Página 1 de 1

2011 - Ano Mundial da Medicina Veterinária

Enviado: quinta jan 27, 2011 11:53 am
por sofiaabreulopes
Veterinária
Ano Mundial realça papel na melhoria da saúde animal e da qualidade de vida dos humanos
2011-01-27, 08:30
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***
Lisboa, 27 jan (Lusa) - Os médicos veterinários têm um papel importante na melhoria da saúde animal, contribuindo para a qualidade de vida dos humanos, com o acesso a uma alimentação cuidada, uma tarefa que o Ano Mundial da Medicina Veterinária vai promover.
Assinalado em 2011, o Ano Mundial foi apresentado esta semana, em França, e integra várias iniciativas a que Portugal vai juntar-se com a realização de exposições, colóquios e o lançamento de um selo comemorativo pelos CTT.
"Os médicos veterinários desempenham uma função extremamente importante não só naquilo que à saúde animal diz respeito, mas também à saúde pública, em geral", disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.
E "têm dado um contributo significativo para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos", realçou.
Estes profissionais "fazem parte de uma cadeia essencial para a melhoria dos indicadores de saúde, não só porque as zoonoses [doenças animais] podem ser evitadas, mas também porque quanto melhor for a prática da medicina veterinária, o controlo sobre os animais domésticos, em geral, e os animais com caráter cinegético, melhor será a sanidade do homem", explicou o governante.
"Certamente haverá muitos aspetos a melhorar", admitiu Rui Barreiro, defendendo o "entendimento" entre a Direção-Geral de Veterinária e Ordem dos Médicos Veterinários para que possam trabalhar em conjunto para o bem da saúde pública e da saúde animal em Portugal.
Ao sensibilizar os cidadãos para a medicina veterinária e para o ato médico veterinário, "estamos também a contribuir para atitudes mais corretas para com os animais e mais cuidadosas para com os meios alimentares à nossa disposição", disse o secretário de Estado a propósito da comemoração do Ano Mundial da Medicina Veterinária.
Em declarações à Lusa, a diretora-geral de Veterinária, Susana Pombo, realçou também que o veterinário "tem sempre um papel muito importante, por exemplo, quando se fala de zoonoses, que são doenças que passam do homem ao animal ou vice-versa, em algumas delas".
"Na luta contra as zoonoses, estamos a proteger a saúde pública", salientou a responsável, apontando igualmente a vigilância da qualidade dos alimentos, importante na tarefa contra a fome no mundo.
Ao contribuir para reduzir as doenças dos animais, protege-se a população animal, produz-se alimentos sãos e conserva-se o meio ambiente e a diversidade biológica, acrescentou.
Entre as entidades que vão participar nas ações nacionais para assinalar o Ano Mundial, está a Direção-Geral de Veterinária, a Ordem dos Médicos Veterinários e a Universidade de Évora.
Ao longo do ano, serão realizadas exposições, fotográficas e de material utilizado nos serviços oficiais veterinários, com mais de 100 anos de atividade, e colóquios chamados de "Conversas com Veterinários", além do lançamento de um selo comemorativo, de coleção e de circulação, disse Susana Pombo.
EA.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte: Agência LUSA
________________________________________