Página 1 de 7

Dá que pensar...

Enviado: quarta fev 09, 2011 10:55 am
por catrules
A assustadora solidão em que vivem os idosos...


Morta em casa há nove anos!!

O corpo de Augusta Duarte Martinho, que completava 96 anos no próximo dia 12, esteve nove anos no chão da cozinha do apartamento onde residia sozinha, na Rinchoa, Rio de Mouro, em Sintra.

Foi ontem encontrado pela PSP depois de o andar ter sido vendido em leilão pelas Finanças. A nova proprietária, 58 anos, que comprou o apartamento por 30 mil euros há três meses, e entrava ontem pela primeira vez na casa, ficou em estado de choque.

"Ainda estou horrorizada", disse ao CM. O desaparecimento já tinha sido participado à GNR, em Novembro de 2002, por uma vizinha. Aida Martins explica que deixou de ver Augusta Martinho em Agosto desse ano. Três meses depois avisou a GNR. "Eles vieram cá mas disseram que não podiam arrombar a porta", refere, assegurando "que nunca houve mau cheiro". A única companhia da idosa era um cão pequeno que foi encontrado morto na varanda da habitação.


In: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... omentarios

Enviado: quarta fev 09, 2011 11:03 am
por ZeFe
:o A solidão é mesmo o mal mais cruel que existe.

Enviado: quarta fev 09, 2011 11:25 am
por Minuxa
A GNR não podia arrombar a porta??? :o
Como é que é possivel haver uma participação de desaparecimento, e não fazer uma busca na própria casa?
Não repararam que o cão estava fechado na varanda? Provavelmente ladrou durante muito tempo com fome e sede.
9 anos :o , juro que me custa engolir esta história, se ninguém tivesse participado o desaparecimento...eu até entendia, mas assim...

Enviado: quarta fev 09, 2011 11:29 am
por LuMaria
Até arrepia.
Tudo muito estranho.

Enviado: quarta fev 09, 2011 11:33 am
por LuluB
Notícia típica do CM. Deve ser nove meses, mas os técnicos de marketing que hoje em dia mandam nos conteúdois noticiosos dos jornais desse tipo resolveram pôr anos.

Rio de Mouro não é nenhum deserto e, além disso, um cadáver em decomposição exala um cheiro inconfundível e penetrante. O clima da Serra de Sintra também não é propício à mumificação de corpos. Para mim, a notícia é treta.

Mas a solidão dos idosos, não o é. É uma triste realidade, infelizmente.

Enviado: quarta fev 09, 2011 11:35 am
por catrules
Ficamos logo com uma ideia de como são tratados os desaparecimentos pelas autoridades em Portugal.

É muito triste estar assim só neste mundo, pobre senhora ninguém quis saber, se fosse milionária tinha concerteza muitos amigos e familiares a irem ver todos os dias se ainda estava viva, assim sendo teve este triste fim juntamente com a sua única companhia, o cão :(

Coitada também da senhora que comprou a casa, imagino o choque :o
Como é possível as finanças estarem a vender algo e nunca terem lá ido ver o apartamente, que raio :?

Enviado: quarta fev 09, 2011 12:09 pm
por Gallaecia
faltam muitos Legos nessa historia.... :o

Enviado: quarta fev 09, 2011 1:32 pm
por Charlie2
Gallaecia Escreveu:faltam muitos Legos nessa historia.... :o
exacto, como por exemplo, como esteve ela 9 anos sem pagar a renda (aqui ponho a hipótese da casa ser comprada, mas mesmo assim, luz e água)... era um prédio, em nove anos nem o cheiro do cão morto nem o cheiro da idosa fizeram ninguém suspeitar, etc e tal...
E já agora, para quem possa estar a pensar que os idosos em PT são muito maltratados, há um doc do senhor Michael Moore que me deixa sempre a pensar: podia ser bem pior. Chama-se Sicko, pode ser visto aqui: http://topdocumentaryfilms.com/sicko/

Enviado: quarta fev 09, 2011 1:33 pm
por nicasxi
Entretanto , alguem comprou o andar e só três meses depois da compra feita é que vai ver o que comprou.... acompanhada pela PSP.... :o :o

Enviado: quarta fev 09, 2011 3:15 pm
por Tassebem
Parece que é mesmo verdade. Mais uma vez, a realidade ultrapassa a ficção... ou a nossa capacidade de entendimento.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... cao=Centro

Enviado: quarta fev 09, 2011 3:27 pm
por Bingley
1º - não terá sido reportado nenhum desaparecimento - foi alertada a GNR que não viam a senhora há uns tempos - eu também deixei de ver a minha vizinha - pois, ela foi para um lar! E não me deu parte do facto. Sem sinais suspeitos (dizem que não havia cheiros) a policia não pode arrombar.
2º - a luz e agua de certeza que foram cortadas por falta de pagamento - há situações dessas aos montes pelo país sem estar nenhum morto lá dentro
3º - a casa foi vendida pelas Finanças. Situação precedida de dezenas de notificações de divida, penhora, etc. Se nunca apareceu a proprietaria a entregar a chave (nada também de insolito, mudar de residência sem alterar o domicilio fiscal é comum entre os devedores), a nova proprietária terá tido que passar alguns tramites e arrombar a porta teria que ser com a presença da policia.

Portanto, tirando a estranheza de não haver cheiro, do cãozito ladrar ou não e de a senhora não ter nem um amigo ou familiar no mundo que se apercebesse do seu desaparecimento, o restante não é tão insólito assim.

Enviado: quarta fev 09, 2011 5:58 pm
por marijonscp
Esta notícia é mesmo incrível. Neste artigo de jornal vem tudo mais bem explicado:
Vizinhos de idosa que terá falecido há nove anos nunca sentiram maus cheiros vindos da habitaçãopor Agência Lusa, Publicado em 09 de Fevereiro de 2011

Os vizinhos da idosa, que terá falecido há nove anos cujo corpo apenas na terça-feira foi encontrado na habitação, asseguram nunca ter sentido maus cheiros que denunciassem a morte da octogenária, que residia na Rinchoa, Sintra.

Na praceta das Amoreiras, os vizinhos da porta 16 comentavam hoje a morte da vizinha que estava dada como desaparecida há nove anos e que apenas na terça-feira foi encontrada pela PSP, chamada ao local a pedido da nova proprietária que adquiriu o imóvel num leilão realizado pelas finanças.

Aida Martins, 82 anos, adiantou à agência Lusa ter participado o desaparecimento da idosa por duas vezes, a primeira em 2002.

"A senhora raramente saia à rua e comecei a estranhar porque via a caixa do correio cheia. A GNR veio cá e nunca quiseram arrombar a porta", disse a moradora do primeiro andar do prédio.

Aida Martins adiantou ter estado junto à porta da idosa por diversas vezes ao longo dos anos para tentar detetar "se havia maus cheiros" que denunciassem a morte da vizinha.

"Nunca cheirou mal porque a varanda da cozinha estava aberta. E nunca ouvimos barulhos do cão que foi encontrado morto junto a ela", disse.

Outra vizinha, Lurdes Marques, confirmou à agência Lusa que nunca detetou maus cheiros no prédio, embora também tenha dado pela falta da vizinha que raramente saia de casa.

Chang Can Hang mora no quarto andar, em frente à porta onde a idosa residia. Esta moradora adiantou ter estado 14 anos fora da sua habitação, tendo regressado apenas o ano passado.

Estupefacta, esta moradora disse não ter conhecimento de que apenas na terça-feira o corpo da idosa tenha sido removido, nem ter detetado maus cheiros.

Segundo o comandante dos bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Pimentel, o alerta para a retirada do corpo foi dado pela PSP às 15:50 de terça-feira.

Luís Pimentel adiantou que a idosa foi encontrada na cozinha, junto a um esqueleto de um cão: "O corpo estava deitado de bruços. Não havia maus cheiros e nunca ninguém disse nada".

Uma fonte da PSP disse à agência Lusa que esta autoridade policial foi chamada ao local para abrir a porta do apartamento onde seria encontrada a idosa.

"Fomos lá no âmbito de um processo de penhora das finanças. Isso permitiu o arrombamento da porta e deparámo-nos com um corpo em decomposição, quase em ossadas", disse.

Esta fonte adiantou que "numa primeira análise o corpo já estava há vários anos" na cozinha da habitação.
http://www.ionline.pt/conteudo/103648-v ... -habitacao

Enviado: quarta fev 09, 2011 6:35 pm
por LuluB
:( Raio de país o nosso...

Enviado: quinta fev 10, 2011 10:01 am
por LuMaria
LuluB Escreveu::( Raio de país o nosso...
Tem razão. Vi hoje no noticiário. A vizinha foi uma série de vezes à policia. Descobriu familiares. Ninguém ligou. A caixa de correio a abarrotar. Reformas devolvidas.
Tristeza de país.

Enviado: quinta fev 10, 2011 12:16 pm
por Charlie2
Tristeza de mundo, isto não acontece só em Portugal. Há sítios onde as pessoas morrem, apodrecem e se transformam em pó, completamente incógnitas.
Even so, JEsus:

http://sic.sapo.pt/online/video/informa ... -22147.htm

http://sic.sapo.pt/online/video/informa ... -22257.htm