kefir quem tem zona lisboa?
Acho que a Manuela tem, Seal. Mas não está propriamente em Lisboa...
Queres que lhe fale?
Queres que lhe fale?
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

É verdade, sim, mas o cogumelo do kefir pode ser enviado pelo correio, sabes?
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

O cogumelo não é cogumelo nenhum, tanto quanto sei. Chamamos-lhe assim por ter o aspecto de um, mas não passa de um aglomerado das tais bactérias que proliferam no leite e o transformam em kefir. Quanto à reprodção, depende da nossa capacidade de a fazer, parece.sobaka Escreveu:Pode-se comprar um frasco de kefir no corte inglês e fabricar o seu a partir dele. Não é tão om como do cogumelo, enfraquece com tempo, mas serve de palliative.
Esse do Corte Inglés pode ser um bom porto de partida, Cristina. Mas vou falar com a Manuela, a ver se ela arranja maneira de enviar algum.
Por outro lado, aqui há tempos falou-se disso noutro fórum e apareceram links para pessoas que oferecem, porque não tentas investigar pelo Google?
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Não tinha visto isto.
Estive ontem em Lisboa. Se soubesse, tínhamos combinado encontro no meu ex-trabalho e tinha levado o kéfir.
O que tenho já dura há anos e anos. Só bactérias a reproduzirem-se e a devorarem-se umas às outras. Que espectáculo!!!
Estive ontem em Lisboa. Se soubesse, tínhamos combinado encontro no meu ex-trabalho e tinha levado o kéfir.
O que tenho já dura há anos e anos. Só bactérias a reproduzirem-se e a devorarem-se umas às outras. Que espectáculo!!!
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Nós chamamo-lo "cogumelinho" ou "fungo" (em russo são omónimos)LuluB Escreveu:O cogumelo não é cogumelo nenhum, tanto quanto sei. Chamamos-lhe assim por ter o aspecto de um, mas não passa de um aglomerado das tais bactérias que proliferam no leite e o transformam em kefir. Quanto à reprodção, depende da nossa capacidade de a fazer, parece.sobaka Escreveu:Pode-se comprar um frasco de kefir no corte inglês e fabricar o seu a partir dele. Não é tão om como do cogumelo, enfraquece com tempo, mas serve de palliative.
Esse do Corte Inglés pode ser um bom porto de partida, Cristina. Mas vou falar com a Manuela, a ver se ela arranja maneira de enviar algum.
Por outro lado, aqui há tempos falou-se disso noutro fórum e apareceram links para pessoas que oferecem, porque não tentas investigar pelo Google?

É pena, cá não há hábito de fazer leite fermentado. Kefir, yogurt (verdadeiro e não aquela porcaria industrial que se vende), prostokvacha, riagenka, mazoni, smetana, kumys (leite de égua fermentado), airan... Já nem me lembro de todos mas tenho saudades horrives

Nem me fale, também morro de saudades desses produtos - excepto do kefir, de que não gosto nem à lei da bala.sobaka Escreveu:...
É pena, cá não há hábito de fazer leite fermentado. Kefir, yogurt (verdadeiro e não aquela porcaria industrial que se vende), prostokvacha, riagenka, mazoni, smetana, kumys (leite de égua fermentado), airan... Já nem me lembro de todos mas tenho saudades horrives
E os ciroks? E a pasta (não me lembro do nome em russo) com passas de uva? Miam, miam...
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Outra coisa de que gostava muito e comia sempre que a encontrava nas cantinas era aquela espécie de pudim feito com tvorog e passas: sabe a receita, Sobaka? Adorava saber fazer isso!
E a propósito: homónimo escreve-se com h.
E a propósito: homónimo escreve-se com h.

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

É o tvorog (requeijão) mas com açucar e passas. Agora também o fazem envolto em chocolate, com doces (de morango, de framboesa, de maçã, de caramelo, de leite condensado) dentro.LuluB Escreveu:Nem me fale, também morro de saudades desses produtos - excepto do kefir, de que não gosto nem à lei da bala.sobaka Escreveu:...
E os ciroks? E a pasta (não me lembro do nome em russo) com passas de uva? Miam, miam...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Quando era pequena, a cozinheira fazia yogurtes em casa, Ela fervia o leite durante muito tempo, depois deixava fermentar, não sei como se faz, mas, lembro-me que tapavam com um cobertor e ficava assim algum tempo. Eram yogurtes muito amargos.sobaka Escreveu:Nós chamamo-lo "cogumelinho" ou "fungo" (em russo são omónimos)LuluB Escreveu:O cogumelo não é cogumelo nenhum, tanto quanto sei. Chamamos-lhe assim por ter o aspecto de um, mas não passa de um aglomerado das tais bactérias que proliferam no leite e o transformam em kefir. Quanto à reprodção, depende da nossa capacidade de a fazer, parece.sobaka Escreveu:Pode-se comprar um frasco de kefir no corte inglês e fabricar o seu a partir dele. Não é tão om como do cogumelo, enfraquece com tempo, mas serve de palliative.
Por outro lado, aqui há tempos falou-se disso noutro fórum e apareceram links para pessoas que oferecem, porque não tentas investigar pelo Google?Infelizmente, o kefir feito a partir do outro kefir enfraquece com cada reprodução seguinte. Por outro lado o dito cogumelo cresce com uma velocidade assustadora e é preciso sempre oferecer os bocados, senão um dia este aglomerado de bactérias ainda se apodera da casa...
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
O tvorog não me parecia lá muito o cirok, mas a Sobaka deve sabê-lo melhor do que eu. Também cheguei a comê-lo envolvido em chocolate, mas só vi uma vez. E essa massa a que me refiro era amarela, não branca como o tvorog, que se parece mais com o queijo fresco para barrar francês do que com o nosso requeijão.sobaka Escreveu:É o tvorog (requeijão) mas com açucar e passas. Agora também o fazem envolto em chocolate, com doces (de morango, de framboesa, de maçã, de caramelo, de leite condensado) dentro.LuluB Escreveu:Nem me fale, também morro de saudades desses produtos - excepto do kefir, de que não gosto nem à lei da bala.sobaka Escreveu:...
E a receita do pudim de tvorog, não se arranja?

Outra coisa de que tenho saudades é da smetana. Uma amiga minha russa que veio para cá disse-me que conseguia fazê-la pondo natas a fermentar com iogurte, mas nunca cheguei a experimentar.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>