e que muitos ate tem vergonha de pedir ajuda, esse tipo de iniciativa deveria ser prioritaria!
<p><a href="http://temaspolemicosigreja.blogspot.com">http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2010/11/os-animais-vao-para-o-ceu.html</a></p>
isso é um problema mundial, não português. Aliás nos EUA não só se desperdiça comida como as pessoas ingerem três vezes a quantidade de comida necessária para aguentarem o dia, ou mais, dependendo da classe económica.
Uns são obesos, outros morrem de fome, num mundo absolutamente dÃspar.
Mas assino, embora comece a temer o futuro das petições, se agora se fazem por tudo e por nada.
PS:taisopr, discordo em absoluto da parte da vergonha, ou não se avistassem diariamente, meninas e meninos todos produzidos no fundo de desemprego, ou o gajo do carrão que vai buscar comida á fila do pão. Sem mencionar as bolsas de estudo injustamente atribuÃdas...
Mas assino, embora comece a temer o futuro das petições, se agora se fazem por tudo e por nada.
PS:taisopr, discordo em absoluto da parte da vergonha, ou não se avistassem diariamente, meninas e meninos todos produzidos no fundo de desemprego, ou o gajo do carrão que vai buscar comida á fila do pão. Sem mencionar as bolsas de estudo injustamente atribuÃdas...
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro Veterano
Concordo consigo..trata-se realmente de um problema mundial..infelizmente o mundo cada vez mais apresenta uma incorrecta distribuição da riqueza e propriedade (há muitos autores que consideram que o grande problema de África pousa no facto de os africanos (maioria) não serem "proprietários" da sua terra). Como referi no tópico onde o assunto surgiu existem com toda a certeza apoios fornecidos a pessoas que em boa verdade não têm necessidade dos mesmos..e isto vê-se todos os dias...pessoas a receberem rendimento minimo e a terem em sua posse carros de alta cilindrada. Mas aqui o Estado deveria intervir! As fiscalizações de tais situações deixam muito a desejar infelizmente e as ajudas acabam por não ir sempre para quem realmente precisa.Charlie2 Escreveu:isso é um problema mundial, não português. Aliás nos EUA não só se desperdiça comida como as pessoas ingerem três vezes a quantidade de comida necessária para aguentarem o dia, ou mais, dependendo da classe económica.
Por esta razão achei formidável a redistribuição da comida desperdiçada, sempre poderia ajudar muitas pessoas que doutra forma não teriam o que comer...
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
Ó pá, essa dos fulanos que vão de Mercedes à sopa dos pobres não me convence nada, desculpem lá.
Se eu estivesse à frente de um serviço desses, mandava-o vender o carro e não lhe dava refeição nenhuma. Depois de vender o carro e de "comer" o dinheiro da venda, então, sim, talvez lhe desse uma sopa de esmola.
Se eu estivesse à frente de um serviço desses, mandava-o vender o carro e não lhe dava refeição nenhuma. Depois de vender o carro e de "comer" o dinheiro da venda, então, sim, talvez lhe desse uma sopa de esmola.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

sim surceror, é uma coisa que sempre me fez muita impressão, o desperdÃcio de comida. Já trabalhei em serviço de catering e fico ABISMADA com a quantidade de comida desperdiçada em casamentos e baptizados. E mesmo quando polÃticos se juntam pelas mais variadas razões, ou os famosos dão festas. É uma coisa repugnante, mas infelizmente os problemas mais óbvios de serem solucionados são precisamente os que se arrastam ad eternum sem solução, porque iria tirar aos «do topo» um pequeno quinhão que a ganãncia lhes diz ser indispensável á sua sobrevivência.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Lulub e as meninas e meninos que se produzem todas para ir para o fundo de desemprego? conheço quase um bairro inteiro não muito longe daqui de pessoas saudáveis e capazes a viver do fundo de desemprego.LuluB Escreveu:Ó pá, essa dos fulanos que vão de Mercedes à sopa dos pobres não me convence nada, desculpem lá.
-
- Membro Veterano
LuluB Escreveu:Ó pá, essa dos fulanos que vão de Mercedes à sopa dos pobres não me convence nada, desculpem lá.

E depois? Tem de se ir esfarrapado e de sapatos rotos para o Fundo desemprego? É obrigatorio o traje andrajoso quando se está desempregado?Charlie2 Escreveu:Lulub e as meninas e meninos que se produzem todas para ir para o fundo de desemprego? conheço quase um bairro inteiro não muito longe daqui de pessoas saudáveis e capazes a viver do fundo de desemprego.LuluB Escreveu:Ó pá, essa dos fulanos que vão de Mercedes à sopa dos pobres não me convence nada, desculpem lá.
E ao tentar arranjar emprego não é vital uma boa apresentação? A qual pode vir dos tempos em que se tinha trabalho e dinheiro para luxos?
E se em vez de andarmos para aqui a remoer tais agravos morais e invejosos tratássemos de arranjar maneira de empregar esses e outros, a começar por nós próprios?
É por causa dessa mentalidade e dessa mesquinhez que o (des)governo acabou com a maioria dos benefícios aos mais pobres... o que não deve dizer nada a quem tanto se preocupa com as "produções" dos outros.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Lulub, faça-se uma distinção entre boa apresentação e uma imagem insultuosamente produzida. E eu trabalho com cosmética e infelizmente sei bem do que a casa gasta, porque pedincham lá como pedincham no fundo de desemprego... agora se necessitam, é outra históriaLuluB Escreveu:E depois? Tem de se ir esfarrapado e de sapatos rotos para o Fundo desemprego? É obrigatorio o traje andrajoso quando se está desempregado?Charlie2 Escreveu:Lulub e as meninas e meninos que se produzem todas para ir para o fundo de desemprego? conheço quase um bairro inteiro não muito longe daqui de pessoas saudáveis e capazes a viver do fundo de desemprego.LuluB Escreveu:Ó pá, essa dos fulanos que vão de Mercedes à sopa dos pobres não me convence nada, desculpem lá.
E ao tentar arranjar emprego não é vital uma boa apresentação? A qual pode vir dos tempos em que se tinha trabalho e dinheiro para luxos?
E se em vez de andarmos para aqui a remoer tais agravos morais e invejosos tratássemos de arranjar maneira de empregar esses e outros, a começar por nós próprios?
É por causa dessa mentalidade e dessa mesquinhez que o (des)governo acabou com a maioria dos benefícios aos mais pobres... o que não deve dizer nada a quem tanto se preocupa com as "produções" dos outros.

Quanto ás acções, estas ficam fora de um fórum público que não sevre, com certeza para isso

edit: e falando de invejas, as bocas que mais levo no meu local de trabalho provêm precisamente de invejosos que apesar de andarem bem vestidos e apresentados querem sempre mais.
Pode ter-lhe saído numa rifa, sabe-se lá!kaminaru Escreveu:A coisa mais interessante que me contaram foi a de uma senhora ir à Seg. Social pedir um atestado de pobreza, toca a o telemóvel e quando o saca da mala era um iPhone....

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Sempre a aprender. Se ficar desempregado deixe de vestir o que tem. Coloque a maquilhagem no lixo e faça desaparecer tudo o que adquiriu anteriormente e possa revelar sinais de algum luxo.
É verdade. O desperdicio alimentar é vergonhoso. Muitas vezes a começar em nossa casa.
É verdade. O desperdicio alimentar é vergonhoso. Muitas vezes a começar em nossa casa.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Isso não é bem assim.
A título de exemplo posso falar nos desperdicios das refeições nas escolas...há muita gente que compra as senhas para o mês sem pagar na hora, depois as refeições são feitas a contar com essas crianças..e curioso..não aparecem nas cantinas...pensam que não pagando não há problema, mas as refeições são feitas na mesma e vai tudo para o lixo.
Tem que haver civismo.
De igualforma é para evitar as burlas...para as empresas não começarem a fazer refeições desnecessárias e cobrarem-se por elas...
A título de exemplo posso falar nos desperdicios das refeições nas escolas...há muita gente que compra as senhas para o mês sem pagar na hora, depois as refeições são feitas a contar com essas crianças..e curioso..não aparecem nas cantinas...pensam que não pagando não há problema, mas as refeições são feitas na mesma e vai tudo para o lixo.
Tem que haver civismo.
De igualforma é para evitar as burlas...para as empresas não começarem a fazer refeições desnecessárias e cobrarem-se por elas...