Página 1 de 5
Aqui está uma notícia bem amarga!
Enviado: sábado dez 11, 2010 1:04 am
por catrules
O açúcar está a ser racionado nos supermercados portugueses, avança o Diário Económico. O jornal explica que cada cliente só pode comprar três quilos nos Modelo e Continente e no Minipreço só duas unidades.
O açúcar está em falta nos supermercados nacionais. Por isso, está a ser racionado. Na origem desta escassez está a falta de matéria-prima, facto que leva as empresas de produção a não refinarem açúcar, explica o jornal.
Os hipermercados Modelo e Continente só permitem a compra de três quilos de açúcar por cliente. O Minipreço vai mais longe e só deixa comprar duas unidades de açúcar por pessoa.
O jornal explica ainda que esta escassez deverá agravar-se na época do Natal, altura em que os portugueses consomem mais açúcar. O racionamento tem o objectivo de prevenir a ruptura total do produto.
In
http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... nt_id=6623
Enviado: sábado dez 11, 2010 1:15 am
por LuluB
Ah, pois, manobra já velha e relha: finge-se escassez numa época em que o gastam mais para aumentarem o preço. Chama-se especulação.
Que vai ser muito bem aproveitada pelas empresas fabricantes de adoçantes químicos.
Enviado: sábado dez 11, 2010 10:44 am
por catrules
O racionamento do açúcar que está a ser levado a cabo em alguns super e hipermercados nacionais, nomeadamente no Modelo/Continente e Minipreço, tem a ver com falta de matéria-prima, o que vai levar a aumentos em Janeiro.
Fonte da SonaeDistribuição disse ao CM que "a falta de matéria-prima nos mercados internacionais está a obrigar-nos a estas medidas desagradáveis e vai conduzir, inevitavelmente, a um aumento do preço a muito breve prazo".
A mesma fonte, que não quis alongar-se em comentários, disse ser, para já, "prematuro" falar em valores, uma vez que "ainda não há dados sobre os preços das novas remessas".
Ontem mesmo, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) assegurou que, "apesar de algumas situações pontuais em que houve uma diminuição de disponibilidade de açúcar nas lojas, não há falta de açúcar em Portugal".
"Se não houver uma situação anormal de procura, não haverá ruptura e continuará a haver açúcar nas prateleiras das lojas", assegura a APED.
Entretanto, o CM apurou que, pelo menos nos próximos dias, o racionamento, de dois ou três quilos por cliente, vai continuar nas lojas Modelo/Continente e Minipreço.
In
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... em-janeiro
Enviado: sábado dez 11, 2010 11:55 am
por LuMaria
Não estou nem aí. O açucar não faz falta e ninguém morre sem ele.
Compro 1 pacote de 2 em 2 mêses, chega a durar 3.
Adoro chocolate, mas vivo bem sem ele.
Já estou a ver o pessoal à pancada no super por causa do sweet sugar.
Enviado: sábado dez 11, 2010 12:13 pm
por LuluB
Não só a andar à pancada como a açambarcar, mandando tudo o que é família, amigos e vizinhos comprar o máximo de pacotes que puderem!
Apesar de gostar de adoçar as bebidas (chá e café), pouco mais uso faço dele. Os tempos em que fazia bolos e doces já lá vão, e um quilo de açúcar também me dura mais de um mês. E se, ao acabar o quilo deste mês, não houver mais para comprar, igualmente vivo bem sem ele.
Como viviam todos os Europeus antes de as expedições geradas pelas descobertas marítimas terem trazido para cá a cana sacarina.
Adoçantes químicos é que não, muito obrigada.
Enviado: sábado dez 11, 2010 12:15 pm
por catrules
Sinceramente o açucar aqiu em casa só é utilizado nas raras vezes em que faço sobremesas, de resto habituamo-nos já há muitos anos a beber chá ou café sem açucar ou qq adoçante, sabe melhor, mas agora estas restrições nesta altura de Natal é que é mais complicado, as pessoas gostam de fazer alguns doces desta época, se calhar foi mesmo por isso que lançaram a notícia agora

Enviado: sábado dez 11, 2010 12:17 pm
por Bondage2010
LuluB Escreveu:(...)
Como viviam todos os Europeus antes de as expedições geradas pelas descobertas marítimas terem trazido para cá a cana sacarina.
(...).
Nessa altura tambem não tomavam chá nem café...viviam com amargura lol e mel

Enviado: sábado dez 11, 2010 12:21 pm
por LuluB
Bondage2010 Escreveu:LuluB Escreveu:(...)
Como viviam todos os Europeus antes de as expedições geradas pelas descobertas marítimas terem trazido para cá a cana sacarina.
(...).
Nessa altura tambem não tomavam chá nem café...viviam com amargura lol e mel

Tomavam tisanas, sim, chás, portanto. Mas também o chá propriamente dito, de que os Chineses sempre foram grandes cultores e que comerciavam através da Rota da Seda.

O café é que veio pouco depois da cana sacarina.
E os Árabes, já muito antes das Descobertas, eram peritos a fazer xaropes, provavelmente a partir do mel e de outras plantas doces, pois não é só a cana que dá açúcar.
Enviado: sábado dez 11, 2010 12:33 pm
por Bondage2010
Acho que a beterraba(Beta vulgaris) já existia na Europa...
eu gosto de adoçar as infusões com mel

Enviado: sábado dez 11, 2010 12:59 pm
por LuluB
Sim, não estou a par da origem da beterraba, mas já devia existir. No entanto, parece que a beterraba sacarina não é a espécie que consumimos em saladas.
Mas como estou com demasiada preguiça de ir à procura de beterrabas e suas histórias, deixo para mais tarde essa tarefa.

Enviado: sábado dez 11, 2010 1:00 pm
por LuMaria
O lidl não está a fazer restrição nenhuma. Os açucar-dependentes podem lá ir.
Ainda vou ver o pessoal ir buscar a dose de açucar aos confins da cova da moura. É que não se fala de outra coisa na rua

Enviado: sábado dez 11, 2010 3:02 pm
por LuluB
Encontrei isto:
http://portuga-coruche.blogs.sapo.pt/473475.html
É a notícia que já sabemos, mas o interessante são os comentários, leiam-nos.
Não há falta de açúcar, é tudo alarmismo de pasquim.
Enviado: domingo dez 12, 2010 12:16 am
por dinodane
Hoje deparei-me com uma situação hilariante no lugar aqui da rua.
Senhora DIABÉTICA em conversa com o dono do lugar:
Senhor não sei quantos, guarde-me aí 5 kgs de batatas e mais não sei o qu~e que venho buscar logo.
Sim senhora.
Já agora, tem açúcar? Ouvi dizer que não havia, eu até nem gasto, sou diabética, mas é verdade?...
Agora não tenho, vendeu-se todo ontem, mas segunda feira já devo ter.
Então guarde-me aí CINCO QUILOS...

Enviado: domingo dez 12, 2010 12:34 am
por LuluB
Enviado: domingo dez 12, 2010 10:10 am
por catrules
De qualquer forma, essa falta de açucar só afecta alguns supermercados Continente e MiniPreço outros como o Jumbo o Lidl não têm qq falta de stock. Agora também é preciso que as pessoas não endoideçam e não vão para os supers comprar toneladas com o pânico de terminar o stock...
Um Domingo docinho para todos
